Diante de um mercado altamente competitivo, de consumidores mais exigentes e de novos produtos surgindo a cada dia, as organizações precisam estar preparadas para atender as necessidades dos seus clientes. Por isso, é necessário que a organização saiba identificar antecipadamente quais são essas necessidades.
Dessa forma, as empresas conseguem acompanhar e desenvolver o surgimento de novos produtos para o mercado por meio da gestão da inovação. Ou seja, ela passa a incentivar o cliente a desejar algo que ela tem para oferecer e que ela sabe que vai atender a necessidade que ele apresentou.
Além disso, a gestão da inovação proporciona várias mudanças para o ambiente interno e externo da organização que podem refletir na melhora dos produtos oferecidos ao mercado, redução de custos, aumento da produtividade da equipe, entre outros.
Porém, você sabe o que é a gestão da inovação, os benefícios que ela pode oferecer para a organização e como implementar ela no processo? Diante dessas perguntas, preparamos o artigo abaixo para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema.
Veja quais os temas serão abordados no nosso artigo:
- O que é gestão da inovação?
- Qual a importância da gestão de inovação?
- Quais são os tipos de inovação?
- Benefícios da gestão da inovação
- Por que implementar a gestão da inovação na empresa?
- Como implementar?
Ficou interessado? Então acompanhe o artigo abaixo para saber mais!
O que é gestão da inovação?
Antes de falarmos sobre o que é gestão da inovação, entenderemos primeiro qual o conceito de inovação.
Inovação está relacionado a criar algo novo a partir de algo que já existe, reinventando, por exemplo, uma tecnologia, processo, produto ou um modelo de negócio.
Essa nova ideia, deve gerar valor a partir da criatividade e do diferencial que ela proporciona para a empresa.
Além disso, uma ferramenta inovadora auxilia a empresa a ter um diferencial competitivo no mercado e gerar novas oportunidades de negócio. Mas, para isso, é necessário estruturar o começo, meio e fim da aplicação das ideias.
Porém, gerar o processo de inovação não é nada simples, mas deve ser administrado como qualquer projeto da empresa. Daí a necessidade da gestão da inovação.
Dessa forma, a gestão será responsável por criar as estratégias e os métodos que serão utilizados para gerar valor e concretizar as ideias.
É importante que os gestores analisem a viabilidade do projeto de inovação, considerando os recursos financeiros, humanos, operacionais e tecnológicos.
O principal objetivo da gestão da inovação é aplicar as mudanças na organização e não manter as ideias apenas na teoria.
Qual a importância da gestão de inovação?
A gestão da inovação é importante, pois, através dela, as organizações se tornam mais competitivas no mercado. Além disso, cada vez mais, os clientes desejam novidades em relação aos produtos ofertados.
A inovação também é responsável por não deixar a empresa estagnada, mas sim, para que ela esteja sempre buscando inovar seus processos e serviços.
Por isso, é fundamental que as organizações saibam identificar o que precisa ser inovado e promover o alcance de novos espaços no mercado.
Quais são os tipos de inovação?
No geral, existem três tipos de inovação e eles variam de acordo com cada nicho de mercado. Para realizar a inovação, a organização precisa conhecer cada um deles. São elas:
- Inovação radical – Mudança completa no posicionamento da empresa;
- Inovação incremental – Adiciona novidades a um processo já existente;
- Inovação disruptiva – Mudanças de tecnologia e comportamento que favorecem determinado segmento como a Netflix, por exemplo.
É importante que a organização saiba qual tipo de inovação se enquadra na sua necessidade para seguir o melhor caminho e atingir o resultado esperado.
Benefícios da gestão da inovação
Se uma empresa não busca inovar seus produtos, ela certamente perderá algumas fatias de mercado. Porém, a inovação vai, além disso, ela também serve para destacar a empresa diante dos concorrentes e fidelizar mais clientes.
Por isso, a gestão da inovação oferece vários benefícios para a organização, dentre eles podemos destacar os seguintes pontos:
Mudança na cultura organizacional
Quando as organizações implementam a gestão da inovação, a criatividade passa a ser estimulada no ambiente e isso faz com que os profissionais se sintam mais motivados a ter novas ideias.
Ou seja, é uma forma de promover uma mudança na cultura organizacional da empresa, pois os profissionais estarão mais engajados e motivados a contribuir com as melhorias dos processos.
Além disso, quando a empresa passa a ouvir as sugestões dos colaboradores, elas passam a lidar melhor com imprevistos que possam surgir.
Valorização da marca
A marca se torna mais valorizada quando a empresa passa a utilizar os recursos da gestão da inovação. Isso porque, a inovação demonstra que a empresa está buscando inovar as tecnologias, processos, produtos que ela oferece para o mercado.
Dessa forma, a gestão da inovação pode melhorar a imagem da empresa diante dos concorrentes e ainda auxilia a organização a ganhar mais fatias do mercado.
Aumento da lucratividade
A gestão da inovação precisa gerar algum lucro para a empresa. Isso pode ocorrer através de um aumento na venda de determinado produto ou na redução de custo que tenha sido implementado a partir da gestão da inovação.
Através dessa vantagem competitiva da empresa, os clientes estão mais dispostos a pagar pelo preço do produto ofertado. Sendo assim, as organizações conseguem aumentar o seu lucro.
Melhoria de resultados
Além dos pontos apresentados, é importante ressaltar que, através das melhorias adotadas pela gestão da inovação, a organização também terá uma melhoria de resultados.
Pois, através da inovação, a empresa consegue otimizar e melhorar o desempenho de seus processos. Para isso, é necessário:
- Eliminar desperdícios;
- Melhorar a execução das atividades e dos processos;
- Desenvolver um novo produto ou serviço que atenda a necessidade do cliente.
Gestão integrada
Se o foco da organização for a inovação e a tecnologia, ela pode alcançar uma estrutura mais integrada, unindo os processos logísticos a outras áreas do negócio.
Dessa forma, a gestão passa a ser única e não é feita de forma separada. Assim, é mais fácil atingir os objetivos desejados.
Abertura de novos mercados
Por meio da gestão da inovação, as empresas passam a desenvolver produtos e serviços que vão atender as necessidades do cliente.
Isto quer dizer que, as organizações têm maiores chances de atender um novo nicho no mercado que ainda não estava sendo explorado e oferecer novos produtos.
Desafios da gestão da inovação
Todavia, implementar a gestão da inovação nas organizações possui muitos desafios. Principalmente porque os processos estão sempre sendo feitos de apenas um modo e não há mudanças.
Veja quais os principais desafios enfrentados nesse processo:
Gestão de pessoas
Como dissemos, um dos principais desafios no processo de implementação da inovação, são as pessoas que atuam na organização.
Isso acontece, pois as pessoas podem reagir de formas diferentes diante das mudanças e muitas delas estão acostumadas a realizar o processo da forma que já o fazem.
Por isso, os gestores devem demonstrar para a equipe a importância de adotar a inovação no dia a dia da organização.
Conservadorismo
Outro desafio, é o sentimento de conservadorismo presente na organização. Pois, como dissemos, a tendência é que as pessoas queiram manter os processos como eles sempre foram feitos e não deseje mudá-los.
Mas, a organização deve demonstrar a importância de mudar e evoluir os processos para conquistar novos clientes.
Obter recursos
Um dos principais desafios para adotar a inovação é ter os recursos financeiros necessários para aplicar as mudanças. Por isso, é necessário a união da gerência e do responsável pela ideia para obter o capital necessário para adotar as mudanças necessárias.
Por que implementar a gestão da inovação na empresa?
Como vimos, a gestão da inovação proporciona vários benefícios para o crescimento da organização. Além disso, ela é responsável por estimular a criatividade dos colaboradores e aumentar a participação dos funcionários no processo de tomada de decisão final.
Por isso, alinhar a gestão da inovação à cultura organizacional de cada empresa, é uma forma de destacar a empresa no mercado e torná-la um referência para os profissionais.
Dessa forma, é possível atrair novos consumidores e profissionais mais qualificados para atuar na organização. Promovendo uma cultura organizacional mais colaborativa e criativa.
Como implementar?
Para iniciar o processo de inovação em determinada área da empresa, os gestores precisam incentivar a criatividade da equipe.
Portanto, para chegar a um modelo de gestão da inovação ideal, é necessário que a organização cumpra os seguintes passos:
Defina uma estratégia
O primeiro passo para desenvolver uma gestão de inovação é definir a estratégia que será seguida. Para isso, é necessário que os líderes definam os seguintes pontos:
- Objetivos;
- Recursos;
- Diretrizes que serão tomadas ao longo do projeto.
Dessa forma, será possível estabelecer quais metas devem ser alcançadas ao longo do processo de inovação e quais são os resultados esperados.
Tenha um modelo de gestão bem definido
As organizações utilizam diferentes modelos de gestão para direcionar os processos e as pessoas que atuam nela.
Entretanto, a inovação tem proporcionado uma revolução na forma em que os gestores lidam com as atividades do dia a dia, adotando a inovação nos processos.
Podemos citar como exemplo, a adoção de metodologias ágeis como Design Thinking, por exemplo. Esses modelos de gestão favorecem a inovação dentro das organizações.
Promova a inovação na empresa
Para que a gestão da inovação atinja todos os níveis hierárquicos da empresa, ele deve ser delegado a determinado nível de gestão.
Pois, dessa forma, o gestor responsável, irá promover ações disruptivas e que sejam inovadoras para a empresa.
Invista em um ambiente inovador
Para que seja mais fácil aplicar a inovação nos processos da organização, é importante ter um ambiente que estimule a criatividade dos membros da equipe.
Por isso, os gestores devem investir na liberdade de expressão, no pensamento criativo e promover um espaço para que as pessoas consigam executar suas ideias.
Estruture os processos
Todos os setores da organização precisam ter processos bem estruturados para que seja possível atingir os objetivos desejados. Por isso, a gestão da inovação não será diferente.
Assim, é essencial que os gestores desenvolvam um fluxo de operação para orientar o processo, por exemplo:
- Gerar ideias;
- Filtrar as ideias;
- Analisar a viabilidade de cada ideia;
- Selecionar os melhores projetos;
- Desenvolver as ideias;
- Acompanhar os resultados.
Logo, os processos serão executados da melhor forma e será possível atingir as metas desejadas.
Defina os indicadores
É importante definir os indicadores que serão avaliados para medir o progresso da inovação dentro da empresa. Para isso, a organização deve avaliar:
- Quais ideias estão sendo geradas pela equipe;
- Quantidade de projetos que estão em andamento;
- Taxa de sucesso das ideias;
- Retorno sobre o investimento (ROI).
Conclusão
Ao longo deste artigo, foi possível entender que a gestão da inovação é um processo para incentivar a criatividade dos processos, das tecnologias, serviços, entre outros.
Por meio da inovação, a organização pode melhorar os produtos que ela oferta ao mercado, bem como criar produtos novos para atender os clientes que até então ela não tinha o produto ideal para oferecer.
Ou seja, a gestão da inovação, é responsável por desenvolver um fluxo de inovação nas organizações. Pois, as ideias devem ser colocadas em prática para que a empresa consiga se destacar no mercado diante dos concorrentes.
Por isso, se a empresa deseja se destacar, atender e fidelizar novos clientes, ela pode utilizar a gestão da inovação para o seu negócio.
Os gestores devem ouvir o que os colaboradores têm a dizer e analisar se as sugestões levantadas podem gerar lucros para a empresa. Se a ideia fizer sentido, é necessário utilizar a gestão da inovação para colocá-la em prática.
Adotar a gestão da inovação, é fundamental para que a empresa consiga se destacar no mercado e estar à frente dos concorrentes. Para isso, é necessário incentivar a criatividade, aumentar a produtividade da equipe e proporcionar um ambiente de trabalho agradável.
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