Desafio profissional: o que é e como o RH pode ajudar?
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Time Pontotel 13 de setembro de 2024 Controle de ponto

Desafio profissional: entenda a definição, os principais tipos e como o RH pode ajudar o colaborador

Os desafios profissionais podem aparecer de maneiras diferentes para os colaboradores de uma empresa. Saiba como o RH pode ajudar sua equipe!

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Não importa o esforço da sua equipe para planejar, prever e testar, sempre haverá um novo desafio profissional a ser superado. Na posição de líder ou gerente de RH, você pode ter um funcionário de longa data demitido, por exemplo, ou ter que ajudar sua equipe a trabalhar com prazos mais rigorosos e metas maiores devido a um problema orçamentário. 

O truque, em boa parte dos casos, é aprender a administrar os conflitos e manter a empresa nos trilhos, mesmo quando sua equipe é pega desprevenida. Se você chegou neste artigo para aprender a fazer isso, saiba que está no lugar certo.

A seguir, você verá alguns dos desafios profissionais mais comuns no ambiente de trabalho e o papel do departamento de Recursos Humanos (RH) na resolução desses problemas. Antes de continuar a leitura, confira um resumo do que vem adiante:

Continue e veja como preparar sua equipe para os desafios profissionais!

O que define um desafio profissional?

Homem encaixando duas peças de quebra-cabeça

A expressão “desafio profissional” é abrangente e pode ter significados diferentes dependendo do contexto. Neste caso, considere desafio profissional todo evento que pode gerar um impacto no desempenho ou na receita de uma empresa, além de consequências na vida particular de cada profissional envolvido.

Para enfrentar os desafios profissionais, pode ser necessário tanto o esforço individual de cada colaborador quanto um esforço coletivo, baseado em metas que um setor ou uma unidade inteira da empresa precisa se submeter.

Desafios profissionais mais comuns

Os desafios profissionais surgem de várias formas. Eles variam em gravidade e complexidade, dependendo do tamanho da empresa, da quantidade de funcionários e até do mercado em que os colaboradores estão atuando. Confira, na lista a seguir, alguns dos desafios mais comuns no ambiente corporativo.

Estresse e saúde mental

Problemas comuns no local de trabalho, e que têm prejudicado a saúde mental dos profissionais, é enfrentar uma rotina de estresse devido à sobrecarga de trabalho ou sofrer com a síndrome de burnout, caracterizada pelo esgotamento mental por conta de uma profunda saturação e desmotivação.

Estima-se que 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem com alguma sequela provocada pelo estresse. Desse total, 32% dos brasileiros já sofreriam de burnout, enquanto 92% continuariam trabalhando mesmo com a síndrome. Os números são de uma pesquisa da ISMA (International Stress Management Association). 

Prazos apertados, falta de descanso e má distribuição de responsabilidades são alguns dos problemas comuns que estão por trás desse desafio profissional. Objetivos e papéis pouco claros, assédio ou intimidação entre colaboradores também contribuem para questões de estresse e saúde mental no local de trabalho.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Mais tempo no trabalho não é uma garantia de qualidade e bom desempenho. Se, na cultura organizacional, a empresa transmite a mensagem de que o caminho para o sucesso do colaborador é passar o máximo de tempo no escritório, não é de surpreender que as pessoas não tenham um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

As consequências disso ainda são evidentes. Quando líderes e gerentes de RH não reforçam a ideia de que o descanso é essencial para o bom desempenho, os colaboradores se sentem impelidos a não se desligarem totalmente quando estão fora do escritório — respondendo a e-mails e mensagens de trabalho fora do horário comercial, por exemplo.

Trabalhar em equipe

A falta de confiança no trabalho em equipe cria um ambiente em que os colaboradores não estão dispostos a buscar apoio, admitir fraquezas ou pedir ajuda uns aos outros. Apesar de serem problemas graves, podem acontecer até mesmo em equipes produtivas. 

Sem um esforço por parte dos líderes em promover o diálogo, a produtividade cai drasticamente, e qualquer tipo de colaboração parece quase impossível. O objetivo torna-se a sobrevivência individual em vez da realização do grupo. Para novos colaboradores, isso também pode dificultar um processo bem-sucedido de integração ao novo time.

Atingir metas

Todas as metas começam com uma grande expectativa a ser alcançada, mas precisam ser mais do que isso para que a equipe pense nelas como um objetivo concreto.

Se uma equipe tem muitas coisas para fazer e ainda recebe prazos curtos, os colaboradores não vão conseguir dar atenção total a uma única tarefa. Eles podem ficar sobrecarregados e confusos, o que se reflete na má qualidade do resultado.

Mudanças no ambiente de trabalho

Mudanças organizacionais podem acontecer quando uma empresa modifica vários aspectos de sua estratégia. Por exemplo, pode haver transformações na cultura empresarial para criar um ambiente melhor ou nas funções desempenhadas pelos colaboradores, devido à adesão de novas tecnologias.

As mudanças também costumam causar grande impacto quando estão relacionadas a modificações no quadro de colaboradores, como demissões e transferência de um colaborador para outro setor. Independente da mudança, ela representará sempre um desafio profissional para supervisores, gestores e profissionais de RH.

Gestão de crises e conflitos

Divergências de opiniões acontecem naturalmente em uma equipe: fazem parte da vida e dos negócios. No entanto, quando as diferenças se transformam em conflitos diretos ou, até mesmo, episódios de bullying, as discordâncias desencadeiam problemas maiores de união e motivação para os colaboradores.

Por mais tóxico que esse tipo de situação possa se tornar, prejudicando a produtividade de todo um setor, a boa notícia é que existem soluções coletivas que o departamento de Recursos Humanos pode colocar em prática, agindo como uma parte neutra nas discussões e ajudando os colaboradores a resolver suas diferenças.

Estratégias para superar os desafios profissionais

Homem tocando em um ícone de computador

Quando se é responsável pelo desenvolvimento e pelo sucesso de uma equipe, há momentos difíceis ao longo do caminho, mas também há muito trabalho a ser feito. A seguir, veja algumas saídas para os desafios profissionais mais comuns no trabalho e entenda como elas se aplicam à realidade da sua empresa.

1 – Estabelecer metas claras

É importante que gestores e líderes de departamento estabeleçam metas realistas e alcançáveis, comunicando-as regularmente a suas equipes. Usar uma metodologia como a SMART é uma boa maneira de formular metas e medir o progresso do desempenho. 

As metas precisam ser alcançáveis, mensuráveis, relevantes e oportunas. Isso não apenas ajudará os colaboradores a administrar melhor o tempo de trabalho, mas também os auxiliará a evitar a desmotivação e garantir altos índices de produtividade.

2 – Buscar feedback e apoio de colegas

Apesar de a discussão sobre a importância do feedback não ser nova, esse é um tópico que continua relevante no mundo corporativo.

Muitas empresas ainda não se mostram dispostas a ouvir comentários honestos de colaboradores, como reclamações ou mesmo sugestões de melhorias. Em alguns casos, isso se estende à relação entre os próprios colaboradores, o que tem um efeito ainda maior sobre a produtividade da empresa e sua reputação como marca empregadora.

Mais do que um desafio pessoal, que demanda um esforço de cada colaborador para buscar apoio de colegas, a busca de feedbacks é um desafio profissional coletivo, que exige intervenções por parte dos líderes e do departamento de RH.

3 – Aprender novas habilidades

O aprendizado contínuo é mais um dos desafios profissionais comuns no ambiente de trabalho. Programas que permitem que os colaboradores expandam suas habilidades e desfrutem de um desenvolvimento profissional tendem a gerar resultados positivos para a empresa, como aumento da produtividade, e para o próprio colaborador.

É preciso investimento para enraizar uma cultura organizacional focada no aprendizado, e os colaboradores devem estar inseridos nela para que funcione. Todos precisarão ver os benefícios dessa abordagem ou, caso contrário, os esforços serão rapidamente considerados uma perda de tempo.

4 – Utilizar a tecnologia a seu favor

Internet lenta e ferramentas antigas ou desatualizadas podem dificultar a execução de tarefas simples. A consequência para o ambiente de trabalho é a ineficiência e a sobrecarga de tarefas com processos burocráticos. Então, para que os colaboradores se sintam mais engajados em suas atividades, você precisa apoiá-los com a tecnologia necessária.

Cabe à gestão da empresa e ao RH o trabalho de garantir que os colaboradores tenham as ferramentas necessárias para cumprirem suas responsabilidades diárias. Para isso, é essencial manter canais de comunicação abertos para entender exatamente o que é necessário, onde é necessário e quanto isso vai custar.

Converse com seus colaboradores e descubra o que eles mais precisam para desempenhar suas funções. Em seguida, avalie a alocação de orçamento da empresa de acordo com as necessidades de cada departamento para que os colaboradores tenham acesso a sistemas automatizados e atualizados à disposição o mais rápido possível.

5 – Gerenciar o estresse e a carga de trabalho

Pode ser fácil dizer “fale comigo se tiver muito trabalho”, mas é difícil adotar medidas para que o estresse e a sobrecarga não voltem a acontecer. 

O departamento de RH, junto dos líderes de departamento, precisa evitar comportamentos na cultura organizacional que focam na quantidade de trabalho, e não na qualidade. Se os colaboradores fazem horas extras rotineiramente e são incentivados a fazê-las, por exemplo, você está dizendo que o excesso de trabalho é uma coisa positiva.

Também é útil avaliar a possibilidade de adotar o home office ou horários mais flexíveis na jornada de trabalho, pois muitos funcionários costumam ter uma produtividade maior quando trabalham de casa ou quando podem gerenciar seus horários com certa autonomia.

Como o RH pode ajudar o colaborador a enfrentar o seu desafio profissional?

O gerente de Recursos Humanos (RH) é frequentemente associado à figura do mediador de conflitos ou do conselheiro em uma empresa, e não é à toa. A função básica do RH é criar um ambiente corporativo de confiança, em que as pessoas se sintam seguras para discutir seus desafios profissionais e livres para se comunicarem da maneira que mais lhes convier.

Todas essas tarefas são essenciais para o funcionamento de um negócio. É exatamente por isso que os profissionais de RH são algumas das pessoas mais importantes em um escritório. No entanto, cada departamento deve encontrar as medidas necessárias para ajudar suas equipes a lidar com os desafios profissionais e evitar novos problemas.

Treinamentos para adaptar uma equipe a novas tecnologias, estímulo ao feedback contínuo entre colaboradores, criação de canais para reclamações e suporte emocional, benefícios corporativos flexíveis e incentivo à autonomia para a organização de horários e responsabilidades são exemplos de medidas que o RH pode colocar em prática.

Conclusão

Quando confrontado com os desafios profissionais, o local de trabalho pode ser difícil de coabitar. Mas, conforme abordado neste artigo, se essas questões não forem solucionadas, podem gerar uma insatisfação generalizada entre os colaboradores.

Se isso acontecer, sua empresa pode perder talentos para a concorrência, ter sua reputação prejudicada e ainda lidar com uma baixa produtividade.

Os desafios no local de trabalho continuarão a surgir, mas o importante é que sua empresa possa levá-los a sério e buscar soluções. Frequentemente, a chave é a comunicação e a adoção de tecnologias para simplificar a vida dos colaboradores.

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