Com as novas tecnologias e o aumento da concorrência, a disputa das empresas pelos melhores talentos é cada vez mais acirrada. Essa é uma das razões pelas quais o engajamento de candidatos parece ser um tema tão relevante no momento atual.
Mas, ao analisar a fundo essa questão, você perceberá que o engajamento de candidatos sempre foi um diferencial importante. A preocupação de como os candidatos se sentem sobre uma determinada marca e de como eles estão sendo tratados durante o processo sempre teve um grande impacto no recrutamento e seleção.
O que mudou, no entanto, é a facilidade com que os recrutadores podem alcançar potenciais contratados e melhorar a seleção. Para ajudar sua empresa a se adaptar ao atual cenário, este artigo explicará sobre como funciona o engajamento de candidatos e como promovê-lo com a ajuda do departamento de RH. Veja o que será abordado:
- Engajamento de candidatos: o que é?
- Como aumentar o engajamento de candidatos?
- Qual a importância do engajamento de candidatos?
- Como isso é vantajoso para o recrutamento e seleção da empresa?
Boa leitura!
Engajamento de candidatos: o que é?
O engajamento de candidatos é a prática de construir relacionamentos com os candidatos em todos os pontos de contato ao longo do recrutamento e seleção. Isso abrange tudo, desde construir uma marca empregadora forte até facilitar o processo de inscrição, responder a dúvidas, fornecer feedbacks e integrar o novo profissional contratado.
O objetivo do engajamento de candidatos é motivar aqueles profissionais que estão mais interessados em obter a aprovação. Isso requer etapas transparentes, ágeis e agradáveis, de preferência coordenadas por uma equipe de RH que não mede esforços para valorizar a experiência dos participantes da primeira à última etapa.
Como medir o engajamento de candidatos?
O índice de engajamento de candidatos pode ser medido por meio de várias métricas importantes, como número de currículos recebidos, tempo de contratação, custo de contratação e desempenho dos candidatos nos testes.Todas essas métricas fornecem uma boa indicação do sucesso de sua estratégia para motivar os candidatos.
Mais importante ainda, o engajamento de candidatos deve ser medido solicitando feedbacks de candidatos bem-sucedidos e malsucedidos na seleção. Se você quer uma avaliação honesta, o seu RH precisa escutar a experiência tanto de candidatos que chegaram às fases finais quanto daqueles que não passaram da primeira fase.
Como aumentar o engajamento de candidatos?
Uma iniciativa de contratação bem-sucedida requer o acompanhamento dos candidatos e, o mais importante, a criação de um ambiente que aumente o entusiasmo deles. A seguir, descubra como o seu RH pode aplicar algumas técnicas de engajamento de candidatos.
Tenha uma comunicação clara e recorrente com o candidato
Ao selecionar os candidatos que farão parte da seleção, sua equipe de RH deve se esforçar para se comunicar com eles com frequência durante todo o processo.
Garanta que os candidatos recebam atualizações personalizadas e regulares sobre como o processo de inscrição de cada um está progredindo. Faça com que eles se sintam queridos e valorizados — para que, mesmo que não sejam contratados, eles estejam abertos a serem abordados sobre outras vagas no futuro.
Se você está agendando entrevistas e não consegue encontrar tempo na agenda por alguns dias ou semanas, entre em contato com o candidato em vez de deixá-lo imaginando quando ou se a entrevista acontecerá.
Se um candidato não for aprovado na primeira etapa de recrutamento, certifique-se de enviar um aviso e agradecer o envio de currículo. Da mesma forma, para os candidatos reprovados da segunda etapa em diante, certifique-se de informar os motivos da reprovação e agradecer a participação. Comunicação é a chave para o engajamento.
Forneça ao candidato um cronograma com os próximos passos
Torne seu processo o mais aberto e transparente possível, fornecendo, com antecedência, um cronograma sobre as etapas de seleção. Sua primeira mensagem para o candidato pode ser um aviso parabenizando-o por passar pela análise de currículos e informando o cronograma das etapas que vêm adiante.
Dê feedbacks em todas as etapas do processo seletivo
O feedback é vital. Seus candidatos sempre vão querer saber por que não avançaram no processo e, com certeza, apreciarão informações que os ajude a reconhecer como podem melhorar.
Tudo começa na inscrição. Quando os candidatos se inscreverem no recrutamento, certifique-se de que eles recebam uma mensagem personalizada de volta, confirmando a inscrição e informando os prazos em que sua empresa revisará as inscrições.
Ao longo da seleção, trabalhe para oferecer um feedback no mesmo dia dos testes sempre que possível. Essa é uma das atitudes mais respeitadas que um recrutador pode fazer. Se o processo permitir, você deve realmente considerar isso para aumentar o engajamento de candidatos.
Tenha uma etapa de fit cultural bem definida
Contar com profissionais alinhados aos valores da sua empresa deve ser uma prioridade do processo seletivo. Afinal, isso gera enormes vantagens estratégicas para bater metas de desempenho e superar a concorrência.
Para contar com esses profissionais, será necessário prestar atenção no fit cultural dos candidatos. Essa expressão se refere ao alinhamento que um candidato tem com os valores e com a cultura organizacional da sua empresa. Ao utilizar o fit cultural como um critério do funil de recrutamento, você está na direção de uma boa contratação.
Faça com que os candidatos também deem feedbacks
Da mesma forma que seus candidatos anseiam por informações para que possam se sair melhor, você também deve se preocupar em obter feedbacks. Ter possíveis falhas do seu processo expostas é a melhor maneira de corrigi-las.
Existem várias formas de perguntar como um candidato se sente sobre as interações ao longo da seleção e a impressão que ele tem sobre a empresa. Você pode pedir para que cada candidato responda a uma pesquisa online assim que for eliminado ou passar da última etapa. Nessa pesquisa, é possível fazer perguntas como:
- O que foi mais desafiador durante o processo?
- O que teria ajudado você a ter um desempenho melhor?
- Na sua opinião, como podemos melhorar nosso processo de contratação?
Para as perguntas acima, você pode disponibilizar um espaço em branco para que cada candidato se sinta livre para responder.
Para outras perguntas, você pode disponibilizar um conjunto de alternativas distribuídas em uma escala. Por exemplo: “Você se sentiu acolhido e informado durante todas as etapas da seleção?”. Respostas: a) concordo totalmente, b) concordo, c) discordo ou e) discordo totalmente.
Outro exemplo de pergunta que pode ser respondida com uma escala: “Quão satisfeito você ficou com os processos de recrutamento e contratação?” Respostas: a) muito satisfeito, b) satisfeito, c) neutro, d) insatisfeito ou e) muito insatisfeito.
Qual a importância do engajamento de candidatos?
O engajamento de candidatos é muito importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, o esforço de motivar os candidatos é algo crucial para melhorar a qualidade das contratações.
A experiência dos participantes também é prejudicada quando o RH não se preocupa com o engajamento. Há vários pontos do processo de contratação em que os candidatos podem se sentir ignorados ou desvalorizados e, caso isso aconteça, a desconfiança em relação à sua marca pode desencorajar os talentos a continuar no processo.
No pior cenário, a falta de preocupação com o engajamento provoca uma repercussão negativa sobre a sua marca no mercado. Os candidatos que passam por uma experiência ruim podem deixar uma má avaliação da empresa nas redes e em sites de recrutamento. Isso, por si só, é capaz de afastar profissionais talentosos em futuras contratações.
Como isso é vantajoso para o recrutamento e seleção da empresa?
O engajamento é um dos aspectos fundamentais para fazer com que os talentos cheguem às últimas etapas da seleção. A longo prazo, uma comunicação ágil e transparente no processo cria o alicerce para um bom relacionamento com os futuros funcionários.
Ao se esforçar para garantir o engajamento dos candidatos, você estará tornando a iniciativa de contratação mais atraente e orgânica, ao contrário de modelos de recrutamento com etapas rígidas e sem comunicação com os participantes.
As medidas para promover o engajamento permitem que sua empresa se destaque como uma fonte genuína de estímulo para novos talentos.
O engajamento de candidatos melhora a imagem da marca?
O engajamento dos candidatos é um dos pilares da imagem de uma marca. Os recrutadores devem lembrar que o mercado de trabalho de hoje é orientado por uma força de trabalho jovem e dinâmica, que deseja trabalhar em empresas com altos níveis de envolvimento com os funcionários, o que pode ser percebido desde o processo de seleção.
Na era da comunicação digital, a reputação de uma empresa como marca empregadora está sempre posta à prova. Ao fornecer para um candidato uma experiência ruim, você poderá receber uma avaliação negativa em sites de recrutamento, o que afetará sua capacidade de atrair e reter talentos do mercado de trabalho.
Portanto, não é exagero pensar que o engajamento de candidatos merece o máximo de atenção no processo de contratação.
Conclusão
Seguir as medidas para garantir o engajamento de candidatos é uma solução que pode agilizar o seu recrutamento, além de ser uma forma de garantir que os profissionais desaprovados conservem uma boa imagem da sua empresa.
Como foi visto neste artigo, a tarefa de manter o engajamento de candidatos não precisa ser complicada, mas é absolutamente essencial para garantir que você tenha os melhores talentos no seu quadro de funcionários.
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