Entrevistas simuladas: funcionamento e como implementar no RH!
BLOG
Time Pontotel 17 de fevereiro de 2025 Gestão de Pessoas

Você sabia que as entrevistas simuladas podem revolucionar seu processo de recrutamento? Veja como!

O que são as entrevistas simuladas e como elas beneficiam as empresas e os profissionais em busca de emprego? Entenda como implementá-las.

Imagem de Você sabia que as entrevistas simuladas podem revolucionar seu processo de recrutamento? Veja como!

As entrevistas simuladas são uma maneira inteligente e estratégica de os recém-formados ou mesmo profissionais que já estão há algum tempo no mercado conseguirem um novo emprego. Quando adotadas por empresas, também trazem efeitos positivos na contratação.

Apesar de suas inúmeras vantagens, é necessário entender de que forma essas entrevistas funcionam quando realizadas por aqueles em busca de uma admissão e, ainda, quando é o próprio time de recursos humanos que as implementa no processo seletivo.

A exemplo disso, o estudoInovações em realidade virtual e aumentada na gestão da cultura organizacional” traz que as ferramentas de realidade virtual são capazes de “simular o ambiente de trabalho, proporcionando aos candidatos uma visão realista da empresa e do cargo”.

Para tratar o tema com mais detalhes, este texto focará os tópicos a seguir:

banner

Continue acompanhando e tenha uma boa leitura!

O que são entrevistas simuladas?

As entrevistas simuladas possuem duas abordagens. A primeira delas se dá quando um profissional em busca de uma nova oportunidade de trabalho promove suas próprias entrevistas simuladas

Nesse cenário, ele busca a ajuda de um mentor, por exemplo, para realizar a simulação. É um jeito de se identificar pontos fortes e fracos antes de lidar com uma entrevista de emprego de verdade.

Enquanto isso, a segunda abordagem ocorre quando uma empresa coloca as entrevistas simuladas como parte do processo seletivo: ela usa simulações para avaliar habilidades, técnicas e comportamentais, e como ocorre o alinhamento do candidato à cultura organizacional.

Embora ambas as abordagens tragam benefícios similares, as empresas se beneficiam de um jeito, e os profissionais, de outro. Esse aspecto será detalhado ainda neste conteúdo.

Benefícios das entrevistas simuladas para empresas

homem e mulher durante uma entrevista simulada

As entrevistas simuladas beneficiam as empresas de diferentes formas, afinal, implicam um recrutamento de qualidade para contratar os melhores profissionais.

O estudoRealidade virtual e realidade aumentada no processo de recrutamento” aborda algo nesse sentido ao mencionar que, devido à imersão que a simulação de ambientes de realidade virtual gera, os candidatos conseguem perceber “qual o ambiente de trabalho presente em cada empresa, de modo que se sintam mais aliciados e motivados”.

Entenda melhor os benefícios das entrevistas simuladas para as organizações a seguir.

Redução de custos com recrutamento e seleção mal-sucedidos

Um dos principais benefícios das entrevistas simuladas é que elas ajudam a identificar candidatos inadequados antes mesmo da entrevista real, reduzindo a probabilidade de contratações mal-sucedidas e, consequentemente, os custos associados ao turnover

Uma situação que exemplifica isso é uma empresa de tecnologia, que pode fazer simulações para testar as habilidades técnicas dos candidatos em um ambiente controlado. Isso ajuda a garantir que só os candidatos mais qualificados avancem para as fases finais do processo seletivo. A empresa consegue economizar tempo e recursos com isso.

Melhoria na precisão das avaliações de competências e identificação de gaps

Outro ponto alto das entrevistas simuladas é que elas permitem uma avaliação mais precisa das competências de cada um dos candidatos. Isso se dá porque elas destacam tanto os pontos fortes quanto as áreas que precisam de melhoria. 

Nesse sentido, também são um meio de a empresa identificar os candidatos mais alinhados com sua cultura organizacional. Ao observar o desempenho dos candidatos em cenários simulados, por exemplo, a empresa consegue identificar quais deles têm as habilidades e os valores compatíveis com sua cultura.

Melhoria na imagem da empresa como empregadora

As empresas que adotam as entrevistas simuladas demonstram um compromisso com a excelência no recrutamento e o desenvolvimento de talentos. Isso acaba melhorando sua reputação como empregadora no mercado de trabalho. 

Em outras palavras, é um jeito de elas mostrarem aos candidatos que estão empenhadas em encontrar os melhores talentos do mercado e, também, em lhes proporcionar um ambiente de trabalho no qual possam se desenvolver profissionalmente.

Benefícios das entrevistas simuladas para candidatos

homem participando de uma entrevista simulada

Além das empresas, os candidatos também se beneficiam com as entrevistas simuladas. Quando são eles que promovem tais entrevistas para si mesmos, conseguem se conhecer e identificar falhas para corrigir antes de participarem de uma entrevista real. Entenda:

Aumento da confiança e redução da ansiedade

Com as entrevistas simuladas, os candidatos têm uma oportunidade para praticar e se familiarizar com o formato de uma entrevista. Em virtude disso, ao passo que eles conseguem reduzir a sensação de ansiedade, também se sentem mais confiantes

Um estudante universitário, por exemplo, pode participar de uma entrevista simulada para um estágio. Como ele vai se expor a perguntas comuns de entrevistas e receber feedback, vai se sentir mais seguro e menos nervoso quando enfrentar a entrevista real.

Identificação de pontos fortes e fracos

Uma das características das entrevistas simuladas feitas pelos próprios profissionais é que eles podem receber um feedback detalhado sobre seu desempenho. E é graças a isso que eles podem identificar suas principais competências e áreas que precisam de melhoria. 

Basta imaginar um profissional em busca de uma posição de gerência. Com a simulação da entrevista, ele pode descobrir que tem a habilidade de liderança, mas que precisa melhorar sua capacidade de responder a perguntas sobre gestão de conflitos

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e postura profissional

Outra vantagem é que praticar entrevistas simuladas ajuda os candidatos a desenvolverem suas habilidades de comunicação, tanto verbal quanto não verbal. Também é meio de eles aperfeiçoarem sua postura profissional. Isso os colocará à frente de outros candidatos.

Um profissional que acabou de se formar, por exemplo, pode usar as entrevistas simuladas para trabalhar sua assertividade na hora de responder perguntas. Seguindo essa lógica, ele também pode ajustar sua linguagem corporal para demonstrar mais profissionalismo.

Como o RH pode implementar entrevistas simuladas na empresa?

Para o time de RH implementar entrevistas simuladas, é necessário seguir alguns passos. Estes, porém, devem se fundamentar no entendimento de que, embora o processo seletivo tenha de mostrar os diferenciais da empresa, bem como abordar sua cultura e valores, isso não é tudo.

Como traz Lara Avelino, associada de recrutamento e psicóloga organizacional, o mais importante ao comunicar tais aspectos é prezar por “clareza das informações e a franqueza ao passá-las de uma forma clara e assertiva, para que as pessoas entendam o que está sendo dito e, claro, não fazer com que o candidato nem você percam tempo valioso”.

Nesse sentido, algumas das medidas para implementar as entrevistas simuladas são:

  • Definir os objetivos: competências que serão avaliadas, perfil ideal para a vaga, o tipo de simulação mais adequado;
  • Criar cenários: simular situações que o candidato encontrará no dia a dia da função, por exemplo;
  • Escolher os avaliadores: nesse sentido, deve-se treiná-los e fazê-los entender os objetivos da simulação e os critérios de avaliação;
  • Utilizar equipe diversificada, pois as diferentes perspectivas enriquecem a análise;
  • Explicar o objetivo e o formato da atividade aos candidatos;
  • Analisar os resultados de forma objetiva, comparando o desempenho dos candidatos com os critérios estabelecidos;
  • Destacar os pontos fortes e as áreas de melhoria para os candidatos.

Conclusão

As entrevistas simuladas são, em última análise, uma forma de as empresas contratarem profissionais mais capacitados para seu quadro de pessoal. Afinal, com isso, as empresas conseguem entendê-los melhor, ao passo que eles também podem aprimorar a si mesmos.

Tais entrevistas, embora possam ser realizadas pelos profissionais, também podem ser executadas pelas organizações. Sendo assim, é importante considerar o que Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, destaca:

“Quando as pessoas buscam emprego, elas querem saber duas coisas principais: como é o bem-estar dentro daquela empresa e qual é a cultura organizacional” 

Como visto ao longo deste conteúdo, alcançar a essência desse pensamento é possível quando o time de recursos humanos consegue implementar, estrategicamente, as entrevistas simuladas no processo de recrutamento.

Gostou deste conteúdo? Continue lendo outros assuntos parecidos no blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!