Futuro do trabalho: o que esperar e como se preparar?
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Time Pontotel 4 de outubro de 2024 Controle de ponto

Futuro do trabalho: o que esperar, principais tendências e como empresas e profissionais devem se preparar!

Conheça as perspectivas de mercado para o futuro do trabalho e descubra quais os impactos da tecnologia na rotina das empresas e empregados.

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A revolução tecnológica está tomando conta do mercado com novidades diárias, que trazem novos caminhos para um futuro do trabalho que foca cada vez mais na flexibilização das relações trabalhistas e no domínio evidente da automatização. 

Segundo o estudo Future of Jobs Report, até 2030, 50% dos atuais empregos não irão existir e serão substituídos por robôs ou softwares. Além disso, 65% das crianças trabalharão no futuro com algo que ainda não existe. 

Mas, efetivamente, como será o futuro do trabalho e quais os impactos que ele pode trazer na rotina empresarial? Para responder essa questão, este artigo irá abordar os seguintes tópicos: 

Boa leitura!

Futuro do trabalho: o que esperar?

Com a evolução tecnológica ocorrendo rapidamente nas últimas décadas, o futuro do trabalho será movido pela tecnologia e pela inteligência artificial

Como tem sido ao longo dos últimos anos, as máquinas estão assumindo o controle de diversas tarefas mecânicas e burocráticas, enquanto o ser humano está desenvolvendo novas habilidades para cuidar de questões mais estratégicas na rotina empresarial.

O futuro do trabalho será dividido entre mão de obra humana e máquinas, com muitas atividades sendo automatizadas. 

A computação em nuvem e o Big Data são alguns dos pontos de evolução que permeiam esse futuro, possibilitando um acesso a uma infinidade de dados e informações em tempo real. 

Um estudo realizado pela McKinsey revelou que metade das atividades, até 2065, serão automatizadas. Assim, a produtividade global cresceria de 0,8% para 1,4%.

Futuro do trabalho no Brasil

Uma mão robótica utilizando um teclado

De acordo com o mesmo estudo citado acima, o Brasil, no caráter de futuro do trabalho, tem potencial de automação de 50%, o que quer dizer que metade das atividades atuais devem ser automatizadas até 2065.

O impacto dessa automação teria um custo superior a US$ 89 bilhões e afetaria cerca de 53,7 milhões de empregos. 

Sendo assim, com um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, a tendência é que as empresas brasileiras cada vez mais invistam em automatização. Ou seja, o futuro do trabalho do Brasil também está ligado a mudanças substanciais no mercado empresarial. 

Quais as perspectivas de mudanças nas relações trabalhistas?

Quando se fala de futuro do trabalho, é impossível não considerar a flexibilização como a principal mudança em relação às relações trabalhistas. 

É possível identificar um pouco dessa questão fazendo um recorte do que aconteceu na pandemia, quando muitas empresas precisaram realizar mudanças na sua rotina e nos modelos de trabalho

Mudanças, aliás, que também partiram da reforma trabalhista de 2017, que desburocratizou muitas questões em torno das relações trabalhistas. 

A perspectiva para o futuro do trabalho nas relações trabalhistas, conforme o que vem ocorrendo no presente, é que o trabalho remoto seja dominante. 

A Mckinsey revelou que mais de 20% dos profissionais poderiam trabalhar remotamente, em comparação com trabalhadores do regime presencial, mesmo que atuassem no modelo remoto 5 vezes por semana. 

Outra perspectiva é que novos modelos de trabalho surjam, agregando a opções já previstas na legislação, como contratos por tempo determinado, intermitente, eventual, teletrabalho, etc. 

Além disso, uma mudança já vista atualmente é no controle de jornada, que flexibilizou a relação trabalhista quanto às possibilidades dos registros de ponto e do manuseio de dados da jornada, tornando o processo automatizado e com acesso a dados em tempo real. 

E na força de trabalho?

A força de trabalho também sofrerá com alterações no futuro. Segundo a Universidade de Brasília (UnB), 54% dos empregos, até 2026, serão ocupados por softwares ou robôs.

No total, seriam 30 milhões de vagas em que a tecnologia seria dominante. Ou seja, a força de trabalho seria uma mescla entre mão de obra humana e automatizada, elevando e muito o uso de tecnologia nas rotinas empresariais e impactando na força de trabalho recente.

Quais as principais tendências para o futuro do trabalho?

O mercado de trabalho passa por uma transformação constante devido às inúmeras inovações tecnológicas que se apresentam diariamente. Apesar dessas mudanças, você sabe quais as principais tendências para o futuro do trabalho? 

Confira algumas delas a seguir.

Surgimento de novas profissões 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Dell Technologies, 85% das profissões que farão parte do mercado de trabalho em 2030 ainda nem foram criadas.

A geração de novas profissões, aliás, é uma das tendências do futuro do trabalho, já que a tecnologia, que está se renovando diariamente, é uma grande fomentadora de novos cargos. 

Maior flexibilidade nas relações trabalhistas 

Uma tendência do futuro do trabalho está na flexibilidade em relação à exigência do trabalho presencial e aos horários. 

Inclusive, atualmente, uma pesquisa da Sodexo revelou que 92% dos trabalhadores preferem atuar em home office. 49% dizem que trabalhar de casa pode diminuir o cansaço e o estresse.

Até por isso, a tendência é que futuramente muitas equipes atuem remotamente; assim, a empresa não só potencializa a chance de manter o bem-estar dos colaboradores, elevando a produtividade destes, como reduz os gastos com ambientes físicos. 

Capacitação profissional à distância

Outra tendência para o futuro do trabalho são as formações online, ou seja, a distância. 

Isso pode gerar à empresa uma economia em relação a gastos com capacitação, e possibilita à companhia promover um número maior de treinamentos

Além disso, quando promovida à distância, é possível incluir todos os funcionários em uma formação, até mesmo aqueles que trabalham remotamente. 

Essas formações a distância também permitem maior flexibilidade no sentido de horário e local para que elas ocorram. Isso porque essas capacitações não interferem na rotina empresarial ou na produtividade, agilizando o aprendizado.

Maior autonomia aos colaboradores

O mercado de trabalho do futuro também irá valorizar a autogestão, afinal, é esperado que os resultados dos colaboradores tenham maior importância do que o microgerenciamento por parte dos gestores.

A proposta desse futuro é que cada colaborador tenha a capacidade para desenvolver seu trabalho sem que seja necessário haver uma cobrança de algum superior diariamente. 

Um estudo da Indeed revelou que 35% dos CEOs citam a capacidade de autogestão, sem um modelo hierárquico empresarial, como algo essencial para o futuro do trabalho. 

Processos seletivos online 

Muitos processos seletivos seguem sendo realizados totalmente online, da entrevista aos testes de habilidade. Essa inclusive é uma tendência que deve ser mantida e atualizada para o trabalho do futuro. 

Muito em breve, boa parte das empresas eliminará o processo seletivo presencial e irá apenas se utilizar de programas, sites especializados e softwares capazes de apontar o candidato ideal

Assim, evita-se a necessidade de se dedicar a burocracias voltadas à seleção de currículos, por exemplo. Além disso, até mesmo a assinatura e toda a negociação devem seguir esse caminho virtual, tornando remoto desde o processo seletivo até a assinatura de contrato. 

Inclusive, 53% das empresas, segundo estudo do Infojobs, já realizam seu processo seletivo, até a contratação, de maneira 100% online. 

E as principais características do mercado no futuro do trabalho?

O futuro do trabalho vai exigir mudanças processuais por parte das empresas, que precisarão cuidar mais dos seus colaboradores, valorizando não só o lado profissional dos empregados, como também o lado pessoal, preocupando-se sempre com o bem-estar.

Essa mudança do mercado no futuro também precisará de uma reinvenção por parte dos profissionais, que precisarão ter características específicas para se adaptar às mudanças constantes pelas quais o mercado de trabalho passará. 

Entre as características que serão mais exigidas no futuro do trabalho, estão:

  • Capacidade de autogestão; 
  • Proatividade
  • Pensamentos e atitudes inovadoras; 
  • Versatilidade;
  • Facilidade para lidar com dados e números;
  • Aptidão para trabalhar em conjunto com as novas tecnologias; 
  • Habilidade para lidar com o tempo de maneira estratégica.

Como os profissionais e as empresas devem se preparar para esse futuro?

Quatro pessoas conversando ao redor de uma mesa

Para que as empresas mantenham a competitividade e, principalmente, consigam concordar com todas as novidades tecnológicas do mercado, é essencial que elas se preparem para esse futuro. Entre os passos essenciais nesse sentido, estão: 

Trabalhar a inteligência emocional e a resiliência

Uma das habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado é a inteligência emocional. De acordo com um levantamento feito pela PageGroup, 33,8% das empresas valorizam essa habilidade.

O futuro do trabalho, então, não passa apenas pela automação, mas também pela evolução humana. Isso significa que as empresas cada vez mais precisarão valorizar a capacidade de empatia nas relações profissionais.

Pensar positivo e agir dessa forma, pode impactar diretamente no clima organizacional e até mesmo na produtividade dos colaboradores. 

Afinal, uma equipe inteligente emocionalmente, e resiliente, tem maior capacidade para enxergar os problemas de outra forma e até mesmo para encontrar soluções mais facilmente para eles. 

Trabalhar o pensamento inovador atrelado às análises

Não existe futuro no trabalho se não houver pensamento inovador. Então, essa é uma habilidade necessária para empresas que querem promover algo diferente. Atrelado a isso, com o uso da tecnologia, estão as análises baseadas em dados. 

Com a quantidade de informações que a tecnologia cede aos gestores em tempo real, é primordial que os profissionais tenham a capacidade de avaliar esses dados estrategicamente e os coloquem em prática para que a empresa seja inovadora e mais flexível a novas possibilidades. 

Um estudo da McKinsey revelou que mais de 84% dos executivos no mundo apontam o pensamento inovador como o fator principal em estratégias voltadas ao crescimento da empresa. Ou seja, esse tipo de visão inovadora é essencial para o futuro do trabalho. 

Ter familiarização com tecnologia, automatização de processos e trabalho virtual

A tecnologia é o ponto dominante do futuro do trabalho. Empresas que não enxergarem a automatização como algo essencial e integrante dos processos diários não abrirão as portas para o futuro.

Assim, ter familiarização com a tecnologia, estar sempre a par das novidades do mercado e ser aberto à inovação são pontos essenciais para ser competitivo e preparado para o futuro.

Como a tecnologia vai impactar esse futuro do trabalho?

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD) prevê que a evolução tecnológica irá alterar até 1.1 bilhão de cargos na próxima década. 

Ainda conforme a matéria citada acima, um estudo do Observatório Nacional da Indústria colocou o aperfeiçoamento profissional e a requalificação como itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho. 

Esse dado mostra que a tecnologia exigirá uma mudança quase radical por parte das empresas e dos colaboradores, no sentido de capacitação profissional para conseguir atender as demandas inseridas nesse universo tecnológico do futuro. 

A tecnologia também exigirá que as empresas consigam automatizar todos os processos possíveis, deixando os gestores mais focados em questões estratégicas e que agreguem valor à empresa.

Sem contar que empregados e empregadores precisarão ter a habilidade para lidar com informações e dados em tempo real, diariamente, possibilitando tomada de decisões de maneira mais assertiva.

Futuro do trabalho do RH: principais novidades

O futuro do trabalho do RH também será impactado diante das inovações tecnológicas apresentadas pelo mercado. Cada vez mais, esse setor precisará lidar com a automatização, eliminando diversas rotinas tidas como burocráticas. 

O principal objetivo disso é que, assim, esse setor possa agir de maneira mais estratégica, focando mais na gestão de pessoas. Entre as principais novidades que o futuro do trabalho do RH reserva às empresas, estão:

Conclusão

O futuro do trabalho, como dito neste artigo, promete uma força ainda maior das novas tecnologias no sentido de automatizar uma série de processos que são parte da rotina das empresas.

Esse futuro, contudo, não está tão longe, pois na atual realidade a tecnologia já é parte integrante do dia a dia de empresas que buscam ser competitivas e almejam estar ao lado da inovação para atrair e reter clientes. 

Visar esse futuro, aliás, não só é importante para as empresas, como também para os profissionais que precisam diariamente se reinventar para conseguir se manter no mercado de trabalho. 

Por fim, este conteúdo trouxe dados que mostram o impacto que o mercado de trabalho terá no futuro, e o que é necessário para lidar com ele.

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