Os feriados de novembro estão chegando. Isso significa que o setor de Recursos Humanos (RH) deve se preparar para gerenciar a escala dos funcionários que trabalharão nessas datas ou comunicar sobre os dias de folga.
Nos dois casos, o primeiro passo é identificar quais são os feriados e entender o que diz a lei sobre o funcionamento das empresas nessas datas. Para explicar tudo isso, este artigo abordará os seguintes tópicos:
- Quais são os feriados de novembro?
- O que diz a legislação sobre trabalhar no feriado?
- Qual o melhor sistema de ponto para gestão de feriados?
Boa leitura!
Quais são os feriados de novembro?
O mês de novembro é marcado por três feriados nacionais. O primeiro deles é o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Também conhecida como Dia dos Mortos, essa data tem origem na tradição cristã de homenagear os mortos e lembrar dos entes queridos.
O segundo feriado é a Proclamação da República, comemorada em 15 de novembro. A data celebra a mudança do sistema de governo no Brasil em 1889, quando o país deixou de ser uma monarquia e se tornou uma república.
O último feriado de novembro é o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra à escravidão no Brasil.
Vale lembrar que os municípios também podem decretar feriados locais. Por exemplo, o município do Rio de Janeiro terá dois feriados adicionais em 18 e 19 de novembro de 2024, por conta da realização da Cúpula do G20.
Novembro tem feriado prolongado?
Sim, novembro terá um feriado prolongado em 2024. Conforme explicado, dia 15 de novembro é feriado da Proclamação da República. Neste ano, a data cairá em uma sexta-feira, permitindo que muitas pessoas aproveitem um final de semana prolongado, com três dias consecutivos de folga.
Novo feriado nacional em novembro
A partir de 2024, o dia 20 de novembro é considerado oficialmente um feriado nacional. Conforme explicado, a data é conhecida como Dia de Zumbi e da Consciência Negra.
Embora já fosse feriado em alguns estados e municípios, somente com a promulgação da Lei n.º 14.759/2023, passou a ser considerada feriado em todo o território nacional. Esse reconhecimento é visto como um marco importante na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial.
O que diz a legislação sobre trabalhar no feriado?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal legislação que regulamenta o trabalho em feriados no Brasil. O artigo 70 da CLT proíbe o trabalho nessas datas, mas existem exceções.
Elas estão previstas no artigo 68, que estabelece que algumas atividades consideradas essenciais podem funcionar durante os feriados. Para isso, o empregador precisa obter uma permissão prévia da autoridade competente.
Ele também deve organizar escalas de trabalho de forma que os colaboradores não sejam prejudicados, garantindo que o Descanso Semanal Remunerado (DSR) seja respeitado.
Quais categorias de empresas costumam abrir no feriado?
Os feriados impactam o funcionamento das empresas e a economia de diversos setores. Em 2023, por exemplo, essas datas movimentaram R$ 74,3 bilhões no turismo. Em contrapartida, provocaram queda no faturamento do comércio.
Um dos motivos para esse cenário é a regulamentação do funcionamento das empresas nessas datas. Além da CLT, o Decreto n.º 27.048/1949 regulamenta o trabalho durante feriados. A última atualização do decreto ocorreu em 2021. Desde então, 122 categorias estão autorizadas a funcionar nesses dias. Elas incluem:
- Indústrias: empresas de laticínios, produção de energia elétrica, tratamento de água e esgoto, siderurgia, entre outras;
- Comércio: varejistas de alimentos perecíveis, postos de combustível, hotéis, hospitais e clínicas, entre outros;
- Transportes: empresas de transporte aéreo, rodoviário, marítimo e serviços portuários;
- Comunicação e publicidade: empresas de comunicação, como rádio, televisão, jornais e revistas, entre outras;
- Educação e cultura: estabelecimentos de ensino, teatros, bibliotecas e museus.
Como controlar o ponto de funcionários em caso de feriados locais?
O primeiro passo para controlar o ponto de funcionários durante feriados locais é consultar os calendários oficiais de cada município e estado. Além disso, é importante que o RH das empresas acompanhe a publicação de portarias ou decretos locais, que podem estabelecer novos feriados ou alterar os já existentes.
O setor também deve verificar se existem acordos coletivos de trabalho que definam feriados específicos para determinadas categorias ou regiões. A forma mais fácil de gerenciar essas informações e ainda acompanhar a jornada dos funcionários é utilizar um sistema de ponto eletrônico.
Esse tipo de software facilita a gestão de escalas e o controle do banco de horas, ferramentas essenciais para o acompanhamento da jornada de trabalho em fins de semana e feriados.
Qual o melhor sistema de ponto para gestão de feriados?
A Pontotel é o melhor sistema de ponto do mercado para gestão de feriados! Nossa plataforma oferece recursos avançados que facilitam o registro, o tratamento e a gestão do ponto em todas as situações.
Esses recursos incluem múltiplas formas de marcação de ponto, banco de horas robusto, fechamento de folha de ponto otimizado, cálculos automatizados e muito mais!
Quer saber se a Pontotel é mesmo a solução certa para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo para fazer uma demonstração gratuita da nossa plataforma!
Veja como a Pontotel possibilita uma gestão mais assertiva no controle de jornada em feriados
A Pontotel oferece um sistema flexível e inteligente que facilita o controle de jornada em feriados. Isso porque nossa plataforma permite personalização de escalas e regras de cálculo específicas para essas datas.
Assim, fica mais fácil configurar o sistema para atender às necessidades do negócio durante os feriados, como ajustes em jornadas, gestão de banco de horas e cálculo de horas extras. Essas e outras funcionalidades transformaram a rotina do RH da Indústria Unidas SM, uma das empresas que adotam o sistema da Pontotel.
“A Pontotel foi um divisor de águas para nós. Antes, levaria cerca de um dia ou mais para tratar todos os 250 funcionários que temos na indústria. Hoje, levo cerca de 1 a 2 horas para realizar toda a tratativa”, explica Maressa, analista de RH da indústria.
Isso mostra que a gestão de ponto fica muito mais ágil e eficiente com o apoio da Pontotel. Com nossa solução, é possível construir um RH estratégico e otimizar a rotina do setor, garantindo que ele seja eficiente em qualquer época do ano.
Conclusão
Os feriados de novembro são o Dia de Finados (2 de novembro), a Proclamação da República (15 de novembro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A legislação brasileira proíbe o trabalho nessas datas, a menos que a atividade da empresa se enquadre nas exceções previstas em lei.
Para gerenciar o trabalho dos funcionários nessas datas, é importante que a empresa utilize um bom sistema de ponto eletrônico, como o da Pontotel. Dessa forma, é possível otimizar a rotina do RH ao longo de todo o ano, especialmente durante períodos atípicos, como feriados e datas comemorativas.Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de empresas no blog Pontotel!