Investir na expansão empresarial é um dos principais objetivos dos empreendedores que desejam um negócio bem-sucedido. Afinal, essa expansão é um processo fundamental para a empresa aumentar sua receita, ganhar uma vantagem competitiva e consolidar sua marca no mercado.
No entanto, para obter esses resultados, esse processo de expansão deve ser feito de forma estratégica. Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos financeiros e até comprometer sua credibilidade no mercado.
A única forma de evitar esses problemas é investir em um plano de expansão empresarial, ferramenta indispensável para orientar a organização a crescer com sucesso.
Neste artigo, explicaremos como criar esse plano e por que o setor de Recursos Humanos (RH) é importante nesse processo.
Além desses assuntos, também serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é expansão empresarial?
- Qual a importância da expansão empresarial?
- Quais são os benefícios da expansão empresarial?
- Como criar um plano de expansão empresarial?
- Qual o papel do RH na criação de um plano de expansão empresarial?
Boa leitura!
O que é expansão empresarial?
A expansão empresarial se refere ao processo de crescimento de uma organização em termos de mercado. Ou seja, esse processo ocorre quando a empresa decide expandir sua área de atuação para atingir novos mercados e se tornar mais relevante no seu nicho.
Para isso, a organização pode abrir novas filiais, desenvolver novos produtos, construir sua presença digital, fazer parcerias, adotar novos canais de venda, entre outras estratégias.
Para descobrir quais as melhores estratégias e como aplicá-las, a empresa deve investir no chamado plano de expansão empresarial. Dessa forma, a organização consegue definir as diretrizes que vão orientar suas ações para superar desafios, crescer e se consolidar no mercado.
Qual a importância da expansão empresarial?
A decisão de expandir a empresa é fundamental para aumentar a visibilidade do negócio e ganhar competitividade.
Normalmente, a liderança da organização toma essa decisão quando percebe que a empresa já alcançou bons resultados, tem certa segurança do mercado e quer aumentar sua receita.
Isso tudo pode ser percebido por meio de estudos, pesquisas, entre outros dados consolidados do negócio. Quando essa percepção fica clara, a empresa pode assumir mais riscos para aproveitar as lacunas no mercado e entender as mudanças nas demandas dos consumidores.
Assim, ela consegue adotar estratégias para diversificar suas fontes de renda, aumentar suas receitas e fortalecer sua posição e relevância em um mercado cada vez mais competitivo.
Quais são os benefícios da expansão empresarial?
A liderança começa a pensar na possibilidade de expansão empresarial quando seu crescimento atinge todos os resultados esperados no seu planejamento estratégico.
Quando isso ocorre, a empresa pode investir no projeto de expansão para continuar crescendo e aumentar seus lucros.
Embora essa decisão envolva riscos e investimento, ela também pode beneficiar a organização de diferentes formas.
Por isso, é importante conhecer as vantagens dessa decisão para entender melhor a importância de investir em um projeto de expansão de negócio.
Entenda quais são essas vantagens a seguir:
Aumento de receita e lucro
Uma das principais vantagens de expandir a organização é melhorar a receita e o lucro da empresa. Isso ocorre porque esse processo normalmente resulta na ampliação da base de clientes.
Afinal, ao introduzir seus produtos e serviços em novos mercados, a empresa pode atrair novos consumidores e aumentar suas vendas. Assim, ela aumenta sua rentabilidade.
Vantagem competitiva
Outra vantagem de expandir o negócio é o ganho de vantagem competitiva. Isso porque no processo a empresa aproveita lacunas de mercado para alcançar novos clientes.
Além disso, essa expansão também possibilita o uso da chamada economia de escala, estratégia que permite a redução de preço dos produtos da organização. Dessa forma, ela atrai novos consumidores e também aumenta suas vendas.
Diversificação de produtos e serviços
A empresa pode aproveitar seu plano de expansão para diversificar os produtos e serviços oferecidos aos clientes. Dessa forma, ela atende a diferentes necessidades e preferências dos consumidores, aumenta sua receita e fortalece sua marca diante da concorrência.
Tudo isso pode auxiliar a organização a reduzir sua dependência de um único segmento de mercado, tornando o negócio menos vulnerável a oscilações financeiras.
Crescimento de mercado
O resultado de todas as vantagens anteriores é o crescimento da empresa na sua área de atuação. Isso ocorre porque os demais benefícios podem fortalecer a posição competitiva da organização, proporcionando uma base sólida para seu crescimento a longo prazo.
Como criar um plano de expansão empresarial?
O plano de expansão empresarial detalha as estratégias e ações que serão utilizadas para promover o crescimento da organização de forma sustentável e eficaz.
Por isso, ele é essencial para o negócio continuar viável a longo prazo e para a expansão conseguir proporcionar os resultados esperados pela empresa.
No entanto, a elaboração desse tipo de planejamento exige alguns cuidados, já que se trata de uma tarefa complexa que envolve vários aspectos da gestão de negócios.
Por isso, o primeiro passo para lidar com esse desafio é conhecer as etapas mais importantes de elaboração de um plano de expansão.
Entenda a seguir o que a empresa deve fazer em cada uma dessas fases.
Realize uma pesquisa de mercado e concorrência
Analisar o mercado e a concorrência é essencial para elaborar qualquer plano de expansão de negócios bem-sucedido. Essa análise é feita com base em uma pesquisa de mercado ou mapeamento de oportunidades.
Com base nos seus resultados, a empresa consegue avaliar as necessidades dos consumidores e as tendências do mercado, e identificar oportunidades de crescimento e até os desafios que deve enfrentar para aproveitá-los.
Ao mesmo tempo, a pesquisa permite a avaliação das ações e do alcance da concorrência. Dessa forma, a empresa identifica em quais lacunas investir e como se posicionar para se diferenciar de outros negócios.
Faça uma boa gestão financeira
É impossível expandir um negócio sem considerar os aspectos financeiros desse processo. Afinal, essa expansão envolve geralmente gastos com a contratação de novos funcionários, a locação ou compra de novos espaços, entre outros fatores.
Por isso, a empresa precisa entender qual é a sua situação financeira atual e desenvolver projeções realistas para prever os gastos necessários para viabilizar essa expansão.
Além disso, ela também deve considerar os riscos financeiros associados a esse processo. Todas essas informações são cruciais para a organização manter uma boa gestão financeira antes, durante e depois do processo de expansão do negócio.
Tenha parcerias estratégicas
Dependendo do volume de investimento necessário para colocar o plano de expansão em prática, pode ser necessário fazer parcerias estratégicas de negócio.
Essas parcerias devem ser firmadas com organizações que não só oferecem recursos, mas que também auxiliam a empresa a fortalecer sua posição no mercado.
Para verificar essas informações, a empresa deve avaliar com cuidado os riscos, as vantagens e as desvantagens de cada parceria em potencial.
Além disso, é importante que os valores e objetivos dessa organização parceira estejam alinhados com os objetivos e propósitos da empresa. Dessa forma, é mais fácil traçar medidas que beneficiem as duas partes envolvidas no acordo.
Crie estratégias de marketing eficazes
Um plano de expansão eficiente também exige o apoio de boas estratégias e ferramentas de marketing. Afinal, a organização só cresce quando consegue entender e se comunicar de forma eficaz com os seus clientes.
Por esse motivo, é importante ter o suporte da equipe de marketing para definir qual o público-alvo da empresa durante esse processo de expansão e quais canais de comunicação devem ser utilizados para alcançar essas pessoas.
Além disso, essa equipe também deve definir as melhores estratégias para atender às necessidades específicas de cada buyer persona e auxiliar a empresa a alcançar seus resultados esperados.
Estabeleça métricas de desempenho
As métricas de desempenho são essenciais para medir o andamento e o sucesso da implementação do plano de expansão.
Por isso, esse planejamento também deve estabelecer quais métricas serão utilizadas para monitorar e avaliar continuamente a concretização de metas e os resultados esperados desse planejamento.
Essas métricas incluem os chamados indicadores-chave de desempenho (KPIs), como indicadores financeiros, operacionais, entre outros.
Dessa forma, a empresa obtém os dados necessários para analisar o processo de expansão e fazer os ajustes necessários para que ele seja bem-sucedido.
Qual o papel do RH na criação de um plano de expansão empresarial?
É impossível expandir um negócio sem mão de obra qualificada para viabilizar o aumento da capacidade operacional da empresa.
Por esse motivo, o plano de expansão empresarial deve incluir as medidas necessárias para gerenciar a força de trabalho durante e após a implementação desse planejamento.
E o setor responsável por essas atividades é o RH. Esse departamento deve avaliar quais funcionários podem ser alocados nesse processo de expansão, se será necessário contratar novos talentos e se a empresa precisa investir em treinamento e capacitação.
O RH também pode criar programas de treinamento para preparar novos líderes, propor adaptações de políticas internas a essa nova realidade de expansão, definir medidas para ajustar ou preservar a cultura da empresa durante esse processo, entre outras estratégias.
Por isso, a contribuição do RH desde as fases iniciais do plano de expansão garante que todos os aspectos relacionados à gestão de pessoas sejam devidamente abordados. Isso é fundamental para garantir que o processo de expansão ocorra de forma suave e bem-sucedida.
Conclusão
Investir em um projeto de expansão empresarial pode ser a solução que a empresa precisa para aumentar seus lucros e consolidar sua marca em uma posição favorável no mercado.
Essa expansão pode envolver o desenvolvimento de novos produtos, a abertura de filiais, a entrada em novos mercados, entre outras medidas.
No entanto, antes de adotar qualquer medida para expandir o negócio, a organização precisa de um planejamento estratégico.
Ou seja, ela deve investir no chamado plano de expansão. Conforme explicado, a criação desse plano envolve várias etapas, desde pesquisa de mercado até estratégias do RH.
Seguindo esses passos, a empresa melhora suas chances de expandir seu negócio de forma sustentável e aumenta sua longevidade no mercado.
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