A gestão de pessoas soma valor à sua marca. Por meio de estratégias focadas no bem-estar, conforto e na qualidade de vida dos funcionários, a empresa adquire benefícios múltiplos em retorno, como produtividade, engajamento e maior poder de retenção e atração de talentos.
Por isso, é interessante considerar o employee value proposition (ou EVP) em suas ações focadas no capital humano do seu negócio.
Com esse tipo de pensamento e atitudes, o RH e a gestão criam experiências valiosas para o colaborador. Isso permite que eles se beneficiem de tais ações e devolvam à empresa de diversas formas.
Para que você fique por dentro do que é EVP e quais são as melhores estratégias de employee value proposition, preparamos este post! Nos tópicos abaixo vamos falar dos seguintes assuntos:
- O que é EVP (Employee Value Proposition)?
- Quais os benefícios de um bom Employee Value Proposition em uma empresa?
- Qual a importância do Employee Value Proposition na hora do recrutamento e seleção?
- Como criar um bom Employee Value Proposition?
- Qual a relação entre o Employee Value Proposition e o RH?
Acompanhe-nos e aprenda tudo sobre como construir um EVP para o crescimento da sua empresa!
O que é EVP (Employee Value Proposition)?
Como já destacamos, EVP é a sigla que denomina o termo Employee Value Proposition (em tradução literal, seria algo como “proposta de valor ao empregado”).
Essas ações visam construir um alinhamento com o perfil médio dos colaboradores por meio de benefícios e vantagens que eles buscam no mercado de trabalho. Como resultado, a identificação com a empresa é maior, e assim, as pessoas têm mais interesse e empenho para permanecer e crescer na organização.
Em conjunto a isso, a reputação da sua marca se desenvolve gradualmente, promovendo a atração de outras pessoas em busca de oportunidades assim.
É uma forma de melhorar os níveis de satisfação dos funcionários e receber, em retorno, mais competitividade, empenho, dedicação, comprometimento e motivação.
Não se trata, contudo, apenas de aumentar o salário ou oferecer uma viagem internacional, no final do ano. O EVP tem tudo a ver com esse alinhamento entre o perfil institucional e as próprias características dos seus colaboradores.
Quais são os benefícios de um bom Employee Value Proposition em uma empresa?
Quando as estratégias de employee value proposition são aplicadas no dia a dia, uma série de aspectos positivos podem ser observados. A seguir, reunimos alguns dos principais!
EVP e clima organizacional
Um ambiente colaborativo, focado em solucionar os problemas e as queixas dos colaboradores é, também, um local que tende a ter um bom clima organizacional.
Isso se reflete em mais satisfação para ir e estar no trabalho e em realizar as suas tarefas diárias. A harmonia é determinante para garantir bom humor, também, sem falar no cuidado com o colega e ter mais empatia no dia a dia.
Nesse sentido, o employee value proposition pode surgir por meio de avaliações de desempenho, boa comunicação, uma cultura de feedbacks, planos de carreira bem definidos e mais transparência na relação com os funcionários.
EVP e cultura organizacional
O EVP é um fator determinante para melhorar a cultura organizacional, que é uma espécie de índice de reputação da empresa — a maneira como os funcionários e o mercado, como um todo, percebem a sua marca.
Uma boa cultura organizacional pode colocar o seu negócio em evidência, atrair bons talentos e também servir de reforço para reter aqueles bons profissionais que já estão na empresa.
EVP e atração e retenção de talentos
Falamos bastante a respeito da atração e retenção de talentos, até aqui, mas é fato que a atenção dedicada por meio do EVP pode servir como um catalisador para que bons talentos do mercado procurem por uma oportunidade na empresa.
Afinal de contas, os profissionais gostam de se sentir valorizados. Isso motiva, deixa as pessoas mais felizes e esses sintomas tão positivos costumam vir acompanhados de produtividade, pró-atividade e dedicação às tarefas.
EVP e o aumento no engajamento
A felicidade se tornou um índice mensurável nas empresas. Hoje, as pessoas percebem que os profissionais satisfeitos com o local de trabalho produzem mais, e melhor. Por isso, é fácil contar com o engajamento deles para novos projetos, alcançar resultados e bater metas no dia a dia.
Só que isso é alcançado por meio de uma atenção maior da empresa na própria felicidade dos colaboradores. Aí, o employee value proposition se mostra relevante para garantir essa troca sadia entre o empregador e o empregado.
Qual é a importância do Employee Value Proposition na hora do recrutamento e seleção?
Não pense que aprender como definir o seu EVP se resume à oferta de uma boa remuneração e benefícios vantajosos, como um bom vale-refeição. É preciso ir além e mostrar o valor da empresa logo no momento do recrutamento e seleção de candidatos.
Você lembra que falamos da geração de identificação entre a empresa e os funcionários? Pois é, isso deve ser mostrado logo de cara em um processo seletivo, para que as pessoas mais familiarizadas com a cultura da empresa se destaquem e deem o melhor de si para conquistar aquela oportunidade de trabalho.
E essa proposta de valor, então, depende do esforço dos seus especialistas de RH. Eles vão mostrar para o colaborador o quão bom é trabalhar ali, o que eles esperam dos seus funcionários e o que é oferecido em retorno.
Esse conjunto de experiências, cuidados e benefícios devem atrair os profissionais mais capacitados e competentes, algo que só tem a agregar na assertividade das suas estratégias de recrutamento e seleção.
Como criar um bom Employee Value Proposition?
Para criar um employee value proposition, é importante ficar de olho em alguns aspectos a serem desenvolvidos e constantemente ajustados, como:
- O perfil ideal de um colaborador da sua empresa;
- O orçamento definido para as estratégias e ações de employee value proposition;
- Os meios de divulgação do seu EVP — que devem ser pensados tanto interna quanto externamente (por meio das redes sociais, por exemplo);
- As ações que têm mais a ver com o perfil dos seus colaboradores.
Nesse último ponto, vale mencionar alguns bons exemplos de EVP. É o caso do já citado plano de carreira, mas existem outras maneiras. A construção de um bom espaço de convivência ajuda a reduzir o estresse e estimular a criatividade e o repouso, quando necessários.
Ainda, o EVP pode ser moldado a partir de ações sociais (como voluntariados e campanhas de conscientização, entre outras estratégias), adoção e divulgação de comportamentos e hábitos saudáveis, horários flexíveis, home office, benefícios e convênios também personalizáveis etc..
Os cinco pilares do EVP
Com base no que foi discutido acima, fique de olho nos pilares do employee value proposition e perceba o quanto as ações mais valorizadas têm a ver com o que foi discutido no tópico anterior!
- Oportunidade de desenvolvimento
Planos de carreira, avaliações de desempenho, treinamentos corporativos, pesquisas de clima organizacional e feedbacks são valiosos para mostrar que a empresa se preocupa com os seus funcionários e está presente no constante desenvolvimento deles.
- Alinhamento no trabalho
Além das experiências de desenvolvimento pessoal e profissional, a empresa pode criar um EVP focado em bem-estar e qualidade de vida. A saúde (física e mental) são cruciais para a realização de um bom trabalho, e o employee value proposition pode ter tudo a ver com isso também.
- Relacionamento entre pessoas
O EVP deve prezar pelo bom clima organizacional, trabalhando o relacionamento dos colegas de trabalho e investindo constantemente em novas formas de tornar o ambiente mais colaborativo, empático e focado no crescimento coletivo.
- Organização
Organização em si faz parte de qualquer planejamento. E o employee value proposition não é exceção. Lembre-se dos passos anteriores mencionados sobre como criar um EVP, e tenha total foco na organização para que essa estratégia permaneça em constante atualização e monitoramento.
- Recompensas
Muito do EVP tem a ver com recompensas, sim. Experimente diferentes formas de bonificar e gratificar os seus colaboradores. A gratidão deles é o combustível para novas conquistas, mais empenho para desafios maiores e engajamento nos futuros projetos da organização.
Qual a relação entre o Employee Value Proposition e o RH?
Deve ter dado para perceber que employee value proposition e o RH combinam perfeitamente um com o outro. O primeiro passo é dado pelo setor de recursos humanos, inclusive, e a execução depende da colaboração de todos — incluindo a gestão.
Mas, uma vez que o EVP pode estar presente em todas as etapas do ciclo de um profissional na empresa, o RH tem que estar sempre por perto, desenhando novas estratégias, cativando os colaboradores e ajustando as ações e campanhas para garantir um ambiente harmônico, agradável e cheio de resultados promissores.
Conclusão
Ao longo deste artigo, vimos que o employee value proposition (EVP) é uma maneira de trabalhar com a satisfação, o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais. Isso, naturalmente, gera maior empenho dos colaboradores, uma taxa maior de retenção e atração de talentos e resultados continuamente melhores.
Mas vale reforçar que o employee value proposition é só uma das grandes estratégias usadas para tornar o clima organizacional sempre elevado. Se você estiver em busca de mais dicas e novidades sobre o assunto, assine a nossa newsletter! Basta inserir seus dados, na lateral direita do nosso blog, para receber todos os nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!