A forma como os profissionais se sentem ao trabalhar em uma empresa é muito importante para a construção do employer branding da organização e, especialmente, para os resultados do negócio. Por isso, um olhar atento dos gestores para a experiência do colaborador, ou employee experience, é essencial para manter a equipe unida e motivada.
Quando esse relacionamento entre colaborador e empresa é negativo, pode trazer diversos problemas para o negócio, como alta taxa de absenteísmo, rotatividade de funcionários, desmotivação e falta de sensação de pertencimento.
Sendo assim, cuidar da experiência do colaborador é um dos principais desafios dos profissionais de recursos humanos em conjunto com os gestores de cada departamento.
Neste artigo, os principais detalhes sobre o tema serão apresentados: o que é e como melhorar a experiência do colaborador, o que fazer para aumentar o engajamento dos profissionais e os benefícios para a empresa. O conteúdo abordará:
- O que é a experiência do colaborador?
- Quem é responsável pela experiência do colaborador?
- Conheça algumas práticas que o setor de RH pode adotar para melhorar a experiência do colaborador
- É possível medir a experiência do colaborador?
- Principais benefícios de investir na gestão da experiência do colaborador
Está interessado e quer saber mais? Então, siga a leitura!
O que é a experiência do colaborador?
Experiência do colaborador ou employee experience (EX) é um indicador de recursos humanos que leva em consideração as percepções e os sentimentos dos colaboradores sobre as empresas onde trabalham.
Ela começa a ser construída desde o primeiro contato do profissional com a empresa, por exemplo, no processo seletivo. Entretanto, mesmo que a impressão inicial tenha sido positiva, pode sofrer alteração ao longo do relacionamento, pois a experiência do colaborador com uma organização só termina no momento do desligamento.
A experiência do colaborador, então, é construída a partir de diversos fatores durante a jornada do trabalhador na empresa: cultura organizacional, plano de carreira, apoio da liderança, entre outros.
Quem é responsável pela experiência do colaborador?
A construção de uma experiência do colaborador positiva é papel especialmente dos profissionais de recursos humanos, que devem promover ações que fortaleçam a sensação de pertencimento e que promovam um clima organizacional agradável.
Para isso, é importante que o RH trabalhe em conjunto com os demais líderes para entender as necessidades da empresa e, principalmente, o perfil dos funcionários, tanto dos atuais quanto dos que ela deseja contratar no futuro.
A partir daí, os profissionais de RH precisam construir uma estratégia para tornar a experiência do colaborador positiva. Vale destacar que essas ações devem começar ainda no momento de abordagem para processo seletivo, por exemplo, na descrição da vaga, que pode ser o primeiro impacto no candidato que pensa em atuar na empresa.
Conheça algumas práticas que o setor de RH pode adotar para melhorar a experiência do colaborador
O employee experience é desenvolvido a partir de muitos elementos e, justamente por isso, é um desafio para o RH. Porém, algumas ações bem simples podem ajudar na construção de uma experiência do colaborador positiva, e muitas delas, inclusive, já fazem parte do dia a dia de muitas empresas.
A seguir, confira algumas dicas de práticas para melhorar a jornada do colaborador!
Ofereça benefícios
Um dos itens que influenciam a experiência do colaborador é o conjunto de benefícios que a empresa oferece. É importante lembrar que, há muito tempo, benefícios como vale-alimentação e vale-refeição já são considerados básicos, por isso, a organização precisa ir além.
Pense em benefícios que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar do profissional, por exemplo, plano de saúde, convênio com academias, parcerias com instituições de ensino, entre outros.
Uma dica é ouvir dos seus funcionários quais benefícios eles mais desejariam receber e, a partir daí, verificar o que pode ser aplicado na empresa.
Invista na comunicação clara e transparente
Outros pontos essenciais são a transparência e a relação de confiança que se desenvolve entre a empresa e os colaboradores. Os profissionais tendem a valorizar os empregadores que comunicam de forma clara os planos estratégicos do negócio, os desafios que enfrentam e a situação atual da empresa.
Ninguém gosta de ser pego de surpresa, por exemplo, por um corte de gastos quando a empresa passa por um período instável. Por isso, invista em uma comunicação interna assertiva.
Proporcione flexibilidade
Esse talvez seja um dos fatores mais importantes para a construção da experiência do colaborador. Atualmente, os trabalhadores buscam por flexibilidade para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
É claro que a forma como a empresa proporcionará essa flexibilidade dependerá da função exercida e do setor de atividade do negócio. Mas, home office, modelo híbrido e jornadas reduzidas ou horários flexíveis são exemplos de ações que, com certeza, aumentarão o sentimento positivo do colaborador em relação à empresa.
Invista na diversidade
A inclusão nas empresas é outro fator que influencia a experiência do colaborador. A diversidade (de habilidades, culturas e gêneros) traz muitos benefícios para o clima organizacional.
Os profissionais passam a ser valorizados por suas características e capacidades individuais, desta forma, há uma redução da padronização do quadro de funcionários. Não apenas as habilidades profissionais são consideradas na contratação de um novo colaborador, mas também tudo o que aquele cidadão como ser humano pode acrescentar de conhecimento e experiências para a companhia.
Ofereça um ambiente de trabalho agradável
Sair de casa para trabalhar e chegar em um ambiente pesado, no qual o colaborador não se sinta à vontade e não tenha liberdade para realizar suas tarefas, certamente, é um ponto negativo na experiência do colaborador.
Por isso, o RH deve promover sempre um ambiente de trabalho agradável, onde o profissional tenha um espaço adequado para exercer sua função, um local adequado para os momentos de descanso, espaços que promovam a integração das equipes, entre outras ações.
Capacite os colaboradores
Para melhorar a experiência do colaborador, invista na capacitação dos funcionários. Ofereça treinamentos e workshops que tragam conteúdos interessantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Além das atividades desenvolvidas na própria empresa, também procure fazer parcerias com instituições de ensino para oferecer descontos em pós-graduação, MBA e cursos livres.
É possível medir a experiência do colaborador?
Sim, a experiência do colaborador é um indicador de recursos humanos que pode ser medido e, desta forma, ajudar os gestores na implantação de melhorias.
O indicador Employee Experience Index foi criado pela IBM, em parceria com a Workhuman Research Institute, e considera 5 critérios para verificar o nível de experiência do colaborador:
- Vigor: motivação no dia a dia;
- Felicidade: o quanto o profissional se sente feliz na rotina do trabalho;
- Conquistas: sensação de finalizar tarefas com sucesso;
- Propósito: entender a importância do seu trabalho;
- Pertencimento: sensação de fazer parte do grupo e da empresa.
Principais benefícios de investir na gestão da experiência do colaborador
As vantagens de gerir a experiência do colaborador para a empresa são muitas. Entre elas, estão:
Atração e retenção de talentos
O employer branding é construído principalmente pelo que os colaboradores pensam da empresa onde trabalham. Se tiver uma experiência positiva, as chances de reter os talentos do negócio são maiores, diminuindo o turnover.
Além disso, os atuais colaboradores serão ainda responsáveis por disseminar informações positivas sobre a empresa, auxiliando na atração de novos talentos.
Melhora no clima organizacional
Se o colaborador está satisfeito na empresa onde trabalha, sem dúvidas, o clima organizacional terá uma melhora, pois os profissionais terão mais prazer em realizar suas tarefas diárias.
Assim, haverá maior colaboração e integração entre empresa e funcionário, além de um ambiente de trabalho leve e descontraído.
Reduz os índices de absenteísmo
A desmotivação e a infelicidade no trabalho podem gerar diversos problemas para os colaboradores, inclusive de saúde. Desta forma, oferecer uma experiência positiva para o funcionário auxilia na redução das taxas de absenteísmo, ou seja, nas faltas com ou sem justificativa.
Colaboradores mais satisfeitos e engajados
Visitar um restaurante e ter uma boa experiência traz satisfação, fazendo com que surja a vontade de voltar e ainda de indicar para um amigo. O mesmo acontece quando o assunto é trabalho.
Se o colaborador tiver uma experiência positiva na empresa, ele ficará mais satisfeito e engajado com a missão e o propósito da companhia, aumentando seu nível de produtividade e qualidade nas entregas.
Logo, o desempenho de toda a empresa tende a ser impactado positivamente quando a experiência dos colaboradores é prazerosa.
Conclusão
A experiência do colaborador é um importante índice de gestão de pessoas nas empresas. Com o indicador, é possível verificar o nível de satisfação do quadro de funcionários com o empregador.
O objetivo principal dos profissionais de recursos humanos deve ser criar uma estratégia para oferecer insumos que mantenham os colaboradores satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho.
Diversos fatores influenciam a construção de uma experiência do colaborador positiva, por isso, é essencial que os gestores estejam atentos a qualquer sinal de insatisfação e desmotivação, para que possam agir na melhora desses indicadores.
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