Ao longo de um ano, diversas campanhas para conscientização e promoção da saúde são promovidas por instituições públicas e privadas em prol do bem-estar da sociedade geral e de seus funcionários. No segundo mês do calendário, destaca-se o debate sobre combate à leucemia por meio do Fevereiro Laranja.
O Fevereiro Laranja é um período em que se veicula comunicações em prol da luta contra a leucemia, doença que afeta muitas vidas ao redor do mundo. É um momento de solidariedade, educação, mobilização e oferecimento de suporte àqueles que lidam com os desafios dessa doença.
Engajar a empresa em debates como esses é importante para prevenir a desinformação e promover uma cultura de autocuidado, apoio e empatia. Neste artigo, será possível compreender o que é a campanha Fevereiro Laranja, como aplicar na empresa e mais informações necessárias. Confira os tópicos que serão abordados no texto:
- O que é Fevereiro Laranja?
- Como funciona a campanha do Fevereiro Laranja?
- O que as empresas podem fazer para apoiar o Fevereiro Laranja?
- Quais assuntos tratar nos programas de conscientização do Fevereiro Laranja?
- Quais os benefícios da campanha do Fevereiro Laranja para as empresas?
- Qual é o papel do RH na promoção da campanha de Fevereiro Laranja?
Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!
O que é Fevereiro Laranja?
O Fevereiro Laranja é uma campanha de conscientização que acontece anualmente durante todo o mês de fevereiro. Essa campanha tem como intuito divulgar informações úteis para a prevenção e o combate à leucemia, e o incentivo à doação de medula óssea, contribuindo para o tratamento de pacientes portadores da doença.
Neste período, empresas do setor público e privado se unem em prol da causa, compartilhando informações úteis sobre a doença com seus colaboradores e com a sociedade em geral. É comum observar a veiculação de anúncios em e-mails, folhetos, outdoors, rádios e programas de televisão como estratégia de divulgação.
Como surgiu o Fevereiro Laranja?
As campanhas mensais de conscientização a doenças já existem há muitas décadas; uma das primeiras mais reconhecidas foi o Mês Nacional do Coração, criada em fevereiro de 1964, nos Estados Unidos. Desde então, diversos novos meses comemorativos foram sendo criados por instituições de diversos países.
No Brasil, o Fevereiro Laranja foi idealizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2019, junto a Lei 17.207/2019, de criação do deputado Thiago Auricchio (PL). Apesar de ser uma lei estadual, as campanhas acontecem livremente por todo o país no mês de fevereiro.
Como funciona a campanha do Fevereiro Laranja?
A campanha de Fevereiro Laranja funciona a partir da execução de um esforço coletivo durante todo o mês para aumentar a conscientização sobre a leucemia, realizando a divulgação de informações sobre prevenção, tratamento e doação de medula óssea.
Neste período, perfis em redes sociais, veículos de comunicação e personalidades influentes dedicam espaço para disseminar informações precisas sobre a leucemia, destacando a importância do diagnóstico precoce e do apoio aos pacientes.
Empresas públicas e privadas também desempenham um papel importante durante o Fevereiro Laranja. Muitas delas se engajam ativamente na campanha, promovendo a conscientização entre seus funcionários por meio de campanhas internas e envio de informações sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.
Eventos especiais, como corridas beneficentes, arrecadações de fundos e workshops, são organizados para envolver a comunidade. É um momento em que pessoas se unem para oferecer suporte àqueles que enfrentam a doença e encorajar a doação de medula óssea, uma ação que pode salvar vidas.
O que as empresas podem fazer para apoiar o Fevereiro Laranja?
As empresas podem desempenhar ações importantes para contribuir com e fazer parte do Fevereiro Laranja, incentivando uma cultura organizacional em que a preocupação com a saúde esteja presente. Confira, a seguir, quais são as possibilidades de atividades para apoiar o Fevereiro Laranja.
Campanhas de conscientização interna e externa
É possível realizar campanhas internas com palestras, e-mails educativos e incentivos à doação de sangue e medula óssea entre funcionários. Além disso, outras boas opções são usar redes sociais, eventos locais e parcerias com organizações de saúde para compartilhar informações sobre a leucemia, incentivando a conscientização pública.
Parcerias com organizações de saúde
As empresas podem contribuir com organizações de saúde patrocinando eventos, cedendo seu espaço, recebendo palestras, financiando pesquisas, facilitando palestras e workshops, e até mesmo dando suporte logístico para a coleta de doações. É importante buscar uma instituição e entender suas necessidades para firmar uma parceria.
Contribuições financeiras
A realização de contribuições financeiras também é uma possibilidade. A empresa pode destinar valores para instituições que tratam o câncer, custear tratamentos individuais, destinar verbas para estudos e produção de mídia. É uma forma de apoio que demonstra o compromisso da empresa em fazer diferença na luta contra o câncer hematológico.
Quais assuntos tratar nos programas de conscientização do Fevereiro Laranja?
Os assuntos mais importantes para serem tratados nos programas de conscientização do Fevereiro Laranja são formas de prevenção, tratamentos disponíveis, compartilhamento de informações embasadas sobre a doença e histórias de superação.
Entenda com mais detalhes sobre o que abordar em cada assunto:
- Leucemia e seus tipos: explicar sobre leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda, leucemia linfoblástica crônica, leucemia mieloide crônica e outros subtipos menos comuns;
- Sintomas e diagnóstico: apresentar sinais comuns da leucemia, como fadiga, infecções frequentes, palidez e hematomas, além da importância do diagnóstico precoce por meio de exames específicos;
- Tratamentos disponíveis: explicar terapias convencionais, como quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea, terapias direcionadas e imunoterapia, ensaios clínicos e novas abordagens terapêuticas;
- Doação de medula óssea: ensinar sobre como o colaborador pode se tornar um doador, como é o procedimento de doação e por que as doações podem salvar vidas;
- Histórias de superação: compartilhar relatos de pessoas que venceram a leucemia, destacando suas jornadas, desafios e esperanças para inspirar outros.
Se a empresa optar por um programa mais simples, é possível realizar buscas em fontes de informação como portais e livros de saúde; já se houver aprofundamento, é sempre bom buscar um profissional para auxiliar a produção do conteúdo do Fevereiro Laranja.
Quais os benefícios da campanha do Fevereiro Laranja para as empresas?
A adoção do Fevereiro Laranja no calendário de uma empresa é benéfico em amplos sentidos, sendo uma forma de melhorar a cultura da empresa, aproximar-se da comunidade e fortalecer a marca. Entenda a seguir como isso acontece.
Responsabilidade social corporativa
Programas de responsabilidade social estão presentes em 93% das empresas, segundo a pesquisa Top Employers 2020. Assim, as corporações entendem a importância de se engajar em causas sociais e, ao aderir ao Fevereiro Laranja, elas demonstram seu compromisso com a saúde de consumidores e colaboradores.
Relacionamento com a comunidade
Ao se engajar em debates sociais como o Fevereiro Laranja, as empresas fortalecem laços com a comunidade. Essa conexão é amplificada ao apoiarem ações de saúde em colaboração com instituições, demonstrando um compromisso genuíno com o bem-estar público e construindo relacionamentos sólidos.
Publicidade positiva
Apoiar uma causa é uma ótima forma de garantir uma publicidade positiva para a empresa, demonstrando o quanto ela se preocupa com questões sociais. Segundo a Cone Communication Reserch, 91% dos Millennials já optaram trocar de marcas por outras que abracem uma determinada causa.
Qual é o papel do RH na promoção da campanha de Fevereiro Laranja?
O setor de Recursos Humanos é considerado a peça-chave na promoção de ações de Fevereiro Laranja na empresa. Ele será responsável por diversas atividades, desde a decisão de adicionar a data ao calendário da empresa até a idealização, a execução de ações e a colheita de feedbacks.
Nesse sentido, o RH realiza atividades como:
- Produção e disparo de material informativo sobre a leucemia;
- Organização de eventos do Fevereiro Laranja;
- Facilitação de palestras e workshops educativos;
- Coordenação de campanhas de conscientização;
- Estabelecimento de parcerias com instituições de saúde para eventos de doação;
- Promoção de campanhas de registro para doação de medula óssea;
- Avaliação e análise dos resultados das ações para otimização futura.
Em alguns casos, pode ser preciso que a empresa realize investimentos financeiros. Nestes, o RH é responsável por articular a comunicação entre os setores envolvidos e identificar a viabilidade financeira desses investimentos.
Conclusão
Portanto, ficou evidente que adotar campanhas conscientizadoras é importante para a empresa e para todas as pessoas impactadas de alguma forma pela marca. O Fevereiro Laranja, em especial, conta com um debate importante que muitas vezes é negligenciado e precisa ser mais discutido por todos.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2023 e 2025 devem haver 11 mil diagnósticos de leucemia. Por isso, debater sobre esse assunto é tão necessário.
Com as dicas apresentadas neste texto, sua empresa estará devidamente preparada para aderir ao Fevereiro Laranja e permanecer em compromisso com a conscientização sobre a temática.
Gostou de aprender sobre o assunto? Se sim, então, compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho e continue acompanhando o blog Pontotel para ler as melhores atualizações sobre o setor corporativo.