Nos últimos anos, empresas exponenciais emergiram como uma grande força transformadora no cenário empresarial, desafiando as normas convencionais e redefinindo as formas de alcançar o crescimento corporativo.
Estas empresas, que podem alcançar taxas de crescimento até 10 vezes maiores, deixaram fortes marcas no mercado. Elas transformaram definitivamente a maneira de se pensar em negócios.
Isso porque, as empresas exponenciais são impulsionadas por uma visão audaciosa, aliadas às novas tecnologias, para explorar novas oportunidades.
Colaboração, inovação, horizontalidade e tecnologia são palavras comuns quando se fala em organizações exponenciais. A seguir, serão apresentados detalhes das características e dos modos de operação dessas empresas:
- O que são empresas exponenciais?
- Exponencialidade: quais as principais características nas organizações?
- Conheça os 6 Ds das organizações exponenciais
- O que é necessário para se tornar uma empresa exponencial?
- Como o RH fortalece organizações exponenciais?
Aproveite a leitura!
O que são empresas exponenciais?
As empresas exponenciais são aquelas que apresentam um crescimento muito maior do que a média. Elas se distinguem no uso de novas tecnologias e na aplicação de processos ágeis, eficientes e escaláveis, chegando a apresentar crescimento até 10 vezes maior do que uma empresa tradicional.
Essas organizações exponenciais focam inovação, aprendizado contínuo, agilidade e uso de novas tecnologias. Estas e outras características possibilitam que elas transformem o mercado e cresçam rapidamente.
De onde surgiu esse conceito?
O conceito de empresas exponenciais foi popularizado por Salim Ismail, Yuri van Geest e Michael S. Malone com a publicação do livro Exponential Organizations em 2014.
Inspirado pelos avanços tecnológicos, esse modelo empresarial surgiu em um contexto de disrupção digital, onde a inovação contínua e a flexibilidade são fundamentais para o crescimento acelerado.
Assim, empresas exponenciais não seguem a estrutura linear tradicional, mas adotam a descentralização, algoritmos e plataformas digitais para otimizar suas operações e escalar rapidamente e base desse conceito está na transformação digital, que permite que negócios cresçam exponencialmente com menor uso de recursos.
Qual a diferença para uma empresa tradicional?
As empresas tradicionais possuem uma cultura hierárquica, e as exponenciais têm cultura horizontalizada, que incentiva a colaboração. A flexibilidade e a agilidade também diferenciam as empresas exponenciais e as empresas tradicionais.
Negócios tradicionais seguem estruturas hierárquicas rígidas e centralizam a tomada de decisões. Essas organizações verticalizam os processos e os tornam mais burocráticos, pouco ágeis.
As empresas exponenciais adotam medidas para tornar as decisões menos verticalizadas e mais ágeis. Elas incorporam medidas como o uso das tecnologias para automatizar processos e incentivam a colaboração entre departamentos e equipes.
Importante ainda destacar que, nas empresas exponenciais, a inovação, a agilidade e a colaboração devem fazer parte da cultura organizacional.
Exponencialidade: quais as principais características nas organizações?
As empresas exponenciais apresentam 5 características principais. São elas: propósito transformador, agilidade, adaptabilidade, uso de novas tecnologias e escalabilidade.
Estas organizações se diferenciam pela habilidade de se reinventar. Elas são excelentes em criar novos modelos de negócios e em remodelar processos internos.
Além disso, organizações exponenciais apresentam um propósito transformador que guiará a cultura. Elas são ágeis e adaptáveis, incentivando a colaboração e o aprendizado contínuo.
Um diferencial que permite a exponencialidade é o uso de novas tecnologias, que facilitam a tomada de decisões e encurtam processos. Esta característica, aliada às outras apresentadas, possibilita que o negócio seja facilmente escalável.
Essas organizações são responsáveis pela transformação do mercado em que estão inseridas e conseguem reajustar a rota a qualquer momento.
Conheça os 6 Ds das organizações exponenciais
Existem pilares, os 6 Ds, que guiam o caminho à exponencialidade: digitalização e decepção, disrupção e desmaterialização, e desmonetização e democratização. Eles são essenciais para definir o caminho das organizações exponenciais.
Digitalização e decepção
A digitalização é o pilar que fomenta a transformação de produtos, serviços e processos digitais com uso de novas tecnologias. O objetivo da digitalização é aumentar a eficiência e o alcance das empresas.
A decepção faz referência ao início das atividades de uma organização exponencial. Esse período pode envolver frustração por conta de expectativas não alcançadas. Ao mesmo tempo, é um período de bastante desenvolvimento e aprendizado contínuo.
Disrupção e desmaterialização
A disrupção acontece quando uma organização exponencial aplica uma inovação que transforma a maneira de o setor operar. Essa inovação, para ser disruptiva, precisa desafiar os modelos de negócio tradicionais e abrir portas para novas oportunidades.
A desmaterialização é a transformação de produtos e serviços em digitais e virtuais. Ela cria novas formas de interação e outras possibilidades de entrega, reduzindo custos e tornando o negócio facilmente escalável.
Desmonetização e democratização
Por fim, a desmonetização acontece quando os custos de um produto ou serviço são tão reduzidos que permitem que ele se torne acessível ou gratuito. Ela facilita a distribuição entre os consumidores.
Já a democratização ocorre quando um produto ou serviço possui ampla distribuição. Ele precisa ser acessado de qualquer localidade por pessoas de qualquer condição socioeconômica.
O que é necessário para se tornar uma empresa exponencial?
Para se tornar exponencial, a organização precisa de um propósito transformador, além de investimentos em tecnologia e inovação. Também é necessário estar aberta às tendências do mercado e às demandas dos consumidores.
Uma cultura organizacional forte é fundamental neste processo. Aspectos como agilidade, colaboração e aprendizado contínuo precisam ser desenvolvidos na equipe. Os times devem ter autonomia e pensamento criativo, e estimular a experimentação.
As organizações que pretendem se tornar exponenciais precisam estar constantemente preparadas para as mudanças de mercado, apoiadas em um sólido propósito, com desejo de transformação e mentalidade de crescimento.
Como o RH fortalece organizações exponenciais?
O RH tem a função de garantir que a cultura, os valores e os processos da empresa estejam alinhados. Incentivar a cultura de aprendizado contínuo e promover a diversidade e a inclusão são maneiras de o RH fortalecer organizações exponenciais.
Esse setor desempenha um papel fundamental na garantia da cultura organizacional, elemento fundamental nas organizações exponenciais. Além disso, manter os valores e os processos alinhados com a visão e os objetivos é fundamental no cenário de transformação constante das empresas exponenciais.
Outro ponto essencial é trazer pro ambiente corporativo programas de aprendizado e desenvolvimento contínuo para garantir o alinhamento e crescimento da empresa.
Outra função importante do RH é a promoção de um ambiente diverso e inclusivo, que propicie a inovação e o aprendizado.
Essas ações do RH criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento constante das empresas exponenciais.
Conclusão
As organizações exponenciais representam um novo momento para as empresas. Crescimento acelerado, inovação disruptiva e cultura forte orientada para o futuro são algumas das características deste novo momento.
Com forte foco na inovação e na adaptação às mudanças de mercado, as empresas exponenciais podem continuar liderando e transformando seus setores.
Se gostou de conhecer mais sobre empresas exponenciais, compartilhe este artigo e acompanhe outras publicações no blog Pontotel.