Descrição de vaga: aprenda como atrair os melhores talentos!
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Time Pontotel 28 de março de 2024 Departamento Pessoal

Descrição de vaga e sua estruturação: veja como fazer para atrair os melhores candidatos!

Entenda como escrever uma boa descrição de vaga para tornar o processo seletivo mais eficiente e encontrar os profissionais certos para a sua empresa!

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Uma boa descrição de vaga é fundamental para encontrar os profissionais certos para a empresa. Afinal, sua principal função é atrair os candidatos mais adequados para a posição, que se identificam com a organização e que realmente estão interessados no trabalho. 

Ou seja, investir em uma descrição de cargo clara e eficiente pode ser decisivo para concluir um processo seletivo com sucesso e até para reduzir custos com o processo.

Para atingir esse objetivo, o primeiro passo é aprender como estruturar e escrever o conteúdo dessa descrição. Este artigo explicará como fazer isso e por que vale a pena se dedicar a essa tarefa.

Para isso, serão explicados os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é descrição de vaga?

A descrição de vaga é um texto que detalha as responsabilidades, as qualificações, as habilidades necessárias e outros requisitos mínimos exigidos para a ocupação de um cargo na empresa. 

Essa descrição é usada para iniciar o processo de recrutamento e seleção, quando a empresa precisa divulgar um anúncio de emprego para encontrar candidatos adequados para o cargo disponível na organização.

Qual a importância da descrição de vaga?

Mulher observando uma prancheta

A descrição de vaga é uma ferramenta fundamental para que o processo de recrutamento seja bem-sucedido e atenda às necessidades da empresa. 

Isso porque uma boa descrição deixa claro o perfil profissional que a organização busca, as hard skills e soft skills necessárias para o cargo e ainda sinaliza como é a cultura organizacional da empresa. 

As duas partes são beneficiadas quando isso acontece. Com base nessa “propaganda”, os candidatos podem avaliar se atendem os requisitos da vaga e se têm o fit cultural com a empresa. 

Já a empresa consegue atrair candidatos com as habilidades e experiências necessárias para desempenhar as responsabilidades do cargo. 

Para que serve uma boa descrição de vaga de emprego?

Uma boa descrição de cargo ajuda a empresa a alcançar vários objetivos. O principal deles é tornar o processo seletivo mais eficiente.  

Isso porque essa descrição alinha as expectativas dos candidatos com a empresa. Como resultado, é possível evitar mal-entendidos e assegurar que os candidatos tenham uma compreensão realista da posição.

Dessa forma, a empresa atrai apenas candidatos qualificados para o cargo, que se identificam com os valores da organização e estão dispostos a crescer na empresa.

Isso fortalece a marca empregadora do negócio, torna o processo seletivo mais transparente e ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários

O que colocar na descrição de vaga?

O texto da descrição do cargo é composto por várias partes ou elementos. Entenda a seguir quais as suas características e como escrever cada um deles:

Resumo da posição

O resumo da posição deve ser escrito de forma estratégica para atrair a atenção e o interesse dos candidatos. Afinal, essa é a primeira parte do texto da descrição que as pessoas leem. 

Para isso, é importante fornecer uma visão geral da empresa, explicar quais as expectativas para o cargo e convencer o candidato a trabalhar nessa empresa. 

Tudo isso deve ser escrito com uma linguagem envolvente, coerente com a cultura organizacional, para transmitir a sensação de que essa oportunidade de emprego é única. 

Vale lembrar que é importante adicionar o local de trabalho exato nessa parte da descrição. Isso aumenta as chances de o anúncio da vaga aparecer no topo das pesquisas no LinkedIn e em outros sites de emprego.

Responsabilidades e requisitos 

A próxima parte da descrição consiste em detalhar de forma clara e objetiva quais as responsabilidades e os requisitos mínimos exigidos para o cargo. 

As responsabilidades se referem às tarefas diárias que o profissional contratado para o cargo deve realizar. Já os requisitos envolvem as qualificações e experiências necessárias para esse trabalho. 

Essas informações também devem ser escritas de forma estratégica, específica e concisa, considerando as competências realmente essenciais para a posição.

Benefícios e cultura da empresa

Os benefícios corporativos oferecidos pela empresa não só despertam o interesse do candidato, mas também sinalizam a cultura da organização. Afinal, eles mostram como a empresa enxerga e valoriza seus colaboradores.

Por isso, é importante criar uma lista de benefícios, destacando aqueles que são diferenciais e que refletem o compromisso da empresa com o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários. 

Informação para contato

Para finalizar, é importante explicar como os candidatos podem entrar em contato com a empresa para se candidatar à vaga. 

Isso significa que é necessário fornecer informações claras e instruções específicas sobre como os candidatos podem enviar suas candidaturas. 

Além dessas orientações, é fundamental incluir o endereço de e-mail para envio do currículo, o link de um formulário para inscrição online, ou qualquer outra estratégia utilizada para receber a candidatura dos profissionais.

Descrição de vaga e retenção de talentos: entenda a relação

Uma descrição de vaga bem elaborada facilita o alinhamento das expectativas dos candidatos em relação à empresa desde o primeiro contato. Isso permite que eles entendam o que devem esperar da organização e o que a empresa espera deles. 

Essa clareza ajuda a filtrar os candidatos à vaga, atrai profissionais que realmente se identificam com os valores organizacionais e permite que esses candidatos tomem decisões conscientes sobre aceitar a oferta de emprego. 

Tudo isso facilita a integração do novo funcionário ao ambiente de trabalho, reduz as chances de ele ficar desapontado ou insatisfeito após a contratação e ainda pode incentivá-lo a se manter engajado para crescer na empresa. 

Por esse motivo, investir na criação de uma boa descrição de cargos é essencial para melhorar a retenção de talentos na organização.

Conheça os 3 modelos mais famosos de descrição de vaga

Mulher utilizando um computador

As empresas podem elaborar uma descrição de cargo de diferentes formas. Atualmente, os modelos mais utilizados são o tradicional, o persuasivo e o baseado em resultados.

Entenda as diferenças entre eles a seguir:

Modelo tradicional

O modelo tradicional ou clássico se diferencia por conta da linguagem formal e do texto objetivo. 

Isso significa que seu foco é listar as responsabilidades e os requisitos, bem como enfatizar as qualificações e experiências necessárias. Ou seja, esse é um modelo básico, simples e direto.

Modelo persuasivo

O modelo persuasivo é usado quando a empresa está decidida a chamar a atenção dos melhores candidatos. Afinal, o objetivo é convencer as pessoas de que elas precisam se candidatar no processo seletivo e fazer parte do time da empresa. 

Para isso, o texto baseado nesse modelo deve usar uma linguagem mais leve e envolvente, destacando os benefícios e as oportunidades que a empresa oferece. 

Normalmente, quem usa esse modelo também aplica técnicas do marketing digital para atrair interessados e criar uma conexão emocional com os candidatos. 

Modelo baseado em resultados

O modelo de descrição baseado em resultados se diferencia por especificar algumas metas que devem ser alcançadas pelo candidato aprovado na seleção.

Ou seja, ele descreve quais resultados a empresa espera que o profissional contratado consiga realizar. Pode ser aumentar a receita do setor, reduzir os gastos com um projeto ou melhorar as vendas, por exemplo. 

Normalmente, as empresas usam esse modelo para descrever cargos que exigem candidatos com experiências bem-sucedidas para assumir posições de liderança.

Remuneração: colocar ou não na descrição de vaga?

Não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta. A verdade é que informar ou não a remuneração na descrição da vaga é uma decisão estratégica que deve considerar vários fatores. 

Afinal, a decisão de manter a transparência salarial nessa descrição tem seus prós e contras. A principal vantagem de compartilhar essa informação no anúncio da vaga é filtrar os candidatos realmente dispostos e interessados em trabalhar na faixa salarial oferecida. 

Isso ajuda a diminuir o número de candidaturas e pode acelerar a conclusão do processo seletivo.

Por outro lado, ao compartilhar a remuneração na descrição do cargo, a empresa perde a possibilidade de negociar o salário com o candidato. 

Além disso, ela pode atrair profissionais interessados apenas no pagamento, mas que nem sempre atendem os requisitos da vaga ou se identificam com a cultura da empresa.

Por esse motivo, cada empresa deve avaliar o que faz sentido para a sua realidade, como a divulgação do salário impacta o seu processo seletivo e se a decisão está alinhada com os seus valores. 

Assim, fica mais fácil decidir conscientemente sobre esse tema.

Qual é o setor responsável pela criação da descrição de vaga?

A responsabilidade de criar uma descrição de vaga geralmente é do setor de Recursos Humanos (RH). Afinal, os profissionais do setor são responsáveis por gerenciar todas as etapas do ciclo de vida dos funcionários na empresa, desde a atração e contratação até o seu desenvolvimento e desligamento da organização. 

Isso inclui a elaboração das descrições de cargos, tarefa indispensável para estruturar o processo seletivo e encontrar o profissional adequado para atender as necessidades da empresa.

Conclusão

A descrição da vaga é uma ferramenta estratégica para atrair talentos, otimizar o processo seletivo e encontrar o candidato que a empresa precisa para o seu quadro de funcionários.

Conforme explicado, se essa descrição for bem estruturada, a organização economiza tempo e recursos e encontra pessoas realmente alinhadas à sua cultura. 

Isso facilita a adaptação e integração do novo colaborador à equipe, reduz a rotatividade, favorece a retenção de talentos e ainda ajuda a aumentar a produtividade no trabalho.

Por conta dessas vantagens, é importante que o RH se empenhe para elaborar boas descrições de cargos para a empresa, considerando as estratégias e necessidades do negócio.

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