Construir e promover a cultura de pertencimento não deve ser apenas uma estratégia do setor de recursos humanos. Isso porque esta abordagem é fundamental para o sucesso da organização a longo prazo.
O senso de pertencimento e a satisfação dos colaboradores vão além do “vestir a camisa” da empresa. Estes aspectos se relacionam com a crença nos propósitos da organização, e, para alcançá-los, também é necessário que os funcionários se sintam valorizados, respeitados e atuantes, bem como se percebam como parte integrante da empresa.
Quando os colaboradores se identificam com os valores, os objetivos e a cultura de uma empresa, eles se tornam mais engajados, comprometidos e produtivos. Além disso, funcionários que se sentem parte de algo maior tendem a permanecer na empresa por mais tempo e se tornam o maior ativo da organização.
Outro dado importante é que a Randstad, consultoria global de soluções de recursos humanos, apresenta a sensação de pertencimento como uma das grandes tendências para o ambiente de trabalho em 2024, sendo o fator mais importante em relação a salário.
Por isso, este artigo visa abordar os seguintes tópicos relacionados à cultura de pertencimento:
- O que é a cultura do pertencimento?
- Qual a importância do sentimento de pertencimento nas empresas?
- Como construir uma cultura de pertencimento na empresa?
- Como o RH pode ajudar a fortalecer o senso de pertencimento?
- Como a cultura do pertencimento impulsiona o sucesso das empresas?
Tenha uma boa leitura!
O que é a cultura do pertencimento?
A cultura do pertencimento tem relação com o sentimento genuíno de fazer parte de uma organização. Esta sensação, que parte dos funcionários, relaciona-se com algo maior, um real sentimento de compartilhar propósitos.
Os colaboradores que se sentem pertencentes a uma organização, geralmente, compartilham os mesmos valores, objetivos, e se identificam com a empresa. Um ambiente organizacional que trabalha a cultura do pertencimento proporciona um ambiente no qual os funcionários se sentem respeitados, valorizados e aceitos.
Esta cultura se desenvolve quando cada um consegue enxergar o significado do seu cargo na instituição, seu papel na equipe e nos projetos dos quais faz parte. Por meio dela, as empresas conseguem estabelecer vínculos duradouros com seus colaboradores.
Qual a importância do sentimento de pertencimento nas empresas?
Funcionários que se sentem pertencentes tendem a ter mais engajamento e comprometimento. Essas características resultam em um aumento da satisfação e da eficiência no trabalho.
Tais pessoas atrelam o seu sucesso pessoal e profissional ao sucesso da empresa. Com esta crença advinda do senso de pertencimento, elas trabalham para que esse desenvolvimento ocorra.
Outro ponto importante: os colaboradores que se sentem parte das empresas tendem a incentivar e motivar colegas. São os que buscam solucionar conflitos e fortalecer a equipe. A rotatividade de funcionários também diminui, facilitando a retenção e o desenvolvimento de talentos na organização.
De maneira geral, estes funcionários se sentem parte do negócio e farão o possível para que tudo dê certo. Eles têm a capacidade de equilibrar e reduzir conflitos no ambiente de trabalho, por acreditarem nos projetos e objetivos da empresa.
Como construir uma cultura de pertencimento na empresa?
Os aspectos que podem ser trabalhados para construir uma cultura de pertencimento são: representatividade, comunicação, reconhecimento e escuta. Esses 4 fundamentos devem ser trabalhados no cotidiano das empresas.
A representatividade serve para os funcionários poderem enxergar pessoas diversas como seus pares e líderes. Já a comunicação é excelente para que eles possam falar e vejam outros falarem dentro das organizações.
O reconhecimento é útil para que entendam o valor do seu trabalho e a importância dele para a empresa. E a escuta é fundamental para que eles sintam que suas questões são absorvidas e podem gerar transformação.
Além disso, Mariá Menezes Boaventura, Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, destaca a importância da liderança na construção dessa cultura:
“As pessoas se conectam e se sentem pertencentes à empresa também através da relação com a liderança, da relação com os pares e das oportunidades que elas têm de crescer e se desenvolver. Os líderes têm um papel fundamental nisso, pois é a partir deles que virão direcionamentos importantes, inspiração, empoderamento, desafios que vão levar os colaboradores a sentirem-se relevantes e que estão construindo algo que faz sentido.“
A seguir, serão desenvolvidos 4 aspectos-chave para a construção da cultura do pertencimento nas empresas. Acompanhe:
1. Fomentar a diversidade e a inclusão
Esta pauta é bastante discutida e tem ganhado cada vez mais visibilidade por se mostrar uma poderosa ferramenta de crescimento para empresas. Já se sabe que organizações que incentivam e praticam a diversidade, lucram mais, são mais criativas e muito mais ágeis.
Valorizar a diversidade é essencial para a construção de ambientes em que todos sejam bem-vindos e respeitados. Neste caso, a diversidade e a inclusão aparecem como uma maneira de impulsionar a cultura do pertencimento.
2. Promover a comunicação aberta e transparente
Por muito tempo, um estilo de liderança autoritária e nada participativa era padrão em empresas. Porém, a colaboração tem ganhado destaque nos últimos anos, e cada vez mais as empresas se tornam lugares em que as opiniões são escutadas.
Uma comunicação transparente e aberta cria ambientes de confiança, colaboração e respeito. É muito poderoso criar espaços nos quais opiniões divergentes podem ser apresentadas e discutidas entre membros da equipe. Logo, criar momentos e espaço de diálogo é uma poderosa ferramenta de valorização que aumenta o sentimento de pertencimento.
3. Reconhecer e valorizar as contribuições individuais
Reconhecimento é fundamental, precisa ser levado a sério e, por vezes, formalizado. Por exemplo, parabenizar a equipe pela boa entrega, por um projeto difícil que fluiu, pelo esforço em momentos difíceis. Reconhecer um funcionário por seu desempenho e enxergar sua evolução também são algumas maneiras de tratar deste aspecto.
Ademais, bonificações, aumentos e promoções fazem parte deste tópico e precisam ser considerados formas válidas de reconhecimento e valorização.
4. Criar espaços para feedback e participação dos funcionários
É necessário que as empresas desenvolvam uma leitura sensível dos feedbacks e uma abertura honesta para contribuições. Exposições, julgamentos e retaliações não devem ser atitudes permitidas em uma empresa que busque promover o senso de pertencimento.
É preciso entender que um dos recursos mais valiosos que o RH tem para implantar a cultura de pertencimento é a participação das pessoas. Se essas pessoas se sentem desconfortáveis falando ou não têm confiança em se abrir para o RH, as informações mais valiosas não serão recolhidas.
Conversas em equipe, bate-papos individuais, avaliações de desempenho e atividades coletivas têm grande valor para a construção de uma cultura de participação forte.
Como o RH pode ajudar a fortalecer o senso de pertencimento?
O papel do departamento de Recursos Humanos começa nas práticas de recrutamento e seleção e atravessa todos os pontos de contato do RH com os funcionários. As melhores práticas para gerar pertencimento passam pela definição de políticas de cargos e salários, benefícios, canais de escuta e muito mais.
O RH funciona como um implementador e balizador do senso de pertencimento nas empresas. É papel deste setor analisar a efetividade dos métodos e práticas aplicados, além de propor melhorias em prol do senso do bem-estar dos funcionários e do desenvolvimento da empresa.
Estratégias para fortalecer a cultura de pertencimento na empresa
Práticas e políticas que promovem a equidade, a transparência, a comunicação aberta e o desenvolvimento profissional são estratégias que fortalecem a cultura de pertencimento.
Ao criar um ambiente no qual os funcionários se sintam valorizados, respeitados e integrados, o RH contribui para o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos.
Algumas das práticas e políticas que podem ser adotadas para impulsionar a cultura do pertencimento são:
- Fazer recrutamento e seleção pensando na diversidade;
- Pesquisar benefícios que atendam aos colaboradores;
- Desenvolver programas de valorização de funcionários;
- Incentivar uma estrutura de cargos e salários;
- Investir no desenvolvimento da equipe;
- Criar momentos de diálogo;
- Abrir canal de denúncias.
Como a cultura do pertencimento impulsiona o sucesso das empresas?
Funcionários que se sentem parte da empresa colaboram para entregas efetivas e aumento da motivação da equipe. Independentemente das métricas de sucesso de cada empresa, a cultura do pertencimento é uma grande impulsionadora delas.
Equipes engajadas são mais produtivas, mais inovadoras, tornam-se berço de talentos e garantem a sustentabilidade e o sucesso do negócio a longo prazo.
Esta cultura apresenta uma série de impulsionadores de sucesso para uma empresa. Uma boa gestão da cultura do pertencimento trará grandes benefícios para a equipe e para a organização.
Nota-se a importância da cultura do pertencimento no aumento da produtividade e da inovação e na redução da rotatividade de pessoal e promoção do sucesso a longo prazo. Ela se torna um ativo inestimável para organizações que buscam prosperar em um ambiente cada vez mais competitivo.
Conclusão
A cultura do pertencimento é uma abordagem fundamental para garantir o sucesso de organizações em longo prazo. O senso de pertencimento e a satisfação dos funcionários estão diretamente relacionados com crença nos propósitos da empresa.
A cultura do pertencimento deve ser construída no cotidiano da empresa, partindo de aspectos como representatividade, conhecimento, comunicação e escuta. Ela deve ser fortalecida e incentivada por todos na empresa.
É preciso ressaltar a importância do setor de RH na implantação e manutenção de uma cultura de pertencimento. As práticas de recrutamento e seleção, as pesquisas de satisfação e os programas de valorização e desenvolvimento são fundamentais neste processo.
Os benefícios da prática aparecem com uma cultura de pertencimento bem desenvolvida. Estes benefícios não são apenas para as empresas, pois funcionários motivados e engajados são o retrato de uma empresa que pratica e busca fortalecer esta cultura.
Quer fortalecer essa cultura ou acredita que ela precisa ser implementada na sua empresa? Então, confira outros artigos sobre cultura organizacional no blog Pontotel.