Estratégia de negócio: veja o que é, como funciona nas empresas e como criar!
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Time Pontotel 4 de janeiro de 2024 Departamento Pessoal
Estratégia de negócio: veja o que é, como funciona nas empresas e como criar!
Toda estratégia de negócio é um plano de ação para alinhar as atividades diárias da empresa aos seus objetivos a longo prazo. Leia mais!
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Empresas com missões fortes fornecem uma direção para seus funcionários, mas traduzir essa visão em ações concretas requer mais do que palavras no papel. É preciso um plano que oriente as decisões diárias em torno de objetivos a longo prazo, ou seja, uma estratégia de negócio.

Embora pareça algo indispensável, esse tipo de plano que coloca as ações diárias em um planejamento para os próximos anos é uma vantagem competitiva no cenário brasileiro. Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi revelou que, entre 100 médias empresas do país, somente 10% contam com estratégia definida para os próximos três a cinco anos.

Isso significa que muitas empresas podem ter uma missão bem estruturada, mas poucas conseguem traduzir essa visão em estratégias de longo prazo viáveis. Então, para que gestores e demais líderes corporativos superem esse desafio, é necessário saber como construir estratégias organizacionais e aplicá-las em suas organizações.

Este artigo foi elaborado para auxiliar as empresas na construção de estratégias organizacionais viáveis. Confira, na lista abaixo, um breve resumo do que será explicado mais adiante sobre esse assunto:

Continue e descubra como construir as estratégias da empresa do zero!

O que é uma estratégia de negócio?

Homem apresentando para três pessoas

A estratégia de negócio pode ser definida como um plano de ação elaborado por uma empresa para alcançar objetivos a longo prazo. É o processo pelo qual uma organização estabelece seus objetivos, identifica as melhores maneiras de alcançá-los e busca os recursos necessários para isso.

Essa estratégia guia as decisões e ações da empresa, alinhando os esforços de todos os setores em direção a metas comuns e à visão geral da organização.

Para que serve uma estratégia de negócio?

O objetivo final de uma estratégia de negócio é criar valor para a empresa, seja por meio do crescimento, da eficiência operacional, da satisfação do cliente ou da inovação. Estabelecendo metas claras e esforços para atingi-las, essa estratégia ajuda a empresa a se concentrar no que é mais importante para o seu crescimento e sucesso em longo prazo.

Essa ferramenta ajuda a priorizar iniciativas, identificar oportunidades de crescimento, melhorar processos e produtos, além de assegurar que todas as atividades estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Como funciona uma estratégia de negócio nas empresas?

Uma boa estratégia de negócio depende da análise do ambiente interno e externo da empresa. Os gestores precisam avaliar os recursos disponíveis, como capital, pessoal, tecnologia e infraestrutura, além de compreender as tendências de mercado, os concorrentes, as demandas dos clientes e as mudanças regulatórias da área.

A partir dessa análise, a empresa pode identificar vantagens competitivas, pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Uma vez que a análise é concluída, fica mais fácil definir metas mensuráveis e criar um plano de ação para alcançá-las. 

Quais os principais tipos de estratégia de negócio?

Existem diferentes tipos de estratégia de negócio que as empresas adotam com base em seus objetivos, sua situação de mercado e seus recursos disponíveis. Os casos mais comuns são de estratégias de crescimento, manutenção, desenvolvimento e sobrevivência. 

Cada uma tem características específicas e são aplicadas em situações distintas. Confira, a seguir, quando aplicar os principais tipos de estratégia de negócio.

Crescimento

A estratégia de crescimento é orientada para a expansão e conquista de novos mercados. Seu foco está em identificar oportunidades para atrair novos clientes, aumentar a participação no mercado ou desenvolver produtos/serviços inovadores. 

Manutenção

Quando uma empresa já alcançou uma posição sólida no mercado e não está enfrentando grandes desafios de sobrevivência, ela pode adotar uma estratégia de manutenção. Aqui, o objetivo é preservar a posição atual e defender sua fatia de mercado. 

Desenvolvimento

Enquanto a estratégia de crescimento busca expansão, a estratégia de desenvolvimento foca em fortalecer a empresa internamente. Isso inclui aprimorar pontos fortes, corrigir fraquezas, melhorar a eficiência dos processos produtivos e aumentar o desempenho geral da organização. 

Sobrevivência

Quando uma empresa enfrenta crises ou mudanças abruptas no mercado, ela pode se ver em uma situação de sobrevivência. Nesse momento, a estratégia é voltada para a contenção de danos e a manutenção da operação. Cortes de despesas e manutenção de uma operação enxuta podem garantir a continuidade do negócio. 

Qual a relação que existe entre estratégias e objetivos organizacionais?

Quatro dardos em um centro de um alvo

As estratégias organizacionais representam o mapa para alcançar os objetivos da empresa. Elas funcionam como um plano detalhado que define como a empresa atingirá seus objetivos estabelecidos em longo prazo.

Por exemplo, se um dos objetivos organizacionais de uma empresa de tecnologia é aumentar sua participação de mercado em 15% nos próximos dois anos, suas estratégias podem incluir a introdução de novos produtos, a expansão para mercados internacionais ou o investimento em campanhas de marketing direcionadas.

Quais os benefícios da estratégia de negócio?

Desenvolver estratégias organizacionais pode ser um processo complexo, mas é a melhor maneira de estabelecer as bases para os desafios que um negócio pode enfrentar. Uma estratégia não só fornece um plano de ação, mas também traz benefícios surpreendentes para o crescimento e o sucesso da empresa. Confira a seguir!

Alinhamento do time

Quando todos na empresa entendem para onde estão indo, isso cria um senso de unidade. As pessoas se sentem parte de algo maior do que apenas fazer seu trabalho diário. Elas compreendem como suas tarefas se encaixam no panorama e como contribuem para os resultados da empresa.

Tomada de decisões informada

Ter uma estratégia bem definida auxilia os líderes a tomar decisões melhores. Quando surgem escolhas a serem feitas, um bom plano de ação ajuda a entender quais opções são melhores para alcançar os objetivos da empresa. Além disso, evita decisões apressadas ou que não têm muito a ver com o que a empresa quer alcançar a longo prazo.

Eficiência operacional

Empresas que se concentram em melhorar sua eficiência operacional são aquelas que conseguem fazer mais com menos recursos. Com uma estratégia de negócio bem definida, a empresa pode identificar áreas nas quais pode melhorar, simplificar processos e até mesmo reorganizar equipes visando a eficiência operacional.

Avaliação de desempenho 

As metas de uma estratégia de negócio podem servir de base para a criação de indicadores de desempenho (KPIs). São parâmetros que ajudam a acompanhar o progresso da empresa, e a identificar o que está funcionando bem e o que precisa de ajustes.

O modelo de negócio é importante para a estratégia de negócio?

O plano de ação da estratégia de negócio depende de um modelo de negócio alinhado com os seus objetivos. Se a estratégia busca inovação, crescimento ou expansão para novos mercados, o modelo de negócio precisa ser ajustado para apoiar essas metas.

Por exemplo, caso uma empresa queira oferecer novos produtos, seu modelo de negócio deve permitir mudanças para incorporar esses produtos. Nesse caso, a adaptação pode incluir a utilização de novas tecnologias ou a reorganização de processos.

Da mesma forma, se a estratégia visa aprimorar o atendimento ao cliente, o modelo de negócio deve garantir que os produtos ou serviços atendam às necessidades dos consumidores de maneira competitiva.

No geral, o modelo de negócio é a maneira como uma empresa lucra oferecendo produtos ou serviços. É como ela cria, entrega e captura valor. A Uber, por exemplo, tem um modelo de negócio baseado em conectar motoristas a passageiros por meio de um aplicativo, cobrando uma taxa pelo serviço. Já a Netflix oferece streaming por assinatura mensal.

Um modelo de negócio inflexível pode impedir a implementação de estratégias novas, limitando a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado ou satisfazer as necessidades dos clientes.

Como aplicar uma estratégia de negócio?

Definida a estratégia de negócio, é hora de colocá-la em prática. Isso significa distribuir os recursos necessários, como orçamento e pessoas, conforme o que foi decidido. Cada equipe precisa entender o que precisa fazer e como isso ajuda a atingir os objetivos gerais.

Para isso, confira algumas práticas que podem contribuir na etapa de aplicação de uma estratégia de negócio.

  • Acompanhamento: o monitoramento deve ser constante sobre o progresso em relação às metas estabelecidas. Use indicadores de desempenho para avaliar se as atividades estão gerando os resultados esperados. Caso contrário, faça ajustes para corrigir o rumo e garantir que a estratégia permaneça alinhada aos objetivos;
  • Comunicação: é preciso garantir que todos na empresa compreendam as metas, os planos e suas responsabilidades. A ideia é reduzir mal-entendidos e manter todos focados nos objetivos estratégicos da organização;
  • Liderança: os líderes devem motivar suas equipes e estar abertos ao feedback. Também é importante que eles estejam prontos para resolver problemas e tomar decisões rápidas para manter o curso certo.

Resumindo, para colocar uma estratégia de negócio em prática, é preciso planejar, distribuir os recursos, acompanhar de perto o que está acontecendo e manter a comunicação com a equipe, tudo isso com lideranças comprometidas. Essa é a receita para transformar planos em ação e alcançar os objetivos da empresa.

Qual o papel do RH na aplicação da estratégia de negócio?

Sem uma compreensão dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas na empresa, as metas da estratégia de negócio podem ser prejudicadas. O setor de RH, por ter um entendimento profundo das equipes, está em uma posição privilegiada para alinhar a estratégia de negócio com as capacidades e necessidades dos funcionários.

Uma estratégia que não considera o capital humano pode resultar em falta de engajamento, resistência à mudança e desalinhamento entre a equipe e os objetivos da empresa. É um cenário que pode impactar negativamente a implementação da estratégia, levando a resultados abaixo do esperado e até mesmo ao fracasso de iniciativas.

Por outro lado, exemplos de contribuições do RH nesse processo incluem:

  • Desenvolvimento de programas de capacitação alinhados aos objetivos estratégicos;
  • Criação de políticas de recrutamento que buscam talentos com as habilidades necessárias para impulsionar a estratégia;
  • Estabelecimento de um ambiente de trabalho favorável à inovação e ao crescimento.

Esses são elementos-chave para o sucesso. Portanto, o envolvimento do RH, desde o planejamento até a execução, é algo indispensável para garantir a viabilidade das estratégias organizacionais.

Conclusão

Três pessoas observando um caderno

Uma estratégia de negócio é o plano que alinha todas as ações do dia a dia com as metas de longo prazo da empresa. É a ferramenta que direciona cada passo tomado pelos colaboradores em direção aos objetivos maiores da organização.

No entanto, a estratégia de negócio não pode ser apenas sobre números, pois ela precisa estar integrada à cultura e ao cerne das práticas diárias da empresa. Somente ao valorizar e considerar o capital humano um elemento vital para a estratégia é que uma organização pode alcançar todo o seu potencial de crescimento.

Como foi visto até aqui, o RH tem um papel importante nesse processo, por deter uma visão abrangente do capital humano da empresa e poder contribuir com o investimento no desenvolvimento e no engajamento dos colaboradores.

Para mais dicas sobre gestão corporativa, práticas de RH e tecnologias para as empresas, confira as publicações recentes do blog Pontotel.

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