Investir em estratégias de fidelização de colaboradores pode ser decisivo para manter funcionários engajados e comprometidos com o crescimento do negócio. Afinal, as empresas precisam adotar práticas para atrair e reter talentos, ou arriscam perder esses funcionários para a concorrência, prejudicando a execução de projetos e até o sucesso do negócio.
Aliás, esse é um dos principais desafios enfrentados pelos empresários brasileiros. Segundo um estudo realizado pela Great Place to Work em 2023, o mundo do trabalho viveu uma verdadeira “epidemia de desengajamento”, e apenas 16% dos funcionários estão realmente comprometidos com o trabalho.
Além disso, a média de turnover do mercado é de 56%, indicando que a maioria das empresas enfrenta dificuldades para reter talentos em seu quadro de funcionários. Ainda segundo o estudo, apenas empresas que criam um ambiente de confiança, ou seja, que se dedicam para fidelizar seus funcionários, conseguem colher os melhores resultados, inclusive em termos de desempenho.
Mas como criar esse ambiente? Para responder essa pergunta, neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é fidelização do colaborador?
- Como funciona a fidelização do colaborador?
- Por que fidelizar colaboradores internos?
- Como trabalhar a fidelização interna de colaboradores?
- Como medir a fidelização interna de colaboradores?
- Qual o papel do RH na fidelização de colaboradores?
Boa leitura!
O que é fidelização do colaborador?
Fidelizar funcionários significa se esforçar para manter os colaboradores engajados, satisfeitos e comprometidos a longo prazo com a empresa.
Esse esforço exige que a organização adote estratégias para criar uma imagem positiva do negócio perante o trabalhador, reforçando as vantagens de trabalhar para essa empresa.
Assim, a organização também melhora sua marca empregadora e, por consequência, sua capacidade de reter talentos e reduzir a rotatividade de funcionários.
Como funciona a fidelização do colaborador?
Conforme explicado, a fidelização de funcionários exige que a empresa adote uma abordagem estratégica, que combina a implementação de diferentes medidas.
Para isso, a empresa pode oferecer planos de carreira mais atraentes, pacotes de benefícios corporativos mais competitivos, entre outras práticas que promovam o bem-estar e a felicidade no trabalho.
O objetivo é ser uma empresa que ofereça boas condições físicas e emocionais aos seus funcionários, incentivando-os a se comprometer com suas funções, utilizar suas potencialidades e continuar fazendo parte da organização.
Tudo isso contribui para um ambiente propício para a fidelização dos colaboradores. Assim, a empresa promove não só a retenção de talentos, mas também o aumento da satisfação e do desempenho geral das suas equipes.
Por que fidelizar colaboradores internos?
Aumentar a produtividade e a retenção de talentos na empresa são algumas das vantagens de investir em estratégias para fidelizar colaboradores internos.
Entenda a seguir a importância de aplicar essas práticas na organização.
Impacto positivo na produtividade
Ao adotar estratégias de fidelização de funcionários, a empresa tem a oportunidade de demonstrar que se importa e valoriza seus colaboradores.
E quando os funcionários se sentem valorizados e parte integrante do time, eles tendem a ficar mais engajados e motivados.
Como resultado, eles se esforçam mais para cumprir suas funções e aumentam a sua produtividade, impactando nos resultados da empresa.
Retenção de talentos
Conforme explicado, fidelizar funcionários é essencial para reduzir o turnover e reter talentos na organização. Isso é possível porque as práticas de fidelização reconhecem e valorizam os colaboradores engajados, comprometidos e dispostos a contribuir com o crescimento da empresa.
Dessa forma, a organização consegue formar equipes mais experientes, composta por colaboradores que entendem o funcionamento do negócio, fator importante para construir uma organização competitiva no mercado.
Como trabalhar a fidelização interna de colaboradores?
Para aproveitar os benefícios mencionados anteriormente, é preciso entender quais estratégias utilizar e como colocá-las em prática visando à fidelização dos colaboradores.
Confira a seguir algumas medidas que podem ser adotadas para auxiliar o negócio nesse processo.
Cultura organizacional forte
Fortalecer a cultura organizacional é o primeiro passo para assegurar a fidelização dos funcionários da empresa. Para isso, o ideal é que a organização invista em pesquisas de satisfação interna e de clima organizacional.
A partir dos resultados desses estudos, ela terá acesso a dados para alinhar suas condutas aos objetivos da empresa e as expectativas dos trabalhadores.
Dessa forma, fica mais fácil adotar medidas que realmente promovam um ambiente de trabalho no qual a colaboração, a valorização, o respeito mútuo e a inclusão sejam priorizadas.
Esses princípios devem orientar a definição dos valores e a missão da empresa, bem como a elaboração de suas políticas internas e ações organizacionais.
Tudo isso é essencial para criar um ambiente de trabalho mais saudável do ponto de vista físico e psicológico, facilitando a convivência entre os colaboradores e aumentando a satisfação dos funcionários.
Desenvolvimento profissional contínuo
Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores também é uma estratégia eficiente para aumentar a retenção de talentos. Para fazer esse investimento, a organização pode adotar diferentes medidas de incentivo.
Por exemplo, desenvolver planos de carreira que reconheçam o potencial de cada colaborador e ofereçam um caminho claro para o crescimento na empresa.
Além disso, ela pode oferecer oportunidades de treinamento e capacitação, como cursos, workshops e mentorias, estimulando os funcionários a desenvolverem suas habilidades e avançarem em suas carreiras.
Incentivos e benefícios personalizados
A organização também pode investir em incentivos e benefícios personalizados para fidelizar colaboradores. Afinal, atualmente, oferecer um salário competitivo e benefícios clássicos, como plano de saúde, não é mais o suficiente para reter talentos na organização.
Mais do que isso, uma empresa precisa oferecer benefícios diferenciados, que demonstrem que ela se distingue da concorrência. Benefícios flexíveis, como day-off no aniversário, vale-cultura, auxílio-educação e auxílio saúde física, podem ser oferecidos com esse propósito.
Além desses benefícios, é importante que a empresa ofereça bônus e recompensas aos funcionários engajados, produtivos e empenhados em auxiliar a organização a crescer.
Comunicação interna eficiente
Não basta implementar as medidas anteriormente citadas se os funcionários não sabem que elas existem. É preciso comunicar com clareza os valores, os princípios e as políticas da empresa para os colaboradores.
Para isso, a organização precisa investir em canais de comunicação que facilitem o compartilhamento dessas informações.
Esses canais devem ser alimentados de forma contínua para manter as equipes atualizadas sobre mudanças, ideias, preocupações e feedbacks.
Além disso, o ideal é que esses canais também permitam que os colaboradores consigam compartilhar sugestões e preocupações com a gestão.
Tais medidas reduzem os ruídos de comunicação e ajudam a empresa a se tornar mais transparente e melhorar sua relação com os funcionários.
Como medir a fidelização interna de colaboradores?
É impossível melhorar aquilo que não se conhece. Afinal, como a empresa definirá os seus objetivos em termos de fidelização, se ela não entende qual é sua capacidade atual de reter talentos?
Por isso, a adoção de qualquer estratégia de fidelização deve ser precedida de medidas que permitam a avaliação da fidelidade dos funcionários.
Essa análise também deve ser realizada de forma contínua após a adoção de medidas, facilitando o acompanhamento dos efeitos das estratégias de retenção implementadas na empresa.
Confira a seguir como medir esses parâmetros para coletar esses dados.
Aplique reuniões de feedbacks constantes
Realizar reuniões de feedback regulares com os colaboradores permite que os gestores avaliem o nível de satisfação e engajamento da equipe.
Isso porque o encontro facilita a coleta de informações sobre o bem-estar dos funcionários, e quaisquer preocupações ou sugestões que possam ter.
Com base nesses dados, a liderança consegue identificar padrões ou tendências e usar essas informações para implementar mudanças e melhorias.
Incentive a participação em avaliações
Conforme explicado, investir em pesquisas de satisfação e clima organizacional é importante para entender o que os funcionários pensam e o que a empresa pode melhorar.
O ideal é que essas pesquisas sejam feitas regularmente, mesmo após a adoção de estratégias de fidelização. Além disso, a recomendação é que essas pesquisas garantam o anonimato dos funcionários.
Assim, eles se sentem incentivados a participar e mais confortáveis para ser honestos e abertos em suas respostas.
Mantenha a comunicação interna aberta
Manter canais de comunicação abertos significa garantir que os funcionários consigam expressar suas opiniões, preocupações e sugestões por meio dos canais da empresa.
Isso ajuda a liderança a entender o que os colaboradores pensam e o que eles precisam. Assim, ela obtém insights importantes sobre o nível de fidelização dos funcionários e quais medidas precisam ser adotadas para melhorar a retenção de profissionais.
Qual o papel do RH na fidelização de colaboradores?
O trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) é essencial para implementar as estratégias necessárias para fidelizar os colaboradores da empresa. Afinal, o setor é responsável por várias tarefas relacionadas à gestão de pessoas da organização.
Por isso, é papel do RH ajudar a empresa a definir e a promover uma cultura que visa a fidelização e garantir que ela seja incorporada em todas as práticas e condutas da empresa.
O setor ainda deve cuidar da gestão de talentos, definir programas de treinamento, propor iniciativas para melhorar a saúde mental e física dos funcionários, entre outras estratégias citadas anteriormente.
Além disso, cabe ao setor monitorar métricas de produtividade, engajamento, rotatividade, entre outros indicadores de RH.
Essas métricas fornecem dados importantes sobre o desempenho e comprometimento dos colaboradores, auxiliando o setor a definir e implementar melhorias que favoreçam a retenção de talentos e o sucesso da empresa.
Conclusão
Investir na fidelização de colaboradores faz a diferença na reputação e no desempenho de uma empresa. Afinal, adotar estratégias focadas na valorização, no reconhecimento e no desenvolvimento dos funcionários não só melhora a produtividade da organização, mas também favorece a retenção de talentos.
Isso demonstra que as empresas precisam investir em estratégias que garantam essas melhorias, como fortalecer sua cultura, organizar treinamentos e oferecer benefícios interessantes.
Conforme explicado, a adoção dessas e outras práticas exige a colaboração do RH, cujo trabalho é essencial para ouvir os funcionários, implementar melhorias e auxiliar a empresa a aumentar a satisfação das suas equipes.
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