Dinâmica de observação: por que e como aplicar com a equipe?
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Time Pontotel 25 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Saiba como funciona a dinâmica de observação e quais as vantagens para gestores em aplicar na rotina com a equipe!

A dinâmica de observação ajuda a estimular a memorização e a atenção da equipe aos mínimos detalhes. Saiba mais sobre essa dinâmica!

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Você tem uma equipe de colaboradores competentes, mas sabe se eles realmente funcionam bem juntos? E como você pode obter a combinação certa de habilidades e personalidades para dar vida aos projetos da empresa? Por trás de uma equipe de sucesso, estão ferramentas de gestão e dinâmicas de grupo, como a dinâmica de observação.

Uma dinâmica de observação, quando bem-feita, pode afetar a maneira como os colaboradores se sentem à vontade no trabalho e como eles se relacionam entre si. As empresas que abraçam essa e outras dinâmicas de grupo estão se beneficiando de melhores índices de produtividade e ganhos nos resultados de trabalho.

Então, que tal aprender mais sobre a dinâmica de observação? Neste artigo, você aprenderá os seguintes pontos sobre essa atividade:

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

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O que é dinâmica de observação?

A dinâmica de observação é um tipo de dinâmica de grupo que incentiva a habilidade de observação. O objetivo é ajudar os participantes da atividade a prestar mais atenção a detalhes e ao trabalho desempenhado por outros membros do seu grupo.

Assim como outras dinâmicas de grupo, a dinâmica de observação pode ajudar a identificar os papéis e comportamentos desempenhados por um indivíduo enquanto ele se mantém como membro de um grupo.

A dinâmica de observação também ajuda a descontrair o ambiente de trabalho, já que, muitas vezes, a rotina de tarefas e a pressão para alcançar metas acaba deixando o ambiente mais tenso e menos propício ao diálogo. Atividades em grupo funcionam como uma “quebra de gelo” para repensar as relações de trabalho de um jeito mais leve.

Como funciona a dinâmica de observação?

Roda de pessoas conversando

Os participantes da dinâmica são reunidos em uma sala e ficam sentados em volta de um círculo. Em seguida, o gestor responsável pela atividade solicita que eles fechem os olhos. Feito isso, é possível dar início à sequência de perguntas.

O gestor deve fazer perguntas relacionadas aos próprios participantes. Por exemplo: “quem está com a calça marrom ou qual o nome do integrante que está com um blazer azul?”. Todos devem receber as perguntas de forma simultânea.

Os participantes que souberem da resposta levantam a mão. O primeiro a se manifestar terá prioridade para responder à pergunta primeiro. A cada resposta certa, o participante ganha um ponto. Ao final das perguntas, o participante que acumular o maior número de pontos é considerado o vencedor da atividade.

A dinâmica de observação pode ganhar particularidades a cada vez que é aplicada. Os gestores responsáveis pela atividade podem, por exemplo, permitir que os participantes interajam antes que as perguntas sejam feitas. 

Dessa forma, os profissionais terão alguma familiaridade entre eles, e as questões poderão girar em torno do comportamento, em vez de apenas abordarem características da aparência de cada um.

Quando aplicar a dinâmica de observação?

Por ser uma atividade fácil e prática, a dinâmica de observação pode se encaixar em diferentes momentos da jornada dos colaboradores dentro de uma empresa, a começar pelo processo de seleção. Ficou com curiosidade para saber mais? Abaixo, veja quais são as principais aplicações dessa dinâmica no local de trabalho.

Recrutamento e seleção

Durante um processo seletivo presencial, os candidatos não estão familiarizados uns com os outros e podem ter problemas de confiança para darem o seu melhor, especialmente nos primeiros momentos. É aí que entram exercícios como a dinâmica de observação. 

Os profissionais de RH podem aplicar a dinâmica para ajudar os candidatos da seleção a se conhecerem rapidamente e a desenvolverem uma confiança para darem seu melhor nas atividades propostas pela empresa.

Interação entre equipe

O ditado que atravessa décadas é a mais pura verdade: “a união faz a força”. Na relação entre os colaboradores de uma empresa, qualquer cenário ao contrário desse ditado merece atenção do RH. A aplicação da dinâmica de observação é uma das atividades que podem fortalecer o vínculo e o diálogo aberto entre os colaboradores.

Dia a dia

A dinâmica de observação não precisa ser aplicada em ocasiões especiais ou raros momentos. Esse e outros exercícios em grupo ajudam a tornar a cooperação e a atenção ao trabalho coletivo princípios aplicados no local de trabalho. Assim, pequenos desencontros entre os colaboradores no dia a dia não precisam virar grandes crises.

Execução de tarefas

Atividades complexas, que demandam a integração de um grupo grande de pessoas realizando funções específicas, podem se beneficiar de dinâmicas em grupo que estimulam a memorização e a atenção aos mínimos detalhes

Aprendizagem de novas demandas

Toda mudança que demanda novos aprendizados sempre provoca um temor no local de trabalho, mas as dinâmicas de grupo podem tornar o período de adaptação um pouco mais leve e descontraído. A rotina de treinamentos pode incluir a dinâmica de observação para ajudar os colaboradores a incorporar etapas ou novos equipamentos.

Quais os benefícios da dinâmica de observação em grupo?

Grupo de pessoas conversando

Nos diferentes contextos em que a dinâmica de observação pode ser aplicada, a equipe sempre sai ganhando, principalmente quando os gestores responsáveis pela atividade monitoram de perto o desempenho dos colaboradores. Abaixo, confira as principais vantagens com a aplicação desse exercício em grupo na sua empresa.

Maior atenção do colaborador

A atenção aos detalhes ajuda as equipes a atingir objetivos com rapidez e facilidade. No entanto, nem todos os membros de uma equipe desenvolvem naturalmente habilidades com foco e memorização. Então, para incentivar os colaboradores a melhorar essas competências, sua empresa pode aplicar a dinâmica de observação.

Interação entre membros de uma mesma equipe

A dinâmica de observação, assim como outras dinâmicas em grupo, ajuda cada colaborador a entender como suas ações se traduzem no contexto da equipe.

Com uma infinidade de personalidades diferentes presentes no local de trabalho, é inevitável que haja confrontos pessoais e de negócios. Se não for tratado, o comportamento que se desenvolve a partir disso se torna um obstáculo para atingir metas de negócios.

Quando os membros confiam uns nos outros, por outro lado, eles trabalham para atingir objetivos em comum e não querem afetar negativamente o trabalho da equipe. 

Foco na produtividade

Cada profissional traz sua própria personalidade e habilidades específicas quando está trabalhando em grupo. Reconhecer o estilo de trabalho dos profissionais, bem como a motivação e o nível de aptidão de cada um, pode ajudar o departamento de RH a entender como essas pessoas se encaixam em um grupo para alcançar metas de produtividade.

A dinâmica de observação é uma excelente oportunidade para avaliar como os colaboradores percebem o impacto do trabalho realizado pelos demais membros. A partir disso, o RH pode colher esses dados para aperfeiçoar a performance de todo o grupo.

Como os gestores podem incluir a dinâmica de observação na rotina da equipe?

Uma mulher conversando com uma roda de pessoas

Gerentes de projeto e profissionais de Recursos Humanos podem inserir a dinâmica de observação na rotina da empresa e aperfeiçoar os resultados de suas equipes. Mas, para que isso dê certo, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

Em primeiro lugar, é importante definir em qual etapa da jornada do colaborador a dinâmica será aplicada. Ela pode ser utilizada em processos seletivos, treinamentos ou pesquisas de clima organizacional. Dependendo da etapa em que for inserida, a dinâmica de observação pode girar em torno de perguntas diferentes e fornecer prêmios distintos aos vencedores.

Os gestores também devem definir o que esperam com a atividade. Afinal, por que você está realizando esse teste com os colaboradores: é apenas um teste de memorização ou você quer avaliar o relacionamento entre os membros de um grupo? O objetivo com a dinâmica é o que vai ajudar na elaboração das perguntas. 

Se o objetivo é apenas testar a memorização e a atenção dos colaboradores a detalhes simples, é provável que as perguntas também sejam simples e girem em torno de assuntos banais, como a cor do sapato ou o estilo da roupa. 

Se o objetivo for avaliar a maneira pela qual se relacionam colaboradores que já se conhecem, as perguntas podem tratar de questões mais profundas sobre o dia a dia de trabalho, como as funções de cada colaborador, horários e nomes de cargos.

Por fim, certifique-se de que as normas da dinâmica de observação estejam claras para todos os participantes. Você também pode explicar os motivos pelos quais a dinâmica está sendo aplicada e o que a empresa pretende avaliar exatamente nos resultados obtidos, tornando a comunicação ainda mais transparente.

Conclusão

Os líderes e profissionais de RH podem analisar a possibilidade de inserir a dinâmica de observação, além de outros exercícios em grupo, sempre que julgarem necessário, garantindo que todos os participantes aproveitem os benefícios da prática.

A empresa pode aproveitar os insights obtidos com essa dinâmica para combinar as habilidades dos colaboradores de uma maneira mais estratégica, explorando sempre o que há de melhor nos talentos da equipe.

Se você gostou de conhecer tudo sobre a dinâmica de observação e acha que este artigo pode ser útil para mais pessoas, não se esqueça de recomendar o blog Pontotel para outros profissionais e colegas de trabalho.

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