Escala 6×2: como funciona, lei e tudo sobre o assunto!
BLOG
Time Pontotel 3 de outubro de 2023 Controle de ponto

Escala 6×2: como funciona, o que diz a lei, regras para empresas e como gerir na prática!

Conheça com detalhes as regras da escala 6×2 e aprenda a aplicá-la utilizando softwares modernos em sua gestão de escala empresarial. Confira!

Imagem de Escala 6×2: como funciona, o que diz a lei, regras para empresas e como gerir na prática!

A gestão de escalas de trabalho é frequentemente tema de discussão entre os profissionais de RH, pois no Brasil, existe uma ampla variedade de escalas, cada uma com regras específicas. Entre elas, destaca-se a escala 6×2, composta por uma jornada de trabalho de 6 dias consecutivos, seguidos por 2 dias de folga.

O modelo de escala 6×2 pode ser muito benéfico para empresas e empregadores, mas, por fugir do modelo mais convencional, possui algumas especificidades que precisam ser consideradas antes de sua implementação. 

A adesão à escala 6×2 requer atenção e compreensão, uma vez que influencia diretamente a produtividade, a qualidade de vida dos funcionários e a gestão de recursos humanos. Neste texto, serão apresentados os aspectos principais dessa modalidade de jornada de trabalho, suas vantagens, desafios e como implementá-la de maneira eficiente. 

Confira os tópicos que serão abordados ao longo deste artigo para explicar o assunto:

Desfrute da leitura e tenha um bom aprendizado!

O que é uma escala de trabalho?

Escala de trabalho é a maneira como são alocadas as horas e os turnos de trabalho de cada funcionário de uma empresa. Ela determina quais dias da semana e quais horários o trabalhador desempenhará a sua jornada de trabalho. 

No Brasil, existem diferentes tipos de escalas de trabalho permitidas pela lei, como a escala 5×2 (5 dias de trabalho seguidos por 2 dias de folga), a escala 12×36 (12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de folga) e a escala 6×2 (6 dias de trabalho e 2 de folga).

A escala de trabalho considera as necessidades das empresas, que diferem de setor para setor. Por isso, ela serve para a realização de uma boa gestão de pessoas, garantindo que nunca falte mão de obra nos horários em que a empresa estiver funcionando. 

Como funciona a escala de trabalho 6×2?

Mulher segurando um computador

A escala de trabalho 6×2 é uma forma de distribuição de horários de trabalho que consiste em 6 dias de trabalho consecutivos, seguidos por 2 dias de folga. Esse formato de escala é utilizado em diversos setores que precisam funcionar todos os dias da semana, visando manter a operação da empresa em funcionamento de forma contínua.

Esse modelo pode funcionar em turnos alternados, como manhã, tarde e noite, dependendo das necessidades da empresa. Assim, após os seguidos 6 dias de trabalho, o funcionário desfruta de 2 dias consecutivos de folga para descanso e recuperação.

A escala do tipo 6×2 pode oferecer a vantagem de permitir uma cobertura constante das operações, reduzindo a necessidade de contratar mais funcionários. No entanto, o empregador precisa atentar-se ao que diz a lei para utilizar esse formato de escala de maneira benéfica para a empresa e para o empregado. 

O que diz a lei sobre a escala 6×2?

Não existe uma lei específica que regulamente a escala de trabalho 6×2. Por isso, o empregador deve seguir o que diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), pois ela apresenta as regras gerais relacionadas a jornada de trabalho, horas extras, intervalos, folgas, entre outros aspectos trabalhistas.

Algumas das orientações presentes na CLT que devem ser consideradas na escala de trabalho 6×2 são: 

  • Respeitar a jornada de trabalho máxima semanal, sendo de 44 horas;
  • Seguir as regulamentações estabelecidas pelas convenções coletivas de cada categoria profissional;
  • Compensar com horas extras aquelas que ultrapassarem a 6ª hora diária e a 36ª hora semanal em caso de trabalho contínuo em turnos de revezamento;
  • Efetuar o pagamento de adicional de 100% sobre os dias de domingo e feriados;
  • Assegurar um intervalo de 1 hora destinado à refeição durante a jornada de trabalho diária; 
  • Comunicar previamente aos trabalhadores a escala de serviço e os dias de folga designados;
  • Garantir um período remunerado de 24 horas consecutivas de descanso semanal;
  • Conceder pelo menos um domingo de folga a cada sete semanas de trabalho.

Quem trabalha em escala 6×2 tem direito a feriado?

Independentemente da escala de trabalho adotada, a CLT prevê que os feriados devem ser respeitados. Na prática, isso significa que, caso o funcionário seja convocado para trabalhar em um feriado, a empresa deve pagar a ele o dobro do valor de um dia de trabalho.

Essa regra pode ser alterada em algumas categorias, em casos de convenções coletivas de trabalho, por exemplo. Por essa razão, é importante estudar as especificidades de cada área ou consultar sindicatos e conselhos. 

Como já mencionado, os trabalhadores devem ser comunicados com antecedência sobre suas escalas de trabalho, e, quando se diz respeito a feriados, isso é mais importante ainda. 

Afinal, disponibilizar a escala com antecedência ajuda o profissional a organizar melhor sua vida pessoal.

Quais regras a empresa precisa seguir ao adotar a escala 6×2?

A primeira e mais importante regra para uma empresa adotar a escala 6×2 é fazer uma gestão de jornada de trabalho e uma gestão de escalas eficientes. Para isso, a organização deve contar com uma plataforma de registro e gerenciamento de ponto, como o ponto online.

Com uma boa organização sobre o tempo de trabalho de cada funcionário, a empresa consegue seguir com mais facilidade as regras impostas pela CLT, como jornada semanal máxima de trabalho, intervalos durante a jornada, registro de ponto obrigatório, descansos semanais e pagamento de salário e horas extras. 

Como funciona o pagamento de horas extras e trabalho aos domingos na escala 6×2?

O pagamento adicional por horas extras e trabalho aos domingos é uma obrigação no Brasil. Quando se trata da escala 6×2, as horas extras ocorrem quando um colaborador trabalha além da 6ª hora diária e a 36ª hora semanal.

As horas extras precisam ser pagas com um adicional mínimo de 50% sobre o valor da hora normal de trabalho. Para o caso de domingos e feriados, essa regra difere, pois a legislação exige um adicional de, no mínimo, 100%.

É importante ressaltar que as regras podem variar com base em acordos coletivos ou convenções coletivas específicas de cada categoria profissional.

Como fazer uma boa gestão de escalas?

Uma boa gestão de escalas ajuda a garantir a produtividade e o bem-estar dos funcionários, além da plena operação da empresa em todo o seu horário de funcionamento. Para isso, é preciso utilizar ferramentas modernas que ajudem a fazer o gerenciamento de escalas com eficácia. 

Antigamente, era mais comum realizar essa gestão por meio de planilhas ou outros documentos mais simples; porém, com as novas tecnologias, a melhor forma de fazer uma gestão de escalas é utilizando um software especializado. 

Usando nosso sistema Pontotel é possível ter um excelente controle de escalas, com integração perfeita ao registro de ponto e geração de relatórios estratégicos de forma automática para uma gestão mais eficaz.

Nosso software ainda possibilita gerenciar escalas, automatizar o planejamento, a criação e a identificação de escalas de funcionários. Ele também ajuda no agendamento, na comunicação de escalas, no acompanhamento de jornada e no cumprimento de regulamentações, otimizando o trabalho do setor de Recursos Humanos.

Preencha o formulário abaixo e converse com um especialista! Saiba como a Pontotel pode ajudar a fazer uma boa gestão de escalas em sua empresa.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Principais tipos de escalas de trabalho

Mãos segurando um calendário e uma caneta

A escolha das escalas de trabalho varia conforme a necessidade de cada empresa ou organização. Existem empresas que precisam funcionar 24 horas, como as das áreas de saúde e fornecimento de serviços. Confira os principais tipos de escalas de trabalho:  

  • Escala 5×2: 5 dias de trabalho seguidos por 2 dias de folga;
  • Escala 6×1: 6 dias de trabalho consecutivos, seguidos por 1 dia de descanso;
  • Escala 12×36: 12 horas de trabalho seguidas por 36 horas de folga;
  • Escala 4×4: 4 dias de trabalho seguidos por 4 dias de folga;
  • Escala 8×6: 8 dias de trabalho consecutivos, seguidos por 6 dias de descanso;
  • Escala 5×1: 5 dias de trabalho seguidos por 1 dia de descanso;
  • Escala 24×48: 24 horas de trabalho seguidas por 48 horas de folga;
  • Escala 5×3: 5 dias de trabalho seguidos por 3 dias de folga;
  • Escala 10×5: 10 dias de trabalho seguidos por 5 dias de folga;
  • Escala 5×4: 5 dias de trabalho seguidos por 4 dias de folga.

Conclusão

Assim, a partir deste artigo, foi possível observar a diversidade de modalidades de escalas de trabalho e entender como fazer a aplicação da escala 6×2 na empresa.

Tornou-se perceptível que a escolha da escala de trabalho apropriada depende das necessidades operacionais específicas da empresa, assim como das preferências e necessidades de cada funcionário.

É importante que a implementação dessa escala seja planejada com cuidado e acompanhada por bons sistemas para garantir o cumprimento das regulamentações trabalhistas e o respeito a horas extras e folgas devidas.

Fazer a gestão da escala 6×2 requer uma visão estratégica e conhecimento sobre o assunto. Agora, com as informações apresentadas neste texto, tenha certeza que será possível realizar a aplicação e a gestão da escala 6×2 com mais eficiência em seu negócio. 

Gostou de entender mais sobre a escala 6×2 e como realizar uma boa gestão desse modelo? Então, compartilhe este texto com seus colegas profissionais e continue acompanhando as novidades do setor corporativo no blog Pontotel!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!