Desengajamento de colaboradores: o que é, como identificar e dicas para lidar com esse problema
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Time Pontotel 29 de junho de 2023 Departamento Pessoal
Desengajamento de colaboradores: o que é, como identificar e dicas para lidar com esse problema
Saiba como lidar com um problema que interfere diretamente na produtividade de uma empresa: o desengajamento de colaboradores.
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O desengajamento de colaboradores é uma questão bastante enfrentada no dia a dia das empresas. Tal fenômeno impõe à equipe de Recursos Humanos a necessidade de traçar estratégias constantes e coerentes para reverter a questão e fazer com que os colaboradores se mantenham comprometidos.

Um funcionário sem engajamento custa caro para empresa, visto que ele não traz produtividade para o negócio e não contribui para crescimento desta. Por outro lado, aquele que é engajado colabora para que a organização atinja novos patamares.

Para explorar o tema em sua totalidade e trazer dicas para lidar com o desengajamento de colaboradores, este texto foi organizado de acordo com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

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O que é o desengajamento de colaboradores?

Homem com semblante de cansaço

Desengajamento de colaboradores é um termo que se refere à falta de envolvimento e comprometimento dos funcionários com a organização onde trabalham, apresentando descaso e não agregando valor às tarefas que precisam ser executadas.

Quando um funcionário está desengajado, ele não se sente motivado a atingir suas metas, além de não se importar com os resultados da empresa, podendo até mesmo ser uma influência negativa na equipe.

O desengajamento pode ser um fator primário ou a consequência de outros fatores e atos que podem ocorrer dentro do ambiente corporativo, como: falta de reconhecimento, cargas exaustivas de trabalho, escopo de cargo mal definido, entre outros

Como identificar colaboradores desengajados?

É muito importante que as empresas reconheçam o desengajamento de colaboradores e abordem sobre isso, pois ele pode levar à queda na produtividade, aumento da rotatividade de funcionários e diminuição da satisfação dos clientes.

Para saber a partir de quais evidências é possível observar o comportamento dos colaboradores desengajados, é importante ter atenção a alguns sinais. Veja a seguir.

Atrasos e faltas frequentes

Atrasos e faltas frequentes podem ser sinais de desengajamento dos funcionários. Isso acontece, pois eles podem não se sentir motivados a comparecer ao trabalho e/ou a cumprir seus horários.

Neste caso, há uma falta de entendimento sobre o impacto do absenteísmo na equipe e na produtividade da empresa, que pode ser ocasionada por problemas pessoais, como baixa autoestima, estresse e problemas de saúde mental.

Comportamentos negativos

Comportamentos negativos são ações ou atitudes que têm um impacto prejudicial no ambiente de trabalho, nas relações com colegas e na produtividade da empresa. Esses comportamentos podem ser exibidos por funcionários desengajados ou insatisfeitos.

São atitudes e comentários que podem “contaminar” equipes e destruir resultados. Um colaborador desengajado pode fazer coisas como falar mal de alguém da equipe ou até não colaborar em trabalhos que são de sua responsabilidade.

Falta de motivação

A falta de motivação também é um fator do desengajamento bastante claro e visível. O funcionário não demonstra vontade em atingir seus objetivos, não contribui em reunião ou não está disposto a realizar seu trabalho.

Baixa produtividade

A baixa produtividade também é bem marcante no desengajamento de colaboradores. Muitas vezes, o colaborador não consegue atingir seus objetivos, seja por falta de vontade, por intenção ou por não ter condições emocionais para tal.

Falta de iniciativa

A iniciativa e a proatividade não são, por exemplo, características de um colaborador que esteja desmotivado. Ele dificilmente irá fazer além do esperado e, se não for cobrado, provavelmente não entregará o combinado.

Queda na qualidade do trabalho

A queda na qualidade do trabalho e nas entregas também costuma denotar a falta de engajamento do colaborador que não se empenha mais nem vê motivos para fazer o melhor que pode.

Principais causas do desengajamento de colaboradores

Nem sempre a causa do desengajamento de colaboradores é proposital, ou seja, quando o funcionário tem plena consciência de que não quer contribuir mais na equipe. Muitas vezes, o colaborador não está em condições emocionais de se engajar.

As causas que explicam esse acontecimento são inúmeras, desde predisposição para desenvolver problemas de cunho mental, falta de repertório para lidar com pressão ou, em muitos dos casos, problemas de gestão de pessoas que influenciam diretamente o colaborador.

A seguir, veja alguns motivos:

Falta de reconhecimento e feedback

Os funcionários podem sentir que seu trabalho não é valorizado ou que não estão recebendo a devida compensação por seu esforço e, por esse motivo, começarem a se desengajar no trabalho.

A falta de feedback também causa esse efeito, já que o profissional começa a se sentir perdido e não consegue entender onde está errando ou acertando em sua atuação. A falta dessa conversa pode afastar o profissional da equipe e do propósito da empresa.

Sobrecarga de trabalho

Se um funcionário se sente sobrecarregado ou estressado com o trabalho, isso pode levar ao desengajamento. Isso acontece porque a sensação de insuficiência é constante a ponto de, em algum momento, ele desistir de fazer tudo que precisa fazer.

Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Os funcionários precisam de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para se sentirem motivados e engajados. Além de poder ocasionar doenças laborais, tal fator pode levar à sensação de que não “vale a pena” fazer determinada coisa ou se desgastar pela empresa.

Falta de oportunidades de desenvolvimento profissional

A falta de oportunidades de desenvolvimento profissional pode ser uma das principais causas de desengajamento de colaboradores. Quando os funcionários sentem que não há possibilidades de crescimento e aprendizado na empresa, eles podem ficar desmotivados e insatisfeitos com o trabalho.

Falta de liderança eficaz e comunicação interna inadequada

A falta de uma liderança eficaz, que incentive e engaje, também é um fator muito importante para o desengajamento de funcionários, já que os líderes têm um papel fundamental para inspirar seus funcionários.

A comunicação interna, por sua vez, também possui um papel crucial. Os funcionários precisam se sentir informados e envolvidos no que está acontecendo na empresa e entender claramente quais são os objetivos dela. Afinal, a falta de comunicação pode fazer com que se sintam ignorados ou não valorizados.

Dicas para prevenir o desengajamento de colaboradores

Mulher com semblante de cansaço ao lado de duas pessoas sorrindo

Ao longo do texto, ficou claro que o desengajamento pode partir do colaborador, mas  também pode ser o resultado de várias condutas não ideais que partem da empresa. Saiba como preveni-las a seguir:

Invista na comunicação interna eficiente e transparente

Invista na comunicação interna e eficiente, pois ela é capaz de engajar e alinhar os objetivos de empresa e funcionários. Uma boa comunicação interna, com uma linguagem correta e disposta a dialogar com os colaboradores, é um ponto-chave para o sucesso de uma empresa.

Invista em oportunidades de desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional permite que os funcionários aprimorem suas habilidades e conhecimentos, tornando-se mais eficazes em suas funções e aumentando sua capacidade de entrega.

Além disso, um funcionário que se sente valorizado e creditado tende a engajar mais com seus afazeres, pois vê a relação de troca com a empresa como algo justo, já que esta lhe proporciona oportunidades que são de seu interesse.

Incentive o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é algo que deve ser amplamente incentivado e difundido nas empresas. Os profissionais, se bem escolhidos, são complementares e, em conjunto, conseguem resolver mais problemas e oferecer mais resultados.

Crie um ambiente de trabalho saudável e equilibrado

Um ambiente saudável e equilibrado é aquele que oferece condições para que o funcionário se sinta bem para poder desempenhar seu trabalho com a melhor qualidade. E, quando ele se sente satisfeito e integrado, as chances de desengajamento são menores.

Ofereça benefícios atrativos

Oferecer benefícios atrativos é uma das maneiras mais eficazes de afastar o desengajamento dos colaboradores e mantê-los motivados em uma empresa. Além do salário, os benefícios são uma das principais formas pelas quais as empresas podem demonstrar aos funcionários que valorizam seu trabalho e bem-estar.

Conclusão

O artigo se dedicou a explicar por que colaboradores podem se desengajar e apresentar comportamentos não ideais que, como consequência, podem impactar negativamente os resultados da empresa.

O texto também buscou esclarecer que o desengajamento de colaboradores se dá por inúmeros fatores: desde o desinteresse de cada colaborador como decisão pessoal até como resultado de uma série de condutas da empresa que minam a vontade do funcionário de contribuir.

Ao final, foram apresentadas formas de identificar o desengajamento de colaboradores e estratégias para evitar que esse fenômeno aconteça dentro da empresa.

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