Fazer um bom gerenciamento de funcionários pode ser decisivo para o sucesso da empresa. Isso porque uma gestão eficiente impacta na satisfação, na produtividade e até na taxa de rotatividade dos colaboradores.
Um bom gestor sabe direcionar seu time, identificar e corrigir falhas, bem como motivar os trabalhadores, influenciando positivamente no comprometimento e comportamento desses profissionais na empresa.
Por outro lado, um gestor ineficiente pode impactar na taxa de turnover, na redução do engajamento, entre outros fatores.
O primeiro passo para evitar esses problemas é entender por que eles estão ligados à gestão de funcionários e o que fazer para solucioná-los.
Este artigo explicará tudo isso e ainda abordará os seguintes tópicos sobre o tema:
- Gerenciamento de funcionários: como fazer efetivamente?
- Qual o impacto de um bom gerenciamento de funcionários para a organização?
- Quais são os desafios mais comuns na gestão de colaboradores?
- Quais tecnologias são necessárias para um bom gerenciamento de funcionários?
- Qual o melhor controle de ponto para a gestão de funcionários?
Boa leitura!
Gerenciamento de funcionários: como fazer efetivamente?
O gerenciamento efetivo de funcionários exige o compromisso e o esforço dos líderes e gestores da empresa em melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários.
Isso porque esses dois fatores estão interligados. Colaboradores insatisfeitos tendem a ser menos engajados e produtivos, enquanto trabalhadores satisfeitos tendem a produzir mais e melhor, auxiliando o crescimento da empresa.
Mas qual a relação entre a gestão e a liderança, a satisfação dos profissionais e o gerenciamento efetivo de funcionários? Para entender essa relação, é importante consultar as pesquisas.
Segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company, o relacionamento com os gestores tem impacto direto na satisfação dos funcionários e, por consequência, na sua produtividade.
Segundo a pesquisa, 75% dos profissionais entrevistados afirmam que a relação com o gestor é a parte mais estressante do trabalho. Além disso, metade dos trabalhadores já deixou o emprego em função de problemas com a gestão da empresa.
Esses dados indicam que cuidar do gerenciamento dos funcionários é fundamental para minimizar esses problemas e tornar a empresa mais competitiva no mercado.
As dicas a seguir explicam como fazer isso:
Comunicação efetiva
Uma boa comunicação é a base de qualquer relacionamento. E essa máxima também é válida quando o assunto é ambiente de trabalho e gestão de pessoas.
Por esse motivo, investir em práticas que promovam uma comunicação eficiente é fundamental para melhorar o gerenciamento de colaboradores.
Essas práticas incluem criar canais de comunicação abertos e acessíveis, e praticar a escuta ativa, por exemplo.
Definição clara de expectativas e metas
Será que os funcionários da empresa entendem realmente o impacto do próprio trabalho no negócio? Para os colaboradores, isso nem sempre fica evidente.
Por isso, é fundamental usar os canais de comunicação da empresa para explicar as expectativas e metas da empresa. Além dessa explicação, é importante detalhar as metas e explicar aos trabalhadores seu impacto na jornada de busca por resultados.
Também é necessário oferecer orientações claras e detalhadas sobre as tarefas aos colaboradores. Explicar processos e padrões de desempenho esperados é essencial para que eles saibam como alcançar os objetivos estabelecidos.
Suporte em momentos de crise
Por fim, é fundamental oferecer suporte aos colaboradores em períodos de crise, seja ela profissional, econômica, familiar ou emocional.
Esse suporte pode ser promovido por meio da criação de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor, no qual os funcionários se sintam valorizados.
Isso permite que os colaboradores se sintam apoiados e encorajados a buscar ajuda quando necessário, seja de colegas, gestores ou pessoas externas.
Qual o impacto de um bom gerenciamento de funcionários para a organização?
Conforme explicado, a gestão dos funcionários influencia na satisfação e no desempenho dos colaboradores. Quando esse gerenciamento é feito de forma eficiente e humanizada, a organização observa um impacto significativo e positivo em várias áreas-chave.
Entenda a seguir os resultados de uma gestão eficiente no comportamento dos funcionários da empresa.
Maior produtividade e satisfação
Bons gestores entendem o poder da comunicação eficaz e do feedback construtivo na promoção de relacionamentos profissionais mais transparentes, saudáveis e produtivos.
Ao investir nesses pilares, a gestão demonstra que realmente se importa com o colaborador e está disposta a ajudá-lo a desempenhar seu papel e crescer na empresa.
Como resultado, os funcionários se sentem mais satisfeitos, valorizados, apoiados e reconhecidos no trabalho. Assim, eles tendem a produzir mais e melhor, impactando positivamente no sucesso da empresa.
Crescimento na retenção de talentos
Uma boa gestão tem um efeito positivo na satisfação dos funcionários, criando um efeito cascata. Ou seja, o aumento da satisfação impacta outros parâmetros da empresa. Um deles é a retenção de talentos.
Profissionais talentosos tendem a permanecer por mais tempo em uma empresa que oferece um ambiente de trabalho positivo e uma boa gestão.
Isso porque esses trabalhadores recebem o suporte necessário para realizar suas funções e crescer na carreira. Além disso, bons gestores normalmente reconhecem e recompensam o trabalho dos colaboradores, contribuindo para o engajamento e a lealdade dos seus times.
Alinhamento com objetivos da empresa
Uma gestão eficaz garante que os colaboradores trabalhem de forma alinhada aos objetivos da empresa. Afinal, os gestores comunicam claramente as metas da organização aos colaboradores, explicando o que estes devem fazer para contribuir com o alcance desses objetivos.
Isso ajuda a criar a sensação de pertencimento entre os funcionários, que se sentem mais motivados e comprometidos a participar de um projeto em que eles são peças-chave para o sucesso.
Esse conjunto de fatores garante que todos os membros da equipe trabalhem na mesma direção, impulsionando o crescimento e o sucesso da empresa em longo prazo.
Quais são os desafios mais comuns na gestão de colaboradores?
A eficácia da gestão de funcionários exige que a empresa supere vários desafios. Segundo um relatório produzido pela Great Places to Work (GPTW), um dos principais obstáculos nessa área é a comunicação ineficaz.
Ela dificulta a transmissão de informações precisas, causando ruídos que podem gerar desentendimentos e impedir os funcionários de entenderem comandos e executarem tarefas.
Outro desafio apontado pelo relatório da GPTW é a falta de desenvolvimento e capacitação da liderança, que pode levar à sobrecarga de trabalho.
Isso porque gestores e líderes com dificuldade para liderar, delegar tarefas e estruturar processos podem distribuir tarefas de forma desigual ou com metas e prazos irreais.
A má gestão ainda dificulta a definição e adoção de estratégias que visam melhorar a experiência dos funcionários. Como resultado, os colaboradores podem se sentir desmotivados e insatisfeitos no trabalho. Nesse cenário, eles dificilmente serão produtivos e comprometidos com a empresa.
Quais tecnologias são necessárias para um bom gerenciamento de funcionários?
As empresas podem adotar várias estratégias para superar os desafios mencionados anteriormente. Uma delas é investir em tecnologias que facilitem a gestão de funcionários.
Confira a seguir algumas das soluções tecnológicas que podem ser utilizadas com essa finalidade.
Softwares de RH
O software de RH é uma solução capaz de centralizar as informações sobre funcionários, como dados pessoais, registros, benefícios, treinamentos e avaliações de desempenho.
Por conta dos seus recursos avançados, o uso desse tipo de software facilita o acesso e a gestão dos dados dos colaboradores, e ainda auxilia o RH a se tornar mais estratégico.
Plataforma para gestão de atividades
Existem tecnologias específicas para ajudar profissionais e empresas a organizarem e gerenciarem projetos e tarefas.
Esse é o caso da plataforma para gestão de atividades. Também conhecido como ferramenta de gestão de projetos, esse tipo de software facilita a organização do trabalho.
Além disso, ele estimula a colaboração e a comunicação entre membros da equipe, e ainda permite a atribuição de tarefas e o acompanhamento do seu progresso.
Por isso, o uso dessa ferramenta melhora o controle das tarefas, a troca de feedbacks e a autonomia dos colaboradores.
Plataformas de avaliação de desempenho
Essas plataformas são softwares que facilitam a avaliação regular do desempenho dos funcionários.
O uso desse tipo de ferramenta permite a aplicação de análises como Feedback 360 graus ou Avaliação 360 graus, que permitem a coleta de dados relevantes sobre os colaboradores.
Com base nessas informações, a gestão pode direcionar suas decisões de forma estratégica, promovendo a melhoria contínua dos seus funcionários, processos e resultados.
Controle de ponto
O controle de ponto eletrônico é um tipo de software de RH que automatiza e digitaliza o acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários.
Com esse recurso, todo o processo de registro e gestão do ponto pode ser feito por dispositivos eletrônicos, via web ou aplicativo de ponto.
Os dados registrados são enviados para a nuvem e centralizados, facilitando o monitoramento, a automatização de processos e o cálculo da folha de pagamento.
Qual o melhor controle de ponto para a gestão de funcionários?
A Pontotel é a melhor plataforms de controle de ponto para a gestão de funcionários, pois conta com recursos avançados que facilitam o registro, o tratamento e a gestão do ponto de forma precisa e humanizada.
Isso porque a Pontotel conta com um sistema do tipo REP-P que oferece funções como múltiplas formas de registro de ponto, cálculos automatizados, banco de horas robusto, geração de mais de 30 tipos de relatório, gestão centralizada, e muito mais!
Tudo isso é oferecido em uma plataforma 100% adequada à Portaria 671 e à LGPD.
Por esse motivo, empresas de todos os setores usam a solução da Pontotel para melhorar sua gestão de pessoas.
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Conclusão
Um bom gerenciamento de funcionários melhora a satisfação dos colaboradores, impacta a produtividade das equipes e influencia até mesmo na retenção de talentos. Apesar de oferecer esses e outros benefícios, as empresas ainda enfrentam desafios para obter essas vantagens.
Conforme explicado, esses desafios incluem desde a comunicação ineficaz até a sobrecarga de trabalho resultante de uma má gestão.
Esses problemas podem ser superados desde que a empresa adote estratégias eficientes para essa finalidade, como o investimento em tecnologias.
Soluções como software de RH e controle de ponto são consideradas essenciais para otimizar o RH e torná-lo mais estratégico. Com o apoio desses recursos, é possível melhorar a gestão de pessoas da empresa com mais eficiência e agilidade.
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