O que é comunidade corporativa e como construir uma na sua empresa
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Time Pontotel 19 de maio de 2023 Controle de ponto

Comunidade corporativa: entenda o que é, qual a sua importância para o meio corporativo e como aplicar na sua empresa

Conheça o conceito de comunidade corporativa e entenda como unir, engajar e proporcionar a colaboração entre funcionários pode contribuir para o futuro da sua empresa.

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A construção de uma comunidade corporativa é capaz de promover, dentro do contexto empresarial, um ambiente de integração e colaboração entre os funcionários. Quando bem construída, essa comunidade traz muitos benefícios para as empresas.

Este tipo de comunidade incentiva a cooperação entre os funcionários. E, assim como o psicólogo americano Abraham Maslow definiu, pertencer é uma uma necessidade comum a todos os seres humanos. Por sermos seres sociais, fazer parte de um grupo e interagir é questão de sobrevivência.

Neste artigo, você saberá tudo sobre comunidade corporativa e sua importância. Será abordado, ainda, o que se deve fazer para construí-la.

O texto foi separado nos tópicos abaixo:

Boa leitura!

O que é uma comunidade corporativa?

Jovens acenando para a câmera

A comunidade corporativa é um conjunto de práticas que reforçam a unidade, o sentimento de pertencimento e a essência de empresas. Trata-se de uma rede de ações que envolve equipes de RH, Marketing e Facilities, que incentivam a interação genuína entre funcionários e empresas.

Esse conceito tem raízes no Marketing de Comunidade, criado em 2009, que propõe a criação de comunidades para aproximar empresa e consumidor. Dessa forma, seria possível realizar a troca mútua de experiências e feedbacks entre os participantes, o que promove o engajamento das partes e a inovação.

A comunidade corporativa deve ser composta por todos aqueles que compõem o universo de uma empresa, que também podem ser chamados de stakeholders. Eles devem procurar e serem incentivados a atuar em cooperação.

Qual a importância da comunidade corporativa?

As comunidades corporativas são uma forma de facilitar o processo de inovação de uma empresa e promover o bem-estar dos funcionários. Afinal, elas proporcionam um ambiente democrático de debate, contato e discussão de assuntos relevantes para o meio corporativo.

No contexto de uma comunidade, todos têm voz, podendo contribuir com seus pontos de vista sobre um assunto e também trazer ideias a serem debatidas. Além disso, a conexão entre os membros se torna valiosa e a cultura organizacional será sempre reforçada e fortalecida.

Uma comunidade corporativa também interfere diretamente no engajamento de todos os envolvidos, fazendo com que eles se sintam pertencentes àquele contexto e à vontade para participar e contribuir.

Ela atua, ainda, no fortalecimento do employer branding da empresa, já que a boa experiência do funcionário dentro de seu ambiente de trabalho se concretiza em uma reputação de marca positiva.

Vantagens de criar uma comunidade corporativa

Há muitas vantagens em formar uma comunidade corporativa dentro de uma empresa. Os vínculos criados nesse processo e o engajamento proporcionado fortalecem equipes, marcas e, como consequência, são capazes de melhorar os indicadores de RH, proporcionando ganhos em médio e longo prazo nas organizações.

Trabalho com propósito

Cinco pessoas conversando

A comunidade corporativa aguça e promove o senso de pertencimento dos funcionários. Por meio da sua construção, a empresa trabalha com propósito e fica cada vez mais claro, mais divulgado e é capaz de nortear, com mais facilidade, o trabalho de todos os funcionários.

Assim, os colaboradores  se sentem participantes ativos na construção da empresa e dos consequentes resultados. Dessa forma, eles trabalham com motivação e sabendo onde precisam chegar.

Diminuição de turnover

O turnover é um importante indicador de RH que ajuda a avaliar a situação da empresa quando o quesito é a retenção de talentos. Além dos salários, dos benefícios e da liderança, o grau de engajamento também é um fator bastante considerado.

Nesse sentido, o senso de pertencimento potencializado pela comunidade corporativa diminui a chance de que os funcionários troquem a empresa por outra. Se a oportunidade surgir para os talentos, eles irão repensar, pois estarão bastante conectados à empresa atual e se sentindo recompensados por estarem inseridos em uma comunidade onde eles têm voz.

Aumento do engajamento

Quando há uma comunidade fortalecida, em que o propósito da empresa e seus objetivos ficam mais claros, há um verdadeiro aumento de engajamento. Esse engajamento gera no funcionário mais vontade de contribuir, mais ação e, consequentemente, mais produtividade.

A comunidade, nesse sentido, é a responsável por motivar e inspirar os funcionários que vestem a camisa da empresa e, por isso, costumam participar mais das ações que melhoram o ambiente de trabalho e trazem resultados à companhia.

O engajamento também é um dos responsáveis por melhorar o comprometimento de todos nas tarefas do dia a dia, fazendo com que cada um assuma sua responsabilidade.

Incentivo à inovação aberta

A comunidade corporativa incentiva o compartilhar de informações, a existência de vários pontos de vista sobre um assunto e o compartilhamento de saberes. Adicionalmente a esses fatores, ela também abre espaço para que todos tenham voz ativa e possam contribuir com suas opiniões. 

Como um dos resultados dessa soma, se dá a inovação aberta, um conceito de gestão empresarial que promove iniciativas disruptivas sem que haja um monopólio das ideias. Um dos preceitos da inovação aberta é que o poder de inovar seja descentralizado por toda a corporação.

Como construir uma comunidade corporativa?

Sete pessoas observando lampadas nas suas mãos

Trabalhar em conjunto, além de ser uma das premissas fortalecidas pela comunidade corporativa, também é um modo de construí-la. E é na colaboração mútua que a comunidade corporativa se dá e se fortalece.

E para que isso aconteça, é preciso que todos os departamentos da empresa sejam envolvidos no trabalho e promovam, de acordo com sua expertise, iniciativas que sejam capazes de unir os profissionais em torno dos objetivos da empresa.

A comunidade corporativa também deve ser construída em cima do respeito à diversidade e às diferentes formas de pensar que existem dentro das equipes. A seguir, serão explorados outros passos que devem ser dados para construir uma comunidade corporativa:

Defina o propósito da sua empresa

É o propósito da sua empresa que vai unir a comunidade corporativa. Quando ele é bem entendido pelos funcionários, é mais fácil que todos se reúnam em torno dele, buscando soluções e criando iniciativas que fazem com que os resultados sejam alcançados mais facilmente.

Esse engajamento resulta na cooperação entre os funcionários, tornando o ambiente fértil para que surjam inovações e que haja mudanças que influenciam positivamente em toda empresa. 

Transfira o propósito para os valores do seu negócio

Para que o propósito seja bem entendido e impulsione a comunidade corporativa, ele precisa ser bem comunicado. Uma das formas de colocar essa ideia em prática é fazer com que os valores da empresa, que podem ser vistos nas ações de cada líder e nas decisões que a empresa toma, sejam repetidos e enaltecidos diariamente.

Repasse esses valores para todos os setores

Outra forma de fazer com que os valores da empresa sejam compreendidos por todos é repassá-los para todos os setores. Para isso, é preciso que a ideia seja comunicada em todas as equipes, de forma eficiente e contínua.

O que a empresa valoriza deve estar sempre presente em sua comunicação interna, fazendo com que a comunidade corporativa seja informada e esteja unida em volta das mesmas metas e dos mesmos ideais.

Por exemplo, se o valor da empresa é a alta performance e há uma equipe que faz entregas além do esperado, é interessante que ela seja reconhecida por isso e que seus resultados sejam divulgados para todo o time. 

Incentive e avalie a cultura da sua empresa

Incentivar os pontos da cultura organizacional da sua empresa faz com que o senso de comunidade se perpetue. Por isso, esteja sempre atento e monitore a percepção dos colaboradores sobre o lugar em que trabalham. 

Se houver críticas, entenda como resolver esses pontos de melhoria em conjunto, para que o resultado seja bom a todos os envolvidos. Para fazer essa avaliação, podem ser usadas ferramentas como pesquisa de clima, além de índices de reclamações e de produtividade.

Os feedbacks que os funcionários dão espontaneamente, o absenteísmo e o próprio índice de turnover também podem trazer recados importantes quanto à cultura organizacional de uma corporação.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender o conceito de comunidade corporativa. Esse conceito foi inspirado nas ideias do Marketing de Comunidade, que mostra que unir, engajar e motivar equipes por meio do propósito de uma empresa pode ser vantajoso.

O texto também trouxe à luz os benefícios das comunidades corporativas e o motivo pelo qual toda empresa deveria promover esse conceito internamente.

Foram abordadas também iniciativas que contribuem diretamente para a construção e para o fortalecimento da comunidade e que impactam no senso de pertencimento dos funcionários, fazendo com que eles se envolvam mais com os assuntos da empresa.

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