O crescimento empresarial é um processo indispensável para as organizações de todos os portes e segmentos. Se promovido corretamente, garante a relevância da empresa no seu mercado de atuação, ao passo que aumenta seus ganhos e o fortalecimento da marca.
Tal crescimento, porém, para acontecer continuamente, requer várias medidas estratégicas, como tornar os processos internos mais eficientes e os times mais produtivos. Como será abordado neste conteúdo, o setor de RH tem um papel crucial nesse crescimento.
A propósito, no estudo “Práticas estratégicas de gestão de recursos humanos e crescimento organizacional: uma perspectiva teórica”, que analisou as práticas estratégicas de gestão de recursos humanos e o crescimento organizacional, concluiu-se que a equipe de RH precisa entender a importância da eficácia de todas essas estratégias, como treinamento e seleção.
Assim, para abordar as principais nuances sobre o tema, este texto focará os tópicos a seguir:
- O que é crescimento empresarial
- Quais os tipos de crescimento empresarial?
- Como manter o crescimento empresarial?
- Qual o papel do RH no crescimento empresarial?
Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!
O que é crescimento empresarial?
O crescimento empresarial trata-se do processo por meio do qual uma organização aumenta, continuamente, seu porte, ganhos, participação no mercado, bem como outras de suas métricas de desempenho. Esse crescimento pode ser alcançado de formas diferentes.
Vale mencionar o livro “A Teoria do Crescimento da Empresa”, de Edith Penrose, no qual há pontuações sobre o que é crescimento: às vezes, o termo “denota apenas um aumento na quantidade”, como aumento de produção e vendas; outras vezes, “aumento no tamanho ou uma melhoria na qualidade com resultado de um processo de desenvolvimento”.
Importância para a sustentabilidade dos negócios
Um fator essencial em todos os negócios, independentemente do nicho de atuação, é o quão sustentável eles conseguem se tornar. Ou seja, o quão relevantes eles se mantêm no mercado ao longo do tempo, garantindo a longevidade da marca.
A resposta para isso é que, com o crescimento empresarial, uma organização torna-se sustentável graças a aumento nas receitas, diversificação de produtos e mercado, atração de talentos, aperfeiçoamento nos processos internos por meio de uma eficiente gestão de processos e melhoria na reputação mediante reconhecimento de marca.
Quais os tipos de crescimento empresarial?
O crescimento empresarial é indispensável a toda organização, que deve adotar medidas para promovê-lo. Nesse sentido, é importante compreender a existência de tipos diferentes desse crescimento. Confira.
Crescimento orgânico
O crescimento orgânico se dá quando uma empresa consegue — naturalmente e sem realizar fusões e aquisições — expandir suas operações só usando os próprios meios. Essencialmente, tem como característica ser um crescimento mais lento.
Na prática, esse tipo de crescimento baseia-se nas capacidades internas da empresa e acontece quando ela:
- Consegue vender mais para clientes já existentes;
- Aprimora seus produtos, atraindo mais consumidores;
- Otimiza processos internos, aumentando sua eficiência.
Crescimento inorgânico
Em contraponto ao tipo anterior, o crescimento inorgânico é um processo mais rápido e ocorre quando a empresa expande suas operações ao fazer parcerias estratégicas com outras empresas, aproveitando oportunidades de mercado.
Esse crescimento também acontece por meio de:
- Fusões: quando há combinação de duas ou mais organizações em uma só unidade, consolidando recursos e mercados. Foi o que ocorreu com as empresas Localiza e Unidas, que, após uma fusão, tornaram-se a maior locadora da América Latina;
- Aquisições: quando uma empresa compra outra para expandir suas operações. Um caso recente envolveu o Carrefour Brasil, que fez a aquisição do Grupo BIG.
Crescimento sustentável
Por último, o crescimento sustentável fundamenta-se em três aspectos: economia, meio ambiente e sociedade. Ou seja, ele acontece quando uma empresa cresce de forma:
- Economicamente viável, usando recursos com eficiência e reduzindo custos;
- Ambientalmente responsável, adotando práticas que impactam menos o meio ambiente;
- Socialmente justa, como quando faz parcerias com a comunidade local e quando promove inclusão e diversidade em seu quadro de funcionários.
A propósito, vale citar o que Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, diz sobre inclusão: “Que cada vez mais tenhamos um ambiente confortável, seguro e inclusivo, e que cada vez mais trabalhemos para isso”.
Como manter o crescimento empresarial?
Manter-se em crescimento empresarial requer a implementação de um conjunto de medidas estratégicas. Cada uma delas garantirá que a empresa se mantenha relevante no mercado, expandindo suas operações continuamente. Veja como fazer isso.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico dá-se quando a empresa define seus objetivos de longo prazo e, para cada, detalha planos específicos para alcançá-los.
Por exemplo, se uma empresa de tecnologia quer expandir suas operações para o mercado latino-americano, ela pode definir como objetivo aumentar 20% da receita nos próximos 2 anos.
Para alcançar isso, no planejamento estratégico, ela pode determinar ações como: pesquisa de mercado para saber quais países desse mercado são os melhores para investir, de que forma desenvolverá produtos que se adaptem às necessidades dos países escolhidos e quais parcerias estabelecerá com distribuidores de cada região.
Expansão de mercado
A expansão de mercado é outra forma de crescimento empresarial. Ocorre quando uma empresa, ao adotar medidas específicas, visa aumentar a base de clientes, entrar em novos mercados, como exemplificado anteriormente com a empresa de tecnologia, ou participar de novos segmentos.
Formas de uma empresa fazer essa expansão de mercado são por meio tanto da abertura de novos pontos de vendas em locais estratégicos — como centros comerciais e aeroportos — quanto de novos canais de distribuição — como quando uma empresa que só tem loja física decide abrir um e-commerce e, ainda, usar redes sociais para vender por meio delas.
Inovação e desenvolvimento de produtos
Para manter o crescimento empresarial, também é essencial usar o feedback dos clientes para aprimorar e inovar produtos já existentes, atendendo a novas necessidades. Ainda, é necessário desenvolver novos produtos como forma de se atualizar a partir das tendências do setor, garantindo competitividade no mercado.
Qual o papel do RH no crescimento empresarial?
O time de recursos humanos de uma empresa é crucial para o crescimento empresarial, visto que está ligado ao ativo mais importante que todo negócio: os colaboradores. Nesse sentido, esse time favorece tal crescimento quando promove programas de estágio como forma de atrair talentos, bem como quando oferece benefícios corporativos estratégicos.
O RH também contribui para o crescimento de uma empresa ao promover os treinamentos corporativos alinhados às necessidades dos funcionários e demandas da empresa. Com eles, os funcionários conseguem se manter atualizados, acompanhando as tendências do momento relativas às suas funções, como novas práticas e ferramentas.
Inclusive, conforme o já citado estudo “Práticas estratégicas de gestão de recursos humanos e crescimento organizacional: uma perspectiva teórica”, os treinamentos, especificamente, só são uma vantagem competitiva para a empresa quando os gerentes de RH “dão suporte a recursos ou competências que fornecem valor a uma organização”.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, foi possível compreender o quão importante é para organizações entenderem o que é crescimento empresarial e as principais formas para se manterem em crescimento ao longo dos anos.
Afinal, esse crescimento, seja orgânico, inorgânico ou sustentável, contribui para aumentar a competitividade de um negócio no mercado, mantendo-o atualizado e lucrativo. Para isso, é importante adotar as melhores práticas favoráveis a essa expansão.
Como visto, o time de RH tem grande relevância no crescimento de uma empresa, sobretudo por suas ações estarem diretamente ligadas ao quadro de pessoal, que, quando treinado e gerenciado estrategicamente, faz qualquer negócio expandir suas operações.
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