Veja por que ter uma equipe plural no ambiente corporativo!
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Time Pontotel 13 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Entenda a importância de uma equipe plural no ambiente corporativo e saiba como o RH pode contribuir nessa construção

Saiba por que promover a existência de uma equipe plural em seu negócio pode ser a chave para encontrar a inovação e a criatividade.

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A existência de uma equipe plural, que conta com a diversidade e que considera a singularidade, tem sido cada vez mais valorizada dentro de uma empresa. Essa formulação de equipe, se bem gerida, é capaz de trazer resultados inéditos e de relevância.

Para que esse tipo de equipe se torne realidade em uma empresa, é preciso que haja esforços do departamento de RH para incentivar a contratação de perfis diferentes de profissionais, que tragam habilidades complementares àquelas já presentes na equipe.

Para explicar melhor sobre a importância de equipes plurais e como elas podem elevar o nível de um negócio, este artigo procura explicar o assunto conforme os seguintes tópicos:

 Boa leitura!

O que são equipes plurais?

Uma equipe plural trabalhando

Caracteriza-se por equipe plural o time que conta com pessoas diversas, que possuem diferentes perfis comportamentais, competências, experiências e formas de ver e existir no mundo.

Em uma equipe plural, há espaço para a exposição de diferentes opiniões. Afinal, cada membro enxerga a realidade de um ponto de vista próprio e único, de acordo com sua formação e atuação.

Qual a importância de equipes plurais no ambiente de trabalho?

Em um ambiente de trabalho, as equipes plurais são capazes de tornar o ambiente mais inclusivo, agregar conhecimentos distintos e proporcionar a inovação.

Isso porque são as diferenças, as divergências de opiniões e as diferentes análises sobre as situações que cada profissional faz individualmente que são capazes de construir um ambiente colaborativo, rico e diverso.

Facilidade em criar soluções criativas

A criatividade também é uma vantagem das equipes plurais. E as empresas têm sempre muito a ganhar. Quando as diferenças entre os profissionais são respeitadas, a probabilidade de resolver um problema de modo efetivo e criativo é maior, pois são considerados vários pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Diversidade de pensamentos

Pensamentos, quando diversos, contornam as situações presentes em um ambiente de trabalho de maneira atípica.

Além disso, quando a empresa valoriza esse tipo de equipe, os profissionais ficam mais à vontade para ser quem são e cultivar seu pensamento autêntico, pois se sentem respeitados em sua singularidade.

Visão ampla em novos projetos

Em uma equipe plural, se cada profissional conseguir agregar valor conforme a sua expertise, o resultado do trabalho pretendido será sempre superior e alcançado de forma mais veloz.

A contribuição mútua faz com que a visão sobre os problemas e os desafios de um negócio se torne mais ampla, e a criação de novos projetos, mais frequente.

Como criar uma equipe plural?

Grupo de pessoas conversando sobre uma lousa transparente

Para criar uma equipe plural, é preciso estar atento a algumas questões e alguns cuidados na hora de selecionar os funcionários. Entre outras ações, também é importante entender quais os recursos disponíveis e os perfis de funcionários presentes na organização, alinhando-os aos objetivos da companhia.

A seguir, neste artigo, saiba o que é necessário para formar uma equipe diversa e valiosa.

Estabeleça os objetivos de cada equipe

Estabeleça os objetivos de cada equipe e entenda quais são os talentos que poderiam colaborar para o atingimento das metas: o que será preciso fazer, como e de qual forma. Assim, é mais fácil selecionar quais são os perfis comportamentais que irão compor a equipe.

Avalie o perfil dos colaboradores

Desafie e observe como os colaboradores agem diante de um problema, e quais são as soluções que eles propõem. Assim, é possível entender quem são eles e se suas habilidades se complementam.

Ao conhecer o perfil de um colaborador, o gestor também passa a ter a capacidade de alocar os profissionais certos para uma determinada função e geri-los de forma mais eficiente, garantindo que cada um pense de forma singular.

Faça o planejamento de uma equipe plural avaliando soft e hard skills

Nesse processo, entender quais são as soft skills e as hard skills desses colaboradores também pode ajudar. Elas vão guiar a gestão e ajudar a equipe de modo com que cada um colabore usando a sua máxima potência profissional.

Por exemplo, em um projeto de tecnologia, um colaborador com soft skills como resiliência e adaptabilidade pode ter o desafio de negociá-lo com outras áreas e equipes, enquanto aquele que possui hard skills como cursos ligados à área pode se tornar o consultor do projeto, oferecendo suporte técnico necessário.

Aplique a divisão de uma equipe plural e meça os resultados

Após alocar quais são os profissionais em seus desafios conforme suas habilidades sociais e técnicas, é importante medir quais são os resultados que essa dinâmica traz à equipe e se cada candidato está na função mais apropriada para ele.

Quais os benefícios de uma equipe plural para a empresa?

Os benefícios de uma equipe plural para empresa são: a criação de soluções mais eficazes para o problema, contemplando realidades e cenários diferentes, a gestão de inovação, a criatividade e um ambiente mais colaborativo e inclusivo.

A comunicação interna se torna mais participativa e a interlocução com os clientes também costuma melhorar, pois a visão é ampliada e, nesse processo, são descobertas novas estratégias, que conversam com diferentes públicos.

Além desses aspectos, a empresa se alinha às modernas práticas corporativas empregadas ao redor do mundo e, ainda, colabora para contribuir com pautas sociais. Tais responsabilidades alinhadas colaboram e trazem grandes resultados ao negócio.

E para os colaboradores?

Com equipes plurais, os colaboradores se sentem mais vistos e valorizados em suas singularidades. Sentem-se mais motivados por receberem desafios que combinem com suas habilidades e personalidades.

Quando há o respeito às diferenças e o uso estratégico destas, o ambiente se torna mais harmonioso, o clima organizacional se transforma e as relações de trabalho são cada vez mais saudáveis e produtivas.

Qual o papel do RH na inclusão de equipes plurais?

Três pessoas conversando enquanto sobem uma escada

O departamento de RH tem grande responsabilidade quando se fala da criação de equipes plurais e da inclusão de pessoas. É dessa área que devem vir as diretrizes, as políticas e os esforços para tornar a empresa cada vez mais múltipla.

Devem ser incentivadas, pelo RH, as práticas que valorizem as diferenças, que entendam as peculiaridades de cada profissional e que façam bom uso dos pontos fortes de cada membro da equipe.

Além disso, cabe ao RH reorganizar, se preciso, seus próprios processos, tornando-os mais múltiplos, conhecer a fundo as equipes da empresa e incentivar ambientes com mais respeito às diferenças de pensamento.

Definições desde o processo seletivo

O processo de recrutamento e seleção é uma excelente oportunidade de considerar a diversidade já no momento de contratar o colaborador. Por isso, devem ser definidas as estratégias para admitir profissionais com base nas premissas de diversidade e de respeito às diferenças.

A equipe de Recursos Humanos, neste sentido, deve procurar por funcionários com habilidades diferentes dos profissionais que já estão na empresa, que possam quebrar barreiras sociais e econômicas. 

Além disso, deve conhecer e considerar candidatos com formações em outras instituições que não são as de costume e valorizar diferenças culturais.

Avaliação do perfil e adequação nas equipes

Após a seleção desses profissionais, é preciso inseri-los em equipes que sejam beneficiadas por suas habilidades, características e forma de trabalhar.  

Se um time trabalha de forma mais pragmática, por exemplo, é interessante promover a inserção de alguém mais criativo, para balancear a maneira de procurar soluções. Todo esse processo deve ser feito com estratégia e cuidado.

É preciso garantir, por parte do RH, que haja respeito aos perfis diferentes, e que todos os colaboradores estejam aptos a aprenderem e colaborarem uns com os outros.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender a importância de promover espaços mais plurais no ambiente corporativo, que respeitem a individualidade de cada profissional. É preciso entender que as diferenças podem ser a chave para soluções mais inovadoras e eficazes.

Uma equipe plural traz diferentes visões de mundo e o conhecimento de várias áreas da sociedade à empresa, o que pode ajudar esta a se inserir no mercado e na sociedade de forma mais genuína.

O texto trouxe também a ideia de que uma equipe plural leva a empresa a um patamar diferente, alinhando-a às novas demandas sociais sobre diversidade, gestão de pessoas e responsabilidade social.

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