Estratégia organizacional: Entenda a importância e qual o papel do RH!
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Time Pontotel 23 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Entenda a importância da estratégia organizacional, como criar e qual o papel do RH!

A estratégia organizacional ajuda a empresa a entender onde ela está e para onde ela quer ir. Saiba mais sobre essa ferramenta!

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Criar uma estratégia organizacional sólida é o primeiro passo para impulsionar as operações de uma empresa na direção certa e garantir que todos os funcionários estejam alinhados aos mesmos objetivos.

Ao contrário do que se pode pensar, a estratégia organizacional não é algo apenas para grandes corporações. Mesmo uma cafeteria pequena ou uma startup, por exemplo, precisam planejar estrategicamente as suas ações se quiserem prosperar.

Neste artigo, você entenderá como funciona uma estratégia organizacional, qual a importância dessa prática nas empresas e como implementá-la do jeito certo. Confira, abaixo, um breve resumo do que você verá daqui por diante:

Continue a leitura e comece a adoção da estratégia organizacional na sua empresa!

O que é estratégia organizacional?

Homem apresentando para três pessoas

A estratégia organizacional é um plano de ação que uma empresa coloca em prática para alcançar objetivos em um determinado período de tempo. O desenvolvimento das estratégias organizacionais deve resultar em medidas de ação alinhadas com a missão e os objetivos da empresa, também considerando seus fatores internos e externos.

Uma estratégia organizacional precisa incluir as missões e as competências essenciais das equipes envolvidas em cada objetivo. Ela também deve incluir um plano de como atingir os objetivos, um cronograma e a alocação dos recursos.

Qual a importância da estratégia organizacional para as empresas?

Uma estratégia organizacional é importante porque define quais são as tarefas que precisam ser feitas, quais recursos são necessários para realizá-las e quem as fará. Trata-se, portanto, de um norte para as ações estratégicas da empresa. A seguir, entenda mais razões pelas quais sua equipe precisa de uma estratégia organizacional.

Definir prioridades

Em uma semana, sua equipe trabalha para um objetivo e, na semana seguinte, está trabalhando para outro. Essa é uma receita para o desastre. No mínimo, uma estratégia organizacional fornece as prioridades para seu negócio. Ela mostra quais atividades você deve colocar em primeiro lugar para mover sua empresa em direção aos objetivos definidos.

Alinhar funcionários e departamentos

Conseguir que todos os departamentos trabalhem na mesma direção pode parecer difícil. Sem uma estratégia organizacional, essa atividade se torna ainda mais desafiadora. Quando você define uma estratégia, dá a todos os funcionários um objetivo comum a ser seguido. Isso cria alinhamento dentro dos departamentos e em toda a organização.

Investir no trabalho em equipe

Um elemento de qualquer estratégia organizacional é o trabalho em equipe, que depende de todos os interessados fazerem sua parte para atingir os objetivos do negócio. Trabalhar em conjunto para um objetivo comum produz subprodutos como processos organizacionais aprimorados e cultura positiva da empresa.

Simplificar decisões

Tomar decisões sobre o futuro do seu negócio pode ser difícil. Mas, com uma estratégia organizacional bem definida, é possível reduzir o número de decisões complexas e esclarecer quais delas fazem mais sentido com base em objetivos para os próximos anos.

Como criar uma estratégia organizacional?

Pode parecer difícil encontrar um caminho que funcione para sua empresa, especialmente se a equipe da qual você faz parte está enfrentando momentos difíceis com orçamento ou outras questões internas. 

Porém, não há um único caminho para o sucesso, e se deparar com obstáculos faz parte da jornada. Para começar sua estratégia organizacional do jeito certo, siga o passo a passo logo a seguir.

Entenda o perfil dos clientes

A base dos objetivos de uma empresa são os interesses e as necessidades das pessoas que vão usufruir as mudanças a serem implementadas. Por isso, quando suas metas tiverem como foco os clientes diretos, é fundamental entender, em primeiro lugar, quais são as dificuldades do público e o que ele espera da empresa.

Defina metas para a estratégia organizacional

Definir objetivos concisos permite que uma empresa avalie efetivamente seu progresso. Deixe a descrição das metas o mais específica possível. Por exemplo, em vez de dizer: “A empresa estará entre as melhores do setor”, diga: “A empresa deve ocupar 51% do mercado perante todos os nossos concorrentes diretos”.

Esses objetivos devem ser comunicados aos membros das equipes para garantir que todos estejam no mesmo ritmo. Cada departamento vai precisar planejar como os objetivos gerais da estratégia organizacional podem ser levados em consideração nas tarefas rotineiras dos funcionários.

Faça análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta popular para avaliar as capacidades de uma empresa e ajudar a identificar fatores potencialmente problemáticos no planejamento estratégico.

É importante que os líderes sejam honestos sobre os pontos fortes e fracos de uma empresa, considerando as competências de suas equipes e as lacunas de habilidades. Trata-se de um ponto de partida para entender se uma empresa tem o que é preciso para alcançar os objetivos em longo prazo da estratégia organizacional que ela possui.

Defina um plano de ação

Agora que você tem metas e reconhece os pontos fortes e fracos da empresa, chegou a hora de traduzir os objetivos em um plano de ação detalhado. O mais importante é que, para cada um dos objetivos definidos, você especifique os agentes que estarão envolvidos e os recursos necessários que devem ser alocados.

Mensure e acompanhe os resultados

No passado, a estratégia organizacional era mais rígida, com planos que contemplavam cinco ou dez anos. No entanto, em uma época de rápidas mudanças, toda empresa precisa de uma abordagem mais flexível e dinâmica. As estratégias precisam ser monitoradas e revisadas com mais regularidade, e isso pode ser feito por meio de KPIs.

Quais são as principais estratégias organizacionais?

Dardos presos no centro de um alvo

Há alguns tipos de estratégias organizacionais. Sua empresa pode colocá-las em prática de forma simultânea. A primeira é a estratégia de nível corporativo, a base de um negócio. Ela ajuda a determinar os objetivos de negócios e impacta outras estratégias críticas.

Outra estratégia é a de nível de negócios, que integra metas, políticas e ações de uma empresa com foco em oferecer valor máximo aos clientes. Já estratégia de nível funcional é um plano de ação para atender aos objetivos em curto prazo, além de apoiar as estratégias corporativas e de negócios.

Como a estratégia organizacional pode incentivar a inovação nas empresas?

As empresas estão prestando mais atenção do que nunca aos benefícios de incentivar a inovação. Incentivar a inovação no local de trabalho não apenas ajuda as empresas a se manterem no topo dos setores, pois ambientes de trabalho inovadores também são mais felizes, com níveis mais altos de satisfação e retenção de funcionários.

No entanto, para que a inovação seja uma realidade, cada um de seus funcionários deve ser capaz de traçar uma relação direta entre os objetivos da empresa e o seu trabalho diário. É nesse sentido que entra a estratégia organizacional. Ela pode articular e impulsionar todos os elementos envolvidos na inovação da empresa.

Qual o papel do RH na estratégia organizacional?

O RH tem uma perspectiva holística sobre o desempenho dos funcionários e dos departamentos de uma empresa. É uma posição única para ajudar os líderes em estratégias organizacionais. 

Por trabalharem com dados sobre diferentes atividades internas, os responsáveis pelo RH podem apoiar a organização na concretização da estratégia. A seguir, entenda três funções que o RH desempenha nas estratégias organizacionais.

Garantir o alinhamento com a visão e os valores da empresa

Muitas vezes, os líderes de negócios perdem de vista o núcleo da empresa: a visão e os valores. O RH pode ajudar a definir o propósito da organização e os valores que impulsionam os comportamentos das pessoas.  Ao facilitar as discussões com a equipe de liderança, o RH reacende a visão e os valores da empresa.

Os responsáveis pelo RH também desempenham um papel poderoso ao modelar os valores organizacionais no comportamento e nas ações de sua própria equipe, o que pode ser útil durante as mudanças sugeridas por uma nova estratégia.

Articular as medidas para o plano de ação

Quando a empresa falha no lançamento de uma estratégia, geralmente é porque não teve um plano de implementação para as mudanças que estavam por vir. O RH pode evitar que esse tipo de problema aconteça.

O departamento de RH é um parceiro para determinar os aspectos da organização que precisarão ser abordados, quem será impactado e quais ações são necessárias para garantir o sucesso. 

Manter a cultura organizacional como um facilitador da estratégia

Os líderes devem pensar sobre como a cultura da empresa apóia sua estratégia organizacional. Até a melhor das estratégias pode ser prejudicada por uma cultura disfuncional. Uma boa cultura organizacional, por outro lado, garante que o plano estratégico esteja correto.

O RH está bem posicionado para conduzir as conversas certas sobre a cultura da empresa e como ela pode precisar evoluir para apoiar a estratégia. 

Conclusão

Quatro pessoas conversando enquanto observam um caderno

Uma estratégia organizacional ajuda os líderes e funcionários a entender onde a empresa está, para onde ela quer ir e como pode chegar lá.

Como você viu neste artigo, boa parte do tempo dedicado a uma estratégia organizacional é usado para definir as metas, os principais responsáveis e as etapas até alcançá-las. É fundamental que o RH desempenhe um protagonismo durante o processo para ajudar toda a equipe a atingir seus objetivos.

Quer mais dicas de gestão corporativa? Aproveite para acessar os outros materiais disponíveis no blog Pontotel.

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