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Time Pontotel 5 de junho de 2023 Aloque

Gerenciamento da força de trabalho móvel: para que serve, qual a importância e como implantar na empresa?

Saiba qual a importância do gerenciamento da força de trabalho móvel na empresa e conheça seu impacto na produtividade dos funcionários.

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A alta produtividade é o principal ponto para que a empresa alcance o sucesso nos seus processos. Porém, para que isso ocorra, principalmente no trabalho remoto, é fundamental o alinhamento dos processos por meio do gerenciamento da força de trabalho móvel. 

O gerenciamento da força de trabalho móvel tem como principal função mapear as habilidades dos colaboradores, para que assim seja mais fácil demandar tarefas, reorganizar equipes, montar escalas e muito mais. 

O principal objetivo do gerenciamento da força de trabalho é dar à empresa maior controle sobre os colaboradores e oferecer suporte, por meio de dados, para que as tomadas de decisão, quanto ao desempenho diário deles, se tornem assertivos.

Afinal, de acordo com um estudo da FGV, mais de 43% dos colaboradores afirmam que se sentem sobrecarregados, se tornando improdutivos no que executam. 31% dizem que sofrem pressão para que os resultados sejam satisfatórios, mesmo sobrecarregados.

Para que sua empresa saiba como obter bons resultados, fazendo o uso do gerenciamento da força de trabalho rotineiramente, este artigo vai falar sobre:

Quer saber mais sobre o assunto e fazer do gerenciamento da força de trabalho móvel parte integrante da rotina da sua empresa? Então, siga em frente neste conteúdo e tenha uma boa leitura!

Força de trabalho

Antes de explicar como funciona o gerenciamento da força de trabalho é importante saber qual o significado de força de trabalho no ambiente empresarial. 

De origem marxista, a força de trabalho é um termo visto como a capacidade técnica dos empregados, nos processos diários de trabalho, para executar uma tarefa ou manusear algum equipamento, sistema ou programa.

O que é o gerenciamento da força de trabalho?

O gerenciamento da força de trabalho, também conhecido como Workforce Management (WFM) é uma ferramenta estratégica que funciona como um potencializador de produtividade das equipes.

Por meio dele, a empresa consegue identificar a capacidade e eficiência dos colaboradores, analisando seus pontos fortes e fracos, para assim poder organizar as demandas organizacionais e melhorar a performance do time. 

Na prática, a gestão da força de trabalho é o alinhamento do trabalho e processos da empresa, que deve contar, para o seu funcionamento, com a participação dos gestores, líderes de setor, colaboradores e soluções tecnológicas. 

E o gerenciamento da força de trabalho móvel?

O gerenciamento da força de trabalho móvel funciona como uma espécie de ramificação do WFM, porém tem como foco principal os profissionais que atuam em campo. Isso quer dizer que executam seu trabalho fora do escritório, muitas vezes junto ao cliente.  

Neste tipo de gestão a empresa busca liderar esses colaboradores remotos por meio de práticas que elevem a eficácia profissional deles na execução de tarefas. 

Seja por meio de comunicação regular, aplicativos de gestão e acompanhamento de tarefas, controle de projetos e também acesso remoto a dados e arquivos. Ou seja, se utiliza de ferramentas para que o trabalho esteja o mais alinhado possível.

Para que serve?

O gerenciamento da força de trabalho móvel serve como uma ferramenta gestora do trabalho. Servindo principalmente para que a empresa tenha uma visão ampla do trabalho dos funcionários que não atuam presencialmente na empresa. 

Afinal, por meio dela a empresa consegue planejar melhor suas demandas, aproveitar os colaboradores em tarefas que eles tenham maior capacidade para executá-las com eficácia, organizar escalas de trabalho, efetuar novas contratações de forma assertiva, etc. 

Sendo assim, ele serve principalmente para que a empresa otimize os seus processos internos e principalmente consiga elevar a produtividade dos trabalhadores.

Por que tornar o gerenciamento da força de trabalho móvel?

Por meio do gerenciamento da força de trabalho móvel, a empresa pode gerir melhor e mais de perto, o trabalho dos seus colaboradores, mesmo com eles atuando fora da empresa.

Posto que, empresas que se utilizam de estratégias advindas do gerenciamento da força de trabalho móvel, conseguem através da tecnologia, mesmo a distância, ter acesso a informações em tempo real, que irão embasar os gestores para as tomadas de decisão. 

Com isso, é possível investir naquilo que está dando certo, corrigir possíveis erros na gestão de demandas e escalas e principalmente potencializar o desempenho dos colaboradores.

Já que, em função do conhecimento prévio dos gestores em relação às competências dos empregados para assumir qualquer tarefa, fica mais fácil atuar de forma organizada, planejada e estratégica.

Qual a importância de fazer a gestão da força de trabalho?

A gestão da força de trabalho é uma estratégia fundamental para que a empresa possa traçar metas de forma mais assertiva, aproveitando ao máximo o que os empregados têm a oferecer, no sentido de suas competências. 

A importância do gerenciamento da força de trabalho, então, se mostra importante principalmente porque a partir dele a empresa poderá tomar decisões mais estratégicas, fazendo o uso correto de sua mão de obra. 

A gestão da força de trabalho móvel é importante portanto, pois assim a empresa conseguirá:

  • Gerir a força de trabalho de maneira mais ampla: o gerenciamento da força de trabalho móvel permite que a empresa tenha maior controle sobre sua força de trabalho, já que terá uma visão melhor das competências dos colaboradores, para distribuir as tarefas corretamente.
  • Otimizar o tempo de trabalho: outro ponto importante do gerenciamento da força de trabalho é que ele permite que o tempo de trabalho seja otimizado, em função de decisões mais estratégicas, a partir de dados concretos.
  • Prever demandas: a importância do gerenciamento da força de trabalho também está ligada à previsão de demandas, já que com um trabalho baseado em dados de trabalho e dos colaboradores fica mais fácil antecipar problemas e soluções. 
  • Organizar tarefas alinhadas com aptidões dos colaboradores: é por meio do gerenciamento da força de trabalho móvel que a empresa consegue determinar a distribuição de tarefas de acordo com as habilidades de seus colaboradores, deixando o trabalho mais organizado e com mais chances de resultados.
  • Planejar escalas com eficiência: sua importância é visível, aliás, no planejamento de escalas, posto que é possível visualizar as necessidades da empresa previamente para assim organizar escalas baseadas nas demandas disponíveis.
  • Aumentar a produtividade das equipes: com trabalhadores alocados em suas funções e utilizando o máximo de suas competências, o bem-estar se torna mais elevado e consequentemente a produtividade é maior no trabalho executado.
  • Identificar erros e gaps rapidamente: com um controle mais gerencial da força de trabalho móvel é possível visualizar erros e contorná-los de forma mais rápida.

Como as soluções de Workforce Management podem ajudar?

Mulher utilizando um notebook

As empresas que adotam as estratégias de gestão da força de trabalho conseguem abrir as portas para uma série de benefícios que impactarão de forma positiva nos resultados e no aumento da produtividade. 

Confira a seguir as principais vantagens de adotar o WFM no dia a dia da empresa. 

Mobilidade 

Com a evolução da tecnologia, a mobilidade se tornou uma das maiores facilidades nos processos das empresas. A partir dessa possibilidade de automatização, a gestão da força de trabalho passou a ser móvel. 

Ou seja, atualmente os gestores conseguem acompanhar a performance dos seus colaboradores, mesmo que eles não estejam atuando de forma presencial na empresa. 

Diversos programas e softwares oferecem indicadores de desempenho e controle de jornada para que a empresa possa analisar quedas de performance e aumentos de produtividade, em tempo real, com acessos via web ou dispositivos móveis.

Uma pesquisa realizada pela Citrix, empresa de tecnologia, mostrou que mais de 92% das empresas no mundo pensam em investir numa política que valoriza a mobilidade nos próximos anos, sendo que 24% dizem que a mobilidade tem o poder de mudar seus rumos.  

Utilizar de uma única plataforma

As soluções de WFM também oferecem a possibilidade do gestor levantar dados gerados por uma única plataforma. Isso significa que um mesmo local muitas vezes registra jornadas, gera dados de desempenho, informa sobre faltas, atrasos e muito mais.

Tudo isso pode ser acessado no mesmo local, com dados armazenados em nuvem para que o acesso seja realizado de forma rápida, permitindo as tomadas de decisões e mudanças de rota mais ágeis.

Nova abordagem de comunicação

A força de trabalho consegue criar uma nova abordagem de comunicação na empresa. Isso porque todos os objetivos e metas serão mais claros.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 88% dos CEOs afirmam que valorizam a comunicação interna da empresa. 

Valorizá-la é importante no gerenciamento da força de trabalho móvel, pois desta forma o funcionário saberá exatamente qual seu papel e sua responsabilidade nos processos da empresa. 

Esse novo tipo de comunicação, que pode prever necessidades e resultados, contribui para que os gestores não tenham dúvidas ao repassar uma tarefa para determinado colaborador, já que conhece suas capacidades de execução, em função da força de trabalho. 

Maior segurança nos dados

O uso de soluções baseadas em WFM também traz maior segurança na gestão e no armazenamento de dados. 

Pois, além de eles serem armazenados em nuvem, em sistemas que possuem medidas antifraude, backups rotineiros, a automatização das soluções reduz as chances originárias dos humanos.

Uma pesquisa da Unisys, sobre o índice de segurança das empresas, mostrou que a preocupação relacionada à segurança de dados aumentou 50% nos últimos anos. 

Aliás, a automatização ajuda neste desafio de manter a segurança de dados, já que a empresa consegue levantar informações concretas sobre a atuação dos seus colaboradores, tendo maior segurança para ter uma base sólida que impactará nas tomadas de decisão.

Como fazer análise do gerenciamento da força de trabalho da empresa?

A análise do gerenciamento da força de trabalho da empresa depende de uma série de ações para que os resultados sejam efetivos e apontem os pontos fortes e fracos da equipe. 

Para que dessa forma, seja possível potencializar o desempenho do trabalho e dos colaboradores. Confira alguns pontos de análise que podem ajudar neste processo:

  • Previsão das demandas de trabalho para efetuar contratações;
  • Mapeamento de processos internos;
  • Descrição de atividades e cargos;
  • Análise de horas necessárias para execução de tarefas;
  • Medição de desempenho e jornada, via indicadores; 
  • Cálculo de previsão de custos e ganhos. 

Como o gerenciamento da força de trabalho móvel melhora a produtividade e a performance no trabalho?

O gerenciamento da força de trabalho móvel funciona como uma espécie de alinhamento de objetivos e métodos de execução de atividades. 

Sendo assim, empresa e colaboradores permanecem devidamente alinhados em relação aos objetivos que levarão o trabalho à prateleira do sucesso. 

Posto que, quanto mais o trabalho contar com um planejamento prévio de ações, por meio do gerenciamento da força de trabalho móvel, maiores as chances de tomadas de decisão estratégicas para melhorar a produtividade e o desempenho dos funcionários. 

Como implantar o gerenciamento da força de trabalho móvel?

Para implantar o gerenciamento da força de trabalho móvel é importante que a empresa siga alguns passos para que de fato essa estratégia impacte positivamente a gestão de processos da empresa. 

Para que isso ocorra, alguns passos podem fazer a diferença. Abaixo você saberá mais sobre eles:

Tenha uma política interna de trabalho online

O trabalho móvel exige que a empresa adote ferramentas capazes de gerenciar dados a distância. Porém, isso só se torna possível se houver uma política interna de trabalho online.

88% dos CEOs, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), dizem que valorizam e investem na comunicação interna da empresa.

Isso quer dizer que a empresa, por meio de uma política interna forte, deve criar diretrizes e ações concretas relacionadas ao gerenciamento da força de trabalho móvel. 

Para que assim os colaboradores saibam exatamente o que devem fazer para cumprir com suas obrigações durante a rotina de trabalho. 

Esta política online deve conter informações sobre fornecimento de equipamentos, canais de comunicação a serem utilizados, detalhes sobre ferramentas referentes ao compartilhamento de dados e documentos, cumprimento da jornada de trabalho e indicadores de desempenho. 

Faça pesquisas e ouça os funcionários

É importante que o processo de alinhamento das regras do gerenciamento da força de trabalho móvel tenha a participação dos colaboradores. 

Mais de 92% dos funcionários que se sentem ouvidos pelas empresas elevam em três vezes as chances de se engajarem com a organização, mostrou uma pesquisa da UKG e da Workplace Intelligence.

Por isso, é importante que os empregados saibam exatamente o que precisam cumprir para que os objetivos e metas sejam alcançados. 

Para que isso ocorra e, para que o gerenciamento da força de trabalho móvel seja eficaz, é fundamental realizar pesquisas internas e dar abertura para sugestões dos funcionários que trabalham longe da empresa, uma vez que isso poderá auxiliá-los em seu desempenho. 

Muito mais do que isso, pode ajudar a empresa a identificar as dificuldades diárias dos colaboradores para contorná-las o mais rápido possível e assim manter a produtividade elevada. 

Faça com que os supervisores treinem o uso da tecnologia

A tecnologia, como dito anteriormente, é um grande apoio ao gerenciamento da força de trabalho móvel, pois dá à empresa a mobilidade necessária para administrar os colaboradores que atuam fora da empresa. 

Por esse motivo, é importante que os supervisores saibam como utilizar as ferramentas tecnológicas que podem auxiliar neste processo de gerenciamento da força móvel.

Para facilitar esse entendimento do funcionamento dos processos tecnológicos e, sobre o uso de programas e softwares, a empresa pode promover treinamentos de capacitação que irão ajudar a promover o uso de tecnologia de forma assertiva. 

Motive os colaboradores 

Outra ação importante e que pode ser benéfica ao gerenciamento da força de trabalho móvel deve vir através de ações motivacionais e que valorizam o bem-estar dos colaboradores.

Uma pesquisa realizada pelo portal CIMM revelou que funcionários que se sentem motivados na empresa aumentam em 50% sua produtividade. 

Desta forma, a empresa pode adotar medidas para manter os funcionários motivados, seja por meio de incentivos financeiros ou não financeiros, como flexibilidade no horário de trabalho, por exemplo.

Conclusão 

Mulher utilizando um celular

Neste conteúdo você pôde perceber o impacto que o gerenciamento da força de trabalho móvel tem para que a empresa mantenha o desempenho em alta. Uma vez que, apostar na produtividade é apostar em maiores chances de sucesso.

Mas para que isso ocorra, como citado acima, é importante apostar em ferramentas que deem o suporte necessário para que a empresa consiga tomar decisões estratégicas no gerenciamento da força de trabalho móvel. 

Isso significa que é importante investir em tecnologia, em boas ferramentas de comunicação e principalmente abrir as portas às sugestões dos colaboradores. 

Dado que adotar esses caminhos no processo pode facilitar o alinhamento dos objetivos da empresa com as metas dos colaboradores, elevando assim, a produtividade. 

Gostou deste artigo e entendeu como fazer para gerir a força de trabalho? Então, compartilhe ele em suas redes e ajude mais empresas a gerenciarem com efetividade o trabalho móvel. 

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