Quando idealizamos boa comunicação, pensamos em falar em público, ter boa dicção, mas, além disso, saber escutar também é importante. A escuta ativa ajuda a ter uma conversa dinâmica e objetiva sobre qualquer assunto, além de demonstrar respeito e atenção para o interlocutor.
Para o mercado de trabalho, a escuta ativa ajuda o gestor a saber se a equipe está alinhada com os assuntos do trabalho, além de ter poucas interrupções por conta de algum mal-entendido ou pelos colaboradores não prestarem atenção no comunicado.
Praticar a escuta ativa não é difícil, diferentemente do ato de falar, no qual precisamos colocar alguma ideia em prática, escutar exige menos esforço e pode ser feito com um conhecido, amigos ou até mesmo seu chefe.
Por isso, nesse texto acompanharemos o que é a escuta ativa, a importância dela, como praticar e suas vantagens no mercado de trabalho. Vamos aos tópicos:
- O que é a escuta ativa?
- Importância da escuta ativa
- Como praticar a escuta ativa?
- Quais os benefícios da escuta ativa para a comunicação interna?
Boa leitura!
O que é a escuta ativa?
A escuta ativa é quando, durante o diálogo, quem está ouvindo volta toda a atenção para o diálogo e, assim, mantém a conversa eficiente, dessa forma possibilitando compreender todas as falas do seu colega.
Quando conversamos, é normal nos distrairmos pelos mais diversos motivos, como, por exemplo, com nossos pensamentos, o acontece em volta e entre outras interrupções. Por isso, a conversa ativa é uma técnica de comunicação que mantém o diálogo linear e eficiente, fazendo assim uma comunicação mais assertiva.
No mercado de trabalho, treinar esse método de comunicação é importante para as mais diversas áreas, como: atendimento ao cliente, reuniões, consumidores em potencial e até para feedbacks.
Melhorar a escuta ativa acaba melhorando a comunicação entre empresas, clientes, diálogo interno e diversos outros processos.
Mas existem outros dois tipos de escutas, veremos quais são.
Escuta passiva
O outro estilo de diálogo é a escuta passiva. Diferentemente da escuta ativa, esse método envolve escutar de forma paciente, sem interromper e prestando a atenção no que a outra pessoa está falando.
Mas diferente da ativa, o receptor está fazendo outras atividades com o diálogo.
Um bom exemplo a citar é quando estamos escutando música e fazendo outra coisa ao mesmo tempo, como lavando uma louça, apesar de estarmos realizando outra função, ainda assim estamos prestando atenção na música e ouvindo ela.
Escuta reflexiva
Para finalizar os estilos de escuta, a última é a escuta reflexiva. A técnica consiste em ouvir atentamente o que o outro está dizendo e repetir a parte falada para saber se o que foi entendido está correto.
A escuta reflexiva é uma técnica bem funcional, pois ao repetir o que foi dito mostra que a pessoa prestou atenção e o interlocutor percebe que foi escutado.
Para o mercado de trabalho, a escuta reflexiva é essencial para a área de atendimento ao cliente, pois é preciso prestar atenção no que o cliente está falando e repetindo as partes mais importantes, o cérebro guarda essa informação.
Ouvir e escutar — qual a diferença?
Apesar das palavras serem parecidas em seu significado, a diferença é enorme em um diálogo. Ouvir é o processo natural do ser humano, chamado também de audição. Contudo, os seres humanos podem ouvir tudo ao seu redor e não prestar atenção.
Mas, escutar, tem a ver com atenção. O ato de ouvir é automático, podendo até um som diferente nos distrair e perder a atenção na conversa. Por isso, existem esses três modelos de escuta, todos eles envolvem atenção no diálogo, porém de formas diferentes.
Por isso, escutar se torna mais importante que ouvir. Quando estiver conversando com alguém, procure escutar e não somente ouvir a outra pessoa, dessa forma trabalhamos a empatia e damos a atenção necessária ao próximo.
Importância da escuta ativa
Praticar a escuta ativa ajuda no entendimento, mostra a quem se está conversando que realmente está prestando atenção.
Isso ajuda de diversas maneiras o seu cotidiano, desde uma melhor conversa com seus parentes, até um bom relacionamento com seu chefe.
Entender a importância da escuta ativa vai ajudar a ter melhores relacionamentos, ter maior empatia com todos e ter mais networking. Além disso, melhorar sua comunicação com a escuta ativa vai ajudar a alavancar sua carreira.
Como praticar a escuta ativa?
Passada a importância e entendendo o que é a escuta ativa, vamos ver como podemos praticar para que você possa usar essa técnica no seu cotidiano.
Primeiramente, não existe uma fórmula mágica, a escuta ativa se melhora com a prática e é preciso testar com pessoas.
Além disso, é necessário saber como está seu nível de comunicação com todos, fazendo esse exercício de autoconhecimento, o processo de implantação no seu dia a dia vai ser bem mais fácil.
Vamos ver alguns pontos para praticar e suas vantagens.
Se concentre no que está sendo falado
O primeiro ponto é escutar o que está sendo falado. Assim, quando começar a realmente dar atenção, a conversa se desenvolve. Por isso, o ponto para começar a melhorar sua escuta ativa é prestar a atenção no diálogo.
Não faça outras coisas enquanto o interlocutor estiver falando
Diferentemente da escuta passiva, que permite ouvir e fazer outras atividades, a técnica da escuta ativa é dar total atenção à conversa. Assim, passa a impressão de que está verdadeiramente focado e dando a atenção ao próximo.
Tenha empatia
A escuta ativa pode ser resumida em empatia. Dar a atenção necessária ao próximo para que ele conte algo e perceber que está sendo escutado, faz o outro se sentir bem com isso.
Então focar na empatia para as conversas faz desenvolver uma boa escuta e o próximo perceberá que sempre quando conversa com você tem sua total atenção.
Quais os benefícios da escuta ativa para a comunicação interna?
Para o mercado de trabalho, praticar a escuta ativa traz inúmeros benefícios para a construção de uma equipe focada, unida e sem qualquer desentendimento entre ela.
Com isso, o colaborador ou gestor precisa saber se comunicar, para poderem entender uma dúvida, escutar um aviso ou prestar a atenção na explicação que está sendo passada.
Evita o mal-entendido
Com todos escutando o que está sendo falado, a mensagem é passada corretamente e assim evita mal-entendido entre os colaboradores ou gestores.
Mantém um clima organizacional agradável
Com todos sendo devidamente ouvidos, dando suas opiniões e prestando a atenção nas palavras que estão sendo conversadas, o clima fica muito mais agradável na empresa. Isso porque todos podem se expressar e saber que vão ter a atenção recebida.
Ajuda a mediar melhor conflitos
Conflitos são da natureza humana. Quando começar uma discussão, escutar os dois lados, procurar entender o porquê começou e qual foi o desentendimento ajuda a todos se acalmarem. Então quando todos são ouvidos, os conflitos são resolvidos de forma mais justa.
Cria mais confiança
A confiança é necessária para qualquer relação humana e dentro do mercado de trabalho não é diferente. Quando podemos opinar e todos o escutam de forma natural e fica visível que prestavam atenção na sua fala, dessa forma a relação se torna mais sincera e harmônica.
Melhora a comunicação interpessoal
Escutando mais claramente o assunto tratado e praticando a empatia, a comunicação interpessoal melhora por meio dessa técnica.
Garante que todos estejam alinhados com o assunto
Esse pode ser um dos tópicos mais importantes, pois melhorando a comunicação e praticando a escuta ativa, a empresa segue para que todos entendam o que o foi transmitido. Quando um assunto é colocado e discutido, todos prestando a atenção, faz com que o assunto tenha sido absorvido e garante que todos os colaboradores estejam alinhados.
Conclusão
Podemos concluir que a escuta ativa é importante para ter sucesso profissional e ter uma equipe focada e alinhada com todos os assuntos da empresa. Saber se comunicar não é tarefa fácil, mas com técnica e tempo para aplicar poderá ajudar o relacionamento no mercado de trabalho.
Por isso, a escuta ativa é essencial para quem deseja melhorar sua comunicação. Diferente de aprender a ter bom diálogo ou falar em público, saber escutar é mais simples do que saber falar.
Além disso, quando se escuta com atenção e mostra que está interessado na conversa de seu colega, a confiança aumenta entre todas as partes e, assim, a empresa consegue ter um colaborador mais focado nos assuntos da companhia.
Praticar a escuta ativa requer tempo, por isso, ao começar, veja quais pontos precisam ser melhorados. Diferentemente de falar em público, escutar pode ser feito com qualquer pessoa. Então, você pode começar a praticar desde seus familiares a seu chefe.
Para o mercado de trabalho, saber escutar mostra que o colaborador quer fazer a empresa ter mais resultados, entender o que é preciso e questionar quando não compreendeu a situação faz o gestor sentir ânimo, para realizarem as atividades necessárias.
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