Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é um importante passo para a empresa atingir seus objetivos, ser competitiva e obter bons resultados. Essa análise de comportamento pode ser feita por meio da devolutiva comportamental.
A devolutiva comportamental é uma estratégia que visa, por meio de feedbacks contínuos, a construir uma cultura de aprendizagem contínua nas empresas. Todo o processo se baseia na avaliação dos comportamentos que podem impactar a evolução profissional.
Segundo um estudo do LinkedIn Learning, 94% dos profissionais afirmam que ficariam por mais tempo em uma empresa que investe no seu aprendizado e, consequentemente, no seu desenvolvimento profissional, que pode se originar a partir da devolutiva comportamental.
Sabendo da importância dos feedbacks para o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem com o crescimento pessoal e profissional, este artigo explicará como a devolutiva comportamental pode contribuir com este processo.
Os tópicos discutidos serão:
- O que é devolutiva comportamental?
- Por que a devolutiva comportamental é importante?
- Como fazer uma devolutiva comportamental?
- Como implementar a devolutiva comportamental na empresa
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é devolutiva comportamental?
A devolutiva comportamental é um processo de análise de comportamentos de um indivíduo para criar, por meio de feedbacks e orientações, estratégias para o desenvolvimento pessoal e profissional do avaliado.
A avaliação comportamental permite uma visualização das emoções e da capacidade de uma pessoa ou grupo para lidar com situações distintas. Assim, é possível potencializar suas habilidades e desempenho.
Por que a devolutiva comportamental é importante?
A devolutiva comportamental é fundamental no processo de desenvolvimento, pois oferece possibilidades de evolução e aprendizagem. Confira, a seguir, alguns dos pontos que destacam a importância desta estratégia.
Melhoria do desempenho individual
A devolutiva comportamental permite uma avaliação criteriosa de todos os comportamentos de determinado profissional, contribuindo para que ele tenha maior autoconhecimento e visualize os pontos que precisa evoluir.
Nesta estratégia, é possível fazer uma análise crítica do desempenho de cada indivíduo para então desenvolver competências que irão auxiliar no sucesso deste profissional.
Afinal, ao ter base em feedbacks contínuos, a consequência é um processo de melhoria contínua, potencializando o desempenho de quem está sendo avaliado na devolutiva comportamental.
Fortalecimento da comunicação
O feedback é um item essencial na devolutiva comportamental e ocupa um papel em que se torna uma estratégia recorrente para uma melhoria contínua das habilidades dos colaboradores. Com isso, há um fortalecimento da comunicação.
Esse fortalecimento é resultado de uma comunicação aberta e honesta entre os líderes e os colaboradores, uma vez que todos estarão devidamente envolvidos para discutir percepções e experiências para ajustar abordagens e promover mudanças positivas.
A coordenadora de sucesso do cliente da Pontotel, Daiane Jales, destaca justamente a importância do líder ser um bom ouvinte.
“Um bom líder precisa, antes de mais nada, ser um bom ouvinte. Isso é algo desafiador de desenvolver, requer prática e aprimoramento constante, mas com o tempo vai se tornando mais fácil.”
Alinhamento com os objetivos organizacionais
A devolutiva comportamental garante que todos atuem na mesma direção para os objetivos organizacionais serem atingidos. Isso é possível, pois, por meio dos feedbacks contínuos, as relações entre a empresa e os funcionários ficam mais transparentes.
Assim, é possível obter uma visão abrangente dos pontos fortes e fracos da equipe, criando insights para a implementação de ações capazes de permitir um alinhamento maior nos planos de ação e nas metas a serem alcançadas.
Desenvolvimento de habilidades
Na devolutiva comportamental, os gestores conseguem perceber os comportamentos dos colaboradores que impactam diretamente o seu nível de atuação. A partir destas informações, é possível desenvolver estratégias para o desenvolvimento de novas habilidades.
Ou seja, a devolutiva comportamental é um recurso que apoia as tomadas de decisões para a empresa investir de fato nas competências que o colaborador necessita a partir de levantamento de dados concretos e de feedbacks construtivos.
De acordo com pesquisa da Zenger/Folkman, colaboradores que recebem feedbacks que destacam seus pontos fortes tem um desempenho 8,9% maior do que profissionais que não recebem nenhum feedback.
Como fazer uma devolutiva comportamental?
Para fazer o uso correto da devolutiva comportamental e aproveitar todos os benefícios dela para uma evolução profissional e pessoal dos colaboradores, a empresa deve seguir os seguintes passos:
Preparação antes da devolutiva
O primeiro passo é determinar os objetivos da empresa em relação à devolutiva comportamental.
Isso significa que é necessário deixar bem claro se o desejo é, por exemplo, melhorar o desempenho individual de um profissional, desenvolver habilidades específicas na equipe ou até mesmo criar estratégias para alcançar um ambiente de trabalho positivo e de melhoria contínua.
Esse preparo por parte do gestor contribui para que o feedback em relação aos comportamentos seja construtivo e de fato ajude o colaborador a se desenvolver e buscar pela excelência no seu cargo.
Além disso, é importante não pegar o colaborador de surpresa, e aplicar regularmente testes de comportamento para gerar bons insights para a devolutiva comportamental. Portanto, o líder deve:
- Aplicar testes prévios de comportamento;
- Preparar os pontos principais da devolutiva;
- Ser objetivo e claro com os liderados;
- Estar aberto a ser um ouvinte na conversa;
- Coletar evidências e insights no dia a dia;
- Expor um plano de ação construtivo;
- Oferecer suporte e ferramentas para uma evolução profissional efetiva.
Estabelecimento de um ambiente seguro
O colaborador precisa se sentir respeitado e, ao mesmo tempo, engajado em um processo de devolutiva comportamental. Por isso, a empresa deve criar um ambiente seguro para que ele se sinta confortável para falar e ouvir ao receber um feedback.
Esse ambiente seguro pode ser definido como um local que tenha privacidade para o feedback, e que reduza no profissional qualquer tipo de estresse e ansiedade, evitando a exposição do colaborador na frente dos colegas de trabalho.
Assim, é possível criar uma relação de confiança e respeito entre a empresa e o funcionário para que a devolutiva comportamental seja positiva, equilibrada e construtiva.
Desenvolvimento de um plano de ação
Os planos de ação são fundamentais para a devolutiva comportamental ser efetiva e atingir seus objetivos principais em torno do desenvolvimento dos colaboradores. Um plano de ação bem construído é capaz de agir exatamente nas necessidades identificadas.
Ao desenvolvê-lo, a empresa consegue oferecer os recursos necessários para os profissionais crescerem a partir dos insights gerados nos feedbacks. O plano de ação deve conter treinamentos e mentoria que visem a evolução comportamental dos envolvidos.
Monitoramento e follow-up contínuos
A devolutiva comportamental precisa ser acompanhada de perto pelos gestores organizacionais, já que assim é possível discutir os resultados dessa estratégia e realizar ajustes quando necessário.
Todo o plano em torno da devolutiva comportamental precisa ser mensurável e alcançável para, assim, gerar insights que contribuam para a empresa atingir os objetivos predeterminados no início do projeto de implementação da devolutiva comportamental.
Os follow-up contínuos são ainda uma importante ferramenta para criar uma cultura de melhoria contínua e para que os colaboradores estejam sempre em desenvolvimento e alcancem o crescimento diário na sua função.
Como implementar a devolutiva comportamental na empresa
A implementação da devolutiva comportamental exige dos gestores um planejamento cuidadoso e estruturado que foque nas individualidades de cada funcionário, se necessário, prezando assim por um desenvolvimento individual e organizacional.
Deste modo, é possível destacar pontos essenciais que precisam ser parte integrante da construção da devolutiva comportamental na empresa. São eles:
- Definição dos propósitos e objetivos da devolutiva comportamental;
- Treinamento das lideranças;
- Análise individualizada dos comportamentos de cada colaborador;
- Desenvolvimento de um plano de ação que envolva treinamentos e mentoria;
- Criação de uma política de feedbacks contínuos e devolutiva comportamental;
- Levante de possíveis dados e insights a partir de ferramentas de autoavaliação e avaliação 360 graus;
- Acompanhamento dos dados e resultados da devolutiva comportamental, com a possibilidade de realização de ajustes, quando necessário.
Conclusão
Empresas que desejam ser competitivas devem investir em estratégias que ajudem seus colaboradores a se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Este artigo apresentou a devolutiva comportamental, uma importante ferramenta para a empresa manter um cenário de melhoria contínua que impactará diretamente a evolução das equipes.
A devolutiva comportamental tem como função desenvolver habilidades individuais, garantir a melhoria do desempenho profissional e potencializar a comunicação da empresa. Tudo isso porque faz uma análise dos comportamentos de cada profissional.
Essa avaliação é importante para identificar quais os pontos fracos e fortes de cada profissional e desenvolver ações, via treinamentos e mentorias, para o colaborador potencializar suas competências.
Por fim, foi visto que é possível implementar essa estratégia desde que haja uma definição clara de objetivos e propósitos por trás da devolutiva comportamental, para que assim seja possível criar ações assertivas de evolução profissional.
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