Como você faz para medir a qualidade da sua gestão de negócios? Quais indicadores de desempenho você usa?
A implementação de indicadores de gestão é indispensável para que a empresa acompanhe o desempenho de suas estratégias em diferentes aspectos importantes, como:vendas, finanças, marketing e Recursos Humanos.
Por meio dessas ferramentas, consegue-se mensurar o resultado dos esforços em direção às metas e objetivos que a empresa considera importante alcançar e, também, efetuar os ajustes necessários para potencializar a performance da gestão.
Tendo isso em vista, trouxemos aqui:
Esses indicadores e KPIs serão importantes para que você sempre acompanhe seu negócio. Convidamos você a continuar a leitura deste artigo para conferir nas linhas a seguir quais métricas implementar na sua empresa.
12 exemplos de indicadores de gestão para usar na sua empresa
Os exemplos de indicadores de gestão que você irá conferir a partir de agora estão divididos de acordo com as seguintes áreas do negócio:
- Indicadores Financeiros
- Indicadores de Marketing
- Indicadores de Vendas
- Indicadores de Estoque
- Indicadores de Riscos
- Indicadores de Competitividade
- Indicadores de Recursos Humanos
Indicadores financeiros
1- Faturamento
O faturamento é um indicador de gestão de negócios que mostra o quanto de receita sua empresa conseguiu gerar durante um período específico. Trata-se da soma de todas as entradas registradas no caixa da empresa.
2- Retorno sobre Investimento
O Retorno sobre o Investimento (ROI) indica quanto do dinheiro investido em algum projeto ou no financiamento da própria empresa foi possível recuperar.
Indicadores de Marketing
3- Total de lead gerados por mês
Este indicador de gestão mostra quantos leads a equipe de marketing conseguiu gerar no último mês. Essa métrica é importante para avaliar a eficácia das estratégias de prospecção de novas oportunidades de negócio.
4- Custo de Aquisição de Clientes
O CAC é um indicador que mensura, em média, quanto custou para empresa adquirir cada um de seus novos clientes . A relação deve ser feita entre o dinheiro investido nas ações de marketing e a quantidade de novos clientes adquiridos por meio dessas ações.
Indicadores de vendas
5- Ticket médio
O ticket médio é um dos principais indicadores de gestão de vendas. Ele calcula quanto, em média, cada cliente gerou de receita para empresa durante um período específico.
6- Taxa de conversão
A taxa de conversão mensura a capacidade do seu time de vendas em converter leads em clientes. Ou seja, do total de oportunidades encaminhadas para os vendedores, quantas foram convertidas?
Indicadores de gestão de estoque
7- Giro de estoque
O giro de estoque calcula, em média, quanto tempo leva para que as unidades de determinado produto “girem”. O cálculo desse indicador é importante para saber quais produtos têm maior e menor saída e, assim, ajustar as estratégias para evitar desperdícios
8- Perdas no estoque
Por falar em desperdícios, a perda no estoque é um indicador que mostra quantos produtos tiveram que ser descartados.
Indicadores de Recursos Humanos
9- Taxa de rotatividade
A taxa de rotatividade é uma métrica a qual avalia os desligamentos dos colaboradores e as novas contratações durante um período específico (geralmente anual).
O cálculo deste indicador é feito a partir da seguinte fórmula:
Rotatividade = [admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários.
10- Taxa de Absenteísmo
Já a taxa de absenteísmo se refere ao número de ausências registradas pelos funcionários durante determinado período.
O cálculo é feito a partir da relação entre o total de horas, que deveriam ser cumpridas,e o total de horas que realmente foram cumpridas pelas colaboradores.
Indicador de gestão de riscos
11- Valor Presente Líquido
O Valor Presente Líquido (VPL) é um indicador que serve para avaliar a viabilidade de determinados projetos com base no potencial de retorno.
O objetivo é determinar o valor presente de pagamentos futuros, considerando uma taxa de juros adequada e o investimento inicial.
Indicador de competitividade
12- Participação no mercado
Encerrando nossa lista com alguns exemplos de indicadores de gestão, temos o market share ou participação no mercado.
Ele mensura a fatia de mercado que pertence à sua empresa e mostra o quão competitiva ela é.
Esses foram os nossos exemplos de indicadores de gestão. O que você achou? Quais você já utiliza em sua empresa?
Implemente essas métricas no seu modelo de negócio e promova uma gestão mais qualificada.
E se você tem dúvidas de como fazer a gestão de indicadores, este vídeo pode ajudar você:
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.