Em um mercado que exige habilidades para vencer desafios diários, ter um olhar para os gaps de competências dos funcionários é imprescindível para assegurar e maximizar os resultados em uma empresa.
É dessa forma que as oportunidades de melhoria se tornam evidentes e os gestores de pessoas conseguem entender onde há potenciais de mudanças e de melhorias.
Para saber mais sobre o que são gaps de competência e como fazer para identificá-los e solucioná-los dividimos os artigos nos tópicos abaixo. Eles abordam em totalidade o assunto e a importância de trabalhar para suprir esses gaps.
- O que são gaps?
- O que são competências?
- O que significa gaps de competências?
- Gap de competência: exemplos
- Como identificar gaps de competências?
- Como solucionar gaps de competências encontradas?
- Qual a importância de solucionar os gaps de competências?
Boa leitura!
O que são gaps?
Gap é um termo em inglês que significa lacuna, distanciamento, separação e é usado em muitas áreas, representando um espaço vazio entre duas coisas. No universo de gestão de pessoas, a palavra tem o sentido de “lacuna” e representa a falta de preparo, habilidade ou competência para que o profissional possa realizar o seu trabalho com fluidez e excelência.
O que são competências?
As competências são o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude (CHA) que um profissional apresenta ao exercer seu papel. Ela representa o desempenho e as aptidões que alguém apresenta capazes de gerar resultados.
Elas podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos e outras ações de desenvolvimento. É bem comum, inclusive, que o profissional apresente conhecimento sobre um tema, mas precisa ainda aprimorar a habilidade e atitude – ou vice e versa.
O que significa gaps de competências?
Se “gap” significa “lacuna” e competência é relacionado ao grau de capacidade de desempenhar o trabalho proposto e gerar resultado, gaps de competência significam todos aqueles espaços que há para que o profissional atinja sua excelência.
Trata-se da diferença que há entre o perfil de profissional ideal para exercer determinada função e os talentos e as capacidades que o profissional em questão realmente possui. Ao entender o que falta, então os gaps de competência são identificados.
Gap de competência: exemplos
Há vários gaps de competência que podem ser facilmente identificados em um profissional em um contexto empresarial. Há, inclusive, aqueles que possuem relação às habilidades mais técnicas, também chamadas de hard skills, e ainda os gaps relacionados ao comportamento, as soft skills.
Dificuldades em trabalhar em equipe, em se impor, em se comunicar efetivamente são alguns destes exemplos. Falta de senso de urgência, de proatividade e de motivação também são outros gaps de competência bastante fáceis de serem identificados.
Como identificar gaps de competências?
Há várias formas de identificar a distância que há entre as habilidades necessárias para exercer determinado papel e aquelas que encontramos no profissional que está no posto de trabalho ou que é um candidato a ocupar tal posição.
Testes, análises de resultados e observação são algumas das formas de identificá-las. A seguir, o texto abordará um pouco sobre quais são essas maneiras:
Tenha as competências necessárias de cada área mapeadas
Tenha um documento com todas as competências necessárias para cada área. Converse previamente com a equipe e com o gestor para entender quais são as demandas e as atividades que o trabalho em questão pede de maneira específica.
A área exige pessoas com resiliência devido ao ritmo acelerado e pressão? Ou, quem sabe, a equipe pede por funcionários mais ágeis e proativos? Essas informações ajudarão a entender se o profissional ou candidato é competente para aquelas tarefas e em quais gaps de competência será necessário agir para que ele consiga entregar resultados.
Compare os perfis reais com os ideais
Com o levantamento citado acima, será possível ter uma referência sobre o perfil e fazer um comparativo entre a expectativa e a realidade. Afinal, há sempre o que se espera para determinada vaga e, por outro lado, o que é encontrado no mercado.
Ao fazer a comparação, será possível descobrir quais são os gaps de competência do profissional e, então, criar planos e estratégias para saná-los e aproximar o profissional, então, do que é ideal para aquela vaga.
Aplique avaliações de desempenho periodicamente
As avaliações de desempenho periódicas trarão muitas informações sobre o comportamento, as habilidades e as atitudes do profissional. Ao entender por qual motivo ele atingiu ou não atingiu determinado resultado, ficará mais fácil entender suas aptidões e quais são os gaps de competência.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para comparar o desempenho ideal e o real e descobrir quais são os múltiplos fatores que estão atrapalhando o desenvolvimento do trabalho com excelência.
Aplique testes de competências
É importante, sempre que possível, aplicar testes de competências para entender e atestar quais são as habilidades do profissional. Eles são capazes de mostrar a proficiência nos mais diversos assuntos.
Por exemplo, por meio de um teste, é possível constatar se um profissional domina algum software, alguma língua necessária para o desempenho da função ou até mesmo se ele tem a habilidade para trabalhar em equipe. É por meio dos testes que se entendem os diferenciais do profissional e quais são seus gaps de competência.
Por que isso é importante?
Os testes de competência são importantes para atestar se o profissional em questão é o ideal para a função. Se for feito antes da contratação, por exemplo, ele assegura que o candidato tem todas as chances de desempenhar um bom trabalho na posição em que foi contratado.
Além disso, os testes de competência, assim como as avaliações de desempenho, levantam indicadores de RH que são capazes de fornecer uma visão abrangente da empresa no que diz respeito à gestão de pessoas.
Como solucionar gaps de competências encontradas?
Solucionar os gaps de competências identificados na equipe não é uma tarefa fácil. Tal missão exige engajamento do departamento de RH e também do profissional, que deve perseguir sua constante evolução profissional.
A seguir, exploraremos um pouco mais sobre algumas ações capazes de resolver os gaps de competências e alavancar equipes.
Faça uma análise dos resultados das avaliações e testes
Além de aplicar as avaliações de testes, é importante também analisar seus resultados, pois eles também podem trazer à tona os gaps de competência dos profissionais e das equipes e trazerem ideias que podem solucioná-los. A análise pode, ainda, trazer insights importantes sobre cultura e clima organizacional.
Entenda quais pontos podem ser aprimorados
Os resultados, quando avaliados, também apontam em quais áreas o departamento de RH deve olhar com mais cuidado e investir seus esforços. Além de mostrar quais são os treinamentos mais indicados para suprir os gaps de competências das equipes e quais perfis estão em alta ou em falta na organização.
Aplique feedbacks construtivos
Sempre que possível, é necessário aplicar os feedbacks necessários para que o profissional consiga entender onde deve melhorar e como superar os gaps de competência que ele apresenta.
Os feedbacks construtivos devem ter sempre o propósito de ajudar o desenvolvimento do profissional, trazendo orientações de como ele pode se aprimorar, alcançando o alto desempenho.
Promova treinamentos e cursos para o desenvolvimento
Promover treinamentos específicos e cursos são formas bastante eficientes de auxiliar e fornecer oportunidades para que os funcionários consigam superar seus gaps de competência e desenvolvam suas habilidades.
É neste momento, que os funcionários irão adquirir ou fortalecer as habilidades necessárias para conseguir realizar trabalho e solucionar os problemas do dia a dia.
Qual a importância de solucionar os gaps de competências?
É importante solucionar os gaps de competência de profissionais e equipes para que eles alcancem um novo patamar de produtividade e contribuam efetivamente com os resultados pretendidos pela empresa.
A resolução destas faltas técnicas ou comportamentais também melhoram o ambiente corporativo, influenciando no clima organizacional. Além de evitarem equívocos nos processos e o retrabalho.
Quais os ganhos positivos para empresas e colaboradores?
Como ganhos positivos, o ato de solucionar os gaps de competências dos colaboradores traz mais preparo para toda a equipe, alinhamento com as melhores práticas do mercado, melhores resultados, equipe mais coesa e resiliente e a maior efetividade na hora de resolver os desafios impostos pelo dia a dia empresarial.
Qual o papel do RH?
Ao departamento de RH, cabe promover a identificação dos gaps de competência presentes na equipe, propor soluções e criar estratégias para que todos na empresa consigam evoluir juntos, tanto na técnica quanto no comportamento.
É a equipe de RH que deve, dentro da empresa, se comportar como os guardiões da competência de seus funcionários, valorizando os pontos fortes e corrigindo os gaps que possam existir.
Conclusão
Neste texto, foi possível entender o que são gaps de competência e como solucioná-los a fim de alavancar os resultados de uma empresa. Há inúmeras formas de suprir essas deficiências que irão impactar diretamente em oferecer melhores aptidões aos funcionários.
Ficou visível também a importância da equipe de RH, que deve identificar os gaps e promover ações para solucioná-los, cuidando assim de um dos maiores bens em uma empresa: o capital humano.
Se você gostou deste artigo e tem interesse em assuntos que circundam o ambiente empresarial e tem a ver com gestão de pessoas, acesse o blog Pontotel e confira outros materiais sobre esses temas.