Uma boa descrição de vaga é fundamental para encontrar os profissionais certos para a empresa. Afinal, sua principal função é atrair os candidatos mais adequados para a posição, que se identificam com a organização e que realmente estão interessados no trabalho.
Ou seja, investir em uma descrição de cargo clara e eficiente pode ser decisivo para concluir um processo seletivo com sucesso e até para reduzir custos com o processo.
Para atingir esse objetivo, o primeiro passo é aprender como estruturar e escrever o conteúdo dessa descrição. Este artigo explicará como fazer isso e por que vale a pena se dedicar a essa tarefa.
Para isso, serão explicados os seguintes tópicos:
- O que é descrição de vaga?
- Qual a importância da descrição de vaga?
- Para que serve uma boa descrição de vaga de emprego?
- O que colocar na descrição de vaga?
- Descrição de vaga e retenção de talentos: entenda a relação
- Conheça os 3 modelos mais famosos de descrição de vaga
- Remuneração: colocar ou não na descrição de vaga?
- Qual é o setor responsável pela criação da descrição de vaga?
Boa leitura!
O que é descrição de vaga?
A descrição de vaga é um texto que detalha as responsabilidades, as qualificações, as habilidades necessárias e outros requisitos mínimos exigidos para a ocupação de um cargo na empresa.
Essa descrição é usada para iniciar o processo de recrutamento e seleção, quando a empresa precisa divulgar um anúncio de emprego para encontrar candidatos adequados para o cargo disponível na organização.
Qual a importância da descrição de vaga?
A descrição de vaga é uma ferramenta fundamental para que o processo de recrutamento seja bem-sucedido e atenda às necessidades da empresa.
Isso porque uma boa descrição deixa claro o perfil profissional que a organização busca, as hard skills e soft skills necessárias para o cargo e ainda sinaliza como é a cultura organizacional da empresa.
As duas partes são beneficiadas quando isso acontece. Com base nessa “propaganda”, os candidatos podem avaliar se atendem os requisitos da vaga e se têm o fit cultural com a empresa.
Já a empresa consegue atrair candidatos com as habilidades e experiências necessárias para desempenhar as responsabilidades do cargo.
Para que serve uma boa descrição de vaga de emprego?
Uma boa descrição de cargo ajuda a empresa a alcançar vários objetivos. O principal deles é tornar o processo seletivo mais eficiente.
Isso porque essa descrição alinha as expectativas dos candidatos com a empresa. Como resultado, é possível evitar mal-entendidos e assegurar que os candidatos tenham uma compreensão realista da posição.
Dessa forma, a empresa atrai apenas candidatos qualificados para o cargo, que se identificam com os valores da organização e estão dispostos a crescer na empresa.
Isso fortalece a marca empregadora do negócio, torna o processo seletivo mais transparente e ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários.
O que colocar na descrição de vaga?
O texto da descrição do cargo é composto por várias partes ou elementos. Entenda a seguir quais as suas características e como escrever cada um deles:
Resumo da posição
O resumo da posição deve ser escrito de forma estratégica para atrair a atenção e o interesse dos candidatos. Afinal, essa é a primeira parte do texto da descrição que as pessoas leem.
Para isso, é importante fornecer uma visão geral da empresa, explicar quais as expectativas para o cargo e convencer o candidato a trabalhar nessa empresa.
Tudo isso deve ser escrito com uma linguagem envolvente, coerente com a cultura organizacional, para transmitir a sensação de que essa oportunidade de emprego é única.
Vale lembrar que é importante adicionar o local de trabalho exato nessa parte da descrição. Isso aumenta as chances de o anúncio da vaga aparecer no topo das pesquisas no LinkedIn e em outros sites de emprego.
Responsabilidades e requisitos
A próxima parte da descrição consiste em detalhar de forma clara e objetiva quais as responsabilidades e os requisitos mínimos exigidos para o cargo.
As responsabilidades se referem às tarefas diárias que o profissional contratado para o cargo deve realizar. Já os requisitos envolvem as qualificações e experiências necessárias para esse trabalho.
Essas informações também devem ser escritas de forma estratégica, específica e concisa, considerando as competências realmente essenciais para a posição.
Benefícios e cultura da empresa
Os benefícios corporativos oferecidos pela empresa não só despertam o interesse do candidato, mas também sinalizam a cultura da organização. Afinal, eles mostram como a empresa enxerga e valoriza seus colaboradores.
Por isso, é importante criar uma lista de benefícios, destacando aqueles que são diferenciais e que refletem o compromisso da empresa com o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários.
Informação para contato
Para finalizar, é importante explicar como os candidatos podem entrar em contato com a empresa para se candidatar à vaga.
Isso significa que é necessário fornecer informações claras e instruções específicas sobre como os candidatos podem enviar suas candidaturas.
Além dessas orientações, é fundamental incluir o endereço de e-mail para envio do currículo, o link de um formulário para inscrição online, ou qualquer outra estratégia utilizada para receber a candidatura dos profissionais.
Descrição de vaga e retenção de talentos: entenda a relação
Uma descrição de vaga bem elaborada facilita o alinhamento das expectativas dos candidatos em relação à empresa desde o primeiro contato. Isso permite que eles entendam o que devem esperar da organização e o que a empresa espera deles.
Essa clareza ajuda a filtrar os candidatos à vaga, atrai profissionais que realmente se identificam com os valores organizacionais e permite que esses candidatos tomem decisões conscientes sobre aceitar a oferta de emprego.
Tudo isso facilita a integração do novo funcionário ao ambiente de trabalho, reduz as chances de ele ficar desapontado ou insatisfeito após a contratação e ainda pode incentivá-lo a se manter engajado para crescer na empresa.
Por esse motivo, investir na criação de uma boa descrição de cargos é essencial para melhorar a retenção de talentos na organização.
Conheça os 3 modelos mais famosos de descrição de vaga
As empresas podem elaborar uma descrição de cargo de diferentes formas. Atualmente, os modelos mais utilizados são o tradicional, o persuasivo e o baseado em resultados.
Entenda as diferenças entre eles a seguir:
Modelo tradicional
O modelo tradicional ou clássico se diferencia por conta da linguagem formal e do texto objetivo.
Isso significa que seu foco é listar as responsabilidades e os requisitos, bem como enfatizar as qualificações e experiências necessárias. Ou seja, esse é um modelo básico, simples e direto.
Modelo persuasivo
O modelo persuasivo é usado quando a empresa está decidida a chamar a atenção dos melhores candidatos. Afinal, o objetivo é convencer as pessoas de que elas precisam se candidatar no processo seletivo e fazer parte do time da empresa.
Para isso, o texto baseado nesse modelo deve usar uma linguagem mais leve e envolvente, destacando os benefícios e as oportunidades que a empresa oferece.
Normalmente, quem usa esse modelo também aplica técnicas do marketing digital para atrair interessados e criar uma conexão emocional com os candidatos.
Modelo baseado em resultados
O modelo de descrição baseado em resultados se diferencia por especificar algumas metas que devem ser alcançadas pelo candidato aprovado na seleção.
Ou seja, ele descreve quais resultados a empresa espera que o profissional contratado consiga realizar. Pode ser aumentar a receita do setor, reduzir os gastos com um projeto ou melhorar as vendas, por exemplo.
Normalmente, as empresas usam esse modelo para descrever cargos que exigem candidatos com experiências bem-sucedidas para assumir posições de liderança.
Remuneração: colocar ou não na descrição de vaga?
Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. A verdade é que informar ou não a remuneração na descrição da vaga é uma decisão estratégica que deve considerar vários fatores.
Afinal, a decisão de manter a transparência salarial nessa descrição tem seus prós e contras. A principal vantagem de compartilhar essa informação no anúncio da vaga é filtrar os candidatos realmente dispostos e interessados em trabalhar na faixa salarial oferecida.
Isso ajuda a diminuir o número de candidaturas e pode acelerar a conclusão do processo seletivo.
Por outro lado, ao compartilhar a remuneração na descrição do cargo, a empresa perde a possibilidade de negociar o salário com o candidato.
Além disso, ela pode atrair profissionais interessados apenas no pagamento, mas que nem sempre atendem os requisitos da vaga ou se identificam com a cultura da empresa.
Por esse motivo, cada empresa deve avaliar o que faz sentido para a sua realidade, como a divulgação do salário impacta o seu processo seletivo e se a decisão está alinhada com os seus valores.
Assim, fica mais fácil decidir conscientemente sobre esse tema.
Qual é o setor responsável pela criação da descrição de vaga?
A responsabilidade de criar uma descrição de vaga geralmente é do setor de Recursos Humanos (RH). Afinal, os profissionais do setor são responsáveis por gerenciar todas as etapas do ciclo de vida dos funcionários na empresa, desde a atração e contratação até o seu desenvolvimento e desligamento da organização.
Isso inclui a elaboração das descrições de cargos, tarefa indispensável para estruturar o processo seletivo e encontrar o profissional adequado para atender as necessidades da empresa.
Conclusão
A descrição da vaga é uma ferramenta estratégica para atrair talentos, otimizar o processo seletivo e encontrar o candidato que a empresa precisa para o seu quadro de funcionários.
Conforme explicado, se essa descrição for bem estruturada, a organização economiza tempo e recursos e encontra pessoas realmente alinhadas à sua cultura.
Isso facilita a adaptação e integração do novo colaborador à equipe, reduz a rotatividade, favorece a retenção de talentos e ainda ajuda a aumentar a produtividade no trabalho.
Por conta dessas vantagens, é importante que o RH se empenhe para elaborar boas descrições de cargos para a empresa, considerando as estratégias e necessidades do negócio.
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