Gestão colaborativa: objetivos, benefícios e como implementar!
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Time Pontotel 11 de fevereiro de 2025 Departamento Pessoal

Entenda os impactos positivos de uma gestão colaborativa e como aplicar na empresa!

Saiba como a gestão colaborativa melhora o clima organizacional, motiva os colaboradores e eleva o crescimento da empresa.

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O modelo de gestão colaborativa vem ganhando destaque no mercado. Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, esse método de gestão horizontal tem se mostrado uma solução eficaz para reter talentos e aumentar a produtividade.

Grandes empresas como Citibank, Starbucks, Natura e Faber-Castell já adotaram essa abordagem para otimizar a gestão de equipes e projetos.

Neste artigo, vamos explorar os principais pontos para te ajudar a decidir se esse modelo é ideal para sua empresa. Confira!

Boa leitura!

O que é gestão colaborativa?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa mexendo em computadores

Gestão colaborativa é um modelo descentralizado de administração de negócios. Isso significa que ele não conta com uma hierarquia rígida e verticalizada de gestão, comum ao modelo tradicional de gestão. 

Na verdade, a gestão da colaboração foca num modelo de organização horizontal. Assim, os colaboradores possuem uma influência maior nas tomadas de decisão da empresa, compartilhando opiniões e ideias sobre os processos decisórios. 

Como consequência, é possível manter a equipe incentivada a trabalhar em conjunto em busca de melhores resultados. Por isso, esse modelo de gestão tem como foco as pessoas, os ativos mais importantes de uma organização.

Quais os objetivos desse modelo de gestão?

O principal objetivo desse sistema de gestão é aumentar o aproveitamento de trabalho de cada colaborador.

Essa meta pode ser alcançada quando os gestores criam metas coletivas, que consideram o potencial de cada membro da equipe. Dessa forma, é mais fácil encontrar soluções inovadoras com mais agilidade, melhorar o desempenho da empresa e manter profissionais engajados

Por isso, esse modelo de gestão também visa criar um ambiente de trabalho mais saudável, com pessoas colaborativas, mais felizes e motivadas para apresentarem seus melhores resultados. 

Quais os benefícios de uma gestão colaborativa?

Gestores e empresários geralmente associam esse modelo de gestão apenas à melhora dos números na organização. 

Mas é importante lembrar que a implementação dessa forma de administrar um negócio também tem impactos positivos no dia a dia de trabalho do colaborador.

Podemos citar pelo menos 13 benefícios que esse modelo de gestão pode proporcionar a sua equipe:

  • Permite uma divisão de trabalho mais justa entre os colaboradores;
  • Não sobrecarrega os funcionários com excesso de atribuições, que poderiam levar ao desgaste físico e mental do colaborador;
  • Incentiva o engajamento dos funcionários para atingir os objetivos da empresa;
  • Cria um ambiente de trabalho mais flexível, estimulante e criativo;
  • Incentiva a participação de todos os membros da equipe, que se sentem mais à vontade a expor suas ideias;
  • Torna os colaboradores mais receptivos a feedbacks;
  • Incentiva os funcionários a desenvolverem suas habilidades;
  • Melhora o entrosamento da equipe e os relacionamentos entre os funcionários;
  • Aumenta a produtividade e melhora os resultados;
  • Cria a sensação de pertencimento entre os funcionários;
  • Reduz as barreiras da comunicação e torna esse processo mais transparente;
  • Melhora a qualidade de vida no trabalho;
  • Eleva os níveis de felicidade corporativa.

E os impactos na empresa?

Ao aderir a uma estrutura menos rígida e tornar o dia a dia dos colaboradores mais leve, a empresa também é beneficiada.

Afinal, ela colherá os frutos do impacto positivo que uma gestão horizontal pode provocar em seus times.

Nesse caso, podemos citar pelo menos 7 benefícios que a gestão colaborativa proporciona às empresas:

  • Aumenta a vantagem competitiva da empresa;
  • É um diferencial para o crescimento do negócio a longo prazo;
  • Facilita a criação de soluções inovadoras;
  • Permite o planejamento estratégico dos processos da empresa;
  • Reduz a taxa de turnover;
  • Cria um ambiente favorável à atração e retenção de talentos;
  • Facilita o recrutamento de profissionais alinhados ao fit cultural da empresa.

Como aplicar a gestão colaborativa na empresa? Passo a passo

imagem de quatro mulheres ao redor de uma mesa sorrindo e olhando para computadores

Agora que você já conhece o conceito e os benefícios da gestão colaborativa, é hora de aprender como implementá-la na sua empresa.

A transição deve ser gradual, já que a maioria das organizações ainda opera no modelo tradicional, com uma estrutura vertical e hierarquizada. Para criar um ambiente colaborativo, algumas mudanças estratégicas são necessárias.

No entanto, é essencial que essa transformação aconteça de forma planejada, garantindo que todos os setores continuem operando com eficiência durante a adaptação.

Para facilitar esse processo, siga os passos a seguir:

Alinhamento entre a equipe e gestor

O primeiro grande desafio da gestão colaborativa é mudar a mentalidade dos profissionais acostumados a hierarquias rígidas.

No início, muitos colaboradores podem ter dúvidas sobre como agir em um sistema mais horizontal. Por isso, é essencial oferecer aprendizado e suporte para entenderem essa nova estrutura.

O setor de Recursos Humanos (RH) pode desempenhar um papel fundamental nesse processo, promovendo palestras, dinâmicas em grupo e treinamentos práticos. Além disso, convidar profissionais experientes para compartilhar sua vivência pode ajudar a equipe a se adaptar mais rapidamente.

Com esse alinhamento, gestores e colaboradores entendem melhor seus papéis e responsabilidades, fortalecendo o engajamento e a colaboração dentro da empresa.

Planejamento estratégico

O processo de implementação da gestão colaborativa também deve garantir que todos os colaboradores conheçam e contribuam para a criação do planejamento estratégico do negócio. 

Esse planejamento contém todas as metas e objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, que devem ser alcançados por meio da colaboração entre as equipes de trabalho. 

Quando todos estão envolvidos nesse planejamento, realizar essas metas se torna mais fácil, já que a equipe fica mais engajada com o processo.

Transparência na relação

Relações transparentes se referem aos relacionamentos em que existe uma comunicação clara, respeitosa e aberta entre os envolvidos. Esse conceito pode ser aplicado em todas as áreas da vida, inclusive na gestão colaborativa.

Nesse caso, uma comunicação transparente e assertiva cria um ambiente mais favorável para que as pessoas se sintam à vontade para expressarem suas ideias, discordâncias e posicionamentos. 

Dessa forma, é possível melhorar o clima organizacional e ainda melhorar os resultados, já que a comunicação transparente também influencia no alinhamento entre equipe e gestores

Confiança e comunicação assertiva

A confiança é um pilar importante não só para uma comunicação eficiente e assertiva, mas também para o processo de implementação de uma gestão colaborativa.

Afinal, como esse modelo de gestão não conta com aquela figura de chefia centralizada, é importante que todo o time esteja engajado nas suas tarefas e que cumpra suas responsabilidades nos prazos e qualidades apropriados. 

Isso cria uma relação de confiança entre as equipes, permitindo a eliminação da necessidade de intensa fiscalização e monitoramento constante dos profissionais. 

Conclusão

Uma empresa formada por pessoas colaborativas que incentiva a colaboração entre equipes têm mais chances de crescer. 

Como mostramos ao longo deste artigo, as estatísticas já confirmam que ambientes de trabalho que valorizam as ideias e opiniões de seus colaboradores têm uma produtividade maior e resultados melhores.

Porém, implementar esse modelo de gestão exige calma e deve ser feito gradualmente. Mas, com o apoio de um RH estratégico e uma gestão de pessoas eficiente, será muito mais fácil efetuar essa transição.

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