A automatização dos processos permitiu uma grande evolução na gestão de jornada das empresas, trazendo maior praticidade nessa rotina que pode ser tão complicada e burocrática. Uma dessas facilidades é oriunda do controle de ponto pelo celular.
O controle de ponto pelo celular é uma forma de gestão de jornada que dá a empresa uma visão em tempo real do que está acontecendo no seu dia a dia, também trazendo maior flexibilidade no momento de o colaborador bater o ponto.
Este conteúdo irá sanar as principais questões em torno deste assunto para auxiliar a sua empresa a escolher a melhor forma de controle de jornada. Os seguintes tópicos serão abordados:
- O que é o controle de ponto pelo celular?
- Controle de ponto pelo celular é legal?
- Como funciona o controle de ponto pelo celular?
- Principais diferenças entre o ponto pelo celular e o ponto eletrônico tradicional
- Como o ponto digital resolve os desafios dos registradores manuais?
- É possível realizar o controle de ponto em qualquer celular?
- Por que realizar o controle de ponto pelo celular?
- Principais dúvidas sobre o controle de ponto pelo celular
Boa leitura!
O que é o controle de ponto pelo celular?
O controle de ponto pelo celular é uma forma de registro de jornada que utiliza o aparelho móvel como alternativa para o colaborador registrar seu horário de trabalho.
Essa forma de registro de jornada está aliada a um sistema que funciona em nuvem, permitindo que as marcações de ponto sejam realizadas via web ou por aplicativo instalado em dispositivos móveis, como celular, tablet, etc.
O principal objetivo do controle de ponto pelo celular é flexibilizar a gestão de jornada para a empresa ter um acesso aos dados em tempo real e para os funcionários terem novas opções para bater o ponto.
Para que serve o ponto pelo celular?
O controle de ponto pelo celular serve como uma comodidade tanto para a empresa como para o colaborador em relação à gestão de dados e ao registro do ponto.
Essa forma de registro de ponto serve também para tornar mais prático, fácil e seguro no controle de dados de jornada dos funcionários, facilitando a gestão de pessoas e, posteriormente, o fechamento da folha de pagamento, em função de um acesso mais rápido aos dados de jornada dos colaboradores.
No caso da gestão de jornada, adotar esse tipo de controle de ponto, também é uma forma de automatizar os processos.
Veja como funciona o aplicativo, na prática:
Controle de ponto pelo celular é legal?
Sim! O controle de ponto é uma alternativa de registro de jornada autorizada por lei e está conforme as diretrizes da Portaria 671.
No caso do controle de ponto pelo celular, este se enquadra em um dos modelos de registro de ponto permitidos por essa portaria, o REP-P, sistema de controle de jornada via programa.
No REP-P, há inúmeras formas de registro, e uma delas é justamente o uso do celular para o colaborador bater o ponto.
O controle de ponto pelo celular ainda pode se enquadrar no modelo REP-A, dependendo do sistema que a empresa escolher para sua rotina. É importante que a empresa saiba, no entanto, que o uso deste sistema só é permitido via convenção coletiva.
Como funciona o controle de ponto pelo celular?
O controle de ponto pelo celular funciona a partir de um sistema de jornada, que funciona em nuvem, e que pode ser acessado via web ou aplicativo.
Esse sistema permite que os colaboradores batam o ponto pelo dispositivo móvel, mas não só isso, no controle de ponto pelo celular, até os gestores ganham a possibilidade de gerenciar todos os dados de jornada remotamente.
Essa rotina agiliza os processos de gestão, do registro de ponto ao controle e manuseio de dados. Uma vez, que proporciona mobilidade nos processos e agilidade nas tomadas de decisão.
O que diz a lei sobre o ponto eletrônico no celular?
A Portaria 671 é a lei que reúne todas as diretrizes em torno das obrigações quanto ao controle de ponto dos colaboradores. É ela, inclusive, que autoriza o registro de ponto por programas, que, no caso, podem ser instalados em dispositivos móveis, como celulares.
A lei não especifica o termo “ponto eletrônico no celular”, mas isso não quer dizer que essa forma de registro de jornada não é autorizada, já que a Portaria 671 introduziu o modelo REP-P — Registrador Eletrônico de Ponto via Programa.
Esse registrador é o grande responsável por flexibilizar essa rotina e permitir que os registros de ponto e até mesmo o controle de dados sejam realizados via programa pela web ou por aplicativo no celular.
O art. 78 da Portaria 671 diz o seguinte sobre o REP-P:
“Art. 78. O REP-P é o programa (software) executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro nos termos do art. 91, utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.”
Essa portaria foi expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 08 de novembro de 2021, trouxe novas regras e previsões para o controle de ponto dos colaboradores.
A principal mudança dessa portaria é que ela determinou três possíveis modelos para o controle do ponto eletrônico, que deve obrigatoriamente ser feito por uma dessas opções. São elas:
- REP-C — Registrador Eletrônico de Ponto Convencional;
- REP-A — Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo;
- REP-P — Registrador Eletrônico de Ponto via Programa.
Ao determinar o uso desses modelos, a portaria também introduziu a obrigação de que, independentemente do tipo escolhido para o controle de ponto, é necessário que haja a emissão do comprovante da marcação, de forma online ou impressa.
Essa portaria inseriu ainda os arquivos fiscais AFD, Arquivo Fonte de Dados, e AEJ, Arquivo Eletrônico de Jornada, no processo de controle de jornada. Além dessas mudanças, o modelo de REP-A agora só pode ser utilizado caso seja aprovado em convenção coletiva.
Principais diferenças entre o ponto pelo celular e o ponto eletrônico tradicionalO ponto pelo celular e o ponto eletrônico tradicional possuem inúmeras diferenças. Apesar de terem o mesmo objetivo, o qual é registrar e permitir o controle de jornada dos colaboradores, o ponto pelo celular possui inúmeras possibilidades neste processo.
Uma das principais diferenças está relacionada à mobilidade. Enquanto o ponto eletrônico tradicional requer instalar um equipamento físico na empresa, o ponto pelo celular funciona online, permitindo que o colaborador registre seu ponto do local em que estiver.
Outro aspecto em que eles se diferem é no controle de dados. O ponto eletrônico, por não ser móvel, tem uma gestão de dados mais lenta, já que as informações estão armazenadas no relógio.
Já o controle de ponto pelo celular possibilita uma gestão de dados em tempo real, permitindo aos gestores que acessem as informações de jornada a qualquer hora e em poucos cliques.
Como o ponto digital resolve os desafios dos registradores manuais?
Os registradores de pontos manuais podem trazer uma série de empecilhos no processo de registro e controle de jornada por parte do departamento pessoal da empresa. Além de não oferecer segurança jurídica, eles são mais custosos e podem comprometer a agilidade de dados.
Contudo, o ponto digital no celular pode suprir todos os problemas causados pelo REP. A seguir, conheça algumas questões que a automatização pode resolver no dia a dia da empresa.
Dados inconsistentes ou perdas de dados
Em contraposição ao registro manual, que funciona com a emissão de papéis, o ponto digital, como o controle de ponto pelo celular, funciona com um armazenamento em nuvem, evitando possíveis perdas de dados.
Esse armazenamento em nuvem, aliás, garante uma consistência nos dados registrados, já que tudo é feito de forma online, em que o próprio sistema grava o registro e automaticamente o insere na carga horária do funcionário.
Veracidade do ponto comprometida
Nos registros manuais, a veracidade do ponto é comprometida, uma vez que o colaborador irá preencher seus dados na folha de ponto a mão, podendo fazer anotações que não condizem com o horário de trabalho cumprido e facilitando as fraudes no ponto, como o buddy punching.
Esse problema é sanado com o ponto digital, já que os sistemas REP-P possuem formas de registro que exigem um registro oficial do colaborador, via reconhecimento facial ou biometria, além de o sistema possuir medidas antifraude que garantem a autenticidade das marcações.
Com isso, a empresa está protegida juridicamente e pode comprovar a jornada de trabalho do colaborador em caso de auditorias ou processos trabalhistas.
Manutenção periódica
Os equipamentos eletrônicos, como os do tipo REP-C, exigem da empresa instalação e manutenção periódica, tendo um alto custo. Por outro lado, a plataforma de controle de jornada em nuvem não exige a instalação de nenhum equipamento físico.
Além disso, enquanto a manutenção do REP-C precisa de um técnico presencialmente na empresa, o ponto digital pode ser controlado e ajustado remotamente pela empresa que forneceu o serviço, reduzindo os custos com manutenção.
É possível realizar o controle de ponto em qualquer celular?
O controle de ponto pelo celular possui grandes vantagens em relação a outras formas de registro de ponto, como a mobilidade e, principalmente, a facilidade de instalação do sistema no dispositivo móvel.
Sistemas desse modelo possuem aplicativos compatíveis com celulares iOS ou Android para que, assim, independentemente do aparelho, os colaboradores tenham acesso aos recursos oferecidos por esse tipo de controle de ponto digital.
Quais são as exigências mínimas para o ponto pelo celular?
As exigências mínimas para um aparelho que fará o registro de ponto dependerá da plataforma que a empresa adotou na sua rotina. Contudo, dois itens são básicos, como:
- Acesso à internet. Vale lembrar que muitos sistemas permitem o registro offline prévio e depois repassam a informação para a plataforma quando o colaborador estiver conectado;
- Permitir a instalação de um aplicativo relacionado a plataforma. É importante destacar, contudo, que o acesso também pode ser feito via web.
Por que realizar o controle de ponto pelo celular?
O controle de ponto pelo celular pode trazer diversos benefícios na gestão de jornada dos colaboradores. Um dos principais está relacionado à mobilidade que esse tipo de controle oferece tanto aos colaboradores como gestores.
No caso da empresa, com o controle de ponto pelo celular, os gestores têm acesso em tempo real aos dados de jornada. Já os funcionários têm múltiplas possibilidades de registro, até mesmo offline.
Esse tipo de controle de ponto pelo celular também garante maior transparência na relação trabalhista, evitando fraudes no registro e no manuseio de dados, já que o sistema garante a autenticidade das marcações.
A realização do registro de ponto pelo celular também é eficaz por permitir à empresa o acesso a relatórios e insights que garantem uma tomada de decisões mais estratégica.
Quais as vantagens do controle de ponto no celular com a Pontotel?
Adotar a Pontotel no dia a dia da sua empresa pode facilitar o uso do controle de ponto no celular! Afinal, nossa plataforma segue todas as medidas necessárias para garantir segurança jurídica a sua empresa, já que ela está 100% adequada à Portaria 671.
Confira a seguir algumas das principais vantagens da Pontotel para o seu negócio:
Agilidade
A plataforma Pontotel funciona online e em nuvem, garantindo maior agilidade nos registros de ponto, no manuseio de dados e no fechamento da folha de pagamento, com cálculos automatizados e acesso via web ou aplicativo.
Segurança da informação
Pela nossa plataforma estar 100% adequada às regras da CLT, da LGPD e da Portaria 671, ela garante a segurança das informações registradas no sistema. Com isso, sua empresa pode gerir as informações de jornada de forma mais tranquila e estratégica, sem se preocupar com fraudes.
Dados salvos em nuvem
Como a Pontotel funciona inteiramente online, os dados de jornada são salvos em nuvem, não só para garantir maior segurança no armazenamento, evitando perdas de documentos, mas também para permitir um acesso mais rápido às informações, via web ou aplicativo.
Medidas de segurança no registro de ponto
Nossa plataforma possui medidas antifraude que garantem a autenticidade das marcações.
Ainda, ela tem certificação de registro INPI, está de acordo com a Portaria 671 e conta com profissionais capacitados em cibersegurança e privacidade de dados para garantir a segurança dos registros de ponto.
Informações em tempo real para o gestor
A rotina dos gestores também é facilitada ao aderir à Pontotel, sabia? Isso porque esses profissionais têm em mãos informações em tempo real para tomar decisões de forma mais rápida e estratégica, desde o cumprimento de horas extras até a gestão de escalas.
O registro pode ser feito offline
Os colaboradores também são beneficiados com a adoção da Pontotel na rotina da empresa! Afinal, eles têm acesso a múltiplas formas de registro: senha, geolocalização, foto e voz.
Além disso, os registros também podem ser feitos offline, e assim que o funcionário acessar a internet, a plataforma realiza o armazenamento dos dados de registro da sua jornada.
Cálculo automático das horas trabalhadas
A automatização é uma das grandes vantagens da nossa plataforma, e isso pode ser visto nos cálculos automáticos que ela realiza, referentes às horas trabalhadas.
Assim, os gestores têm mais tempo para focar em questões estratégicas e de gestão de pessoas, sem se preocupar com atividades burocráticas, como o cálculo da folha de pagamento.
Centralização de processos
Todo o processo de registro e gestão de dados de ponto na Pontotel é centralizado em um único local. Ou seja, o gestor poderá, pelo acesso via web ou aplicativo, levantar informações, acessar relatórios, realizar cálculos automáticos e muito mais.
Relatórios e dashboards para a gestão de pessoas
É muito importante para a gestão de pessoas que a empresa saiba como anda a jornada de trabalho dos colaboradores, isto é, se eles estão cumprindo horas extras em excesso ou faltando e se atrasando em vários momentos.
Esse pode ser um reflexo da sobrecarga de trabalho ou de alguma insatisfação com algo da empresa. Para resolver esses problemas e realizar uma gestão de pessoas mais estratégica, a Pontotel oferece ao gestor o acesso a mais de 30 tipos de relatórios e dashboards da jornada dos funcionários.
Principais dúvidas sobre o controle de ponto pelo celular
Muitas dúvidas ainda giram em torno do ponto pelo celular, como questões sobre o local de registro, o funcionamento da internet e outros. Conheça algumas das principais dúvidas a seguir.
E se o funcionário usar o celular para bater ponto em outro local?
A mobilidade é um dos grandes trunfos do controle de ponto pelo celular. Isso porque permite que o colaborador registre seu ponto de qualquer lugar, de acordo com o que está previsto em seu contrato.
Isto é, independentemente do local em que o funcionário estiver, ele consegue usar o celular para bater o seu ponto. Isso facilita inclusive para que a empresa tenha uma possibilidade maior de variar seus modelos de trabalho, adotando, por exemplo, os modelos externo, home office ou híbrido.
E se a internet parar de funcionar, como o ponto é marcado?
Muitas plataformas de ponto oferecem a possibilidade de o colaborador registrar o ponto offline no sistema.
Nesse caso, os dados são armazenados no dispositivo móvel e, posteriormente, quando o funcionário se conectar de novo na internet, o registro é transferido de modo automático para a plataforma.
A empresa precisa instalar o aplicativo no celular do colaborador?
Não! O próprio colaborador tem autonomia para baixar o aplicativo, seja no sistema iOS ou no Android. Além disso, o acesso pode ser feito via web, o que, no caso, nem obriga o funcionário a instalar o aplicativo.
O controle de ponto por celular é seguro?
Sim! O controle de ponto por celular é uma das formas mais seguras de registro de jornada, visto que é um modelo incorporado no REP-P. O REP-P, além de seguir todas as regras da legislação trabalhista (CLT, LGPD e Portaria 671), possui medidas antifraude que garantem a autenticidade dos registros de ponto.
Esse modelo de controle de jornada também assegura que todos os registros sejam fiéis às suas marcações, não permitindo nenhum tipo de alteração ou fraude.
Qual o melhor controle de ponto via celular?
A Pontotel é o melhor controle de ponto via celular do mercado, aliando tecnologia a uma gestão humanizada.
Com a Pontotel, as rotinas de trabalho da sua empresa serão mais produtivas e as relações de trabalho, mais tranquilas, humanas e harmoniosas.
Nossa plataforma é ideal para qualquer modelo de trabalho, seja híbrido, presencial ou externo, com a solução ideal para atender as necessidades da sua empresa, oferecendo uma gestão simples e eficiente da jornada.
Quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas!
Conclusão
Como foi visto neste conteúdo, uma gestão de jornada eficiente pode trazer diversos benefícios para a empresa. Neste quesito, o controle de ponto pelo celular pode ser um grande facilitador para deixar essa gestão mais eficiente e estratégica.
Com o controle de ponto pelo celular, não só a empresa é beneficiada, por ter uma forma de acessar os dados de jornada em tempo real, como também o colaborador obtém vantagens, por possuir diversas formas para realizar o registro de ponto, até mesmo offline.
Por meio dos recursos oferecidos pelo controle de ponto pelo celular, a empresa consegue centralizar seus processos em uma única ferramenta, armazenar os dados de forma segura em nuvem e ter acesso em tempo real a dados e insights estratégicos de jornada.
Porém, é importante optar por uma plataforma segura, e dá todo o suporte para a organização usufruir os benefícios do controle de ponto pelo celular. Nesse caso, a plataforma Pontotel é a melhor opção, sendo o sistema mais tecnológico e com uma gestão humanizada.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a automatização das rotinas do departamento pessoal e da gestão de ponto? Então, acompanhe o blog Pontotel.