Já ouviu falar em controle de ponto sem contato? Pode parecer algo diferente, mas esse tipo de estratégia para o acompanhamento de jornada já é muito utilizado por diversas empresas no Brasil e no mundo, e promete crescer ainda mais nos próximos anos.
Esse tipo de ferramenta se popularizou com o distanciamento social causado pela pandemia do COVID-19, e agora está se tornando algo comum na rotina de trabalho das pessoas, principalmente de empresas que adotaram o trabalho híbrido ou 100% home office.
Segundo um estudo da Juniper Research, tecnologias que utilizam reconhecimento facial devem crescer 120% até 2025. Isso significa mais de 1 bilhão de pessoas usando esse recurso, e o reconhecimento de voz não deve ficar atrás.
Se você está em busca de novas tecnologias para proporcionar mais agilidade e segurança no registro de ponto dos seus funcionários, continue essa leitura e aprenda:
- O que é controle de ponto sem contato?
- O que diz a lei sobre controle de ponto sem contato?
- Como funciona o controle de ponto sem contato?
- Vantagens do controle de ponto sem contato
Aproveite o aprendizado.
O que é controle de ponto sem contato?
Controle de ponto sem contato é todo registro de jornada de trabalho que acontece sem que o colaborador precise tocar no equipamento.
Esse modelo de controle de ponto é extremamente seguro e foi difundido principalmente no auge da pandemia de COVID-19, quando as empresas precisavam de uma maneira de registrar o ponto dos colaboradores, sem que os mesmos precisassem tocar num mesmo equipamento, evitando assim o contágio do vírus em questão.
Tecnologias touchless
O controle de ponto sem contato também é conhecido como controle de ponto touchless. Mas o que significa touchless?
Trata-se de uma expressão em inglês que, quando traduzida para o português, significa “sem toque”.
Sendo assim, como o próprio nome já diz, a tecnologia touchless foi uma solução criada para que os profissionais pudessem realizar diversos processos sem a necessidade de tocar em equipamentos.
Para ficar mais claro o entendimento, basta pensar em equipamentos que utilizam assistentes virtuais por voz para realizar funções, como o Google Home e a Alexa. Também é possível citar outras soluções, como os pagamentos realizados por NFC, wearables, PIX, QR Code, além do principal assunto deste conteúdo, o controle de ponto sem contato.
O que diz a lei sobre controle de ponto sem contato?
Não existe uma lei específica que regulamente questões ligadas apenas ao controle de ponto sem contato. No entanto, existem leis que regulamentam o controle de ponto, que é obrigatório em empresas com 20 funcionários ou mais.
Conheça as principais regras a seguir.
Lei de controle de ponto
A obrigatoriedade do controle de ponto é citada no Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em que está descrito que:
“Para os estabelecimentos de mais de vinte trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.”
As especificações desse registro foram complementadas por três portarias, sendo elas as extintas 1510, de 2009, e 373, de 2011, e a atual Portaria 671, que será vista com mais detalhes a seguir.
Portaria 671
Por meio da Portaria 671, o Ministério do Trabalho e da Economia criou regras mais rígidas para os novos modelos de controle de jornada que surgiram com o passar dos anos e da evolução tecnológica.
Nessa portaria, estabeleceu-se que as empresas podem utilizar três modelos de ponto para registrar a jornada dos trabalhadores, sendo eles o REP-C, o REP-A e o REP-P.
Além disso, é importante reforçar que independentemente do sistema de ponto utilizado, é obrigatório que o equipamento conte com alta precisão e emissão do comprovante de ponto, não permita marcações automáticas, faça a identificação segura do trabalhador e não permita nenhum tipo de alteração ou deleção de informações, bem como registro automático.
Graças a algumas das várias regras impostas pela Portaria 671, o acompanhamento de jornada dos trabalhadores pode ser realizado fora de um local físico de trabalho, possibilitando o uso de novas ferramentas de controle de ponto, como o ponto sem contato.
LGPD
A Lei 13,709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD, é a lei que regulamenta a coleta e o tratamento de dados dos colaboradores pelas empresas, principalmente de maneira digital.
A LGPD é essencial para que dados digitais não sejam expostos, prejudicando tanto os negócios como seus trabalhadores. E é por meio dessa lei que se estabelecem regras para a coleta, o armazenamento, o arquivamento e o compartilhamento de informações obtidas com o registro eletrônico de ponto.
Toda essa segurança é fundamental no sistema de controle de ponto sem contato, por isso, empresas que adotarem o controle touchless devem se preocupar em verificar se a ferramenta escolhida respeita as regras de cibersegurança e privacidade de dados.
Como funciona o controle de ponto sem contato?
Pensando em novas tecnologias e maneiras de tornar o controle de ponto mais ágil, ferramentas sem contato se tornam eficientes para todos os tipos de equipes, principalmente para aquelas que atuam a distância.
Nesse sentindo, existem algumas tecnologias que transformam o controle de ponto sem contato mais eficiente, auxiliando as empresas com a marcação de ponto dos colaboradores. Confira.
Touchless
O uso de tecnologias touchless no controle de ponto pode facilitar o registro de informações de entrada e saída de funcionários de diversas formas. Além disso, permite que o home office e as rotinas híbridas não se tornem um problema.
No dia a dia, pode-se citar ferramentas que utilizam o QR Code como um tipo de biometria touchless. Esse tipo de tecnologia é uma inovação, tornando o controle de ponto sem contato uma realidade em muitas empresas.
Um ponto muito positivo do controle de ponto por QR Code é que se trata de uma marcação extremamente segura, já que cada registro gera um código único, e somente o funcionário pode dar o comando para a realização do registro.
Reconhecimento facial
A opção de controle de ponto sem contato via reconhecimento facial é uma estratégia já bastante conhecida, isso porque esse formato também é muito utilizado para o desbloqueio de celular, portas e outros equipamentos.
Nesse formato de controle, a tecnologia reconhece o usuário por seus traços faciais, e a precisão desse tipo de registro é de 99,8%, segundo um estudo do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.
Reconhecimento por voz
Parecido com o controle de ponto sem contato por reconhecimento facial, o reconhecimento por voz detecta características individuais da voz de cada pessoa, e isso inclui entonações e sotaques.
Para que o registro da voz seja realizado, o sistema orienta que o colaborador repita a mesma palavra várias vezes, assim como acontece na programação de aplicações do Google. Isso ajuda a detectar as características necessárias para o reconhecimento por voz.
Vantagens do controle de ponto sem contato
O controle de ponto sem contato é uma maneira inteligente, segura e eficiente de as empresas acompanharem a rotina de seus trabalhadores.
Esse tipo de ferramenta tem várias vantagens. Veja a seguir algumas delas.
Sem necessidade do contato
Não dá para negar que a principal vantagem de um controle de ponto sem contato é a possibilidade de registrar o ponto sem precisar encostar em um equipamento. Esse é o maior diferencial do sistema touchless, que proporciona mais confiança e segurança física para os colaboradores.
Ao refletir que o contato físico motivou a transmissão de doenças como o coronavírus, contar com meios de evitar questões como essa transformam o controle de ponto em algo muito mais estratégico.
Agilidade em bater o ponto
O controle de ponto sem contato proporciona a agilidade que todas as empresas procuram no momento de início de turnos, isso porque esse tipo de ferramenta evita filas e aglomerações de colaboradores em um único aparelho de ponto, fixado em um único lugar da empresa.
Com essa ferramenta, dá para vários profissionais registrarem o ponto pelo computador, tablet e celular, tudo de maneira muito mais prática, ágil e eficiente.
Mobilidade
Muitas empresas buscam por mais mobilidade quando ponderam trocar a maneira como controlam o ponto dos seus colaboradores, isso porque muitas rotinas que antes eram completamente engessadas e presenciais se tornaram mais flexíveis. E isso exige ferramentas também flexíveis na hora de acompanhar as jornadas dos profissionais.
O controle de ponto sem contato permite que as empresas proporcionem uma rotina muito mais estratégica para os seus funcionários, tirando a necessidade de jornadas fixas, principalmente para profissionais que exercem funções mais gerenciais e administrativas.
Graças ao controle de ponto sem contato, é possível acompanhar jornadas de trabalho em tempo real, sem que necessariamente todos os profissionais estejam alojados no mesmo ambiente de trabalho.
Sistema livre de fraudes
Quanto mais tecnológico é um sistema, mais segurança ele possui, pois suas aplicações são desenvolvidas para que nenhuma informação seja roubada ou acessada sem autorização.
Ferramentas de controle de ponto sem contato, além de respeitarem as normas de LGPD, também são desenvolvidas com armazenamento em nuvem, possibilitando que backups sejam realizados para que as informações não se percam.
Jornada em tempo real
Outra questão positiva do controle de ponto sem contato é possibilitar que as empresas acompanhem a rotina dos seus trabalhadores em tempo real, com livre acesso a entradas, saídas, horas extras, faltas e atrasos de todos os funcionários, a qualquer hora ou lugar.
Esse tipo de acesso é importante para que os gestores de pessoas consigam identificar problemas em suas rotinas, evitando gargalos que possam prejudicar o desenvolvimento individual e coletivo das equipes.
Conheça a Pontotel: a melhor plataforma de controle de ponto sem contato!
O Pontotel é uma opção de controle de ponto sem contato segura e reconhecida no mercado, por ser uma plataforma de gestão e acompanhamento de jornada inteligente, rápida, prática e intuitiva.
Trata-se de um sistema que já foi adotado por grandes empresas, a fim de otimizar a gestão de ponto, minimizar gastos com a folha e garantir segurança jurídica em todos os processos, seguindo as principais exigências da CLT, LGPD e da Portaria 671 do MTE.
Além disso, o Pontotel possui muitos recursos, e pode ser utilizado também como um sistema de controle de ponto sem contato touchless, seguindo as regras mais importantes para esse formato de leitura de ponto.
Aderência à legislação
Como mencionado, o Pontotel é um sistema completamente adequado à legislação sobre controle da jornada e suas diretrizes de privacidade. Isso porque a plataforma respeita a Portaria 671 do MTE e todas as regras exigidas para sistemas REP-P.
Conformidade com LGPD
Quanto as normas da LGPD, o Pontotel está sempre trabalhando para manter os dados dos usuários seguros, protegidos e em sigilo, antecipando as principais demandas exigidas pela LGPD, graças ao apoio técnico e jurídico que a plataforma recebe, sempre visando implementar o melhor da cibersegurança e da privacidade de dados no sistema.
Sistema com reconhecimento facial e comando de voz
Na plataforma do Pontotel, as empresas contam com três dos principais controles de ponto touchless, sendo eles o reconhecimento facial, por voz e o controle via QR code.
Essas opções fortalecem a segurança do controle de ponto sem contato, e permitem um acompanhamento de jornada mais exato e sem fraudes.
Para conhecer mais a respeito do controle de ponto sem contato que o Pontotel oferece, entre em contato com um dos especialistas da empresa e solicite uma demonstração do sistema.
Conclusão
Ao longo deste artigo, foi possível entender como a transformação digital e as novas tecnologias, como o sistema de controle de ponto sem contato, transformaram a maneira que as empresas acompanham a rotina de seus trabalhadores, tanto à distância como no presencial.
Demonstrou-se como automatizar processos pode facilitar o dia a dia da gestão da jornada de trabalho dos funcionários e também desburocratizar a maneira como os colaboradores registram essa jornada, sem filas e aglomerações no ambiente de trabalho.
Além disso, ficou claro que existe, sim, a possibilidade de ter o controle da jornada dos colaboradores mesmo com rotinas de trabalho home office e no modelo híbrido, sempre com muita segurança e respeitando todas as leis que envolvem esse acompanhamento.
Conseguiu entender o que é o controle de ponto sem contato e como a tecnologia de ponto touchless pode tornar a rotina dos seus trabalhadores mais ágil? Então, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, e continue acompanhando o blog do Pontotel.