Os bons resultados de uma empresa dependem de um bom trabalho executado pelo ativo mais valioso dela: os colaboradores. Por isso, é essencial que a companhia não cometa erros na gestão de pessoas, mantendo os profissionais felizes e engajados.
A gestão de pessoas é formada por planos de ação feitos mediante políticas e estratégias, capazes de promover um ambiente de trabalho sadio e produtivo. Os principais objetivos são facilitar o engajamento dos colaboradores e valorizar o seu bem-estar.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Half, mais de 89% das empresas acreditam que os bons resultados delas dependem do engajamento e da motivação dos colaboradores, revelando a importância de uma boa gestão de pessoas.
Devido à importância da gestão de pessoas para os resultados da empresa, este conteúdo abordará os seguintes tópicos relacionados ao tema:
- O que é gestão de pessoas e por que é tão importante?
- Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoas?
- Os impactos desses erros no ambiente de trabalho
- Como evitar erros na gestão de pessoas?
- Qual o melhor sistema de ponto para evitar erros na gestão?
Tenha uma boa leitura!

O que é gestão de pessoas e por que é tão importante?
A gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas que visa a promover um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. Para isso, são desenvolvidas estratégias com foco no alinhamento de interesses entre empregador e empregado.
A gestão de pessoas é importante, pois, mediante ações voltadas ao engajamento dos colaboradores, é possível criar um clima organizacional positivo, facilitando a retenção de talentos, reduzindo o absenteísmo e permitindo o desenvolvimento profissional contínuo.
Quais são os principais erros cometidos na gestão de pessoas?

Os erros na gestão de pessoas podem limitar o crescimento da empresa, desmotivando os colaboradores e aumentando o índice de rotatividade na empresa. Confira, a seguir, os principais erros cometidos na gestão de pessoas.
Falta de feedback e reconhecimento
A ausência de feedbacks e reconhecimento no trabalho é um dos principais erros na gestão de pessoas, culminando em baixa produtividade, insegurança e desmotivação.
Quando o colaborador não recebe feedbacks, ele fica desorientado quanto aos caminhos que deve seguir para atingir os objetivos da sua função, aumentando os erros na execução das tarefas e as cobranças por resultados.
Comunicação interna ineficaz
A comunicação é um grande diferencial para um ambiente de trabalho produtivo. Quando ela é malfeita, existem grandes chances de desentendimentos e perda de tempo na execução de tarefas.
Portanto, a comunicação interna ineficaz aparece como um dos erros na gestão de pessoas que pode comprometer os resultados da empresa. Isso porque o desalinhamento dos objetivos organizacionais divide as equipes e as gestões, trazendo desorganização na rotina empresarial.
Foco exclusivo em resultados, ignorando o bem-estar da equipe
O equilíbrio emocional e físico é essencial para que os colaboradores estejam motivados e desejem permanecer na empresa. Quando a empresa foca apenas os resultados, ignorando o bem-estar da equipe, ela está cometendo um dos erros na gestão de pessoas.
Para obter bons resultados, é fundamental que a empresa não leve os colaboradores ao esgotamento profissional (burnout), devendo estar sempre atenta às escalas de trabalho e horas extras para não sobrecarregar a equipe. Afinal, essa sobrecarga pode culminar no adoecimento dos colaboradores e no aumento das taxas de rotatividade e absenteísmo.
Segundo dados da Gympass, 87% dos profissionais trocariam de emprego caso a empresa em que estivessem não promovesse ações voltadas ao bem-estar.
Ausência de capacitação e desenvolvimento de colaboradores
Negligenciar o desenvolvimento profissional é um dos grandes erros na gestão de pessoas. Colaboradores que não enxergam uma possibilidade de evolução na empresa tendem a ficar desmotivados e abrem margem para procurar novas oportunidades profissionais.
Além disso, quando a empresa não foca a capacitação dos funcionários tende a ter uma equipe desatualizada, que pode cometer erros com maior frequência. Sendo assim, é essencial investir no desenvolvimento contínuo, com planos de carreira e formações para os funcionários evoluírem.
Negligência com a diversidade e inclusão
A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho criam uma imagem positiva da empresa para talentos, investidores e clientes. Ao limitar as equipes e criar preconceitos, a empresa comete erros na gestão de pessoas que podem privá-la de um ambiente inovador, criativo e acolhedor.
Além disso, a negligência quanto à diversidade e inclusão ignora novas perspectivas e experiências de colaboradores com bagagens profissionais, culturais e pessoais distintas, que podem fazer a diferença no desenvolvimento de estratégias e nos resultados.
Um estudo da Deloitte revelou que 96% das empresas acreditam que ações de diversidade e inclusão criam um ambiente acolhedor, gerando valor e melhorando a qualidade do trabalho.
Gestão de jornada ineficaz
A gestão de jornada ineficaz é um dos erros de gestão de pessoas, pois pode sobrecarregar as equipes em função de escalas de trabalho mal construídas e voltadas à inflexibilidade e ao excesso de trabalho. Tudo isso pode comprometer o bem-estar das equipes e elevar o número de ausências e a rotatividade.
Para que os colaboradores atuem conforme suas possibilidades, visando um alinhamento entre o lado pessoal e profissional — emocional, mental e físico —, a empresa deve construir jornadas justas, sem horas de trabalho excessivas, analisando de perto os dados de entrada, saída, intervalos e horas extras dos funcionários.
Os impactos desses erros no ambiente de trabalho
Cometer os erros na gestão de pessoas citados anteriormente pode comprometer o bom ambiente de trabalho, desmotivando os colaboradores e atrapalhando o seu desempenho na execução de tarefas. Entre os principais impactos dos erros estão:
- Baixa produtividade;
- Desmotivação profissional;
- Clima organizacional negativo;
- Aumento das taxas de rotatividade e absenteísmo;
- Danos à imagem da empresa no mercado;
- Dificuldade para manter talentos;
- Geração de conflitos internos.
Como evitar erros na gestão de pessoas?

Para evitar os erros na gestão de pessoas, a empresa deve ter um plano de ação que foque principalmente o bem-estar dos colaboradores e o engajamento desses profissionais em relação aos objetivos predeterminados pela empresa.
As seguintes ações são importantes neste processo:
Invista no treinamento e desenvolvimento da liderança
Líderes bem preparados conseguem contornar problemas ou erros na gestão de pessoas, visando sempre um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por isso, é importante que a empresa invista em treinamentos contínuos para que as lideranças se mantenham atualizadas e preparadas para lidar com as equipes.
Adote políticas de inclusão e diversidade claras
As políticas de inclusão e diversidade podem construir uma imagem extremamente positiva da empresa no mercado, facilitando a atração de talentos, investidores e clientes, e evitando erros na gestão de pessoas. Portanto, a empresa deve investir em contratações de perfis distintos e valorizar a diversidade, construindo uma cultura de igualdade e respeito.
Desenvolva programas de bem-estar para colaboradores
O bem-estar dos colaboradores impacta diretamente o engajamento, a produtividade e a retenção, culminando numa chance maior de evitar erros de gestão de pessoas. Sendo assim, a empresa deve desenvolver programas que foquem a saúde mental, física e emocional dos seus profissionais, incentivando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O CEO e cofundador da GoGood, Bruno Rodrigues, reitera a importância do bem-estar no ambiente de trabalho:
“A estratégia de benefícios de bem-estar está totalmente relacionada à competição por talentos, à atratividade e à fidelização dos mesmos, ao aumento da produtividade e ao acesso a novos mercados. Todos esses aspectos estão intrinsecamente ligados ao bem-estar dos colaboradores e podem ser alavancados por meio de iniciativas nessa área”
Implemente uma tecnologia de ponto avançada e humanizada
Um controle de jornada eficiente é capaz de evitar erros na gestão de pessoas que sobrecarregam funcionários por excesso de horas trabalhadas. Portanto, uma tecnologia de ponto avançada e humanizada pode facilitar os registros de trabalho, trazendo flexibilidade às jornadas e ajudando no controle em tempo real das escalas e horas extras.
Qual o melhor sistema de ponto para evitar erros na gestão?
A Pontotel possui o melhor sistema de ponto para evitar erros de gestão de pessoas. Isso porque oferece um sistema de controle de ponto que alia tecnologia a uma gestão humanizada, tornando as rotinas e relações de trabalho mais tranquilas, transparentes e harmoniosas.
Nossa tecnologia facilita o dia a dia dos gestores, dos funcionários e do RH, armazenando informações em um só lugar e agilizando as rotinas, os registros, o tratamento de dados e a análise de informações de jornada.
Conheça algumas das principais vantagens da nossa plataforma para evitar erros na gestão de pessoas:
- Múltiplas formas de registro de ponto;
- Dashboard com gestão avançada para construção de escalas e folgas;
- Correção automatizada de ponto e jornada;
- Cálculos e fechamento da folha de forma automática;
- Fácil integração com outros sistemas, de acordo com as necessidades da empresa;
- 100% de adequação às regras da CLT, LGPD e Portaria 671;
- Fornecimento de dados de jornada em tempo real, facilitando as tomadas de decisões empresariais referentes a escalas e horas extras;
- Gestão de dados em poucos cliques, via aplicativo ou web.
Ficou interessado? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos especialistas entrará em contato com a sua empresa!
Conclusão
A gestão de pessoas realizada de maneira eficiente faz toda a diferença para que a empresa seja assertiva na organização de escalas e horas extras. Neste conteúdo, foi visto que, para evitar erros na gestão de pessoas, a empresa deve focar ações que visem a um equilíbrio no bem-estar dos funcionários.
Para que isso ocorra, é importante construir uma comunicação eficaz, cujo objetivo é que ambiente de trabalho seja sadio, cooperativo e igualitário. Assim, todos devem se sentir engajados e dispostos a trabalhar pelos objetivos propostos.
Nesse processo, é importante investir em formação, adotar práticas de inclusão, desenvolver programas de bem-estar e investir em um controle de ponto automatizado e humanizado.
A Pontotel entrega recursos para que as escalas e jornada de trabalho sejam transparentes, corretas e assertivas, com uma plataforma tecnológica e humanizada de controle de ponto, evitando erros na gestão de pessoas.
Gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos sobre as principais rotinas do departamento pessoal? Acesse o blog Pontotel.