Durante muito tempo, o departamento pessoal (DP) foi visto como um dos setores mais burocráticos da empresa, porém, esse cenário tem mudado nos últimos anos. Essa área agora é vista como DP estratégico, sendo decisiva nos resultados das organizações.
O DP estratégico é uma evolução do departamento pessoal tradicional, atuando em questões mais estratégicas da empresa. Se antes ele tinha um papel completamente operacional, hoje ele é decisivo em atividades que agregam valor à empresa.
De acordo com um relatório da Gallagher, 54% das empresas revelaram que desejam atualizar ou adicionar soluções tecnológicas ao departamento pessoal até 2025. Essa automação é o reflexo da mudança de um setor burocrático para estratégico.
Neste artigo serão abordados os principais pontos que a empresa deve considerar para construir um DP estratégico. Os tópicos discutidos serão os seguintes:
- O que é o DP estratégico?
- Qual é o papel do DP estratégico dentro da empresa?
- Importância de automatizar processos no DP
- Além da automação, como tornar o DP uma área mais estratégica?
- Quais são as principais características de um DP estratégico?
- Como o DP estratégico contribui para o crescimento da empresa?
- Veja como a gestão de ponto pode deixar o DP mais estratégico
Boa leitura!
O que é o DP estratégico?
O DP estratégico consiste em um departamento pessoal que sofreu uma mudança de atribuições e foco, passando de um setor voltado apenas para tarefas operacionais e burocráticas para um que atua de forma estratégica, executando ações que agregam valor à empresa.
Essa mudança tem por objetivo inserir neste setor decisões estratégicas da organização. O DP estratégico pode ajudar a alinhar os objetivos organizacionais da empresa com os dos funcionários, impulsionando o engajamento e a produtividade.
Qual a diferença entre DP e DP estratégico?
A principal diferença entre o DP tradicional e o DP estratégico está relacionada às funções operacionais. Enquanto o DP tradicional foca atividades burocráticas na gestão de pessoas, o estratégico está envolvido em decisões que afetam toda a empresa.
O DP tradicional tem uma função mais reativa, que aguarda demandas e executa o trabalho quando elas surgem. Esse processo ocorre diferentemente no DP estratégico, que baseado em dados antecipa problemas e oportunidades e busca melhorias constantemente.
Existe também diferença no uso de tecnologias. No DP tradicional, muitas atividades são manuais e não existe tanta preocupação com a automatização das tarefas.
Já no DP estratégico são utilizadas ferramentas para otimizar o trabalho, automatizando tudo que é possível e garantindo a eficiência nas tomadas de decisões.
Quais são os setores que compõem o DP?
O DP é o setor que cuida das questões que envolvem os colaboradores de uma empresa. Ele promove caminhos para haver um alinhamento organizacional entre a empresa e os empregados.
Os setores de admissão, compensação e desligamento são os que formam o DP.
O setor de admissão é o responsável por todo o processo de recrutamento e seleção. O setor de compensação é o que realiza todos os pagamentos aos funcionários, de salário a benefícios. Já o setor de desligamento é o que cuida das rescisões contratuais.
Qual é o papel do DP estratégico dentro da empresa?
O DP estratégico tem um papel fundamental para que a empresa atinja a eficiência operacional. Entre suas principais funções estão:
- Alinhar os objetivos e as metas da organização: o DP estratégico está sempre em busca de alinhar as metas dos colaboradores com os objetivos da organização;
- Tomar decisões baseada em dados: atuando de forma estratégica e não mais tradicional, este modelo de DP deve tomar decisões baseadas em dados;
- Gerir pessoas: com uma atenção redobrada para ações que agreguem valor à empresa, o DP estratégico tem como papel desenvolver estratégias para elevar o engajamento dos colaboradores, criando programas de capacitação e plano de carreira;
- Desenvolver a cultura organizacional: o DP estratégico é o responsável por criar uma cultura organizacional forte, com valores e missão da empresa bem definidos, construindo um ambiente de trabalho devidamente alinhado;
- Automatizar processos: o DP estratégico propõe mudanças organizacionais que otimizam e agilizam as tarefas da empresa via tecnologia, indicando possibilidade de mudanças e melhores práticas;
- Planejamento financeiro: o DP estratégico participa ainda do planejamento financeiro da empresa, sinalizando possíveis gargalos e necessidades e apoiando investimentos para que sejam corretos e assertivos.
Importância de automatizar processos no DP
A automatização de processos é essencial para que a empresa consiga transformar um DP tradicional em estratégico. Isso porque a automação elimina as burocracias dos processos manuais e contribui para o departamento focar ações que agregam valor ao negócio.
Com a automatização, a empresa consegue reduzir os erros nos processos manuais, economizar tempo com cálculos e resolução de problemas, acessar relatórios em tempo real, tomar decisões mais embasadas e cumprir regras trabalhistas e tributárias.
Quais processos no DP podem ser automatizados?
Para que o DP se torne estratégico, é primordial que ele consiga eliminar tarefas burocráticas e automatizar tudo o que é possível. Assim, ele reduz erros e aumenta a eficiência na execução das atividades.
Dentro do DP, muitos processos podem ser automatizados. Confira alguns deles:
- Controle de ponto;
- Folha de pagamento;
- Recrutamento e seleção;
- Gestão de benefícios;
- Cálculos de FGTS e INSS;
- Geração de relatórios.
Como a otimização das operações do DP gera impactos positivos?
A otimização das operações gera uma série de benefícios para o DP e para toda a empresa. Isso porque tarefas automatizadas tendem a ser mais assertivas, livres de erros. Os principais impactos positivos a se destacar nestas operações estão:
- Redução de erros: a automatização elimina erros manuais, em cálculos ou registros de ponto;
- Economia de tempo: com processos automáticos, a empresa economiza tempo, livrando-se de tarefas burocráticas e focando atividades estratégicas;
- Corte de custos: os investimentos passam a ser mais assertivos com a automatização, já que a empresa terá uma visão melhor dos processos organizacionais, sabendo exatamente onde pode cortar custos e no que deve investir;
- Acesso a informações em tempo real: a automatização oferece recursos e acesso a dados em tempo real, facilitando as tomadas de decisões;
- Aumento da produtividade e do engajamento: eliminando tarefas manuais e operacionais, o DP estratégico foca atividades voltadas à gestão de pessoas, elevando o engajamento e a produtividade.
Além da automação, como tornar o DP uma área mais estratégica?
O DP deve se tornar estratégico não só se apoiando na automação de processos, mas também promovendo ações integradas, que o deixem devidamente alinhado a outros setores da empresa.
Essa estratégia facilita o desenvolvimento de talentos e a promoção de uma cultura organizacional forte, melhorando o clima interno.
Assim, para ser cada vez mais estratégico, o DP deve se integrar ao RH, analisar dados constantemente, focar políticas de retenção de talentos, apoiar a alta gestão e os líderes de setor, criar planos de carreira e promover formações e treinamentos.
Cada um desses detalhes, em complemento à automatização, irá melhorar os processos organizacionais e tornar o DP estratégico mais assertivo e eficiente nas tomadas de decisões.
Quais são as principais características de um DP estratégico?
O DP estratégico tem uma função vital para que a empresa cresça de forma assertiva. É ele que contribui para que ações estratégicas da organização impactem os colaboradores e sejam decisivas, funcionando como um diferencial competitivo.
Conheça algumas das principais características deste setor:
- Foco em resultados: o DP estratégico foca os resultados, e por isso desenvolve ações que têm impacto direto na empresa e nos colaboradores;
- Visão analítica dos processos: o setor também toma decisões baseadas em dados e indicadores de desempenho, contribuindo para uma tomada de decisões corretas quanto a retenção de talentos, processos seletivos e aumento da produtividade das equipes;
- Proatividade: o DP estratégico é mais proativo, antecipando problemas em função da visão analítica dos processos e angariando soluções para a gestão de pessoas;
- Comunicação efetiva: os canais de comunicação desse modelo de departamento são mais claros, e deste modo toda a empresa consegue traçar objetivos de forma transparente para os funcionários;
- Flexibilidade: o DP estratégico acompanha de perto as mudanças do mercado e é flexível a qualquer tipo de mudança, pois está sempre em busca de ferramentas que beneficiem a empresa para alcançar resultados.
Indicadores para um DP estratégico
O DP estratégico deve ter base em dados e indicadores que amparam sua tomada de decisões. Cada KPI indica, por exemplo, a eficácia da empresa em ações de engajamento e produtividade. Alguns dos indicadores importantes a serem avaliados são:
- Taxa de turnover;
- Absenteísmo;
- Tempo médio do processo de recrutamento;
- Taxa de retenção de talentos;
- ROI de treinamento;
- Índice de satisfação dos funcionários;
- Controle de horas de trabalho;
- Número de horas extras.
A analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora Lara Avelino destaca a importância de setores como o RH e o DP se basearem em dados para tomar decisões:
“Hoje, falamos de dados em geral, em todas as áreas. Nós do RH precisamos de números, precisamos de dados, precisamos de informação. Não dá para pensar em ser RH sem esses três. Então, esses três pontos são certamente essenciais. E o RH está se tornando cada vez mais estratégico.”
Como o DP estratégico contribui para o crescimento da empresa?
É importante que a empresa enxergue o papel do DP para muito além das responsabilidades burocráticas que ele possui, como o fechamento da folha de pagamento. Afinal, muitos desses processos podem ser automatizados, alcançando um DP estratégico.
Um DP estratégico contribui ativamente para que a empresa atinja seus objetivos, integrando práticas que mantêm os setores alinhados e os colaboradores devidamente engajados nas suas funções.
As atividades do DP que contribuem para o crescimento da empresa são:
- Promover o alinhamento dos objetivos da empresa com o dos funcionários;
- Criar ações para o desenvolvimento de competências;
- Manter um bom clima organizacional;
- Incentivar o engajamento e a produtividade;
- Resguardar a empresa de processos trabalhistas e punições;
- Focar no uso inteligente dos recursos materiais e humanos.
Veja como a gestão de ponto pode deixar o DP mais estratégico
A gestão de ponto é uma rotina importante no processo para deixar o DP mais estratégico. Afinal, é a partir do controle de ponto que a empresa consegue saber exatamente quanto tempo o seu colaborador está trabalhando e se há excessos.
Nesse sentido, a Pontotel oferece a melhor plataforma de controle de ponto do mercado, aliando tecnologia a uma gestão de pessoas que foca o lado humano do colaborador.
Por meio de uma plataforma que funciona com dados de jornada em tempo real, com informações centralizadas em um único sistema, o DP pode se tornar mais estratégico, tomando decisões de forma mais rápida e eficiente.
Com a nossa plataforma, todo o processo de fechamento da folha acontece de forma automatizada, do registro aos cálculos da folha de pagamento, com a possibilidade de verificação das horas trabalhadas na hora que o seu DP quiser ou precisar.
A plataforma Pontotel também está 100% alinhada com as regras da CLT, da Portaria 671 e da LGPD, garantindo maior segurança jurídica e tranquilidade para o DP trabalhar. Ainda, o sistema pode gerar mais de 30 tipos de relatórios para consulta, embasando a tomada de decisões do DP.
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Conclusão
Com o aumento da competitividade nas empresas, o DP precisou assumir um caráter mais estratégico, automatizando processos manuais e se dedicando a tarefas que de fato tenham um valor agregado à empresa.
Neste conteúdo, foi destacada a importância que o DP estratégico tem atualmente para a organização, impactando diretamente a tomada de decisões e sendo essencial para o alinhamento dos objetivos entre a empresa e os empregados.
Ao longo dos anos, o departamento pessoal passou a embasar as decisões em dados, para que, assim, qualquer passo da empresa se tornasse mais assertivo. Tendo um DP estratégico, a empresa consegue antever problemas e oportunidades.
O reflexo disso é uma visão mais analítica do negócio, que baseia qualquer ação em dados concretos, influenciando diretamente o engajamento e a produtividade dos funcionários. Assim, com o DP estratégico, a gestão de pessoas se torna mais transparente e estratégica.
Por fim, foi visto que a gestão de ponto pode deixar o DP mais estratégico, agilizando o controle de jornada, dos registros aos cálculos da folha de pagamento. Neste quesito, a Pontotel tem a melhor plataforma de ponto, fornecendo tranquilidade e segurança ao DP.
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