Numa empresa, alinhar o relacionamento dos colaboradores com as necessidades de produção, pode não ser a mais fácil das missões, e mesmo oferecendo os melhores benefícios, se a cultura empresarial não for boa, muito provavelmente esse relacionamento irá ruir.
Diversos elementos como crenças, valores, missão, visão, atitudes e muitos outros, ditam o clima de um negócio, e saber alinhar bem esses fatores para impactar os profissionais de forma coerente, tende a criar muitas vantagens competitivas.
Se você precisa entender melhor o conceito de cultura empresarial, para estabelecer o caminho para os objetivos do seu negócio, este artigo é para você. Aqui você aprenderá:
- O que é cultura empresarial?
- Qual a importância da cultura empresarial?
- Quais são os tipos de cultura empresarial?
- O que define uma cultura organizacional?
- Como entender e mapear qual é a cultura empresarial da minha empresa?
- Exemplos de cultura empresarial de sucesso
Aproveite a leitura!
O que é cultura empresarial?
Chama-se cultura empresarial a combinação de comportamentos, atitudes, missão, visão, valores e expectativas que guiam uma organização diariamente, no intuito de alinhar o comportamento dos colaboradores ao comportamento esperado pela empresa.
Cada negócio segue seu próprio modelo de cultura empresarial, somando as regras institucionais às maneiras de agir e pensar no ambiente de trabalho.
É o mesmo que cultura organizacional?
Sim! Cultura empresarial e organizacional são a mesma coisa, funcionando como molde para o comportamento e a mentalidade dos profissionais, guiando seus hábitos, princípios, práticas, crenças, dentre outros fatores.
O que se difere das culturas citadas, é o clima organizacional, já que o clima se refere ao estado de espírito dos colaboradores, ou seja, pode sofrer diversas variações ao longo de um dia, por depender do nível de satisfação de cada funcionário e ter relação direta com o humor individual.
Qual a importância da cultura empresarial?
A cultura empresarial é o que determina a direção do empreendimento, baseando todos os passos na ética e na moral, e guiando a empresa para o futuro.
Por meio dessa cultura, os colaboradores têm a dimensão exata do que devem fazer, já que as metas da empresa são colocadas como objetivos coletivos, tornando a filosofia interna da organização extremamente poderosa.
Além disso, ao contar com uma cultura organizacional bem definida, as equipes ficam mais alinhadas, a imagem do negócio se fortalece e os índices de produção se elevam, resultados que só reforçam a importância desse método.
Quais são os tipos de cultura empresarial?
Após entender melhor o conceito de cultural empresarial e sua importância, é interessante entender mais a fundo como funciona e se classifica essa cultura em cada empresa.
Seguindo a visão de Charles Handy, que em 1976 lançou o livro “Como compreender as organizações”, assunto em que ele é pioneiro, a cultura organizacional se divide em quatro tipos. Veja a seguir quais são eles.
Cultura do poder
Empresas guiadas por um único líder, que tem o poder centralizado em suas mãos, utilizam geralmente a cultura do poder para guiar seus colaboradores.
Muito utilizada em pequenos negócios, esse modelo de cultura empresarial estimula o cumprimento de metas, mas nem sempre favorece um ambiente de trabalho saudável.
Cultura de papéis
Um estilo de cultura burocrático e rígido, onde os empregados são estimulados a fazer aquilo que lhes foi mandado e nada mais.
Esse tipo de cultura empresarial é ditado por muitas regras e falta de flexibilidade, sem a preocupação com inovações e desenvolvimento, o que torna muitos profissionais acomodados, por falta de novas perspectivas.
Cultura da tarefa
A cultura da tarefa é muito utilizada por empresas que valorizam as capacidades dos seus empregados, sendo um formato flexível, horizontal e de motivação.
Nessa estratégia, a empresa influencia a criatividade dos colaboradores, e aproveita o talento de cada um deles na organização.
Cultura da pessoa
Um formato de cultura empresarial que estimula o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores, e os coloca em primeiro lugar.
Na cultura da pessoa, o plano de carreira e a retenção de talentos é muito trabalhada pelos gestores, que tem foco em desenvolver profissionais e estimular o crescimento mútuo, tanto da empresa quanto dos colaboradores.
O que define uma cultura organizacional?
Se a cultura organizacional é feita para guiar os colaboradores, é importante pensar que esse é um processo mutável, que precisará sempre se adaptar a novas influências. Mas não basta apenas sofrer influências, para que essa cultura seja forte é importante que a empresa tenha como base três fatores, sendo eles a missão, a visão e os valores.
Missão: trata-se do propósito da organização, o motivo pelo qual a empresa existe.
Visão: o lugar onde a empresa quer chegar, a visão do futuro.
Valores: os princípios que movem a empresa, e estão diretamente ligados ao comportamento, ou seja, como todos devem agir no negócio.
Esses são os três principais pilares da empresa e sua cultura organizacional, e devem estar alinhados entre si, para exercerem bem o papel de engajar os colaboradores para os objetivos da empresa.
Como entender e mapear qual é a cultura empresarial da minha empresa?
Após conhecer todos os tipos de cultura empresarial e entender como eles funcionam, é chegado o momento de determinar qual será a cultura implementada na empresa.
Adotar uma categoria de cultura pode ser decisivo para que o negócio mostre para o mercado como funciona o seu ambiente corporativo, por isso, a primeira coisa a se fazer é avaliar cada um dos perfis de cultura organizacional, e então iniciar o mapeamento das seguintes informações:
- Definição da missão, visão e valores;
- Realização de treinamentos;
- Analisar os objetivos de curto e longo prazo;
- Conhecer todos os níveis culturais;
- Realizar pesquisas internas.
A soma dessas informações dará o direcionamento para o tipo de cultura empresarial mais adequada para sua empresa.
Como modificá-la?
A mudança de cultura organizacional pode ser desafiadora, pois exige da liderança uma observação ativa de toda a rotina dos colaboradores, no intuito de identificar se os processos, metas e atitudes estão sendo bem desenvolvidos.
Quando essas avaliações mostram resultados negativos, ou fora do satisfatório, a liderança deve se preparar para realizar mudanças na cultura do negócio, impondo novas características na gestão, e se desligando de métodos ineficientes.
Nesse processo:
- a mudança deve ser uma prioridade;
- a cultura atual precisa ser bem definida;
- deve-se avaliar pontos a serem mantidos, excluídos ou implementados;
- uma nova cultura deve ser traçada;
- os colaboradores precisam ser informados das mudanças;
- as lideranças devem ser treinadas e alinhadas;
- e, por fim, a nova cultura poderá ser implementada.
Qual o papel do RH na definição de cultura empresarial?
O papel do setor de Recursos Humanos na definição da cultura empresarial, está diretamente alinhado à criação de um planejamento estratégico centrado na disseminação dos pontos mais importantes para a evolução do negócio e dos trabalhadores.
Cabe ao RH construir uma cultura focada na alto desempenho e capacitação dos colaboradores, prezando por políticas internas que favoreçam o alto desempenho do negócio.
Exemplos de cultura empresarial de sucesso
Referência em gestão de pessoas, o Google oferece aos “googlers” — forma que os colaboradores da empresa são chamados — um ambiente de trabalho informal, divertido e totalmente focado no bem-estar. Dentre os benefícios que os funcionários recebem, estão: viagens, refeições gratuitas, festas, premiações, dentre outros.
Uma corporação gigante, que preza pela comunicação horizontal em seu ambiente, favorecendo uma cultura organizacional de igualdade entre os colaboradores. O Facebook tem um ambiente de trabalho descontraído, sem paredes e locais fixos, e estimula o crescimento pessoal dos empregados.
Netflix
A Netflix é uma empresa que preza em desenvolver a criatividade, a autodisciplina, a responsabilidade, e as habilidades dos seus contratados. A rede de streaming não avalia os colaboradores por horas de trabalho, mas por desempenho, e dá liberdade para que os funcionários alcancem seu melhor potencial, o que acaba por estimular o comprometimento das equipes.
Outras empresas com cultura empresarial para se inspirar:
- Apple;
- Coca-Cola;
- Natura;
- Nubank.
Conclusão
Podemos considerar como cultura empresarial a união de diversos fatores, como comportamentos, missão, visão e valores que guiam um negócio para o sucesso, prezando sempre pela ética e moral do empreendimento.
Na hora de planejar sua cultura organizacional, a empresa pode escolher entre quatro tipos, sendo eles de poder, de papéis, de tarefa e de pessoa. Ao realizar essa escolha, é importante que o negócio considere suas principais características, e avalie dentre elas qual tornará a performance dos funcionários e da empresa melhores.
Nesse processo de implementação da cultura empresarial, o RH tem papel fundamental, pois parte desse setor os principais apontamentos para o planejamento, por isso, o RH precisa estar bem alinhado com a realidade da empresa, a fim de promover uma cultura empresarial forte, e que preze por valores éticos e profissionalismo.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Pontotel!