Diferenças entre OKR e KPI: o que são, como usar e benefícios de cada indicador
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Time Pontotel 27 de março de 2025 Gestão de Pessoas

Diferença entre OKR e KPI: guia completo para otimizar a gestão empresarial

Qual a diferença entre OKR e KPI? Descubra as vantagens dessas duas estratégias, os motivos para adotá-las em conjunto e como a empresa deve fazer isso.

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O sucesso de uma empresa depende de alguns elementos, e, entre eles, está entender a diferença entre OKR e KPI, duas estratégias essenciais para a gestão de desempenho. É o que a fará definir metas precisas ao passo que acompanha métricas atreladas a cada uma.

O relatório de Impacto OKR 2022 constatou que as empresas mais bem-sucedidas fazem os check-ins OKR: reuniões regulares e rápidas nas quais as equipes revisam o progresso em direção aos seus objetivos e resultados-chave.

Nesse sentido, o estudo “Papel e importância da medição dos indicadores-chave de desempenho” traz que as empresas usam os KPIs “para estimar e fortalecer o quão bem-sucedidas elas são, visando metas duradouras previamente estabelecidas”.

Tais aspectos ressaltam a importância de se entender sobre ORKs e KPIs, bem como de que forma as empresas podem adotá-los. É isso que este texto abordará por meio dos tópicos a seguir:

Tenha uma excelente leitura!

O que é OKR?

OKR é uma metodologia de gestão que as empresas usam para definir, estrategicamente, suas metas, além de acompanhá-las, medindo o progresso de cada uma rumo ao resultado esperado.

A sigla OKR vem da expressão em inglês “Objectives and Key Results”. Isso significa “objetivos e resultados-chave” em português brasileiro e remete justamente a sua finalidade: auxiliar os times de um negócio a alcançarem resultados significativos e, com isso, impulsionar o sucesso organizacional.

Em um estudo realizado pela Haufe Talent e pela Universidade de Ciências Aplicadas de Stuttgart, quando questionados, 65% dos entrevistados concordaram parcial ou totalmente que os funcionários em empresas que adotam a metodologia OKR entendem melhor os objetivos estratégicos do negócio.

Exemplos de OKR

A depender do segmento da empresa, bem como dos seus objetivos, ela pode ter vários OKRs. Ou seja, ele pode ter inúmeros objetivos e resultados-chave. Isso irá variar entre os setores do negócio e as necessidades do momento.

Alguns exemplos de OKRs são:

  • Objetivo: aumentar a satisfação dos clientes. 
  • Resultado-chave: aumentar a pontuação média de satisfação do cliente em 15%, reduzir o número de reclamações em 25% e implementar um novo sistema de atendimento ao cliente;
  • Objetivo: aumentar a presença online da empresa. 
  • Resultado-chave: aumentar o número de seguidores nas redes sociais em 20%, elevar o tráfego do site em 30% e publicar 10 artigos de blog de alta qualidade por mês.

O que é KPI?

KPI trata-se de uma métrica que as empresas usam para avaliar e monitorar o desempenho de processos, projetos, funcionários, times e até mesmo da organização como um todo. A sigla vem da expressão “Key-Performance Indicator” e quer dizer “indicadores-chave de desempenho”.

Há diferentes tipos de KPIs na empresa: cada um é direcionado para medir o desempenho de áreas específicas, e isso se aplica para finanças, operações, marketing, recursos humanos, entre outras. O propósito de cada KPI, no entanto, sempre é fornecer informações quantitativas sobre o desempenho de algo.

Exemplos de KPI

No setor de finanças, algumas das KPIs são a receita mensal, que mensura o total de receita gerada em um mês, e a margem de lucro bruto, que traz o percentual de lucro após subtrair o custo dos bens vendidos. Já no time de marketing, algumas KPIs são a taxa de conversão de leads e o custo por aquisição de cliente.

Nos recursos humanos também há um punhado de KPIs: taxa de retenção de funcionários (percentual de colaboradores que permanecem na empresa em um período específico), taxa de absenteísmo (percentual de dias de ausência em relação ao total de dias trabalhados) e custo por contratação (custo médio para contratar um novo funcionário).

Diferenças entre OKR e KPI

Setas divergentes em papel colorido, simbolizando a diferença entre OKRs e KPIs.

Com base nos conceitos e exemplos abordados anteriormente, é possível perceber melhor a diferença entre OKR e KPI. A tabela a seguir tornará isso mais nítido. Veja:

CaracterísticasOKRKPI
FinalidadeDefinir e acompanhar objetivos e resultados-chave.Monitorar o desempenho de processos, atividades, times, etc.
PeriodicidadeEm geral, os objetivos e resultados-chave são definidos trimestral ou anualmente.Os indicadores-chave de desempenho são mensurados continuamente: por mês, trimestre, etc.
FlexibilidadeMais flexível, sobretudo porque deve ser ajustado às necessidades da empresa.Menos flexível: um KPI, independentemente do foco, geralmente é estável e consistente ao longo do tempo. Isso facilita comparações e análise.
AlinhamentoO alinhamento de OKRs ocorre entre os times e os objetivos organizacionais.O alinhamento de KPIs se dá a partir das métricas de cada setor e dos processos empresariais.

Como OKRs e KPIs se complementam na gestão empresarial

Distintos, mas complementares: isso é o que define a relação entre esses dois conceitos. Afinal, ambos visam a favorecer a empresa: enquanto os OKRs ajudam a definir e alcançar metas, os KPIs monitoram o desempenho contínuo das operações.

Nas empresas, essa relação acontece de diversas formas. Por exemplo, imagine que uma empresa quer aumentar a satisfação dos seus clientes (objetivo). Para isso, ela traça a meta de que, até final do trimestre, terá de alcançar certa pontuação NPS (resultado-chave).

Ao monitorar o progresso, ela usa KPIs estratégicas para mensurar o tempo médio de resposta a tickets de suporte e a taxa de resolução na primeira chamada. Assim, ao complementar o uso de KPIs com OKRs, ela identifica se está no caminho certo para atingir a meta — e, se não estiver, pode fazer ajustes para alcançar seus objetivos.

Benefícios de usar OKRs e KPIs juntos

Entender a diferença entre OKR e KPI é um dos pontos para a empresa conseguir combiná-los estrategicamente. Ou seja, adotar uma abordagem que, ao final, resultará em uma gestão de desempenho mais promissora. Conheça os motivos que justificam isso:

Clareza nas metas e no acompanhamento de resultados

De um lado, os OKRs definem metas e resultados-chave específicos para a empresa, o que se aplica a cada um dos seus setores. Isso traz uma direção clara para o trabalho dos times.

Enquanto isso, os KPIs permitem justamente o acompanhamento — contínuo — do progresso dessas metas estabelecidas. Com isso, a empresa consegue obter insights sobre o desempenho e a eficácia das suas ações.

Aumento da eficiência e do engajamento das equipes

Outra vantagem é que os OKRs e KPIs, juntos, promovem uma cultura de transparência e responsabilidade: os times ficam mais engajados quando têm metas claras e sabem como seu desempenho será avaliado. 

De forma mais específica, os OKRs estimulam a colaboração e o alinhamento entre as equipes, então eles acabam tendo mais incentivo durante o trabalho em conjunto para alcançar metas comuns. Já os KPIs permitirão que eles acompanhem seu progresso, identifiquem áreas de melhoria e façam ajustes em processos e estratégias.

Melhor tomada de decisões baseada em dados

O processo de tomada de decisões precisa, obrigatoriamente, ser pautado em dados para garantir precisão. Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, fala:

A partir de relatórios, temos a possibilidade de trazer, aumentar e alimentar inúmeros indicadores que realmente nos ajudarão a tomar decisões mais assertivas e embasadas. Isso nos permite chegar, como RH, junto à diretoria e à gestão mais alta da empresa

Nesse sentido, os KPIs fornecem métricas quantitativas que ajudam a monitorar a saúde do negócio, ao passo que os OKRs incentivam a inovação e a adaptação a mudanças. O resultado são decisões mais estratégicas e alinhadas aos objetivos da empresa.

Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz, também destaca que:

Não é possível gerir uma equipe sem ter dados e sem ser orientado com base neles. Hoje em dia, tanto o domínio de ferramentas e tecnologias quanto essa orientação essencial com base em dados e métricas são o pulo do gato para fazer não só uma gestão de pessoas muito bem-feita, mas também para conseguir performar melhor no trabalho, entendendo o mercado e o contexto do que será necessário para as demandas

Perguntas frequentes sobre OKRs e KPIs

Profissional revisando gráficos em um quadro, destacando monitoramento de métricas e desempenho.

Nos tópicos anteriores, foram abordadas diversas nuances sobre a diferença entre OKR e KPI, mas há outros pontos que podem levantar dúvidas. É o que será detalhado a seguir:

Posso usar apenas OKRs ou KPIs em minha empresa?

Sim, a empresa pode usar apenas OKRs ou KPIs; no entanto, isso não é o recomendado. A melhor decisão é combinar ambas as estratégias para potencializar os resultados.

Alguns cenários práticos demonstram porque isso deve ser feito dessa forma. Por exemplo, se uma empresa foca exclusivamente OKRs, até consegue definir objetivos e resultados-chave, porém, a falta de KPIs estratégicos impede que ela acompanhe o progresso de suas ações.

Como afirma Caitlin Collins, diretora de estratégia de programa na Betterworks:

“Quaisquer que sejam os resultados que você espera alcançar com base nas metas do seu programa e na declaração de visão com o programa, você quer ser capaz de responder à pergunta: como sabemos que está funcionando e como provamos isso?”

Existem ferramentas para acompanhar OKRs e KPIs?

Sim, há várias ferramentas disponíveis no mercado para acompanhar OKRs e KPIs. Na rotina de trabalho, elas auxiliam em definição, monitoramento, análise e gestão de metas e indicadores.

Uma empresa consegue fazer, com precisão e agilidade, o acompanhamento do progresso e o alcance dos seus objetivos estratégicos por meio desses recursos tecnológicos. Nesse sentido, o ideal é que ela escolha a ferramenta mais alinhada com suas necessidades.

Quanto tempo leva para implementar OKRs e KPIs com sucesso?

Não há uma quantidade de tempo para implementar OKRs e KPIs que seja aplicável a todos os cenários. Afinal, o tamanho da empresa, a complexidade dos objetivos que ela tem e até mesmo o quão familiarizados estão os times são fatores que influenciam nesse tempo.

Conclusão

Após entender a diferença entre OKR e KPI, adotar as melhores ações para implementar essas duas estratégias em conjunto é uma das decisões mais assertivas para se tomar. Como abordado neste texto, elas, ao final, favorecem o sucesso organizacional.

Isso porque os times, além de se tornarem mais eficientes enquanto realizam suas tarefas e projetos, terão uma visão mais clara dos pontos que podem melhorar e, ainda, quais comportamentos devem deixar de lado em prol do trabalho em equipe.

Por isso, ambas as estratégias — OKR e KPI — devem ser vistas como complementares. Esse é, certamente, o ponto de partida para os negócios que desejam ser produtivos e eficientes por meio delas. 

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