A Receita Federal lançou um novo portal para facilitar o acesso a serviços do órgão, tanto para pessoas físicas como jurídicas. Com o fim do e-CAC, a plataforma surgiu para preencher esse espaço, com um design mais moderno e intuitivo.
Para quem não conhece, o e-CAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, que reúne uma série de serviços virtuais da Receita Federal. Contudo, devido a dificuldades relacionadas a navegação e interface, foi criado um novo portal.
Esse novo ambiente, revelou a Receita Federal, busca oferecer mais facilidade para o usuário, seja pessoa física ou jurídica, no acesso aos serviços disponibilizados pelo órgão.
Um estudo do Consad, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que entre 45% e 69% dos usuários estão satisfeitos com os serviços públicos digitais, revelando a importância de os órgãos do governo investirem cada vez mais no universo online.
Quer saber como esse novo portal funciona? Este artigo vai abordar tudo sobre o fim do e-CAC por meio dos seguintes tópicos relacionados ao tema:
- O que é o e-CAC?
- O que é o fim do e-CAC?
- O que vai substituir o e-CAC?
- Novo portal de serviços da Receita Federal
- Como utilizar o novo portal de serviços da Receita Federal?
Boa leitura!
O que é o e-CAC?
E-CAC é o termo que abrevia Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Ele é um portal gerido pela Receita Federal que oferece serviços fiscais para pessoas físicas e jurídicas, como a consulta do Imposto de Renda.
Conforme a Instrução Normativa RFB n.º 2149, de 05 de julho de 2023, o e-CAC é definido da seguinte forma:
“Parágrafo único. O e-CAC é um canal de prestação de serviços digitais da RFB, disponível no portal único gov.br na internet, no endereço eletrônico https://www.gov.br/receitafederal.”
Como funciona o e-CAC?
Ele funciona como um portal que agrega serviços do Fisco. Nele, o contribuinte, pessoa física ou jurídica, consegue consultar dados cadastrais, emitir boletos para pagamento, regularizar a situação com a Receita, consultar a declaração do imposto de renda, entre outros.
O que é o fim do e-CAC?
O fim do e-CAC está relacionado a um anúncio da Receita Federal, que irá substituir esse centro virtual por um novo portal de serviços do órgão. A mudança é resultado de estudos realizados pelo órgão, que constataram problemas no portal e-CAC.
Essa nova plataforma irá unificar e agregar em um mesmo local todos os serviços digitais da Receita Federal, buscando facilitar e agilizar a experiência do contribuinte.
O que vai substituir o e-CAC?
Com o fim do e-CAC, foi lançado o Portal de Serviços da Receita Federal, que, segundo o órgão, é mais completo, rápido e com uma nova interface para facilitar o acesso aos serviços do Fisco. O novo site já está no ar e o fim do e-CAC será feito em fases.Novo portal de serviços da Receita Federal
O novo portal de serviços da Receita Federal foi lançado em março de 2024 para ocupar o espaço deixado pelo fim do e-CAC, oferecendo serviços relacionados ao Fisco para pessoas físicas ou jurídicas.
Saiba, a seguir, como vai funcionar o portal com o encerramento do e-CAC.
Como irá funcionar?
O novo portal de serviços da Receita Federal vai funcionar agregando, de forma digital, os principais serviços do Fisco.
Nele, o contribuinte poderá navegar por diversas áreas, conforme a sua necessidade, escolhendo por menus de serviços: “Cidadão”, “Negócios”, “Simples Nacional”, “MEI” e “Certidões e validações”.
Cada ícone do menu agrupa serviços variados, entre os principais estão: consulta ao imposto de renda, geração de DARF, emissão de certidão de pessoa física e jurídica, acesso a dívidas e pendências, eSocial e outros.
O que muda no novo e-CAC?
A principal mudança com o fim do e-CAC e o surgimento do novo site de serviços da Receita Federal está relacionada à navegabilidade e modernização do portal, facilitando o acesso e a experiência dos usuários, seja pessoa física ou jurídica, aos serviços do Fisco.
Outra mudança é que o novo portal de serviços está integrado a outros sistemas do governo, como o portal do Governo Federal. No comunicado de lançamento da nova plataforma, a Receita Federal falou sobre as novidades do portal:
“O novo portal de serviços é resultado de um longo trabalho de pesquisas e entrevistas com diferentes perfis de usuários, que forneceram diagnósticos precisos sobre a experiência atual frente aos serviços da Receita Federal, além de percepções e ideias valiosas para a construção da nova plataforma”
Quais as vantagens do novo portal?
Com o fim do e-CAC, o novo Portal de Serviços da Receita Federal traz uma série de vantagens, integrando-se a novas tecnologias que irão facilitar o acesso dos usuários a serviços essenciais do Fisco. Entre as principais vantagens, estão:
- Rapidez de processamento dos dados;
- Interface intuitiva e de fácil acesso aos menus e serviços;
- Rapidez de navegabilidade;
- Grandes quantidades de serviços disponíveis digitalmente;
- Integração de dados com o portal do governo;
- Autenticação mais segura.
Como utilizar o novo portal de serviços da Receita Federal?
O acesso ao novo portal de serviços da Receita Federal é bem simples, assim como a escolha pelo serviço que atende a necessidade do usuário, graças aos menus intuitivos do site. Para acessar, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site de serviços da Receita Federal;
- Clique no menu referente ao serviço buscado: “Cidadão”, “Negócios”, “Simples Nacional”, “MEI” e “Certidões e validações”;
- Observe a abertura dos submenus logo abaixo dos menus;
- Clique em um deles;
- Opte pelo melhor método de autenticação (código de acesso, certificado digital ou acesso gov.br), conforme o serviço escolhido.
Conclusão
Com o fim do e-CAC e o surgimento do portal de serviços da Receita Federal, o usuário terá maior facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Fisco. Com um site mais intuitivo, a tendência é atrair mais usuários e agilizar processos relacionados ao órgão.
Este conteúdo destacou as facilidades que o novo portal trouxe, como a simplicidade para acessar serviços tanto no âmbito da pessoa física quanto jurídica, com uma plataforma digital que oferece navegabilidade mais simples e intuitiva.
Todas as novas facilidades, conforme mencionado no comunicado da própria Receita Federal, atendem muitas das necessidades dos usuários, graças a um trabalho de pesquisa e entrevistas do órgão com quem já acessava o e-CAC, o que gerou bons insights para a construção do novo portal.
Já testou o novo portal da Receita Federal? Se quiser ler mais conteúdos como este, acompanhe o blog Pontotel.