Fazer uma especialização em RH pode ser o que falta para que muitas pessoas que atuam na área consigam se destacar e crescer na carreira. Isso porque os especialistas são cada vez mais valorizados e requisitados no mercado de trabalho.
Afinal, além de atualizar seu currículo e adquirir novas habilidades profissionais, quem se especializa aprofunda seu conhecimento em alguma área específica. Isso significa que ele se torna uma pessoa mais capacitada para realizar atividades e conduzir processos do RH com mais eficiência.
Mas para desenvolver essas habilidades é preciso fazer a especialização certa. Este artigo explicará quais os benefícios de investir nesse tipo de pós-graduação, quais as principais opções de curso disponíveis e como escolher qual deles cursar. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é especialização em RH?
- Quais os tipos de pós-graduação existentes?
- Por que fazer uma especialização em RH?
- Quem faz recursos humanos pode se especializar em quê?
- Como escolher a melhor especialização?
Boa leitura!
O que é especialização em RH?
A especialização em RH é um curso que complementa a formação dos profissionais que atuam na área de recursos humanos nas empresas. Por meio desse curso, eles desenvolvem habilidades específicas e adquirem conhecimentos aprofundados sobre alguma área ou atividade específica ligada ao setor.
Quais os tipos de pós-graduação existentes?
Existem vários tipos de programas de pós-graduação. Normalmente, esses programas são desenvolvidos considerando que o estudante já tem uma bagagem de conhecimento adquirida durante a sua graduação.
A especialização é apenas uma das modalidades que o profissional de RH pode investir para complementar seu repertório e desenvolver competências avançadas em área específica. Conheça a seguir quais as suas principais características e as diferenças entre a especialização e os demais tipos de pós-graduação.
Especialização
A especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu. Isso significa que o seu objetivo é garantir a atualização e o aperfeiçoamento profissional dos seus estudantes. Por isso, ela tem ênfase em conhecimentos práticos, que auxiliem o profissional a desenvolver competências aplicáveis a alguma área específica do conhecimento.
Esse curso tem uma duração mínima de 360 horas e pode ser realizado em instituições que oferecem essa modalidade de forma presencial ou EaD (Educação a distância). Ele é indicado para profissionais graduados que desejam se especializar em uma determinada área, como o RH.
Certificado
O certificado é a modalidade mais recente de pós-graduação. Ele é um curso de curta duração que garante uma formação mais rápida. Ele é focado no desenvolvimento de habilidades específicas, especialmente aquelas relacionadas às últimas tendências do mercado.
Mestrado
O mestrado é um tipo de pós-graduação stricto sensu que permite o profissional aprofundar seu conhecimento teórico e prático em uma área de estudo. Normalmente, essa modalidade tem uma duração média de 2 anos e exige o desenvolvimento de pesquisa e a atuação na área de docência.
MBA
A sigla “MBA” vem do inglês “Master in Business Administration”, expressão que pode ser traduzida como mestrado em administração de empresas. Apesar de utilizar o termo “mestrado”, o objetivo desse tipo de pós-graduação é bem diferente do anterior.
Afinal, o MBA é um curso lato sensu, com carga-horária mínima de 360 horas, focado em administração e gestão de negócios. Seu objetivo é capacitar profissionais para assumir cargos de liderança e gestão, bem como para tomar decisões estratégicas que impactam o futuro das empresas.
Por isso, essa modalidade é indicada para pessoas que já acumularam experiência no mercado de trabalho e estão crescendo profissionalmente ou em busca desse desenvolvimento.
PhD
A sigla “PhD” é uma abreviação do título “Philosophiae Doctor”, que pode ser traduzido como doutor em filosofia. Apesar do nome, o significado dessa sigla mudou ao longo do tempo.
Atualmente, o PhD é o título mais alto na escala acadêmica. Ele é concedido àqueles que chegam ao final dos estudos em determinada área. Para obter esse título, o profissional precisa ter graduação em alguma área e deve ser selecionado por programas de instituições que oferecem a formação em PhD.
Em média, esse curso leva de três a seis anos para ser concluído em tempo integral. Durante esse período, o profissional deve se dedicar para aprofundar seus estudos e produzir conhecimento original de alto nível, com contribuições significativas para sua área de atuação.
Por que fazer uma especialização em RH?
Os profissionais especializados estão sendo cada vez mais valorizados no mercado de trabalho, e os de RH não são exceção. Quem faz algum tipo de pós-graduação ganha, em média, 150% a 255% a mais do que aqueles que fazem somente a graduação.
Esse aumento da remuneração reflete a capacidade desses funcionários de assumir cargos mais altos na hierarquia organizacional e de realizar atividades que exigem competências avançadas.
Por conta desse cenário, o número de pessoas que já fazem ou estão interessadas em investir nesse tipo de curso cresceu muito nos últimos anos. Segundo os resultados da Pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu 2023, realizada pelo Instituto Semesp, o número de especializações EAD cresceu 479% entre 2019 e 2023.
A pesquisa também entrevistou 495 pessoas para descobrir o que elas pensam sobre pós-graduação no país. O estudo revelou que 60% dos participantes ainda não fizeram um curso de especialização, mas 72,2% desse grupo tem interesse em investir nesse estudo ainda em 2024.
Ele também mostrou que 95,6% dos entrevistados que estão cursando alguma pós-graduação ainda têm interesse em fazer outras especializações. Esse número reflete a preocupação dos profissionais em investir no chamado lifelong learning ou aprendizado contínuo, prática cada vez mais valorizada pelas empresas.
Vale lembrar que a possibilidade de obter um aumento salarial e assumir novos projetos na empresa não são os únicos fatores que têm levado tantos profissionais do RH a investirem em uma especialização. Esse movimento também pode ser explicado por outros benefícios proporcionados por essa decisão estratégica. Entenda abaixo.
Quais os benefícios?
O profissional de RH que se especializa se torna mais qualificado, competitivo e preparado para enfrentar os desafios do mercado. Afinal, essa formação indica que ele está atualizado com as tendências e desenvolveu competências que destacam seu currículo e sua capacidade para assumir tarefas e desafios.
E isso o torna mais atraente para os recrutadores e mais valiosos para as empresas. Por esse motivo, quem se especializa tende a ter mais oportunidades para assumir funções específicas e cargos mais altos na organização.
Além disso, durante o curso, a pessoa tem a chance de fazer networking e ampliar sua rede de contatos profissional. Esses contatos podem atuar como pontes que conectam o profissional especializado a uma nova vaga de trabalho.
Por isso, fazer esse tipo de curso pode ser a solução para pessoas que se sentem estagnadas na carreira ou que ainda não se sentem preparadas para assumir desafios profissionais, precisando mudar e crescer profissionalmente.
Quem faz recursos humanos pode se especializar em quê?
Existem várias opções de especialização para quem atua no setor do RH. Cada uma delas permite que esses profissionais desenvolvam habilidades avançadas e aprofundem seu conhecimento em uma área específica. Confira a seguir algumas das principais áreas em que é possível se especializar.
Desenvolvimento e treinamento
Esta especialização capacita o profissional para planejar e implementar programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores de uma empresa. Assim, ele consegue auxiliar a empresa a formar equipes mais qualificadas, a aumentar a motivação dos funcionários e a alcançar os objetivos da organização.
Para desenvolver esse trabalho, o profissional aprende habilidades como técnicas de análise de perfil, processo de mapeamento das necessidades da empresa e dos funcionários e planejamento estratégico.
Gestão de pessoas
Este tipo de especialização capacita o profissional para desenvolver e adotar estratégias eficazes de gestão de pessoas. Para isso, ele aprende sobre comportamento humano, resolução de conflitos, comunicação assertiva, entre outros conhecimentos necessários para integrar e gerenciar equipes de forma mais eficiente.
Por isso, quem se especializa nesta área pode auxiliar a empresa a construir uma cultura organizacional mais sólida, aumentar a satisfação dos colaboradores e até reduzir a rotatividade de funcionários.
Recrutamento e seleção
A forma como o processo de recrutamento e seleção é organizado e conduzido impacta vários aspectos da empresa, desde a sua marca empregadora até a formação de equipes talentosas e produtivas.
Durante esse processo, os profissionais de RH têm a oportunidade de mostrar os diferenciais da empresa, falar sobre sua cultura e atrair talentos. Por isso, segundo Lara Avelino, é preciso ter cuidado ao conduzir o processo e transmitir informações.
“Mas sempre lembrando que o mais importante de toda essa comunicação, de fato, é a clareza das informações e a franqueza ao passá-las de uma forma clara e assertiva, para que as pessoas entendam o que está sendo dito e, claro, não fazer com que o candidato nem você perca um tempo valioso”, explica Lara.
Logo, o recrutamento e seleção é considerado um processo estratégico para o sucesso de qualquer negócio, e os profissionais que se especializam nesta área são os mais capacitados para planejar esse processo, identificar e avaliar candidatos e fazer o onboarding de novos funcionários.
Direitos e processos trabalhistas
Quem atua no setor de RH precisa conhecer e se manter atualizado sobre as regras e atualizações realizadas na legislação trabalhista. Afinal, essas leis são responsáveis por regulamentar várias atividades realizadas nesse setor, como o controle de ponto e a gestão de escalas de trabalho.
Devido à complexidade dessa legislação, muitos profissionais investem em uma especialização na área de direito e processos trabalhistas. Assim, eles se capacitam para auxiliar a empresa a aumentar sua segurança jurídica, reduzir riscos e garantir uma resolução eficaz de conflitos.
Psicologia organizacional
A especialização em psicologia organizacional permite que os profissionais entendam o comportamento humano no ambiente de trabalho. Com base nesse conhecimento, eles conseguem definir estratégias para aumentar a motivação, o desempenho e o bem-estar dos colaboradores.
Por isso, quem se especializa nessa área consegue otimizar a cultura e o clima organizacional por meio da adoção de políticas internas, treinamentos e programas estratégicos de gestão de pessoas.
Como escolher a melhor especialização?
A escolha de um curso de especialização em RH exige a avaliação de diversos fatores. Para começar essa análise, o profissional pode listar quais áreas ligadas aos recursos humanos ele mais se identifica, e em quais ele se destaca ou gostaria de se desenvolver mais.
Além disso, ele deve considerar seus objetivos em longo prazo, isto é, pensar em como se vê daqui a cinco ou dez anos. Em outras palavras, ele precisa definir ou consultar seu plano de carreira para entender qual especialização poderia ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.
Embora considerar suas próprias preferências e planos seja essencial, também é importante pesquisar como está o mercado de trabalho antes de tomar uma decisão. Isso porque nem sempre a área com a qual a pessoa mais se identifica tem alta demanda nas empresas atualmente.
Por esse motivo, é importante pesquisar quais áreas de especialização estão em alta no momento e quais as tendências do setor. Assim, é possível evitar frustrações e investir em um curso que realmente impacte a carreira e abra as portas de novas oportunidades de trabalho para o profissional.
Outra dica importante para escolher uma especialização é entender as demandas da empresa e como uma pós-graduação pode auxiliar a pessoa a preencher essa lacuna. Vale lembrar que essa recomendação é válida para aqueles que já estão empregados e enxergam a possibilidade de crescer na organização caso invistam nesse curso.
Conclusão
A especialização em RH é um curso de pós-graduação que capacita o profissional para executar atividades e projetos em uma área específica, como recrutamento e seleção, gestão de pessoas e psicologia organizacional.
Ao investir nesse tipo de pós-graduação, o indivíduo melhora o seu currículo e desenvolve habilidades que tornam sua presença um diferencial importante no ambiente de trabalho. Por esse motivo, ele chama a atenção dos recrutadores e tende a ser mais valorizado pelas empresas.
Como resultado, quem se especializa tende a ganhar mais, obter mais oportunidades de desenvolvimento profissional e crescer na carreira. Porém, para obter essas e outras vantagens, é importante escolher a especialização certa.
Investir em autoconhecimento, pesquisar as tendências do mercado de trabalho e entender as necessidades da empresa são alguns passos que podem orientar essa decisão e auxiliar a pessoa a escolher a melhor especialização para o seu caso.
Gostou do artigo? Confira outras dicas de desenvolvimento profissional no blog Pontotel!