O funcionário é o recurso mais valioso que uma empresa tem, afinal, os resultados dependem do bom trabalho executado por ele. Por isso, conhecer a fundo os colaboradores, com o apoio de uma gestão comportamental, pode ser algo extremamente positivo para o negócio.
A gestão comportamental é um processo estratégico que considera as habilidades e competências de cada colaborador para encaixá-los na função que eles podem render melhores resultados, conforme cada perfil.
Com a gestão comportamental, a empresa consegue saber se um profissional tem perfil de líder, executor ou planejador, construindo equipes conforme as necessidades que ela possui.
Assim, ela consegue manter o bom clima organizacional, identificando comportamentos, avaliando situações e tomando decisões de forma assertiva. Mas, na prática, como é possível implementar a gestão comportamental?
Este artigo responderá a essa pergunta e abordará as seguintes questões:
- O que é a gestão comportamental?
- Como funciona a gestão comportamental voltada para empresa?
- O que faz um gestor comportamental?
- Quais os perfis de análise na gestão comportamental?
- Quais os benefícios da gestão comportamental para a sua empresa?
- Quais as melhores ferramentas de gestão comportamental?
- Qual o papel do RH na implementação da gestão comportamental?
- Quais os modelos de gestão comportamental?
Boa leitura!
O que é a gestão comportamental?
A gestão comportamental é uma metodologia de RH na qual a empresa considera os comportamentos e as atitudes dos colaboradores em relação às mais variadas questões do dia a dia.
O principal objetivo de considerar aspectos comportamentais da gestão de pessoas é proporcionar às empresas uma visão mais estratégica e confiável em relação ao desenvolvimento dos seus profissionais, do processo seletivo ao plano de carreira.
Como funciona a gestão comportamental voltada para empresa?
A gestão comportamental funciona a partir de avaliações específicas nas quais as empresas analisam os perfis dos seus profissionais. Seu objetivo é identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores para desenvolver suas competências.
Contudo, não é apenas para isso que ela serve; considerar o aspecto comportamental na gestão é essencial para criar, na empresa, um ambiente saudável e em constante evolução, com profissionais engajados e produtivos.
Além isso, ela também funciona para:
- Analisar padrões de comportamento;
- Definir corretamente metas e objetivos;
- Criar ações de engajamento;
- Desenvolver habilidades e lideranças;
- Monitorar continuamente o desempenho profissional;
- Identificar e resolver conflitos;
- Promover processos de recrutamento e seleção assertivos.
O que faz um gestor comportamental?
O gestor comportamental é o profissional dedicado a compreender os comportamentos humanos, visando estimular as pessoas a atingirem o seu ápice pessoal e profissional por meio de uma busca incessante por melhorias.
Ele estuda os padrões de comportamento dos profissionais da organização e trabalha para a empresa conseguir criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
É ele quem está próximo dos gestores para fornecer-lhes informações sobre o desempenho e o comportamento dos colaboradores, buscando sempre dar insights para a empresa criar ações a fim de alinhar seus próprios valores com o dos profissionais.
Além disso, ele funciona como um mediador de conflitos e crises, além de um apoio para que não só os gestores, como também os próprios colaboradores identifiquem seus pontos fracos e abram caminhos para desenvolver novas competências e habilidades.
Quais os perfis de análise na gestão comportamental?
Em um processo de gestão de pessoas, é importante que a empresa faça uma avaliação dos perfis comportamentais dos colaboradores da empresa.
Essa análise é fundamental para identificar as competências desses profissionais e adequá-los às funções e aos cargos empresariais de acordo com seus pontos fortes. A seguir, confira os principais perfis de comportamento.
Executor
As principais características do executor são proatividade e autoconfiança extremas. Devido ao seu perfil de competitividade, esse tipo de profissional costuma se superar nas dificuldades e está disposto a enfrentar os mais diversos desafios.
Contudo, muitos executores, devido à busca incessante por atingir os objetivos, acabam buscando resultados a qualquer custo e individualmente, muitas vezes atrapalhando o trabalho em equipe.
Comunicador
O perfil comunicador se refere aos profissionais com grande facilidade para se comunicar e trabalhar em equipe. Esse profissional consegue sem problemas lidar com diferentes perfis de pessoas e influenciá-las rapidamente.
No entanto, a dificuldade de seguir processos e prazos e receber feedbacks negativos sobre o seu trabalho é um ponto fraco do comunicador. Isso acaba atrapalhando o fluxo da empresa e gerando atrasos nos projetos.
Analista
O perfil analista é o que mais preza por processos organizados e qualidade do trabalho. Por isso, consegue facilmente controlar diversos processos ao mesmo tempo, sem se perder nas rotinas, além de estar sempre em busca do aperfeiçoamento.
Porém, devido a sua busca pelo trabalho perfeito, ele acaba tendo dificuldade para tomar decisões, elevando o tempo para executar as tarefas. Além disso, os analistas não gostam de trabalhar sob pressão.
Planejador
Como o próprio nome sugere, o planejador tem alta capacidade de planejamento e tenta prever tudo com antecedência para não ocorrer nenhuma surpresa na execução dos projetos.
É muitas vezes designado para mediar conflitos na empresa e buscar soluções, sempre em busca da justiça e de um ponto de equilíbrio nas resoluções.
Porém, o planejador também possui fraquezas, e uma delas é a dificuldade de lidar com imprevistos. Isso gera tensão nas equipes, já que nenhum planejamento, na visão do planejador, pode mudar de curso ou sair do seu controle.
Quais os benefícios da gestão comportamental para a sua empresa?
A gestão comportamental traz uma série de benefícios para as empresas. Isso porque, com essa estratégia, a organização tem maior facilidade para lidar com seus colaboradores e inseri-los em atividades de acordo com suas competências.
Conheça algumas das principais vantagens da gestão comportamental a seguir.
Permite criar ações individualizadas
A gestão comportamental permite que a empresa conheça a fundo seus profissionais, pontos fortes e fracos, ajudando-a a criar ações individualizadas que visem o crescimento e o desenvolvimento profissional.
Ajuda no processo de recrutamento
Por meio da gestão comportamental, a empresa pode definir quais perfis e competências estão conforme o que ela necessita, permitindo que as escolhas nos processos de recrutamento e seleção se tornem mais estratégicas e assertivas.
Garante um bom clima organizacional
Conhecendo o comportamento dos seus colaboradores, a empresa tem maior facilidade para lidar com cada profissional, respeitando as diferenças e agindo segundo as características de cada um. Com isso, ela melhora a relação com os empregados e garante um bom clima organizacional.
Eleva a produtividade
A gestão comportamental é uma boa estratégia para quem deseja elevar a produtividade das equipes. Isso porque, com esse tipo de gestão, a empresa consegue alocar seus funcionários nas atividades certas, de acordo com suas habilidades e competências.
Quais as melhores ferramentas de gestão comportamental?
Para um efetivo funcionamento da gestão comportamental, a empresa precisa adotar ferramentas que a auxiliem a conhecer melhor as características e as competências de seus profissionais. Esse processo pode ser realizado a partir de:
- Pesquisa de clima: esse tipo de avaliação é importante para identificar problemas nas relações e nos comportamentos dos colaboradores que prejudicam o trabalho em equipe e a produtividade. Assim, é possível promover ações que mudem essa realidade;
- Avaliação de desempenho: essa é uma estratégia que, na prática, contribui muito com a gestão comportamental, uma vez que, com ela, a empresa terá uma visão clara das principais habilidades e fraquezas dos seus colaboradores. Com isso, ela poderá criar ações para os profissionais evoluírem e promover correções assertivas;
- Cultura de feedback: essa é uma excelente ferramenta para uma gestão comportamental assertiva. Afinal, com feedbacks contínuos, é possível, em conjunto com o colaborador, adotar medidas que corrijam comportamentos e valorizem os acertos, sendo um importante ponto de relacionamento para a evolução desse profissional.
Qual o papel do RH na implementação da gestão comportamental?
O RH tem um papel importante e estratégico na gestão comportamental. Esse setor é responsável por viabilizar formações e programas de capacitação e contribuir para a construção de um plano de carreira efetivo.
Além disso, o RH tem uma função essencial, junto aos gestores, na avaliação dos perfis comportamentais dos candidatos nos processos de recrutamento e seleção. Ademais, faz parte desse setor o desenvolvimento do capital humano da empresa.
O setor de recursos humanos também pode gerar insights e fornecer informações mais amplas sobre os colaboradores e suas formações, como dados de engajamento, satisfação e produtividade, permitindo aos gestores que tomem decisões mais assertivas.
Quais os modelos de gestão comportamental?
A evolução profissional é o ponto principal para a empresa ter uma equipe dedicada, engajada e preparada para enfrentar os desafios laborais diários. Contudo, a organização tem um papel essencial no desenvolvimento dos seus profissionais.
Para isso, é importante seguir alguns modelos de gestão comportamental que podem contribuir para uma evolução das habilidades e competências dos profissionais. Confira algumas dessas ações.
Gestão por objetivos
O modelo de gestão comportamental por objetivos foca na criação de metas específicas e mensuráveis, que dão à empresa a possibilidade de avaliar o desempenho dos colaboradores com base no que foi previamente definido.
Gestão por desempenho e feedback
Neste modelo gestão comportamental, a empresa realiza uma avaliação regular do desempenho dos colaboradores, identificando pontos de melhoria e dando feedbacks contínuos que agreguem valor aos funcionários para que eles desenvolvam novas competências.
Gestão por autoeficácia, de Bandura
A gestão por autoeficácia foi criada pelo psicólogo Albert Bandura e valoriza a crença dos colaboradores em suas próprias capacidades de autoavaliação do trabalho e desempenho.
Com este modelo, a empresa tende a sempre dar um voto de confiança a seus profissionais, atribuindo-lhes tarefas desafiadoras, valorizando a autogestão e oferecendo oportunidades para que eles se desenvolvam.
Gestão por reforço, de Skinner
O modelo de reforço é uma técnica criada pelo psicólogo estadunidense B. F. Skinner, conhecido como o cientista do comportamento e do aprendizado.
Neste método, a empresa tenta “moldar” o comportamento dos colaboradores por meio de reforços, sejam eles positivos ou negativos.
No caso do reforço positivo, a organização utiliza recompensas para agradar o colaborador pelo objetivo alcançado. Em relação ao negativo, pode ser aplicada uma punição que é reflexo de algum comportamento problemático, como atos de preconceito.
Conclusão
Conhecer o perfil comportamental de cada colaborador permite à empresa agir de forma mais estratégica em contratações, formação de equipes e alocação de funcionários em determinadas vagas.
Neste conteúdo, foi visto que a gestão comportamental tem um papel importante para organizações que buscam aproveitar o melhor dos seus colaboradores, fortalecendo uma cultura de evolução constante de habilidades e competências.
Adotando uma estratégia que valoriza a gestão comportamental, a empresa consegue ter um controle maior em ações de engajamento, promoção de formações e construção de planos de carreira, conforme o perfil de cada colaborador.
Tratar cada profissional de forma justa e individual, conforme suas habilidades e competências, por meio de uma gestão comportamental, contribui para que esses colaboradores sejam mais produtivos e engajados com os objetivos da empresa.
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