A famosa geração Z já chegou ao mercado de trabalho, e pode está revolucionando como relações trabalhistas.
Essa geração é marcada por jovens revolucionários que nasceram em um contexto tecnológico desenvolvido, por isso receber e reter é um desafio que muitas empresas estão enfrentando.
A chegada desse grupo no mercado de trabalho exige adaptação, não apenas no ambiente organizacional, mas também na gestão de talentos.
Se sua empresa está enfrentando dificuldades para lidar com essa nova geração ou se preparar para um futuro próximo, você não está no lugar certo. Este artigo pode ajudar a entender o que é a geração Z, como melhorar as relações de trabalho e como reter sua empresa.
Confira os tópicos que devem ser abordados:
- O que é Geração Z?
- Quais são as características da Geração Z?
- Como é a geração Z no mercado de trabalho?
- Como preparar sua empresa para essa geração?
- Dicas de como cativar a geração Z;
- Como capacitar essa geração;
- Como essa geração pode ajudar sua empresa;
- Como serão as próximas gerações;
- Como preparar sua empresa para as próximas gerações?
O que é Geração Z?
Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 1995 a 1997 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.
Por se tratar da mais nova geração no mercado de trabalho, diversos estudos estão sendo realizados sobre como é o comportamento da geração Z em relação à trabalho e carreira. Veja abaixo quais são as ŕincipais características dessa geração.
Quais são as características da Geração Z?
Uma característica muito presente dessa geração é que, de forma geral, os jovens antecipam e simplificam muita coisa, e essa característica é um ponto extremamente importante para o mundo corporativo, uma vez que a otimização das tarefas tem impacto direto com a produtividade das equipes.
Outro ponto positivo é que a geração Z possui uma compreensão tecnológica apurada. Se os millennials já eram conhecidos por serem “digitais”, imagine essa nova geração. Quem nasceu depois dos anos 2000 não teve que se acostumar aos avanços tecnológicos, uma vez que já nasceu sob eles. Ou seja, as inovações fizeram parte da evolução natural.
As consultorias McKinsey, especializada em gestão, e Box1824, focada em análise de tendências jovens, realizaram uma ampla pesquisa no Brasil com os jovens da Geração Z para entender o comportamento dessa faixa etária.
A pesquisa também foi divulgada pela revista exame. Confira algumas das características apresentadas no estudo.
Pragmáticos
Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis. Em resumo, tentam viver de uma forma mais pragmática, característica essa que fica ainda mais evidente no Brasil pós-crise.
Indefinidos
Essa é a geração que quebra as necessidades de rótulos. Para os “Zs”, o importante é não se definir, o “eu” toma lugar da necessidade de “nós, ou eles”. Quebram e contestam vigorosamente todos os estereótipos e não ligam para definições de gênero, idade ou classe, valorizando a identidade fluida. Exaltam a individualidade, entendem a diferença. É a geração dos “amigues”.
Comunicativos
O que esperar de uma geração nascida onde não há fronteiras para os diálogos? Os novos jovens constroem e não rompem. Dialogam, entendem e agregam. São avessos à qualquer tipo de extremismo e polarização, compreendem as diferenças e tentam respeitá-las. O diálogo é a ferramenta e a rede, seu campo de conciliação. São ativistas, compassivos e empáticos.
Selfies Reais
Os “Zs” são a primeira geração a vivenciar aquilo que chamamos de ressaca da vida em rede, ou seja, a hiper-exposição e polarização desmedida dos Millennials dá lugar a uma espontaneidade e à vivacidade. Esses jovens são mais autênticos e espontâneos, expõem sem medo suas fragilidades, intimidades, além de valorizarem mais a transparência.
Comuna Holics
São radicalmente inclusivos, têm grande poder de mobilização e seu interesse se conecta amplamente com a diversidade. Os “Zs” transitam por múltiplas comunidades e fazem parte de diversos grupos. Não importa a ideologia ou a corrente de pensamento. Sempre há um ponto de conexão entre as pessoas.
Meme Thinkers
Com tantas mudanças de comportamentos é claro que essa geração criou um novo código universal, baseada em memes e emojis, e por que não lembrarmos das novas figurinhas do whatsapp? Eles usam essa nova linguagem por códigos para exercitar a capacidade crítica com leveza e humor. Uma linguagem conectada com o agora com múltiplas referências, além de gigantesco poder viral.
Facilmente conseguimos identificar algumas dessas características apresentadas pelo estudo na geração Z, mas como essas características determinam o comportamento deles no mercado? Os “Zs” podem ter chegado há pouco tempo no mercado consumidor, mas já existe um punhado de empresas que, sob muitos aspectos, anteciparam as tendências dessa nova geração.
O Brasil possui cerca de 30 milhões de jovens da geração Z, e objetivamente eles tem influenciado e inspirado tantos os mais jovens quando os mais velhos para o futuro dos negócios e das relações trabalhistas.
Como é a geração Z no mercado de trabalho?
Até aqui vimos que a geração Z tem revolucionado o mercado, mas você deve estar pensando: como eles fizeram isso?
Bem, essa geração costuma se relacionar com o trabalho de uma forma muito diferente das gerações anteriores, e parte disso é pelo fato de ser uma geração nascida e criada com as tecnologias, o que os tornou mais antenados, com pensamentos rápidos e habilidade multitarefa.
Como exemplo, é comum ver jovens trocando os famosos escritórios e migrando para trabalhos home office, ou sendo nômades digitais.
Outra mudança muito importante, é que a nova geração não se importa apenas em ganhar dinheiro. O sucesso financeiro, a realização de atividades das quais realmente gostam e a qualidade de vida, são pontos muito importantes para os centennials.
Mais digitais
A nova geração nasceu e cresceu com um mundo mais conectado por meio dos aplicativos, plataformas de vídeo e informação, redes sociais, entre diversas outras ferramentas. Por isso se adaptam facilmente às diferentes plataformas.
Mas não se engane, ser mais digital não significa que eles não valorizam o contato cara a cara no ambiente de trabalho.
De acordo com a pesquisa divulgada pela Inc, 90% da geração Z prefere ter na equipe pessoas inovadoras, do que necessariamente uma nova tecnologia. A pesquisa revelou ainda que 72% preferem se comunicar pessoalmente, uma vez que aspectos valorizados no ambiente de trabalho são: apoio dos líderes e boas relações que podem cultivar por meio de diálogos.
Empoderados
Outra característica importante a ser levantada é que eles não esperam para agir apenas após receber ordens, eles são mais proativos, se oferecem para participar dos processos.
As pessoas dessa geração conseguem concluir um trabalho com muito mais rapidez, e não tendem a ficar esperando para pegar outra tarefa. Quando menos se espera, eles por conta própria já estão desenvolvendo outros projetos, estão envolvidos em outras tarefas.
Criativos
A geração Z costuma pensar de maneiras bem diferentes que as geraçẽs anteriores, e são tais formas de pensamentos que levam à inovações. Processos burocráticos não são com eles, por isso o tempo todo estão pensando em formas de otimizar aquela tarefa para focar no que eles realmente acham que é importante para a empresa.
O fundador da empresa MoveEdu, Rogério Gabriel, em entrevista ao jornal contábil, declarou o que essa geração busca:
“Romper com a maneira antiga de pensar para permitir que ideias inovadoras venham à luz”.
Mais empreendedores
O empreendedorismo e o desejo de ter o seu próprio negócio deixou de ser uma exceção, mas não se engane esses jovens já reconhecem o quão desafiador é ter uma empresa. Mas mesmo assim, tais desafios fazem parte do plano desses jovens.
Mas o motivo não é a dificuldade de se encaixarem nas empresas, e sim a garantia de independência e sucesso financeiro. Uma característica bem marcante nesses profissionais é a propensão à realização, construção de suas próprias condições de trabalho.
Também há um reforço do modelo de atuação home office. O trabalho remoto é uma tendência cada vez mais presente, uma vez que ele é caracterizado pelo não cumprimento de horários fixos e por dar liberdade para o funcionário trabalhar do lugar que julgar mais adequado.
Desprendidos
Essa geração é mais desprendida, tendem a ser mais individualistas, seu comprometimento vêm primeiro com o seu desenvolvimento profissional, a construção de suas carreiras e estilo de vida.
Multitarefas
Essa Geração convive desde cedo com smartphones e tablets, o que fez com que eles adquirissem o hábito de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Isso possibilitou que eles se tornassem extremamente ágeis e produtivos.
Essa característica é bastante interessante para carreiras em que há a necessidade de se atentar a vários detalhes simultaneamente.
Como preparar sua empresa para essa geração?
Deu para perceber que o perfil dos profissionais da geração Z é bem diferente das anteriores, e muitos dos comportamentos e motivações que as empresas estão acostumadas não fazem parte do desejo da nova geração.
Uma recente pesquisa publicada pelo MIT Sloan School of Management comprova essa informação, pois ao contrário do que os estereótipos podem te fazer pensar, mesas de sinucas, piscina de bolinhas, salas de meditação, jogos, etc. não são levados em conta pela nova geração ao escolher um trabalho.
Confira os pontos mais relevantes para atração e retenção da geração Z de acordo com esse estudo:
- Horários flexíveis (88%)
- Bônus (77%)
- Plano de saúde (69%)
- Academia ou creche (38%)
- Trabalho voluntário durante o expediente (31%)
Sendo assim, para atrair, motivar e engajar esses profissionais, é necessário adotar novas estratégias. Veja algumas dicas de por onde sua empresa pode começar.
Dicas de como cativar a geração Z no mercado de trabalho
Flexibilidade de trabalho
Horários rígidos, obrigatoriedade de presença no escritório, férias fixas, tudo isso são coisas do passado.
Desde a chegada dos millennials no mercado de trabalho, a exigência por flexibilidade se tornou mais frequente. Essa mudança de cenário teve reflexo tanto nas gerações anteriores quanto posteriores, como é o caso do “Zs”.
De acordo com uma pesquisa sobre “Flexibilidade no Mercado de Trabalho”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, 73% dos brasileiros desejam ter um expediente mais flexível.
Esse modelo de trabalho mais flexível se encaixa perfeitamente ao perfil mais espontâneo da geração Z. A monotonia de um escritório não é nada agradável, por isso se quiser atrair os novos talentos, trabalhar com horários flexíveis e dar autonomia para gerenciar suas rotinas, são essenciais para sua empresa.
Ofereça bons salários e autonomia
Todo mundo gosta de ser bem remunerado não é mesmo?
Os jovens costumam se preocupar mais em fazer o que gostam do que com o salário propriamente dito. Entretanto, isso não quer dizer que eles não são ambiciosos e não se atraem por trabalhos dos quais são bem remunerados e visualizam crescimento.
Por isso, realizar uma pesquisa de cargos e salários e oferecer plano de carreira pode ser diferenciais para atrair e reter os jovens da geração Z.
Feedbacks constantes
O Feedback foi um dos temas mais abordados nos últimos anos, quando falamos sobre o gerenciamento de pessoas. Isso não é comum, ou o Millennials buscam por feedbacks, e similares, os nascidos na geração Z também usam dessa prática.
Apesar desse público demonstrar mais sinais de expectativa e expectativa, eles ainda são um tanto inseguros, devido a ainda serem prematuros no mercado de trabalho.
Suas primeiras experiências profissionais costumam envolver algumas representações e autocríticas devido a pequenos erros. Então, procure manter um sistema de feedback prático e constante.
Fortaleça a cultura organizacional
Trabalhar em fortalecer a cultura da empresa é sempre um aspecto positivo para as organizações e, para aquelas que querem usar e reter centenários, podem fazer toda a diferença.
A identificação com uma cultura da empresa é apontada por eles como o principal motivo para permanecer em uma empresa. Por isso, é importante investir em ações para divulgar os valores da empresa, demonstrando que todos eles parecem um ambiente justo, igualitário, que valoriza como relações humanas e respeito às diferenças.
Se você quiser saber mais sobre como fortalecer a sua empresa, temos o artigo perfeito para você. “Cultura organizacional para inovação: como promover na sua empresa”
Desenvolva planos estruturados
Embora tenha uma relação diferente com hierarquias, a geração Z se sente altamente estimulada e inspirada quando aparece boas líderes. Os jovens entendem que o auxílio de um líder ajuda a melhorar o desempenho profissional e impulsiona uma carreira. Eles não apenas entendem que precisam aprender, mas valorizam quem pode aprender a aprender.
Entretanto, para que eles sintam que estão realmente aprendendo, é necessário visualizar planos e resultados. Oriente-os ao longo dos processos para definir o objetivo final em vez do imediato, é essencial para o estímulo e o aprendizado dessa geração.
Crie metas
Junto da estruturação de planos, a criação de metas é extremamente importante para criar estímulos na nova geração. Ao dividir cada grande objetivo em desafios menores, é possível manter o ritmo e o ânimo desses jovens mais imediatistas.
Inserir recompensas menores ao longo do caminho também é uma forma de promover a persistência com o trabalho.
Demonstre valorização aos funcionários
Uma característica muito presente na geração Z é a valorização de seu trabalho. Por isso, procure oferecer apoio aos jovens, com auxílio ao desenvolvimento de suas carreiras, os fazendo se sentir parte do time. Ajude-os a compreender o seu papel dentro da empresa e como seu trabalho é importante.
Algumas organizações oferecem apoio nos estudos com bolsas, ou mesmo com horários especiais para os estudantes. Fornecer recursos como treinamentos, workshops e palestras também é algo muito valorizado pelos jovens.
Engaje-os em alguma causas
Essa geração é mais comprometida com a ajuda do mundo. Preocupações com o futuro, o meio ambiente e os problemas sociais estão presentes na rotina desses jovens.
Se sua organização compreender, valorizar e comprometer projetos voltados para causas sociais, certamente será bem vista e valorizada por jovens da geração Z.
Mas cuidado, não adianta criar projetos e não envolver-los, os jovens gostam de participar de projetos com causas sociais, aqueles que são responsáveis por eles e aqueles que estão usando ajuda.
“Se o mercado aprender a trabalhar com diferentes gerações e utilizar os perfis de cada geração de acordo com a necessidade daquela empresa, terá um aproveitamento muito grande e uma complementaridade muito importante.” Mario Braile – Especialista em Gestão de Serviços e Consultor de Capital Humano da ETALENT
Como capacitar essa geração?
Uma das dúvidas mais comuns sobre essa nova geração é: como capacitar-los?
Bem, os centenários preferem consumir informações em pequenas doses. O cérebro dessa geração de informações é cada vez mais rápido. Por isso, uma estratégia de microaprendizagem é ideal para eles, uma vez que podem consumir conteúdos como as pílulas de conhecimento, ou seja, em pequenas doses diárias.
Programas de mentoria também são uma ótima oportunidade para incentivar a relação entre os colaboradores e gestores, já que esses jovens valorizam o conhecimento, tanto quanto as pessoas que estão desabilitadas nos ensinam.
Como essa geração pode ajudar sua empresa?
Cada vez mais os jovens da geração Z chegam ao mercado de trabalho, e a pergunta que não quer calar é: como eles vão ajudar as empresas?
Essa geração tem grande energia no sentido de pensar, criar e inovar, e porque não exigir que as empresas se modernizem para facilitar a implementação de grandes ideias e oportunidades de carreira?
A geração Z é ultra conectada e antenada com o mundo, e essa combinação pode ser um combustível poderoso para olhar os problemas sob uma nova ótica, para trazer soluções inovadoras.
Podemos esperar muitos avanços não apenas tecnológicos, mas também soluções para problemas comuns nas empresas ou na sociedade.
Mas não se engane, a geração Z não trará só soluções. No início ela será grande causadora de desentendimentos, uma vez que seu ingresso nas empresas poderá causar conflito de gerações.
Você deve estar se perguntando: e como minha empresa pode solucionar esses conflitos?
Com tantos perfis diferentes, o verdadeiro desafio do gestor será compreender que cada geração possui uma maneira própria de aprender e lidar com os desafios. O mais importante será a compreensão e respeito às diversidades.
Para conseguir atender a essas expectativas, as empresas poderão investir também em ferramentas para auxiliar a equipe de desenvolvimento humano a entender melhor cada colaborador por meio de seu aprendizado.
Como serão as próximas gerações?
Você sabe qual é o nome sociológico da próxima geração?
Bem, a próxima geração é chamada de Alpha, e assim como os centennials, essa geração nasce e cresce conectada, apesar de ainda não estarem totalmente imersos aos meios digitais devido a suas idades.
A futura geração ainda tem apenas 9 anos, mas já possuem características importantes como espontaneidade, autonomia, poder de adaptação e interação com diversas plataformas digitais.
Por serem ainda muito novos, não dá para prever o comportamento profissional da geração alpha, mas você pode ter certeza que serão tão inovadores quanto os “Zs”.
Como preparar sua empresa para as próximas gerações?
Vimos ao longo desse texto que as empresas precisam estar em constante transformação para acompanhar o mercado. Saber adaptar-se é essencial para a sobrevivência de todas as empresas.
Ao longo dos anos cada vez mais tecnologias, ferramentas de otimização, novos modelos de negócios e empresas que possuem resistência a mudanças estão ficando para trás.
A única forma de preparar sua empresa para as próximas gerações é acompanhar as mudanças do mercado. Ficar antenado aos novos modelos de gestão, ferramentas de otimização, mudanças nas leis e tendências de mercado é essencial para o sucesso da sua empresa.
Conclusão
Depois de ler esse texto você pegou boas dicas de como lidar com a geração Z na sua empresa, a verdade é que com boas estratégias sua empresa pode alcançar harmonia entre as gerações.
Esses jovens possuem características e personalidades que com certeza irão beneficiar a sua empresa, por isso, não se esqueça das dicas que dei ao longo deste texto para que você saiba não só como atrair esses talentos, mas também como retê-los e mantê-los motivados.