Para que uma empresa alcance seus objetivos, é essencial que a equipe mantenha-se motivada e produtiva. Portanto, uma comunicação assertiva entre gestão e colaboradores é de extrema importância. Por isso, o feedback contínuo é uma prática que deve ser incentivada dentro das organizações.
O feedback contínuo diferencia-se das tradicionais práticas de avaliação de desempenho, e auxilia no gerenciamento de equipes, no alinhamento de expectativas entre lideranças e colaboradores, na motivação dos profissionais e em muitas outras questões que são fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre feedback contínuo, desde seus benefícios até boas práticas para aplicá-lo na organização. Confira abaixo os tópicos que serão abordados:
- O que é feedback contínuo?
- Como dar feedback contínuo?
- Qual é a importância dessa técnica de feedback?
- Quais são as principais características do feedback contínuo?
- Qual o papel do RH no processo de feedback contínuo?
- Como promover uma boa cultura na empresa utilizando feedback contínuo?
Boa leitura!
O que é feedback contínuo?
O feedback contínuo é uma prática de gestão em que os líderes conversam com seus colaboradores periodicamente para trocar informações sobre desempenho, alinhar expectativas, informar queixas e sugerir melhorias de ambas as partes.
O diferencial dessa medida é o aumento da frequência das reuniões e consequente diminuição do tempo entre elas. Logo, devem haver intervalos de tempo ou situações definidas para acontecer. Por exemplo: um feedback contínuo é dado mensalmente a cada funcionário ou todas as vezes que houver uma situação a ser elogiada ou corrigida.
Como a periodicidade é de curtos e constantes períodos, as reuniões não costumam ser longas.
O objetivo dessa prática é solucionar problemas, motivar os funcionários e proporcionar uma comunicação mais assertiva no ambiente de trabalho.
Como dar feedback contínuo?
Não existe uma fórmula correta para realizar o feedback contínuo, até porque o formato da prática varia de acordo com as necessidades de cada equipe e empresa. Ou seja, a medida deve ser personalizada para cada negócio.
É importante ressaltar que todo feedback contínuo deve ser feito horizontalmente, ou seja, sem deixar a hierarquia do ambiente de trabalho interferir na conversa. Assim, a reunião pode ser proveitosa para todas as partes e os retornos não ficam concentrados apenas no líder.
Apesar de não haver receita, existem boas práticas que podem guiar a construção de um feedback contínuo. Confira a seguir quais são elas:
Pessoalmente
Os feedbacks contínuos tratam de assuntos que precisam de um certo nível de cuidado com as palavras e com o tom de voz que serão usados. Afinal, um de seus objetivos é solucionar problemas, e não criar mais situações.
Por isso, é importante que os feedbacks contínuos sejam feitos pessoalmente, porque isso colabora para que as mensagens sejam transmitidas de forma mais clara, sem espaço para interpretações equivocadas.
Se feitos de forma online, principalmente via mensagem de texto, não é possível utilizar algumas habilidades interpessoais importantes para tratar assuntos delicados, como expressões corporais, faciais e tom de voz.
Reuniões rápidas
É indicado que as reuniões de feedback contínuo sejam rápidas, por estas possuírem a vantagem de serem objetivas o suficiente para que não haja desfoque do assunto principal. Assim, gestor e colaborador conseguem se ater e se aprofundar apenas no objetivo daquela conversa.
Além disso, não há necessidade de que o retorno dos colaboradores seja extenso, entretanto, é uma prática que exige sinceridade.
Lembrando que cuidado com as palavras é diferente de enrolação; deve-se escolher as palavras certas para comunicar a mensagem assertivamente, mas não é preciso utilizar sentenças longas com receio de magoar o receptor.
Dinâmicas em grupo
Outra possibilidade é fazer o momento do feedback contínuo em grupo, dividido por equipes. Nessa modalidade, cada equipe e seus líderes juntam-se em um diálogo sobre pontos positivos e negativos do departamento e de cada colaborador.
A vantagem que esse método oferece é a possibilidade de ter um feedback 360º e avaliar melhor o desempenho de cada área da empresa.
Entretanto, há desvantagens. Esse é um modelo em que alguns colaboradores podem não se sentir confortáveis pela exposição. Além disso, os líderes precisarão ter um controle maior dos ânimos e do tempo para que não haja atrito entre a equipe e que o objetivo da conversa não seja desviado.
Ferramentas online
Os feedbacks contínuos podem contar com a ajuda de ferramentas online de gestão de pessoas, com espaços específicos para direcionar retornos aos colaboradores e realizar comentários sobre performance e desempenho.
O uso das plataformas otimiza o tempo investido em reuniões periódicas e tem ainda o benefícios de manter um histórico de todos os feedbacks, assim, é possível acompanhar melhor o desenvolvimento de cada funcionário.
Qual é a importância dessa técnica de feedback?
O feedback contínuo é importante, pois faz um acompanhamento mais alinhado e próximo do desenvolvimento de cada profissional da empresa. Mas seu diferencial também conta muito para sua relevância dentro da organização por diminuir o intervalo entre os retornos tradicionais, conhecidos como avaliação de performance, dados anualmente.
Isso porque, com períodos menores entre as reuniões, é possível pontuar melhor as conquistas do funcionário e tornar esses momentos menos enfadonhos e longos, o que tem um efeito positivo na recepção dos funcionários e, a longo prazo, os deixa mais motivados.
Entenda mais sobre quais são os outros benefícios de aderir à técnica de feedback contínuo a seguir:
O feedback contínuo possibilita uma comunicação eficaz
É comum que em uma empresa com vários funcionários a comunicação seja fragmentada, sem o auxílio de uma gestão de pessoas que promova a comunicação assertiva.
O feedback contínuo ajuda a promover esse diálogo aberto por manter conversas horizontais e honestas entre funcionários e gestores periodicamente.
O resultado é a diminuição de fofocas e informações mal-interpretadas no ambiente de trabalho. Afinal, qualquer situação, seja ela entre a própria equipe ou entre os supervisores, pode ser resolvida de forma rápida e controlada, com uma resolução de problemas ágil.
Motivar e incentivar os funcionários
Como já mencionado, um dos pontos positivos dessa técnica é a possibilidade de dar mais destaque às conquistas de cada colaborador. Isso pois, uma vez que eles veem seus pontos positivos sendo enaltecidos, ficam mais motivados e sentem-se incentivados a continuar acertando, portanto tornam-se mais engajados com o trabalho.
Maior produtividade da equipe
Se individualmente os colaboradores ficam mais motivados, há por consequência um aumento da produtividade da equipe.
Até porque, além de tudo, o feedback contínuo permite uma visão clara sobre pontos positivos e negativos da equipe, o que deixa o departamento mais atento àquilo que eles devem ter uma atenção especial.
Redução do turnover
Os três últimos benefícios citados contribuem para uma diminuição da rotatividade ou, melhor dizendo, da taxa de turnover. Isso porque funcionários mais motivados, equipe mais produtiva e comunicação eficaz são vitais para um bom clima organizacional.
Além disso, funcionários satisfeitos costumam se estabilizar no local, criando raízes a partir do bom relacionamento que construíram com as pessoas do seu local de trabalho.
Alinhar expectativas da empresa com os colaboradores
Outro ponto a se destacar é que o feedback contínuo auxilia no alinhamento de expectativas da empresa para com o colaborador e vice-versa.
Isso pois, cada funcionário é contratado para cumprir uma função e, uma vez contratado, a organização espera que ele realize essa atividade de tal forma. Se as expectativas sobre o cargo não estiverem sendo atendidas, tanto da parte da empresa quanto da parte do profissional, a técnica permite que isso seja comunicado de forma rápida para que seja solucionado.
Reter talentos
O bom clima organizacional e a diminuição da taxa de turnover, impulsionados pelo feedback contínuo, são relevantes para reter os talentos dentro da empresa, já que enquanto estiverem satisfeitos, não há motivo para que eles se desliguem do local.
Este fator garante uma série de benefícios financeiros para a empresa, que já não precisa investir tanto dinheiro e tempo nos processos de atração, seleção e retenção de novos talentos.
Melhorar a performance individual
Qual é o profissional que não gosta de receber um retorno sobre em que está acertando em sua função? E além disso, receber instruções sobre quais são seus pontos fracos e qual o caminho para melhorá-los.
A comunicação desses pontos para o colaborador e o posterior acompanhamento do que ele faz com as informações que foram oferecidas a ele são de suma importância para o desenvolvimento profissional e a melhora na performance de cada funcionário.
Melhor conexão entre líderes e liderados
E, por fim, a comunicação eficaz entre gestores e colaboradores permite um relacionamento melhor entre ambos.
É importante que os liderados sintam confiança para dialogar de forma sincera com seus líderes, por isso, o feedback contínuo deve ser feito de forma horizontal, sem que a hierarquia das partes mine o diálogo com medos e ansiedades por parte dos colaboradores.
Uma vez que a gestão possui a confiança de sua equipe, a conexão entre eles melhora. Essa é uma oportunidade, inclusive, dos líderes entenderem seus pontos fracos e fortes na visão de sua equipe e trabalharem em cima disso.
Quais são as principais características do feedback contínuo?
O feedback contínuo tem como característica principal a diminuição do intervalo entre os retornos de cada colaborador. Mas horizontalidade, agilidade, objetividade, comunicação assertiva e escuta ativa são também atributos que permeiam a técnica.
Qual o papel do RH no processo de feedback contínuo?
O RH, sendo o departamento responsável por questões referentes ao capital humano da empresa, é quem pode tomar os primeiros passos e guiar a implementação do feedback contínuo na cultura da organização.
O Recursos Humanos pode auxiliar pesquisando as melhores práticas, utilizando o benchmarking para entender como a prática funciona em outras empresas, apropriando-se do que dá certo em outras organizações e fazendo uma avaliação dos processos do local para entender a melhor maneira de encaixar a prática na corporação.
Como promover uma boa cultura na empresa utilizando feedback contínuo?
Para promover uma boa cultura na empresa, é necessário entender a realidade da corporação. Cabe ao RH fazer uma pesquisa e estudo do local para entender suas particularidades.
Quais particularidades seriam essas? Por exemplo: como funcionam os atuais processos de feedback da companhia, se eles existirem? De que forma os colaboradores e líderes sentem-se mais confortáveis para realizar o feedback contínuo: individualmente ou em grupo? Com datas predefinidas? Pessoalmente ou por meio de plataformas? Enfim, são questões a serem avaliadas e discutidas em conjunto antes de implementar a técnica.
Além disso, é muito importante preparar os líderes para dar feedbacks. Muitos deles não estão acostumados a fazerem isso periodicamente e com comunicação assertiva. Portanto, aqui é necessário haver um momento educativo, que pode ser feito por meio de palestras corporativas .
Por último, é fundamental que haja um registro dos feedbacks contínuos para que posteriormente um acompanhamento seja feito. Assim, é possível verificar se as comunicações estão sendo eficientes e surtindo o efeito esperado.
Conclusão
Atualmente, grandes empresas estão substituindo a prática tradicional de avaliação de desempenho por feedbacks contínuos, que possuem o diferencial de terem intervalos menores.
As vantagens dessa técnica são muitas, pois uma frequência maior de reuniões entre líderes e liderados permite que haja mais foco nas conquistas dos colaboradores, que se sentem mais motivados. Além disso, fortalece a conexão e a confiança entre gestores e funcionários.
E o RH possui um papel fundamental na implementação do feedback contínuo na cultura da empresa, porque fará toda a análise sobre a melhor maneira de adotar a técnica de acordo com as especificidades da organização. O departamento deve ainda preparar os líderes para a nova maneira de realizar essa tarefa.
Só assim é possível adotar o feedback contínuo de forma adequada e efetiva nas empresas.
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