Ser assertivo nas contratações é o primeiro passo para a empresa alcançar a eficiência operacional. Contudo, é importante nos processos de recrutamento e seleção avaliar o custo de contratação para manter em dia a saúde financeira da empresa.
O custo de contratação se refere aos gastos da empresa para admitir um colaborador. Dentro dele, podem constar investimentos em ferramentas de recrutamento, treinamentos, salários, benefícios e encargos trabalhistas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e professor da USP José Pastore, o custo de contratação no país é superior a 103,7% do salário, considerando os gastos com encargos trabalhistas.
Com um custo de contratação alto, é fundamental que a empresa se organize para manter sua saúde financeira em dia, planejando os gastos envolvidos e estimando corretamente os investimentos no processo de recrutamento e seleção.
Para ajudar sua empresa a reconhecer os erros no custo de contratação e ser assertiva nas tomadas de decisões que envolvem a admissão de um novo funcionário, este artigo tratará dos seguintes tópicos:
- O que é o custo de contratação?
- Quais são os principais custos envolvidos na contratação?
- Como calcular o custo de contratação de um funcionário?
- Quais são os principais erros que aumentam os custos de contratação?
- Como reduzir os custos de contratação sem comprometer a qualidade?

Boa leitura!
O que é o custo de contratação?
O custo de contratação é o conjunto de despesas referentes à admissão de um funcionário. Esses gastos vão muito além dos salários e benefícios, já que devem englobar todos os investimentos destinados ao processo de recrutamento.
A importância de calcular o custo de contratação
Ser assertivo no custo de contratação é essencial para evitar gastos desnecessários e otimizar o processo de recrutamento. Ao realizar uma análise detalhada dos gastos, os gestores identificam gargalos e necessidades, e diminuem investimentos elevados.
Além disso, evitar despesas que não cabem nas finanças da organização permite que a empresa mantenha sua saúde financeira em dia. Isso porque, por meio de planejamento, fica mais fácil mensurar os custos, garantindo a eficiência operacional nas contratações.
Quais são os principais custos envolvidos na contratação?
Ao admitir um novo funcionário, a empresa incorre no custo de contratação, que compreende gastos que vão desde a divulgação de vagas até o processo seletivo, o treinamento, o salário, os benefícios, etc.
Conheça, a seguir, alguns dos principais custos envolvidos na contratação.
- Salário: essa é a remuneração prevista e que servirá de base para todos os outros gastos;
- Encargos trabalhistas: os encargos são obrigações legais para quem atua no regime CLT. Os principais encargos são: FGTS, INSS, 13º salário e férias;
- Benefícios: os benefícios se dividem entre os obrigatórios — vale-transporte — e os opcionais — planos de saúde, vale-alimentação e vale-refeição —, e podem contribuir com a atração de talentos;
- Custos de recrutamento: antes da contratação, a empresa tem gastos com a seleção, investindo no anúncio da vaga, nos custos com ferramentas de testes técnicos e nas horas dedicadas pelos gestores e recrutadores na análise de currículos;
- Treinamento e onboarding: o investimento na preparação do novo funcionário, com formações, workshops e ações de integração, é determinante para que a contratação seja assertiva e ele esteja pronto para executar suas funções;
- Infraestrutura: a empresa deve preparar o ambiente para o novo colaborador, investindo em equipamentos, softwares e tudo o que ele precisa para ser produtivo no dia a dia;
- Custos rescisórios: em caso de desligamento, a empresa tem gastos obrigatórios como a multa do FGTS, o aviso-prévio e os proporcionais de férias e 13º salário.
Como calcular o custo de contratação de um funcionário?

O custo de contratação de um funcionário é decisivo para que o planejamento financeiro da empresa seja assertivo. É importante que os gestores saibam que os gastos com um colaborador não envolvem apenas salários e benefícios, mas também encargos trabalhistas.
Sendo assim, os gestores da empresa devem estimar o custo do funcionário, calculando todos os gastos que envolvem a sua admissão, da seleção às verbas rescisórias, em caso de sua saída no futuro.
Utilize a calculadora de custo de contratação abaixo e saiba exatamente quanto sua empresa gasta com cada funcionário.
Quais são os principais erros que aumentam os custos de contratação?
Os erros no custo de contratação podem gerar gastos significativos para a organização, impactando negativamente sua saúde financeira e comprometendo a eficiência operacional. Os principais erros neste processo são:
Processos de recrutamento mal planejados
O processo de recrutamento é decisivo para a empresa ser assertiva na contratação e admita um funcionário que atenda a suas necessidades. Contudo, um passo errado nessa etapa pode comprometer a contratação.
Muitas vezes, descrição inadequada, entrevistas superficiais e desalinhamento entre o que o candidato tem a oferecer e o que a empresa precisa levam a decisões precipitadas e aumentam as chances de erros na seleção de um candidato.
Erro na estimativa de custos trabalhistas adicionais
Toda contratação exige uma análise criteriosa na estimativa do custo de contratação e possíveis gastos adicionais. Se não existe um planejamento para imprevistos, a empresa não consegue arcar com despesas não planejadas, comprometendo seu orçamento.
Além disso, os erros de estimativa muitas vezes são acompanhados de uma desconsideração de custos indiretos, isto é, aqueles que vão além do salário e dos benefícios, como treinamentos, integração, rescisões, etc, que devem fazer parte do custo de contratação.
Negligência na análise de fit cultural do candidato
O candidato ideal deve comungar dos mesmos valores da empresa, facilitando sua adaptação à cultura organizacional da companhia. Um erro que pode aumentar o custo de contratação é negligenciar esse fato.
Quando a empresa contrata um profissional desalinhado com a sua cultura, a tendência é que índices de rotatividade e absenteísmo sejam elevados, exigindo que ela tenha um alto custo com rescisões e novas contratações.
Como reduzir os custos de contratação sem comprometer a qualidade?

É possível reduzir os custos de contratação sem que a empresa precise comprometer a qualidade dos processos de recrutamento e seleção. Esse cenário exige planejamento e investimento em automatização e formação para equipes recrutadoras.
Confira um passo a passo para reduzir os custos de contratação.
Automatize o processo de recrutamento
A automatização pode otimizar o tempo dedicado ao processo de recrutamento, envolvendo plataformas de seleção e ferramentas tecnológicas que ajudam na triagem de currículos, no agendamento de entrevistas e no envio de comunicações aos candidatos selecionados.
Ao diminuir o tempo dedicado a tarefas manuais relacionadas ao recrutamento, o RH se torna mais estratégico, e a empresa consegue dedicar mais tempo e recursos a ações voltadas à retenção e atração de novos talentos. Isso agiliza a contratação e melhora o onboarding.
A coordenadora de marketing da Feedz, Tuanny Honesko, destaca a importância de um onboarding eficaz na contratação:
“O colaborador precisa de treinamento, de um processo de onboarding eficaz, para compreender o que está acontecendo e se sentir bem-vindo e acolhido”
Invista em retenção de talentos
O sucesso de uma organização é resultado do bom trabalho dos seus talentos. Porém, para que o funcionário dê o seu máximo, é importante que a empresa invista no desenvolvimento profissional e promova um ambiente positivo para sua evolução.
Neste sentido, é essencial investir em ações para a retenção de talentos, que vão desde a criação de planos de carreira, a promoção da qualidade de vida e bem-estar e o oferecimento de benefícios competitivos até a adoção de uma cultura ativa de feedbacks.
Capacite a equipe de recrutamento
A equipe de recrutamento precisa adotar as melhores técnicas e ferramentas do mercado para ser assertiva nas seleções e reduzir o custo de contratação. Por isso, é muito importante que a empresa capacite os recrutadores.
Para isso, é necessário oferecer treinamentos, formações e workshops que apresentem técnicas de entrevista, de análise de currículos e de como avaliar competências. Essas capacitações ajudam os recrutadores a ter uma visão mais apurada e técnica na escolha.
Use dados e KPIs no processo de seleção
O uso de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) pode dar aos recrutadores um panorama do custo de contratação e do tempo dedicado a essa rotina. Assim, é possível fazer uma análise contínua e objetiva das práticas atuais de seleção.
Com os KPIs, a empresa pode ter em mãos dados como tempo médio de contratação, custos por cada admissão, avaliação da experiência do candidato. Com isso, ela pode tomar decisões de forma mais estratégica e assertiva, baseada em dados concretos.
Conclusão
O sucesso organizacional da empresa depende de uma compreensão do custo de contratação, já que erros cometidos no processo de seleção e recrutamento resultam em despesas significativas, afetando diretamente a saúde financeira da organização.
Processos de recrutamento mal planejados, erros na estimativa de custos e negligência da compatibilidade do candidato com a cultura da empresa são alguns dos principais erros para que o custo de contratação seja elevado e os processos de recrutamento, falhos.
Por fim, para mitigar esses gastos, como visto, é crucial implementar ações e estratégias que reduzam o custo de contratação sem perder a qualidade do recrutamento. Automatizar o recrutamento, capacitar os recrutadores e utilizar KPIs podem melhorar esse processo.
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