Controle de ponto enterprise: tudo que você precisa saber para otimizar sua gestão e reduzir custos
BLOG
Time Pontotel 11 de junho de 2024 Controle de ponto
Controle de ponto enterprise: tudo que você precisa saber para otimizar sua gestão e reduzir custos
O controle de ponto enterprise é a solução completa para otimizar a gestão de horas em empresas de grande porte. Veja como funciona!
Imagem de Controle de ponto enterprise: tudo que você precisa saber para otimizar sua gestão e reduzir custos

O registro de jornada é uma exigência para empresas com 20 funcionários ou mais. Apesar das diversas opções disponíveis para o registro de ponto, muitas empresas, especialmente as de grande porte, enfrentam dificuldades para acompanhar a jornada dos trabalhadores. Nesses casos, o controle ponto enterprise é a solução ideal.

Empresas enterprise são reconhecidas pelo grande número de colaboradores, a diversidade operacional e o volume significativo de informações. Essas características tornam o acompanhamento diário do trabalho dos colaboradores um desafio, especialmente na ausência de tecnologia adequada.

Para uma melhor gestão e organização, é importante que as empresas de grande porte adequem-se às ferramentas corretas para o controle de ponto enterprise. Neste artigo, será apresentada em detalhes uma solução robusta e eficiente para atender às necessidades específicas de grandes empresas. Veja os tópicos que serão abordados:

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

Quais os tipos de controle de ponto?

mulher sorridente segurando um copo de café e um celular

A gestão de jornada de trabalho pode ser feita de várias maneiras, e, ao longo do tempo, as tecnologias têm evoluído, proporcionando novas opções para as empresas controlarem o ponto dos funcionários. Existem diversas ferramentas disponíveis que se adaptam a diferentes empresas. Veja, a seguir, quais são os tipos disponíveis de controle de ponto!

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual é uma forma de acompanhamento de jornada que requer registros físicos, como preenchimento de planilhas, livro de ponto ou cartões. É uma forma tradicional e pouco recomendada de monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários atualmente, por exigir mais reforço da gestão e do RH em todas as etapas.

Controle de ponto mecânico: REP-C

O controle de ponto mecânico, ou REP-C, é uma forma de registro de jornada de trabalho dos colaboradores realizada por meio de um equipamento físico instalado na empresa. Ele faz a marcação de ponto utilizando cartões perfurados ou manuais, gerando comprovantes impressos com a data, a hora e o turno de cada colaborador.

Controle de ponto digital: REP-A e REP-P

O controle de ponto digital, representado pelo REP-A e REP-P, é a opção mais moderna e completa para controle de jornada atualmente. Trata-se de sistemas automatizados que permitem aos funcionários registrar sua entrada e saída de forma autônoma e digital, com medidas de segurança robustas.

O REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) é um sistema eletrônico que usa equipamentos e softwares para registrar a jornada. Já o REP-P (Registrador de Ponto Eletrônico via Programa) é mais abrangente, com coletores, armazenamento e software de tratamento de ponto.

O que a CLT diz sobre controle de ponto

As diretrizes sobre o registro de ponto são estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em portarias do Ministério do Trabalho e Emprego. Conforme o artigo 74 da CLT, empresas com mais de 20 colaboradores devem registrar o ponto de seus funcionários, podendo escolher entre método manual, mecânico ou eletrônico. 

Além da CLT, existem portarias que abordam o controle de ponto. A Portaria 1.510, de 2009, regulamentava o uso do ponto eletrônico, definindo regras para o Registro de Ponto Eletrônico (REP) e o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP). Complementarmente, a Portaria 373, de 2011, permitia alternativas de controle de ponto, como sistemas online.

A mais recente é a Portaria 671, que revogou as anteriores, fornecendo diretrizes mais claras e detalhadas sobre os processos de registro de ponto, incluindo a exigência de emissão de comprovantes de registro de ponto e a oficialização dos modelos REP-A, REP-C e REP-P.

O que é o controle de ponto enterprise?

O controle de ponto enterprise é uma tecnologia digital abrangente e robusta desenvolvida para atender às demandas específicas de acompanhamento de jornada para empresas com muitos colaboradores.

Esse software oferece diversos recursos avançados projetados para otimizar a gestão da jornada de trabalho e simplificar os processos relacionados ao controle de ponto. 

Com o controle de ponto enterprise, as empresas podem realizar a marcação de ponto de forma eficiente e exata, seja online ou offline, possibilitando que os funcionários registrem suas entradas e saídas por meio de computadores e aplicativos móveis.

A Lei n.º 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, categoriza empresas com mais de 200 funcionários como de grande porte. Segundo dados do Portal Econodata, aproximadamente 100 mil empresas no Brasil se enquadram nessa classificação como enterprise por atenderem tal requisito. 

Como funciona o controle de ponto enterprise?

O controle de ponto enterprise é uma solução tecnológica avançada para monitorar a jornada de trabalho em empresas de grande porte.

Com uma variedade de recursos, essa ferramenta atende às demandas específicas dessas organizações, oferecendo funcionalidades que facilitam a rotina do RH, centralizam os dados e otimizam os processos.

Por meio desse formato de registro de ponto, os colaboradores têm autonomia para fazer a marcação do ponto por meio de dispositivos como smartphones ou computadores, e os gestores conseguem acompanhar todos os dados de forma individual e coletiva, além de contar com relatórios automáticos sobre o panorama das jornadas.

Essas funções são especialmente valiosas para empresas enterprise, porque oferecem maior flexibilidade e controle sobre a gestão do tempo de trabalho em um ambiente com grande volume de colaboradores e complexidade organizacional. 

Quais as vantagens do controle de ponto enterprise

imagem mostra uma mão segurando um celular com a plataforma Pontotel aberta

Modernizar a gestão da jornada é útil para todos os tipos de empresa, mas para as de grande porte, torna-se quase uma obrigação. O controle de ponto enterprise apresenta várias vantagens para empresas com muitos colaboradores. Veja quais são os benefícios!

Otimização da gestão de ponto

Um controle de ponto enterprise otimiza a gestão de ponto graças às diversas automatizações presentes na ferramenta. Por exemplo, os gestores não precisam passar horas compilando dados de presença e ausência dos colaboradores, pois o sistema realiza esse processo de forma automatizada e eficiente. 

Além disso, os funcionários têm total acesso aos seus dados de jornada, como número de faltas, horas extras, informações de banco de horas, entre outros. Com isso, não é necessário consultar ninguém na empresa para obter essas informações, o que otimiza o processo e promove transparência na gestão de ponto.

Redução de custos

A maioria dos modelos que não atendem empresas enterprise, como o ponto manual e o ponto mecânico, é altamente custosa para as corporações, devido à necessidade de alocação de recursos humanos para operá-la, ao consumo constante de papel e aos potenciais erros de registro, que podem culminar em processos trabalhistas. 

Além disso, o tempo dos colaboradores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal é mal utilizado, com atividades que poderiam ser feitas de forma automatizada por um sistema. 

Portanto, a adoção de um sistema de ponto enterprise digital automatiza o registro de horas, reduzindo custos operacionais, erros e riscos trabalhistas, proporcionando mais economia e benefício para as empresas.

Acompanhamento em tempo real

Em um ambiente corporativo em que dados são compartilhados cada vez mais rápido, não ter o acompanhamento da jornada acontecendo com instantaneidade não é uma opção. Com o controle de ponto enterprise, é possível acompanhar em tempo real as informações de jornada de todos os colaboradores, ainda dividindo por times e individualmente. 

A gestão em tempo real é altamente vantajosa por permitir uma compreensão imediata de problemas e possibilitar decisões rápidas. Por exemplo, se a produtividade diminui em um dia específico, o sistema de controle de ponto enterprise pode indicar um aumento nas faltas, possibilitando uma rápida investigação e intervenção para resolver o problema.

RH: principais dúvidas sobre o controle de ponto enterprise

Gestores de grandes empresas costumam passar por desafios com a questão do controle de ponto. Há uma dificuldade de entender o que é permitido por lei, qual opção se adequa melhor ao porte da empresa e qual a melhor opção disponível no mercado. A seguir, serão apresentadas as respostas para essas questões. 

É obrigatório a empresa ter controle de ponto?

Se a empresa possui 20 funcionários ou mais em atuação, sim, é obrigatório o controle de ponto, segundo informa o artigo 74 da CLT. Ele precisa ser realizado por meio dos dispositivos ou sistemas autorizados pela legislação trabalhista, seja método manual, mecânico ou eletrônico.

Além do controle de ponto, é necessário que o processo inclua recursos como capacidade de extrair dados, autenticidade da marcação, seja por assinatura ou biometria facial, e emissão de comprovante da marcação. Também é fundamental seguir as orientações da Portaria 671, a mais recente sobre o assunto.

O controle de ponto enterprise é permitido por lei?

Sim, o controle de ponto enterprise é totalmente legal. Essa modalidade inovadora se enquadra na categoria REP-P, amparada pela Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência.

Essa modalidade de gestão de jornada atende a todos os requisitos legais e oferece recursos adicionais para aprimorar as operações de RH e DP. Com o software de ponto digital utilizado em empresas enterprise, é possível extrair dados e registrar o ponto, empregando biometria e reconhecimento de voz, com total segurança jurídica.

Qualquer empresa pode adotar o ponto enterprise?

Sim, não existem limitações quanto ao tipo de empresa que pode adotar o sistema de ponto enterprise. O sistema de ponto digital, adotado por empresas com muitos funcionários, também é utilizável por aquelas de pequeno porte e até mesmo por aquelas que não possuem obrigação de fazer o registro de ponto.

A flexibilidade dos sistemas de ponto digital permite que diversas organizações desfrutem das vantagens oferecidas pela tecnologia de ponto enterprise, independentemente do seu porte ou setor de atuação.

Qual o melhor controle de ponto enterprise?

A plataforma Pontotel é a melhor opção de controle de ponto enterprise disponível no mercado. Trata-se de um software completo, com dados armazenados na nuvem, voltado para registro e acompanhamento da jornada.

Nosso sistema permite que os colaboradores registrem o ponto diretamente em dispositivos como computadores e celulares, marcando horários de entrada, saída e intervalos. As informações são compartilhadas em tempo real, proporcionando à gestão uma visualização unificada de todos os dados, com total segurança jurídica.

Nossa plataforma oferece a personalização de recursos conforme as necessidades específicas de cada empresa, garantindo uma experiência adaptável a diferentes contextos organizacionais.

Realizamos a integração do nosso sistema com diversos outros softwares para RH, como o da folha de ponto, e possibilitamos a elaboração de relatórios de forma automática, simplificando o processo para empresas com muitos funcionários.

Em nosso sistema, o cálculo de horas é realizado automaticamente, eliminando a necessidade de cálculos manuais propensos a erros. Cada marcação de ponto é registrada e processada automaticamente pelo sistema, proporcionando precisão e eficiência na gestão de jornada dos colaboradores.

A Pontotel é a solução que sua empresa precisa para resolver os problemas de gestão de jornada. Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um de nossos especialistas para descobrir como nossa plataforma pode revolucionar o controle e a gestão de ponto da sua empresa.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Portanto, foi possível notar que a gestão de ponto pode ser um desafio para grandes empresas. Por isso, o controle de ponto enterprise deve ser feito com as ferramentas mais modernas que existem no mercado atualmente.

Em um cenário em que 73% das empresas consideram o uso de novas tecnologias um fator responsável pelo aumento da produtividade na empresa, segundo pesquisa da Deloitte, adotar um ponto digital inovador é essencial para sair na frente da concorrência. 

A partir das informações apresentadas neste conteúdo, sua empresa estará pronta para revolucionar a gestão de jornada, adicionando mais praticidade, segurança e eficiência no processo. 

Gostou do conteúdo? Se sim, fomente uma cultura de aprendizado na sua empresa compartilhando o artigo com seus colegas de trabalho para eles também aprenderem sobre o assunto, e continue acompanhando o blog Pontotel para sempre ler as novidades do setor corporativo. 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!