Você sabe o que é engajamento de funcionários e qual o seu impacto no dia a dia da empresa? Engajar um colaborador é apostar no sucesso da organização, já que, profissionais engajados possuem um alto índice de motivação e produtividade.
Um estudo da EF Education First revelou que investir nos profissionais aumenta em 74% a taxa de engajamento.
Ou seja, ter um olhar para os colaboradores, identificando que eles são os principais ativos da empresa, é o que pode mudar os rumos da organização e fazê-la alcançar o sucesso.
Mas como fazer isso? Veja alguns dos principais tópicos que abordaremos:
- O que é engajamento de funcionários?
- Como melhorar o engajamento de funcionários?
- Conheça as principais estratégias para o engajamento de funcionários
- Principais dúvidas sobre engajamento de funcionários.
- Como manter o engajamento de funcionários no home office?
Se a sua empresa está em busca de estratégias para o engajamento de funcionários, então, é só continuar lendo esse artigo para saber como criá-las.
Boa leitura!
O que é engajamento de funcionários?
O engajamento de funcionários se dá quando os colaboradores criam um envolvimento pessoal e profissional com a empresa. Um colaborador engajado confia na organização e principalmente se identifica com os objetivos dela.
O profissional engajado, de fato, “veste a camisa da empresa” e se une a organização, não só pelo próprio sucesso, mas também para que a empresa conquiste bons resultados e para que o trabalho seja realizado com excelência.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ADP Research Institute, o engajamento e a resiliência nas empresas aumentaram na pandemia. No Brasil, por exemplo, o engajamento de funcionários deu um salto de 14% para 18%.
A pesquisa descreveu o engajamento de funcionários como uma atitude positiva, em que os profissionais se dedicam não só nas suas funções, mas também se esforçam para manter uma boa relação com a empresa em que trabalham.
Quem é responsável pelo engajamento dos funcionários?
A empresa tem uma grande responsabilidade no engajamento dos funcionários. Contudo, no mercado atual, o engajamento vai além da relação profissional e atinge o fator humano.
Isto quer dizer que, as empresas que desejam ter profissionais engajados precisam estar atentas ao lado pessoal dos seus funcionários, criando uma relação humanizada.
As estratégias precisam ir além do lado financeiro, buscando ações que incentivem a motivação e o crescimento profissional e pessoal.
Como melhorar o engajamento de funcionários?
O engajamento de pessoas não é uma tarefa fácil, mas é possível alcançá-lo.
O ponto inicial é conhecer os próprios colaboradores, com pesquisas regulares sobre a satisfação deles para com a empresa e, a partir desses dados criar estratégias para agradar e motivar a equipe. Mas como fazer isso? Saiba mais em seguida.
Faça pesquisas internas regularmente
Ouvir os colaboradores é o primeiro passo para implementar ações de engajamento corretamente. Afinal, é muito importante saber o que eles almejam, quais suas necessidades e o que gostariam que mudasse.
Portanto, faça pesquisas internas regularmente para descobrir o que mais agrada os colaboradores na empresa e em quais pontos é necessário um ajuste ou mudança.
A pesquisa pode ser aberta ou anônima e deve conter questões relacionadas ao nível de satisfação, ações que poderiam melhorar a vida do colaborador, se ele se sente engajado e principalmente se considera que a empresa ouve o que ele tem a dizer diariamente.
A empresa, no entanto, precisa encorajar os líderes a incentivar a participação de todos nesta ação, explicando os motivos pelos quais a pesquisa está sendo aplicada, garantindo a confidencialidade e reiterando que os resultados podem contribuir com melhorias na instituição.
Analise as informações das pesquisas
A partir do resultado da pesquisa é necessário analisar ponto a ponto e avaliar quais as possibilidades da empresa em implementar as ações que atendam as demandas mais recorrentes.
Definir esses objetivos claramente, com base na pesquisa interna, facilita a criação de estratégias concretas. Todas as ações, a partir dessa análise, precisam ter como principal objetivo engajar os colaboradores e consequentemente melhorar a relação deles com a empresa.
Crie estratégias e coloque em prática
Colocar em prática pelo menos alguma das ideias e propostas citadas na pesquisa é o ponto essencial para que todo esse processo de engajamento seja eficaz.
Pois, é imprescindível que os colaboradores reconheçam que a empresa levou em conta suas opiniões.
Isso quer dizer que, se o que os profissionais mais desejam é adquirir conhecimento, resultado advindo da pesquisa, prepare workshops, cursos ou faça parcerias com escolas de idiomas, faculdades e etc.
Pois assim, a empresa demonstra sua preocupação com o que os empregados pediram. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que trabalhadores felizes, e que são ouvidos, são três vezes mais criativos.
Isto é, se ele está engajado e percebe que a empresa faz de tudo para mantê-lo assim, seu nível de produtividade e desempenho serão altíssimos na maior parte do tempo.
Conheça as principais estratégias para o engajamento de funcionários
Para melhorar o engajamento de funcionários na prática, algumas ações podem contribuir para que a motivação seja potencializada e a relação entre empregador e empregado seja fortalecida. Conheça algumas das principais estratégias abaixo.
Jornada flexível
88% dos profissionais brasileiros e de mais 26 países desejam uma jornada de trabalho flexível, segundo a Workforce of the Future da Cisco.
Isso se dá principalmente porque boa parte dos trabalhadores deseja ter maior liberdade para conciliar a vida pessoal e profissional.
Ter autonomia para definir o local de trabalho e até os horários para execução das tarefas é um grande incentivo para que ele exerça suas funções nos momentos em que se sente mais produtivo, com chances maiores de bons resultados.
Assim, é possível dizer que a jornada flexível funciona como uma estratégia para motivar o colaborador, impactando seu engajamento e demonstrando uma gestão mais humanizada, tão necessária atualmente.
Gestão de pessoas
A gestão de pessoas, quando bem feita, faz toda a diferença no ambiente e no crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.
Atualmente, investir em uma gestão humanizada, onde o bem-estar e a satisfação do colaborador são tão importantes quanto as metas e resultados, faz com que esses profissionais se sintam mais reconhecidos e engajados.
No sentido de criar um bom ambiente organizacional, a que se destacar a criação de ações que possam desafiar e estimular o colaborador a crescer. Seja com estímulos financeiros, em consequência dos resultados, ou até com uma jornada mais flexível.
Sem contar que um bom ambiente, sem pressões exageradas, desrespeito ou brigas, proporciona chances maiores de o colaborador se ver feliz e à vontade na empresa.
Com a visão de que pode evoluir, seja ganhando mais ou recebendo promoções, o profissional tende a se engajar mais com o projeto da empresa para alcançar os resultados e evoluir com eles, crescendo pessoalmente e profissionalmente.
Pilares da gestão de pessoas no engajamento de funcionários
A gestão de pessoas, que tem por objetivo o engajamento de funcionários, deve considerar como pilares principais para que a motivação aconteça: os feedbacks constantes e uma boa liderança.
Feedback
A empresa precisa ter um ambiente propício para que haja o crescimento profissional e até mesmo pessoal dos colaboradores. Neste sentido, nada mais importante do que os feedbacks.
Um feedback estratégico pode evitar e corrigir erros, desenvolver competências, alinhamento de objetivos e engajamento. Isso porque o engajamento de funcionários é dependente de uma cultura de correção de erros e de incentivo e valorização dos acertos.
Quando tudo é feito de forma planejada e respeitosa a chance do colaborador valorizar os feedbacks e enxergá-los como construtivos é muito maior.
A consequência disso são profissionais mais motivados, alinhados e engajados com a empresa e com a execução das suas tarefas. Uma vez que, ele se sentirá respaldado no trabalho e devidamente orientado para aumentar sua produtividade e entregar bons resultados.
Segundo uma pesquisa da Hubspot mais de 69% dos profissionais afirmam que se fossem reconhecidos pela empresa estariam mais engajados e trabalhariam com maior dedicação.
Daí a importância dos feedbacks nesse reconhecimento e direcionamento do trabalho de uma forma geral.
Liderança
O engajamento de funcionários é o resultado de uma liderança capacitada e que consegue motivar seus liderados. Uma má influência é capaz de desmotivar todos ao redor e aumentar índices como o do absenteísmo e da rotatividade.
O bom líder precisa ter a capacidade de ser o exemplo, a referência da cultura e dos valores da empresa, para que assim seja respeitado e potencialize as capacidades da sua equipe.
Isso requer uma liderança inspiradora, que se aprofunda nas necessidades e anseios de cada um dos profissionais do seu time. Já que assim é possível criar ações para reforçar os pontos fortes desses colaboradores e identificar pontos fracos para melhorá-los.
Assim, o líder demonstra uma preocupação com seu time e demonstra que caminha lado a lado com todos, engajando-os e se tornando essa referência necessária e produtiva para que eles cresçam na empresa e se sintam valorizados.
Principais dúvidas sobre engajamento de funcionários
O engajamento de funcionários, apesar de ser um tema recorrente dentro das empresas, ainda acaba gerando muitas dúvidas sobre qual o papel do RH, como medi-lo, dinâmicas para engajamento da equipe que podem ajudar na motivação no trabalho e outros.
Abaixo você encontra as respostas para as principais dúvidas em torno deste assunto.
Como medir o engajamento de funcionários?
De nada adianta criar boas estratégias de engajamento se a empresa não mensura os resultados dessas ações.
Aliás, antes mesmo de implementar algo neste sentido é preciso medir o engajamento de funcionários para conseguir avaliar a rotina da empresa e monitorar o que está dando certo e o que não.
Para medir esse índice de engajamento é necessário utilizar métricas que apontem concretamente a situação dos colaboradores na empresa.
Por isso, é necessário sempre estar atento aos KPIs (Key Performance Indicators), que nada mais são do que os indicadores-chave de performance, e que contribuem para que as empresas mensurem os erros e acertos e descubram se os colaboradores estão engajados.
Para medir esse engajamento então, é essencial:
- Verificar as taxas de turnover e absenteísmo (faltas e atrasos);
- Aplicar pesquisas de climas e satisfação;
- Calcular o índice de retenção de talentos;
- Medir o desempenho com base nos resultados;
- Avaliar possíveis reclamações dos clientes.
Qual a importância do engajamento de funcionários para a empresa?
A Right Management realizou uma pesquisa que mostrou que profissionais engajados são 50% mais produtivos.
A importância do engajamento de funcionários, no entanto, não está interligada apenas a produtividade, mas também ao bem-estar dos colaboradores, a motivação e a conquista de resultados.
Empresas que possuem profissionais engajados têm mais chance de possuir colaboradores comprometidos com os objetivos da empresa. E o reflexo do engajamento, além de aumentar a produtividade e a motivação, também:
- Reduz a rotatividade;
- Diminui o absenteísmo;
- Melhora o ambiente de trabalho;
- Amplia a imagem positiva da empresa no mercado;
- Minimiza os custos com demissão;
- Retém e atrai novos talentos.
Qual o papel do RH no engajamento de funcionários?
O papel principal do RH no engajamento de funcionários é o de buscar ações que supram as necessidades dos colaboradores. A ideia é que esses gestores se coloquem na posição desses profissionais para que consigam ir a fundo nos seus anseios e necessidades.
Pois assim, é possível fazer uma gestão mais humanizada, que não ignora os resultados, mas que coloca a saúde, o bem-estar e a motivação dos colaboradores no mesmo patamar de importância.
Dado que, o RH que consegue enxergar além do lado profissional de seus colaboradores, valorizando o lado pessoal e humano, tem mais chances de motivar e engajar os envolvidos.
Como o engajamento de funcionários auxilia na retenção de talentos?
Dados de um estudo realizado pela consultoria Aon Hewitt mostraram que o engajamento é capaz de aumentar a produtividade em 78% e a rentabilidade das empresas em 48%. Isso porque trabalhadores engajados são mais felizes e motivados no trabalho.
Até por isso não é absurdo dizer que o engajamento de funcionários interfere diretamente na retenção de talentos. Posto que, profissionais engajados caminham alinhados em seus interesses com os objetivos da empresa.
E quem “veste a camisa” de onde trabalha acaba vislumbrando um crescimento pessoal e profissional e faz do sucesso da empresa o seu próprio sucesso.
A consequência disso, é um funcionário motivado a lutar pelos objetivos da empresa, como se fossem os seus próprios objetivos, e assim existe uma facilidade maior para a retenção de talentos.
Em um processo de engajamento há o reconhecimento profissional, uma preocupação com o lado pessoal, capacitação, justiça em promoções e aumento de salário e principalmente a valorização do trabalho.
E esses são alguns dos passos para engajar os colaboradores e potencializar as chances dele pensar duas vezes antes de aceitar outra vaga de emprego.
Uma vez que, na maioria dos casos, ele sequer estará procurando outra oportunidade de trabalho por estar feliz e engajado com o projeto da empresa em que trabalha.
Quais as principais dinâmicas para engajar os funcionários?
Dentre as estratégias para engajamento de funcionários estão as chamadas dinâmicas.
No sentido de engajamento elas funcionam como um fator motivacional para melhorar o ambiente de trabalho, e de alguma forma instigar e estimular os colaboradores a conquistarem resultados. Conheça algumas delas:
Gamificação: Recompensar os colaboradores por metas alcançadas com prêmios, sejam eles financeiros ou não, é uma alternativa de dinâmica que pode estimular os profissionais a se esforçarem ainda mais na busca por resultados.
Storytelling: Contar histórias é uma forma de engajar, principalmente se ela inspira ou cria empatia. A empresa pode usar uma dinâmica onde apresenta a história da empresa, dificuldades e o esforço para chegar onde chegou. Utilizar vídeos e imagens históricas para atrair a atenção e engajar os participantes é uma boa opção.
Dinâmicas em grupo: Esses exercícios são muito utilizados em processos de seleção, mas cabem facilmente no dia a dia da empresa como fator motivacional. Exercício de criatividade, onde as equipes são expostas a um problema e precisam resolver em conjunto; troca de segredos, em que problemas são colocados numa caixa de forma anônima e quem pegar propõe soluções e o campo minado, que consiste na formação de uma dupla, onde uma pessoa é vendada, e o outro tenta conduzi-la por um caminho cheio de obstáculos (cadeiras, mesas) e precisa ultrapassá-los, são algumas das opções.
Aplicativos: Outra dinâmica é utilizar aplicativos, como o HabitRPG, que consegue estimular a criatividade e o engajamento, criando desafios dentro da empresa, por meio da gamificação, e motivando os colaboradores a alcançarem resultados para receberem recompensas em troca.
Como manter o engajamento de funcionários no home office?
O home office se tornou um modelo de trabalho praticamente obrigatório para as empresas durante a pandemia de Covid-19.
Mesmo organizações que não adotaram esse regime em toda sua rotina, precisaram optar pelo trabalho híbrido em algum momento em função da quarentena e lockdown. Mas qual o segredo para manter o engajamento de funcionários mesmo no home office?
Teoricamente não há distinção nas estratégias de engajamento, seja no trabalho presencial ou a distância. Até por isso, empresas que desejam engajar seus colaboradores nesse modelo de trabalho devem:
- Aceitar a rotina e realidade de cada colaborador, individualmente;
- Criar uma comunicação eficaz e próxima, via ferramentas virtuais de comunicação que permitam acompanhar a execução dos trabalhos de perto;
- Manter os feedbacks com reuniões periódicas por meio de vídeoconferência;
- Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores, mesmo a distância, propondo dinâmicas diárias ou semanais de ginástica laboral, yoga ou qualquer tipo de ação que alivie o estresse;
- Oferecer treinamentos, palestras, workshops e cursos on-line para que ele mantenha seu crescimento profissional em dia;
- Trabalhar com recompensas em caso de bons resultados, sejam elas financeiras ou não;
Uma pesquisa feita pela start-up Behup revelou que mais de 60% da população brasileira se diz ansiosa em função do confinamento e 53,8% das pessoas se dizem mais estressadas.
Portanto, reduzir esse índice no ambiente profissional, de estresse e ansiedade no home office, implementando estratégias como as citadas acima, impacta diretamente no engajamento e na produtividade dos colaboradores.
Conclusão
O engajamento de funcionários é um fator determinante para que a empresa tenha sucesso. Como foi falado ao longo deste artigo, os colaboradores são os maiores ativos da empresa e quando eles estão felizes e motivados tendem a proporcionar bons resultados.
Porém, atualmente não é mais admissível que as empresas cobrem o tempo todo seus funcionários sem antes investir em estratégias que mantenham o bem-estar físico e mental deles em dia.
Posto que, o engajamento só ocorre quando o colaborador está disposto a se unir e lutar pelos objetivos da empresa. E para que isso ocorra ele precisa se sentir reconhecido, respeitado e valorizado.
Neste desafio, a gestão humanizada pode ser o ponto de encontro com o engajamento, já que o trabalho e os resultados não sacrificam a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, mas sim caminham juntos.
A verdade é que o engajamento de funcionários não é tarefa fácil, mas com organização e planejamento é completamente possível alcançá-lo, como foi citado ao longo deste artigo.
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