Erros na gestão de pessoas: quais são e como evitá-los?
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Time Pontotel 20 de fevereiro de 2025 Gestão de Pessoas

Sua empresa está cometendo esses erros na gestão de pessoas? Saiba como corrigir!

Conheça os principais erros na gestão de pessoas, saiba quais os impactos e descubra como implementar ações para manter o bem-estar dos colaboradores.

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Os bons resultados de uma empresa dependem de um bom trabalho executado pelo ativo mais valioso dela: os colaboradores. Por isso, é essencial que a companhia não cometa erros na gestão de pessoas, mantendo os profissionais felizes e engajados. 

A gestão de pessoas é formada por planos de ação feitos mediante políticas e estratégias, capazes de promover um ambiente de trabalho sadio e produtivo. Os principais objetivos são facilitar o engajamento dos colaboradores e valorizar o seu bem-estar. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Half, mais de 89% das empresas acreditam que os bons resultados delas dependem do engajamento e da motivação dos colaboradores, revelando a importância de uma boa gestão de pessoas. 

Devido à importância da gestão de pessoas para os resultados da empresa, este conteúdo abordará os seguintes tópicos relacionados ao tema: 

Tenha uma boa leitura! 

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O que é gestão de pessoas e por que é tão importante?

 

A gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas que visa a promover um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. Para isso, são desenvolvidas estratégias com foco no alinhamento de interesses entre empregador e empregado.

A gestão de pessoas é importante, pois, mediante ações voltadas ao engajamento dos colaboradores, é possível criar um clima organizacional positivo, facilitando a retenção de talentos, reduzindo o absenteísmo e permitindo o desenvolvimento profissional contínuo.

 

Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoas?

 
três pessoas discordando sentados em uma mesa de escritório

Os erros na gestão de pessoas podem limitar o crescimento da empresa, desmotivando os colaboradores e aumentando o índice de rotatividade na empresa. Confira, a seguir, os principais erros cometidos na gestão de pessoas.

Falta de feedback e reconhecimento

A ausência de feedbacks e reconhecimento no trabalho é um dos principais erros na gestão de pessoas, culminando em baixa produtividade, insegurança e desmotivação. 

Quando o colaborador não recebe feedbacks, ele fica desorientado quanto aos caminhos que deve seguir para atingir os objetivos da sua função, aumentando os erros na execução das tarefas e as cobranças por resultados. 

Comunicação interna ineficaz 

A comunicação é um grande diferencial para um ambiente de trabalho produtivo. Quando ela é malfeita, existem grandes chances de desentendimentos e perda de tempo na execução de tarefas.

Portanto, a comunicação interna ineficaz aparece como um dos erros na gestão de pessoas que pode comprometer os resultados da empresa. Isso porque o desalinhamento dos objetivos organizacionais divide as equipes e as gestões, trazendo desorganização na rotina empresarial.

Foco exclusivo em resultados, ignorando o bem-estar da equipe

O equilíbrio emocional e físico é essencial para que os colaboradores estejam motivados e desejem permanecer na empresa. Quando a empresa foca apenas os resultados, ignorando o bem-estar da equipe, ela está cometendo um dos erros na gestão de pessoas.

Para obter bons resultados, é fundamental que a empresa não leve os colaboradores ao esgotamento profissional (burnout), devendo estar sempre atenta às escalas de trabalho e horas extras para não sobrecarregar a equipe. Afinal, essa sobrecarga pode culminar no adoecimento dos colaboradores e no aumento das taxas de rotatividade e absenteísmo.

Segundo dados da Gympass, 87% dos profissionais trocariam de emprego caso a empresa em que estivessem não promovesse ações voltadas ao bem-estar. 

Ausência de capacitação e desenvolvimento de colaboradores

Negligenciar o desenvolvimento profissional é um dos grandes erros na gestão de pessoas. Colaboradores que não enxergam uma possibilidade de evolução na empresa tendem a ficar desmotivados e abrem margem para procurar novas oportunidades profissionais.

Além disso, quando a empresa não foca a capacitação dos funcionários tende a ter uma equipe desatualizada, que pode cometer erros com maior frequência. Sendo assim, é essencial investir no desenvolvimento contínuo, com planos de carreira e formações para os funcionários evoluírem. 

Negligência com a diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho criam uma imagem positiva da empresa para talentos, investidores e clientes. Ao limitar as equipes e criar preconceitos, a empresa comete erros na gestão de pessoas que podem privá-la de um ambiente inovador, criativo e acolhedor.

Além disso, a negligência quanto à diversidade e inclusão ignora novas perspectivas e experiências de colaboradores com bagagens profissionais, culturais e pessoais distintas, que podem fazer a diferença no desenvolvimento de estratégias e nos resultados. 

Um estudo da Deloitte revelou que 96% das empresas acreditam que ações de diversidade e inclusão criam um ambiente acolhedor, gerando valor e melhorando a qualidade do trabalho.  

Gestão de jornada ineficaz 

A gestão de jornada ineficaz é um dos erros de gestão de pessoas, pois pode sobrecarregar as equipes em função de escalas de trabalho mal construídas e voltadas à inflexibilidade e ao excesso de trabalho. Tudo isso pode comprometer o bem-estar das equipes e elevar o número de ausências e a rotatividade.

Para que os colaboradores atuem conforme suas possibilidades, visando um alinhamento entre o lado pessoal e profissional — emocional, mental e físico —, a empresa deve construir jornadas justas, sem horas de trabalho excessivas, analisando de perto os dados de entrada, saída, intervalos e horas extras dos funcionários. 

 

Os impactos desses erros no ambiente de trabalho

 

Cometer os erros na gestão de pessoas citados anteriormente pode comprometer o bom ambiente de trabalho, desmotivando os colaboradores e atrapalhando o seu desempenho na execução de tarefas. Entre os principais impactos dos erros estão: 

  • Baixa produtividade;
  • Desmotivação profissional;
  • Clima organizacional negativo;
  • Aumento das taxas de rotatividade e absenteísmo;
  • Danos à imagem da empresa no mercado;
  • Dificuldade para manter talentos;
  • Geração de conflitos internos
 

Como evitar erros na gestão de pessoas? 

 
Mulher escrevendo em quadro de ideias com grupo de pessoas ao fundo em uma reunião

Para evitar os erros na gestão de pessoas, a empresa deve ter um plano de ação que foque principalmente o bem-estar dos colaboradores e o engajamento desses profissionais em relação aos objetivos predeterminados pela empresa. 

As seguintes ações são importantes neste processo:

Invista no treinamento e desenvolvimento da liderança

Líderes bem preparados conseguem contornar problemas ou erros na gestão de pessoas, visando sempre um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por isso, é importante que a empresa invista em treinamentos contínuos para que as lideranças se mantenham atualizadas e preparadas para lidar com as equipes. 

Adote políticas de inclusão e diversidade claras 

As políticas de inclusão e diversidade podem construir uma imagem extremamente positiva da empresa no mercado, facilitando a atração de talentos, investidores e clientes, e evitando erros na gestão de pessoas. Portanto, a empresa deve investir em contratações de perfis distintos e valorizar a diversidade, construindo uma cultura de igualdade e respeito. 

Desenvolva programas de bem-estar para colaboradores

O bem-estar dos colaboradores impacta diretamente o engajamento, a produtividade e a retenção, culminando numa chance maior de evitar erros de gestão de pessoas. Sendo assim, a empresa deve desenvolver programas que foquem a saúde mental, física e emocional dos seus profissionais, incentivando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

O CEO e cofundador da GoGood, Bruno Rodrigues, reitera a importância do bem-estar no ambiente de trabalho:

“A estratégia de benefícios de bem-estar está totalmente relacionada à competição por talentos, à atratividade e à fidelização dos mesmos, ao aumento da produtividade e ao acesso a novos mercados. Todos esses aspectos estão intrinsecamente ligados ao bem-estar dos colaboradores e podem ser alavancados por meio de iniciativas nessa área”

Implemente uma tecnologia de ponto avançada e humanizada

Um controle de jornada eficiente é capaz de evitar erros na gestão de pessoas que sobrecarregam funcionários por excesso de horas trabalhadas. Portanto, uma tecnologia de ponto avançada e humanizada pode facilitar os registros de trabalho, trazendo flexibilidade às jornadas e ajudando no controle em tempo real das escalas e horas extras. 

 

Qual o melhor sistema de ponto para evitar erros na gestão?

 

A Pontotel possui o melhor sistema de ponto para evitar erros de gestão de pessoas. Isso porque oferece um sistema de controle de ponto que alia tecnologia a uma gestão humanizada, tornando as rotinas e relações de trabalho mais tranquilas, transparentes e harmoniosas.

Nossa tecnologia facilita o dia a dia dos gestores, dos funcionários e do RH, armazenando informações em um só lugar e agilizando as rotinas, os registros, o tratamento de dados e a análise de informações de jornada. 

Conheça algumas das principais vantagens da nossa plataforma para evitar erros na gestão de pessoas:

  • Múltiplas formas de registro de ponto;
  • Dashboard com gestão avançada para construção de escalas e folgas;
  • Correção automatizada de ponto e jornada; 
  • Cálculos e fechamento da folha de forma automática; 
  • Fácil integração com outros sistemas, de acordo com as necessidades da empresa; 
  • 100% de adequação às regras da CLT, LGPD e Portaria 671;
  • Fornecimento de dados de jornada em tempo real, facilitando as tomadas de decisões empresariais referentes a escalas e horas extras; 
  • Gestão de dados em poucos cliques, via aplicativo ou web. 

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Conclusão

A gestão de pessoas realizada de maneira eficiente faz toda a diferença para que a empresa seja assertiva na organização de escalas e horas extras. Neste conteúdo, foi visto que, para evitar erros na gestão de pessoas, a empresa deve focar ações que visem a um equilíbrio no bem-estar dos funcionários.

Para que isso ocorra, é importante construir uma comunicação eficaz, cujo objetivo é que ambiente de trabalho seja sadio, cooperativo e igualitário. Assim, todos devem se sentir engajados e dispostos a trabalhar pelos objetivos propostos. 

Nesse processo, é importante investir em formação, adotar práticas de inclusão, desenvolver programas de bem-estar e investir em um controle de ponto automatizado e humanizado. 

A Pontotel entrega recursos para que as escalas e jornada de trabalho sejam transparentes, corretas e assertivas, com uma plataforma tecnológica e humanizada de controle de ponto, evitando erros na gestão de pessoas. 

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