A gestão de jornada é um grande desafio do mercado atual, afinal, uma empresa com a capacidade de gerenciar melhor os dados de ponto pode se tornar estratégica. Por isso, muitas organizações estão investindo em um controle de ponto com mais funcionalidades.
Um controle de ponto com mais funcionalidades pode agilizar a gestão de jornada, do registro de ponto ao manuseio de dados. Além disso, a automatização de processos diminui as chances de erros e proporciona maior segurança jurídica à empresa.
Segundo a pesquisa HR Innovation 2023 mais de 41% das empresas apontam a gestão de jornada como seu maior desafio e 75% delas investiram em tecnologias voltadas ao controle de ponto nos últimos anos.
Porém, quais são as principais funcionalidades de um controle de ponto e de que forma a tecnologia pode contribuir para uma gestão de jornada mais rápida e assertiva? Neste artigo, os seguintes tópicos sobre o assunto serão tratados:
- O que é controle de ponto com mais funcionalidades?
- O que diz a lei sobre controle de ponto com mais de uma funcionalidade?
- Como funciona um controle de ponto com diversas funcionalidades?
- Quais as vantagens em um controle de ponto que possui mais funcionalidades?
- Quais as funcionalidades de um controle de ponto além do registro?
- Qual o controle de ponto com mais funcionalidades do mercado?
Quer agilizar o processo de controle de ponto na sua empresa? Então, acompanhe este conteúdo e tenha uma boa leitura!
O que é controle de ponto com mais funcionalidades?
O controle de ponto é uma ferramenta de gestão de jornada que serve para as empresas registrarem o horário de trabalho dos colaboradores — entradas, saídas, atrasos, faltas e horas extras.
Com a evolução tecnológica, esse processo se tornou menos burocrático e mais estratégico, principalmente em função do controle de ponto com mais funcionalidades.
O controle de ponto com mais funcionalidades é um sistema que possui uma série de recursos para facilitar a gestão de jornada dos colaboradores, do registro ao manuseio de dados.
Entre essas funcionalidades, estão múltiplas formas de registro, cálculos automatizados e acompanhamento de dados em tempo real.
O que diz a lei sobre controle de ponto com mais de uma funcionalidade?
As informações sobre o controle de ponto com mais funcionalidades se amparam nas diretrizes da CLT e da Portaria 671. A primeira regra, segundo o art. 74 da CLT, é que toda e qualquer empresa com mais de 20 funcionários precisa realizar o controle de ponto:
“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.
§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.”
No entanto, a desburocratização da gestão de jornada dá-se principalmente pelo surgimento de novas portarias, como a 671.
Ela autoriza o uso de novos sistemas de controle de ponto com mais funcionalidades, inclusive com a gestão de dados em nuvem, por meio do REP-P. A permissão desses novos sistemas eletrônicos pela Portaria 671 está no art. 75:
“Art. 75. No caso de opção de anotação do horário de trabalho em registro eletrônico, é obrigatório o uso de um dos seguintes tipos de sistema de registro eletrônico de ponto:
I – sistema de registro eletrônico de ponto convencional: composto pelo registrador eletrônico de ponto convencional – REP-C e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;
II – sistema de registro eletrônico de ponto alternativo: composto pelo registrador eletrônico de ponto alternativo – REP-A e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;
III – sistema de registro eletrônico de ponto via programa: composto pelo registrador eletrônico de ponto via programa – REP-P, pelos coletores de marcações, pelo armazenamento de registro de ponto e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.
Parágrafo único. Coletores de marcações são equipamentos, dispositivos físicos ou programas (softwares) capazes de receber e transmitir para o REP-P as informações referentes às marcações de ponto.”
Como funciona um controle de ponto com diversas funcionalidades?
O controle de ponto com diversas funcionalidades funciona por meio de um sistema em nuvem, com o armazenamento de dados centralizado em uma mesma plataforma e o acesso às informações de jornada em tempo real.
O principal objetivo deste controle é permitir decisões mais assertivas e estratégicas. Uma pesquisa do InfoJobs revelou que mais de 61% dos gestores de recursos humanos se baseiam em dados para tomar decisões no setor.
Esse dado demonstra a importância de tomar decisões mais rápidas e embasadas em dados concretos, que muitas vezes podem estar nas mãos de líderes que contam com um controle de ponto com diversas funcionalidades.
Afinal, o uso desse tipo de controle se dá de forma simples e rápida por meio de aplicativos, para iOS ou Android, ou via web.
Além disso, por ser um sistema online, tanto os colaboradores como as empresas podem acessar os dados de jornada do local em que estiverem, em poucos cliques e em tempo real.
Quais as vantagens em um controle de ponto que possui mais funcionalidades?
Apostar na automatização dos processos de RH, por meio de um controle de ponto com mais funcionalidades, traz à empresa uma série de vantagens, que vão da agilização na execução de tarefas à diminuição das chances de erros, uma vez que a organização acaba automatizando tarefas repetitivas.
Um dos benefícios relevantes do controle de ponto com mais funcionalidades é que ele permite uma gestão de jornada em tempo real, facilitando a construção de escalas de trabalho e permitindo maior transparência às relações trabalhistas.
Com esse modelo de controle, é possível centralizar as informações em um único sistema, além de possibilitar cálculos automatizados para o fechamento correto da folha de pagamento, eliminando possíveis erros que surgem a partir de atividades burocráticas.
Optar por um sistema com mais funcionalidades é benéfico também para os funcionários que terão maior facilidade para registrar o ponto, mesmo em trabalhos a distância, com medidas antifraude que garantem a autenticidade das marcações.
Com esses benefícios, a empresa pode realizar uma gestão de ponto mais prática, rápida e segura.
Quais as funcionalidades de um controle de ponto além do registro?
Além do registro, controles de ponto contam com uma série de funcionalidades que garantem maior agilidade na execução e resolução de tarefas que envolvem a gestão de jornada.
Quanto mais rápida e estratégica essa rotina for, melhor para a empresa tomar decisões de forma mais assertiva. A seguir, confira algumas das principais funcionalidades de um controle de ponto além do registro.
Registro do ponto com múltiplas formas
O controle de ponto com mais funcionalidades oferece múltiplas formas de registro para facilitar o dia a dia do colaborador. Com isso, muitos profissionais têm a alternativa de bater ponto por meio de aplicativos ou até mesmo pela web, do local em que estiverem.
Esses registros de ponto podem ser realizados por biometria facial, voz, senha ou geolocalização, até mesmo offline. Sendo assim, o controle de ponto com mais funcionalidades agiliza os processos e garante maior flexibilidade nos registros.
Cálculos e ajustes automatizados e fáceis
O processo de gestão de jornada e fechamento da folha de pagamento é burocrático e desafiador, principalmente em função dos cálculos, processos repetitivos que podem ser passíveis de erros.
Contudo, com um sistema de controle de ponto com mais funcionalidades, essa rotina é automatizada e os cálculos e ajustes da folha são realizados automaticamente, eliminando possíveis erros e permitindo que o RH se torne mais ágil e estratégico.
Acompanhamento em tempo real
Outra facilidade do sistema de controle de ponto com mais funcionalidades é a possibilidade do acompanhamento das informações de jornada em tempo real, com acesso aos dados online, via aplicativo ou web.
Esse acesso permite que a empresa tome decisões mais assertivas e estratégicas quanto a escalas de trabalho, cumprimento de horas extras, atrasos e faltas.
Um estudo desenvolvido pela Gartner mostrou que 81% dos RHs implementaram algum tipo de tecnologia nos últimos anos para automatizar processos e melhorar a eficiência operacional da empresa.
Medidas de segurança
Segundo uma pesquisa realizada pela American Payroll, 75% das empresas dos EUA já sofreram com fraudes nos registros de ponto, causadas pelo buddy punching, conhecido no Brasil como ponto amigo.
Uma plataforma de controle de ponto com mais funcionalidades oferece medidas de segurança que protegem a empresa de fraudes nos registros e garante a autenticidade das marcações. Isso porque as tecnologias seguem as diretrizes da CLT, LGPD e Portaria 671.
Além disso, o armazenamento de dados é feito em nuvem, evitando perda de dados, documentos e até mesmo fraudes nas alterações dos registros, trazendo maior transparência na relação trabalhista.
Integração entre sistemas
As novas tecnologias do controle de ponto com mais funcionalidades também facilitam a integração entre sistemas.
Ou seja, em modelos como o REP-P, a empresa consegue centralizar todo o processo de controle de ponto em um único sistema, do registro e manuseio de dados ao fechamento da folha de pagamento.
Assim, a empresa pode agilizar a gestão de informações, diminuindo o tempo dedicado a tarefas burocráticas e permitindo que o RH se dedique a tarefas mais estratégicas.
Qual o controle de ponto com mais funcionalidades do mercado?
A Pontotel conta com a plataforma de controle de ponto com mais funcionalidades do mercado, com uma tecnologia de ponta, em nuvem, que preza por uma gestão humanizada e disponibiliza acesso a dados em tempo real.
O sistema Pontotel oferece múltiplas formas de registro — reconhecimento facial, senha, geolocalização, foto e voz — para facilitar o dia a dia do colaborador, mesmo em trabalho externo, permitindo que as marcações sejam feitas via aplicativo ou web, até mesmo offline.
Com nossa plataforma, o fechamento de folha é otimizado com correções de pontos e jornadas realizadas pelo sistema e cálculos automatizados, agilizando o processo da gestão de ponto ao fechamento da folha de pagamento.
Outra funcionalidade importante é a geração de mais de 30 tipos de relatórios para consulta, amparando as tomadas de decisões quanto ao cumprimento de horas extras e à gestão de escalas.
Além disso, a plataforma está 100% de acordo com as regras da CLT, LGPD e Portaria 671. Quer conhecer mais funcionalidades da Pontotel? Preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato com você.
Conclusão
Um controle de ponto com mais funcionalidades permite que o setor de RH elimine tarefas burocráticas e repetitivas e foque atividades estratégicas, voltadas para a gestão de pessoas. Novas funcionalidades no sistema de ponto garantem decisões mais assertivas.
Neste conteúdo, foi explicado que um controle de ponto com mais funcionalidades pode trazer maior segurança jurídica ao negócio, cálculos automatizados e controle de dados em tempo real.
Com isso, a empresa evita erros e agiliza a organização de escalas de trabalho e de horas extras a serem cumpridas.
Contudo, para aproveitar funcionalidades distintas, a organização precisa escolher um sistema de ponto completo que atenda as suas necessidades, como a plataforma Pontotel, que oferece os melhores recursos para o RH trabalhar com segurança e tranquilidade.
Gostou deste conteúdo e quer acompanhar mais dicas para a gestão de jornada da sua empresa? Então, acesse o blog Pontotel.