Controle de ponto para farmácia: saiba como utilizar e qual o melhor
BLOG
Time Pontotel 4 de abril de 2024 Departamento Pessoal

Saiba como funciona controle de ponto para farmácia, como escolher e qual o melhor modelo para gestão

Descubra como fazer um controle de ponto para farmácia, saiba qual o melhor modelo para gestão de jornada e o que diz a lei sobre o tema.

Imagem de Saiba como funciona controle de ponto para farmácia, como escolher e qual o melhor modelo para gestão

A gestão de jornada é um dos grandes desafios empresariais, incluindo das farmácias. Gerir corretamente a carga horária dos funcionários desse tipo de negócio evita erros na folha e traz maior transparência ao trabalho. Neste sentido, o controle de ponto para farmácia pode ajudar. 

O controle de jornada para farmácia se refere ao registro de entradas, saídas, pausas para o almoço e horas extras dos funcionários que atuam nesses locais. Por meio desse controle, a farmácia consegue garantir que a jornada do colaborador seja cumprida. 

Isso porque os sistemas atuais de controle de ponto oferecem às empresas uma gestão de dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões que envolve a jornada dos colaboradores.

Este conteúdo vai trazer todos os detalhes que dizem respeito ao controle de ponto para farmácia. Aqui, os seguintes tópicos serão abordados:

Boa leitura! 

controle escalas de trabalho por aplicativo

O que é controle de ponto?

Controle de ponto é um sistema responsável por realizar todos os registros de jornada dos colaboradores, como entradas, saídas, intervalos e outros. Com ele, existe uma transparência maior na relação trabalhista quanto ao horário de trabalho dos empregados. 

O controle de ponto expõe exatamente qual foi a jornada do colaborador, contribuindo para que não haja fraudes nos registros de ponto da parte do empregado nem alterações de dados que não são permitidas por parte das empresas.

O surgimento do controle de ponto, principalmente das versões digitais, contribuiu para que as empresas, sobretudo o setor de RH, reduzissem uma boa parte das burocracias em torno do fechamento da folha de ponto, que se baseia nos registros de jornada.  

Com o controle de ponto, a gestão de dados fica mais ágil, fácil e completa, diminuindo chances de erro nos registros de ponto e cálculos da folha de pagamento, e garantindo o cumprimento da jornada de trabalho dos funcionários.

O que diz a lei sobre controle de ponto?

Toda empresa que possui mais de 20 colaboradores precisa obrigatoriamente fazer o controle de jornada. Isso quer dizer que ela deve realizar a gestão de entradas, saídas, intervalos e horas extras dos empregados.  

Esses detalhes estão previstos no art. 74 da CLT:

“Art. 74 § 2º – Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Apesar disso, o controle de ponto também é recomendado para empresas com um número de colaboradores inferior a 20. Afinal, com o controle de ponto, a empresa tem um amparo jurídico maior quanto à jornada dos seus empregados. 

Isso sem contar que a gestão de dados se torna mais rápida e assertiva, pois o levantamento de dados de ponto se torna mais veloz e efetivo, sem erros, facilitando o fechamento da folha de pagamento.

Como funciona o controle de ponto para farmácia?

Farmaceutica atendendo um idoso

O controle de ponto para farmácia pode seguir as mesmas diretrizes do controle de ponto de uma empresa normal, seguindo apenas as regras específicas em torno da jornada de trabalho dos atendentes e dos farmacêuticos conforme as escalas da farmácia. 

Dessa forma, o controle de ponto para farmácia também deve seguir a lei de obrigatoriedade da gestão para locais com mais de 20 funcionários, com um registro que oferece os dados de entradas, saídas, pausas para o almoço e horas extras

Jornada de trabalho em farmácias

Muitas farmácias ficam abertas 24 horas por dia, e isso significa que a jornada de trabalho em farmácias pode variar de loja para loja. Enquanto em alguns casos um atendente de farmácia atua por 44 horas semanais, em outros, esses funcionários trabalham em regime de plantão.

Mesmo em regime de plantão, é importante verificar que a lei estipula para quem atua no regime CLT uma carga horária de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, com a possibilidade de realizar 2 horas extras diariamente. As escalas podem ser diurnas ou noturnas.

Por que fazer o controle de ponto em farmácias?

O controle de ponto para farmácia pode trazer maior segurança ao registro de dados e autonomia na gestão de informações por parte da farmácia. Afinal, muitos sistemas de controle de ponto eletrônico permitem uma gestão de dados em tempo real.

Isso não só facilita o controle das informações da jornada do colaborador, mas também diminui as chances de erros e fraudes, pois a empresa poderá gerir esses dados a qualquer momento, contribuindo para que a tomada de decisões seja mais assertiva. 

Além desses benefícios citados, o controle de ponto para farmácia pode também oferecer outras vantagens. Confira algumas delas a seguir. 

Centralização de informações

Um sistema de controle de ponto em nuvem para farmácia facilita a gestão de dados, uma vez que todas as informações de jornada do colaborador estarão centralizadas em um único local. 

Assim, os gestores podem administrar melhor os dados de jornada dos funcionários, a qualquer hora ou lugar, via web ou aplicativo. Ademais, essa centralização de informações ajuda no levantamento de dados para o fechamento da folha de pagamento.

Segurança jurídica

Ao centralizar os dados de jornada dos farmacêuticos em um sistema de controle de ponto para farmácia, o gestor da loja consegue ter maior segurança jurídica para acessar e gerir esses dados.

Isso porque, com um controle em tempo real, a farmácia pode acessar essas informações a qualquer hora, inclusive para se defender no caso de um processo trabalhista

Além disso, os controles de ponto atuais oferecem sistemas antifraudes que garantem a autenticidade das marcações, evitando qualquer problema nos registros que possam prejudicar a farmácia caso um colaborador diga que cumpriu uma jornada sem de fato tê-la cumprido.

Maior controle da jornada

O sistema de ponto para farmácia dá aos gestores do local maior controle sobre os dados de jornada dos funcionários. Afinal, com as novas tecnologias relacionadas a essa rotina, a farmácia pode gerir os dados em tempo real. 

Isso quer dizer que a qualquer momento é possível acessar as informações de entrada, saída, intervalos e horas extras dos funcionários. Esse tipo de controle em tempo real ajuda a farmácia a organizar escalas, cortar horas extras excessivas e muito mais. 

Com isso, a tomada de decisões se torna mais ágil, o fechamento da folha de pagamento tem menos chances de erros e toda e qualquer decisão que envolve a jornada da farmácia se torna mais assertiva. 

Quais são os tipos de controle de ponto?

Homem utilizando um celular

A lei não obriga nenhuma empresa a adotar determinado tipo de controle de ponto. Sendo assim, existem algumas possibilidades no mercado, e cada organização pode escolher o sistema que mais se adequar às suas necessidades. Conheça as principais opções: 

  • Controle manual: nesse tipo de controle de ponto, os registros são realizados manualmente pelo colaborador. Apesar de ser um processo simples, esse modelo está exposto a fraudes e erros de registro, deixando a empresa desprotegida em relação a problemas na folha de pagamento; 
  • Controle mecânico: também conhecido como relógio de ponto ou ponto cartográfico, o controle mecânico funciona a partir de um cartão nominal que cada funcionário recebe e, ao inseri-lo na máquina, esta faz o registro do ponto. Assim como o controle manual, esse sistema está fadado a erros e fraudes, principalmente na gestão de dados por parte da empresa ao final do mês;
  • Controle eletrônico: o controle de ponto eletrônico (REP) já é um pouco mais moderno. Ele usa a biometria como forma de registro por parte do colaborador e o equipamento emite um comprovante do registro. Apesar de ser um sistema mais seguro que os anteriores, ele é extremamente oneroso para a empresa, já que demanda instalação do equipamento na sede da organização e tem um alto custo de manutenção; 
  • Controle online: esse é o tipo de controle de ponto mais moderno do mercado. O REP-P, criado a partir da Portaria 671, oferece às empresas uma gestão de dados de jornada em tempo real, além de múltiplas possibilidades para o registro de ponto e medidas antifraudes que garantem a autenticidade dos registros. Além disso, o sistema é alocado em nuvem, podendo ser acessado via web ou aplicativo. 

Como escolher controle de ponto para farmácia?

Para escolher um controle de ponto para farmácia, o estabelecimento precisa primeiro avaliar suas necessidades. A primeira pergunta a se fazer é “Por que eu preciso de um controle de ponto e como ele poderá facilitar a minha rotina?”. 

A partir daí, a farmácia terá em mãos informações para mapear as rotinas do registro de ponto e da gestão de dados de jornada dos funcionários. Confira a seguir outros pontos em que é importante se atentar antes de escolher um controle de ponto para farmácia.

Funcionalidades

Avaliar as funcionalidades do sistema de controle de ponto para farmácia é um dos aspectos cruciais para escolher uma plataforma efetiva e que dê ao local maior autonomia na rotina de gestão de jornada. 

Entre as principais funcionalidades que a farmácia deve avaliar para seu controle de ponto, estão: formas de registro de ponto, processos de fechamento da folha de pagamento, emissão de relatórios de erros, automatização dos cálculos e outros, de acordo com o que a farmácia precisa.

Conformidade com a lei

Outro fator importante para um controle de ponto para farmácia é que esse sistema siga as diretrizes da CLT e da Portaria 671, que rege os sistemas de ponto disponíveis no mercado. 

É crucial questionar se a ferramenta que a sua farmácia quer contratar está de acordo com todas as regras da legislação trabalhista e de controle de ponto do mercado para não ter problemas futuros com a jornada dos colaboradores. 

Estar de acordo com a lei é a principal premissa para oferecer transparência e realizar uma gestão de jornada baseada na lei e na ética, respeitando os direitos dos funcionários. 

Gestão facilitada

O que o sistema de controle de ponto para farmácia deve oferecer para ajudar nessa rotina trabalhista? É fundamental que esse controle de ponto facilite a gestão de jornada, permitindo um manuseio de informações mais ágil. 

Ou seja, a gestão de dados de jornada precisa ser facilitada com esse controle de ponto para farmácia, agilizando principalmente o fechamento da folha de pagamento, já que o levantamento de dados é mais rápido, prático e seguro.

Qual o melhor controle de ponto para farmácia?

O melhor controle de ponto para farmácia é o PontoTel, pois é capaz de oferecer segurança jurídica quanto aos registros e à gestão de dados de jornada em si. 

Com ele, sua farmácia conseguirá agilizar todos os processos que envolvem a gestão de jornada e o fechamento da folha de pagamento.

Por meio do controle de ponto para farmácia via plataforma PontoTel, seu estabelecimento conseguirá:

  • Seguir todas as diretrizes da CLT e da Portaria 671; 
  • Garantir a autenticidade das marcações, com um sistema que oferece medidas antifraude; 
  • Gerir os dados dos funcionários em tempo real; 
  • Agilizar a construção de rotinas de trabalho e escalas; 
  • Emitir relatórios de inconsistências e erros; 
  • Oferecer múltiplas opções de registro de ponto — biometria facial, reconhecimento de voz e geolocalização
  • Centralizar a gestão de ponto em um sistema em nuvem, com acesso via web ou aplicativo.  

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo. 

Conclusão

O controle de ponto para farmácia exige deste tipo de local uma atenção tão grande quanto de empresas de outros ramos. 

Isso porque a premissa da gestão de dados de jornada é a mesma em todas as ocasiões, isto é, monitorar o dia a dia de trabalho dos profissionais e levantar informações para fechar a folha de pagamento corretamente. 

Este conteúdo mostrou alguns dos desafios para que o controle de ponto para farmácia de fato funcione e dê aos gestores dessas lojas maior facilidade para oferecer transparência na relação trabalhista. 

Como foi visto, o controle de ponto para farmácia garante que os dados de jornada estejam corretos, para que, assim, todos os cálculos em torno da folha sejam exatos para o pagamento prévio dos funcionários. 

Por meio deste texto, também foi possível encontrar algumas dicas para escolher um sistema de ponto para farmácia e saber que a PontoTel traz o melhor sistema de controle de ponto do mercado. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre gestão de jornada em outras áreas? Então, acesse o blog PontoTel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!