Legislação impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a gestão de pessoas
Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores pode ser uma tarefa difícil e cansativa que exige tempo e dedicação dos gestores. Essa situação pode ser ainda mais complicada quando o ponto é registrado de forma mecânica ou manual. Isso porquê é necessário muito mais tempo para o tratamento e conferência na hora de fechar a folha.
Embora pareça um pesadelo, o controle de ponto é a melhor forma do empregador garantir a segurança quanto às horas trabalhadas dos colaboradores. Por este motivo, muitos empresários estão optando por soluções inovadores e independentes para realizar o controle da jornada.
As novas tecnologias possibilitaram empresas a realizarem o controle das jornadas de uma maneira simples e organizada. Sistemas de pontos eletrônicos alternativos, como o do PontoTel, são ferramentas eficientes que por meio de aplicativo permitem o registro de ponto em computadores tablet e celular.
Esse modelo de controle de ponto é a nova aposta do mercado. Isso porque as relações trabalhistas estão mais flexíveis. E a tendência é de que no futuro os funcionários trabalhem cada vez mais fora dos escritórios.
Visto que os apps de controle de ponto possibilita também a administração da jornada desses empregados, cada vez mais empresas estão adotando os sistemas alternativos.
Para gestores de RH, investir em tecnologia é uma forma de contribuir para realização de tarefas de forma eficiente. De forma que substituir procedimentos obsoletos por versões atualizadas e garante segurança e qualidade para a gestão de pessoal.
Mas afinal qual a vantagem do ponto eletrônico alternativo?
Agilidade: que tal deixar para trás o livro de ponto? O controle de ponto alternativo permite que seus colaboradores registrem o horário de entrada ou saída onde quer que estejam. Chega de registrar o ponto em folhas e planilhas, agora o seu relógio de ponto está bem mais perto do que você imagina. Basta um clique na tela do seu dispositivo e pronto, seu colaborador registrou ponto mesmo estando longe do escritório.
Gerenciamento de equipes: por meio desse sistema fica fácil realizar a administração e controle da jornada dos colaboradores. Isso porque além da facilidade, esse sistema possui sistemas de segurança que impossibilitam fraudes, levando mais segurança para empregadores e empregados.
Acessibilidade: após o funcionário registrar o ponto, é possível acessá-lo de qualquer lugar. Os relatórios administrativos são outro diferencial. Com todos os dados sobre os pontos, fica fácil analisar os atrasos faltas e horas extras da sua empresa.
Custos: relógios de ponto eletrônicos tradicionais tendem a ter um alto custo para empresa. E isso não apenas na hora de comprar, mas também com manutenções e gerenciamento. Por este motivo o controle de ponto alternativo é ideal para quem busca reduzir gastos. Uma vez que o investimento nesse tipo de equipamento é muito menor.
Como fica a legislação quanto aos sistemas de controle de ponto alternativo?
O gerenciamento do controle de ponto dos empregados é uma necessidade de qualquer empresa, independente de seu porte. Pensando nisso, o Ministério do Trabalho criou a portaria 373 para regulamentar os sistemas alternativos de controle de jornada.
Dessa forma a lei permitiu a adoção de sistemas de controle eletrônico alternativo em substituição ao REP. Mas vale ressaltar que a adoção dessa ferramenta necessita de aprovação do sindicato da categoria por meio de acordo coletivo.