CRM para banco de talentos: saiba como pode ajudar sua marca
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Time Pontotel 30 de junho de 2023 Departamento Pessoal

Entenda como um CRM para banco de talentos pode ajudar o recrutamento de sua empresa e veja como funciona!

Descubra como funciona o CRM para banco de talentos e saiba como essa estratégia pode ser decisiva para você contratar o candidato certo.

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A competitividade do mercado exige que cada vez mais as empresas busquem alternativas para encontrar os melhores talentos para os cargos disponíveis. E uma das opções recentes, que se mostra eficaz nesse sentido, é o CRM para banco de talentos. 

O CRM para banco de talentos é visto como uma estratégia de levantamento e gestão de dados pessoais e profissionais, que busca simplificar o processo de recrutamento e seleção por meio de um sistema que centraliza os dados dos candidatos. 

Ele facilita o controle da empresa sobre qual profissional pode assumir determinada vaga aberta, seja por seleção externa ou interna. Assim, o CRM para banco de talentos é um facilitador para levantar perfis profissionais, ajudando no recrutamento.

De acordo com uma pesquisa da SelectHub, até 2025 o investimento em estratégias de CRM será superior a 80 bilhões de dólares. Segundo outro estudo, da Bruckenstein & Veres, 57% das empresas apontam o CRM como o programa mais importante do mundo.

Sabendo desses números do CRM e conhecendo os desafios que um processo de seleção tem na empresa, este artigo tratará sobre quais os benefícios do CRM para o banco de talentos nas empresas. Os seguintes tópicos serão discutidos: 

Boa leitura!

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O que é um CRM?

CRM é a sigla para o termo Customer Relationship Management, que seria algo como a gestão de relacionamento do cliente. É uma estratégia mediada pela tecnologia que proporciona à empresa um controle 360º do negócio. 

Isso acontece, pois com o CRM a empresa consegue centralizar dados e gerenciá-los em nuvem, via web ou aplicativo. O CRM captura informações estratégicas valiosas e até oferece insights para a tomada de decisões.  

Para que serve?

O CRM serve de suporte estratégico, sendo uma ferramenta de armazenamento de dados que reúne informações valiosas para a empresa em relação aos clientes. 

Ele serve também para agilizar processos, transformando muitas atividades manuais em automatizadas, além de permitir uma gestão de dados em tempo real. 

Com isso, as empresas conseguem se conectar melhor às necessidades dos clientes, pois terão um conhecimento mais profundo e detalhado em relação a seus consumidores atuais e potenciais.

Como funciona o CRM?

O CRM funciona como uma espécie de sistema armazenador de dados. No mercado, ele é costumeiramente utilizado em dois modelos: local e em nuvem

O CRM local tem seu funcionamento a partir de um programa que é instalado nos computadores da empresa e que pode ser acessado in loco. 

Já o sistema em nuvem é aquele que oferece à empresa a possibilidade de acessar qualquer dado ou informação contida no CRM a qualquer hora ou lugar, via web ou aplicativo.  

Na prática, assim que uma pessoa, na maioria das vezes um possível cliente,  preenche determinado cadastro, um lead é criado e adicionado ao CRM. 

A partir da interação desses contatos, o sistema coleta as informações para oferecer serviços ou produtos mais personalizados e aponta exatamente como ocorreu a conversão no funil de vendas.

Qual a importância de um banco de talentos na empresa?

O banco de talentos pode ser definido como uma base de dados que reúne e organiza informações sobre candidatos, desde dados pessoais a profissionais.

Ele é utilizado tanto externamente, organizando informações de potenciais candidatos a vagas, como internamente, reunindo informações de profissionais que já estão na empresa, neste caso sendo chamado de banco de talentos interno. 

Essa reunião de informações é importante, principalmente, pois:

  • Otimiza o processo seletivo
  • Contribui para escolhas de candidatos; 
  • Permite uma gestão ágil e em tempo real dos dados dos talentos;
  • Reduz taxas de turnover, pois permite contratações assertivas; 
  • Diminui os custos destinados a processos de recrutamento e seleção
  • Aumenta a visibilidade e a percepção quanto a talentos internos.

O que é um CRM para banco de talentos?

Pessoas ao redor de uma mesa

O CRM para banco de talentos tem a mesma premissa do CRM que foca especificamente nos clientes. No caso do CRM para banco de talentos, o sistema tem como foco a reunião de informações e o relacionamento com os candidatos. 

Esse tipo de software permite que a empresa realize um controle mais amplo do seu processo seletivo, criando um relacionamento mais próximo e forte com os possíveis talentos.

Como funciona o CRM para banco de talentos?

Assim como a premissa é igual ao CRM tradicional, o funcionamento do CRM para banco de talentos também é semelhante. Nesse sistema, a empresa arquiva e organiza informações de seus candidatos e pode ao longo do tempo impactá-los com novas oportunidades. 

Essa construção e armazenamento de informações se dá a partir do momento que o profissional se cadastra no banco de talentos da empresa. Assim, a organização passa a ter algumas informações pessoais e profissionais sobre ele, que podem ser acessadas no CRM. 

Isso sem contar que no CRM para banco de talentos a companhia pode de forma recorrente atualizar dados e inserir novas informações. Com isso, cada vez mais é possível construir uma base com os profissionais que mais se identifiquem com o perfil da empresa e que poderão ser úteis em processos seletivos futuros.   

O CRM para banco de talentos funciona também como uma base de dados de consulta a candidatos que já passaram pela empresa, e pode ser uma ferramenta de comunicação personalizada entre a empresa e os talentos.

Por que utilizar um CRM para banco de talentos?

O CRM para banco de talentos é um grande apoio para que a empresa facilite e torne mais ágil seu processo seletivo. Isso porque ele permite que a empresa crie uma comunicação mais efetiva com os candidatos em longo prazo. 

É comum nos processos seletivos os recrutadores identificarem profissionais de qualidade, mas que não se enquadram em determinada vaga. 

Com o CRM para banco de talentos, esses profissionais ficam em stand-by no sistema e podem voltar a ser contatados num futuro próximo de forma mais rápida. 

Além desses benefícios, o CRM para banco de talentos agiliza a seleção de profissionais, impactando diretamente nos custos deste processo, que são reduzidos com o uso da estratégia. Principalmente porque todo o processo é centralizado numa mesma plataforma.

Vantagens do CRM para banco de talentos

O CRM para banco de talentos pode proporcionar às empresas uma série de vantagens nos âmbitos do processo seletivo e da comunicação com os candidatos. Confira alguns dos principais benefícios que esse tipo de estratégia pode oferecer. 

Mapear um candidato

O CRM para banco de talentos oferece a possibilidade de a empresa mapear um candidato, da escolha do currículo até a contratação. Isso porque o sistema reúne e armazena informações sobre este candidato, auxiliando no processo de seleção como um todo. 

Esse tipo de sistema ajuda a empresa a identificar perfis, com dados profissionais, de forma rápida e prática, que unem os objetivos da empresa com os do candidato. Isso contribui para a escolha da melhor opção para a vaga.

Além disso, fica mais fácil mapear as possibilidades de talentos disponíveis para cada vaga, com escolhas no momento certo.  

Antecipar seu recrutamento antes de abrir processo seletivo

Devido a uma comunicação mais ativa com os candidatos, com o envio de materiais personalizados, a empresa consegue manter uma relação mais próxima com possíveis talentos, até mesmo com aqueles que não foram contratados. 

Isso permite que ela antecipe um processo de recrutamento, sabendo exatamente dos interesses desses talentos ou se eles possuem uma nova especialização ou formação que  funcione para a empresa em um momento oportuno.

Um bom exemplo é um profissional que em determinada oportunidade estava na faculdade, mas que, pelo acompanhamento via CRM para banco de talentos, é possível visualizar que ele já se formou e agora está pronto caso surja uma vaga na área em questão. 

Essa antecipação facilita as escolhas e permite que as contratações sejam mais rápidas e assertivas. 

Trabalhar employer branding

O employer branding é uma estratégia para criar uma imagem positiva de determinada marca ou empresa. Com isso, a organização tem maior facilidade para não só engajar colaboradores, como também para atrair novos talentos

Isso se dá principalmente porque, pelo CRM para banco de talentos, a empresa mantém um acompanhamento próximo com quem não foi selecionado para determinada vaga. Isso se dá por meio de uma comunicação ativa, respeitosa e contínua com os talentos. 

Esse tipo de ação, trabalhando o employer branding aliado ao CRM para banco de talentos, garante que a empresa tenha uma imagem corporativa atrativa e positiva no mercado. 

Isso facilita a atração de talentos e deixa sempre as portas abertas para o retorno de um profissional ou para a contratação de um que não foi selecionado em processos seletivos anteriores.

Como um CRM para banco de talentos pode auxiliar o RH?

Dois homens apertando as mãos

O CRM para banco de talentos pode ajudar o RH principalmente a agilizar os processos de recrutamento, tornando-os mais rápidos e eficazes. 

Ao utilizar essa estratégia, a empresa consegue economizar, já que os custos para selecionar candidatos será menor. Afinal, por meio desse sistema, fica mais fácil encontrar candidatos no banco de talentos que tenham a ver com o perfil da empresa. 

Além disso, com o CRM para banco de talentos, a empresa consegue também centralizar em um único local boa parte das informações pessoais e profissionais de seus colaboradores e de possíveis candidatos cadastrados no banco de talentos. 

Assim, muito do processo de seleção e contratação se torna mais automatizado, uma vez que buscar e escolher um profissional cadastrado no CRM para banco de talentos possibilita uma chance maior de uma contratação assertiva.

Conclusão

Este conteúdo mostrou que o CRM para banco de talentos pode ser uma boa alternativa nos processos de recrutamento e seleção, auxiliando os recrutadores e os RHs de forma geral para que a escolha de candidatos seja facilitada. 

Com o CRM para banco de talentos, a empresa não só consegue realizar uma gestão mais ampla dos dados dos profissionais cadastrados, como também pode manter uma comunicação contínua e ativa até mesmo com quem não foi selecionado. 

Isso faz com que a empresa mantenha os candidatos sempre no seu radar, ajudando na escolha de talentos para preencher vagas disponíveis na empresa. 

Ou seja, o CRM para banco de talentos pode ser uma boa alternativa para empresas que querem se tornar mais competitivas na atração de talentos e que desejam tomar decisões mais assertivas na seleção de candidatos. 

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