Equipe de qualidade: veja como e por que estruturar na empresa!
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Time Pontotel 13 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas

Qual a importância de uma equipe de qualidade? Veja vantagens, desafios e como estruturar uma em sua empresa!

Confira neste conteúdo o que é equipe de qualidade, os benefícios que a empresa ganha ao estruturá-la estrategicamente e o papel do RH nisso.

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Para uma empresa ter clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços, ela precisa focar diversas áreas, como o atendimento. Porém, somado a isso, também é importante que ela estruture uma equipe de qualidade, essencial para garantir que um produto, seja qual for, esteja em conformidade com as normas e os altos padrões de qualidade.

Nesse sentido, o estudo O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na implementação da gestão da qualidade total: um estudo empírico em empresas de alta tecnologia fez uma pesquisa que relacionava as práticas de gestão de recursos humanos com as práticas de TQM (modelo de gestão de qualidade) e os desempenhos de qualidade.

Ao final dele, conclui-se que as práticas de gestão de recursos humanos tinham um efeito significativamente positivo na implementação do TQM, que, essencialmente, visa a melhoria na qualidade de processos, produtos e serviços de uma organização. 

Esse exemplo demonstra a importância de uma empresa estruturar uma equipe de qualidade. Por isso, para detalhar o tema, abordando exemplos práticos, o texto focará os tópicos a seguir:

Acompanhe o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é uma equipe de qualidade?

Mãos sobrepostas em gesto de parceria.

A equipe de qualidade trata-se de um grupo de funcionários cuja função é assegurar que tanto os produtos quanto os serviços de uma empresa atendam aos padrões de qualidade, garantindo a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio no mercado.

Como todo o time trabalha colaborativamente, ele consegue fazer inspeções e testes, monitorando os padrões de qualidade dos serviços e produtos por meio de um eficiente controle de qualidade. Ainda, identifica eventuais problemas nos processos e, a partir disso, promove melhorias.

Algumas das funções que compõem esse time são:

  • Responsável técnico, que libera os produtos, assegurando que estejam em conformidade com as regulamentações;
  • Supervisor de qualidade: encarregado de gerenciar recursos, bem como guiar as atividades que os analistas de qualidade desempenham;
  • Analistas de qualidade: podendo ser sênior, pleno e júnior, estes fazem tarefas como a gestão de procedimentos, a validação de processos e a qualificação de fornecedores;
  • Especialistas de controle de qualidade: responsáveis pelas análises laboratoriais e certas verificações, como a de matérias-primas e produtos finais.

Qual a importância de uma equipe de qualidade?

Uma equipe de qualidade é fundamental para uma organização por inúmeras razões, algumas até já mencionadas. Entenda as principais a seguir. 

Melhoria contínua dos processos

Toda empresa precisa se manter em constante melhoria: é uma das formas para ela se prevenir contra gargalos em seus processos, assim como evitar retrabalho e desperdício de recursos. Uma das frentes nas quais a equipe de qualidade atua é justamente nisso, pois visa aprimorar os processos e métodos adotados para produzir produtos e prestar serviços.

Por exemplo, considerando uma fábrica de produtos farmacêuticos, a sua equipe de qualidade pode identificar problemas na linha de produção e agir preventivamente. Do contrário, se ela não tivesse esse time, poderia produzir — em massa — lotes de medicamentos defeituosos.

Garantia de satisfação do cliente

Deixar os clientes satisfeitos é a essência de se ter uma equipe de qualidade. Afinal, quando todos os seus membros trabalham eficientemente, o resultado são clientes felizes com o produto ou serviço que compraram.

Além do cenário da fábrica de produtos farmacêuticos, outro segmento envolve uma empresa de software: e se ela não tiver uma equipe de qualidade que faça testes rigorosos antes do lançamento de um sistema de gestão?

Nesse caso, haverá vários problemas capazes de gerar insatisfação nos consumidores, afetando a confiança deles na empresa. A frequência de bugs críticos no software é um deles, prejudicando a experiência dos clientes.

Aumento da competitividade

Quando uma empresa estrutura uma equipe de qualidade, torna-se mais competitiva. O motivo disso está no fato de que ela passa a vender produtos e prestar serviços que, por terem alto padrão de qualidade, deixam os clientes felizes.

Uma gama de cenários demonstra isso, na prática. Confira estes dois exemplos nos quais as empresas tornam-se mais competitivas:

  • Uma empresa de alimentos que, após seu time de qualidade adotar práticas rigorosas de controle de qualidade alimentar, consegue obter certificações de qualidade, como a certificação ISO e a FSSC 22000;
  • Uma indústria automotiva cujo time de qualidade implementa um sistema de controle de qualidade que utiliza IA para identificar defeitos na linha de produção, diminuindo a quantidade de veículos com defeitos.

Quais os benefícios de ter uma equipe de qualidade?

Nos tópicos anteriores, foi possível conferir situações que mostram a importância de se ter uma equipe de qualidade. Nesse sentido, tanto a empresa quanto os colaboradores são beneficiados. Entenda a seguir.

Para a empresa

O ganho de reputação positiva para a empresa é uma das grandes vantagens de se estruturar uma equipe de qualidade. Afinal, os produtos que ela vende, por exemplo, atendem aos altos padrões de qualidade, deixando os clientes satisfeitos, que, por se sentirem assim, tendem a se tornar “embaixadores” da marca. 

A empresa também consegue reduzir custos, como quando o time de qualidade de uma fábrica de roupas identifica erros na linha de produção antes que gerem desperdício de matéria-prima. Isso, aliás, conecta-se a outro benefício: o ganho de eficiência operacional.

Para os colaboradores

Por outro lado, a equipe de qualidade na empresa também favorece os colaboradores. Um exemplo disso é o aumento da segurança no trabalho graças a essa equipe.

Afinal, quando essa equipe assegura que todas as máquinas e os processos de uma fábrica estejam em conformidade com as normas regulamentadoras, evitam-se acidentes de trabalho. Isso mantém os trabalhadores seguros.

O ganho de produtividade também é um dos benefícios para os colaboradores. Isso ocorre quando a equipe de qualidade de uma empresa farmacêutica, por exemplo, colabora com o time de operações na hora de revisar e otimizar processos. O resultado é mais eficiência no trabalho e menos retrabalhos.

Como estruturar uma equipe de qualidade?

Equipe discutindo projeto em ambiente de trabalho.

Para a equipe de qualidade proporcionar todos os pontos positivos tratados neste conteúdo, a empresa precisa estruturá-la do jeito certo. Ou seja, fazer a admissão e alocar os funcionários estrategicamente nesse time.

Nesse processo, há passos que não podem ser negligenciados. O primeiro deles é determinar as funções e responsabilidades de cada um da equipe.

Outros passos envolvem:

  • Criação de equipe multidisciplinar, ou seja, de colaboradores com habilidades e experiências diferentes e relevantes. Isso aumentará a capacidade de resolver problemas e enfrentar desafios;
  • Promoção do uso de tecnologias de automação — rastreamento de bugs para o caso de uma empresa de desenvolvimento software, por exemplo;
  • Favorecimento dos membros da equipe de qualidade com aprendizado contínuo para que eles deixem os produtos e serviços conforme as exigências, sobretudo devido às atualizações das normas por parte da Anvisa e do Inmetro, entre outras regulamentações. 

Quais os desafios na gestão de uma equipe de qualidade?

Como acontece em outros times, a equipe de qualidade também pode enfrentar alguns desafios. Manter-se em conformidade regulatória, aspecto citado anteriormente, é um deles.

Isso se dá porque, no Brasil, as normas regulamentadoras podem, eventualmente, passar por atualizações. Por isso, o time deve estar sempre a par de quais foram elas para manter a empresa em conformidade no que diz respeito aos seus produtos e serviços.

Aliás, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego: “A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores”.

Outros desafios possíveis de acontecer na gestão dessa equipe são:

  • Dificuldades na introdução de novas tecnologias de automação, já que isso envolve treinamento e investimento de recursos;
  • Comunicação: por exemplo, se existir mal-entendidos na hora de a equipe de qualidade comunicar à equipe de produção especificações que os novos produtos devem ter para estarem em conformidade com as normas, isso causará problemas.

Qual o papel do RH na gestão de equipes de qualidade?

O time de recursos humanos é indispensável na gestão de equipes de qualidade. Essa importância se dá desde o processo de seleção, recrutando os colaboradores com habilidades e experiências para se montar esse time estrategicamente, até o treinamento de cada um, mantendo-os a par de quaisquer atualizações nas normas regulamentadoras, por exemplo.

O RH também é necessário quando se trata de criar um local de trabalho que mantenha os profissionais motivados e com o sentimento de trabalho com propósito. Formas práticas de se fazer isso é ter programas de reconhecimento profissional e de bem-estar

Inclusive, a importância dessas medidas é mencionada por Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya:

“Considerando o contexto de muitas mudanças no mercado e uma competição acirrada, as empresas estão constantemente buscando se diferenciar. Na minha opinião, a chave para essa diferenciação reside na capacidade das empresas de atrair e manter as melhores pessoas engajadas em seus negócios, que são altamente relevantes.”

Conclusão

Uma equipe de qualidade é essencial em empresas, especialmente naquelas que atuam em segmentos nos quais estar em conformidade regulatória é a base do sucesso no mercado.

Como visto ao longo deste conteúdo, ter essa equipe focada em garantir que os produtos e serviços estejam dentro dos altos padrões de qualidade e das normas é o que aumentará a competitividade da organização ao deixar seus clientes satisfeitos com a compra.

Isso tudo, entretanto, só é conquistado se for realizada uma estruturação assertiva dessa equipe de qualidade. Por isso, contar com o time de RH é fundamental nesse processo, visto que ele atuará para o sucesso disso desde o momento de contratação de funcionários.

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