Comunicado interno: veja os tipos, dicas e como criar!
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Time Pontotel 30 de agosto de 2024 Controle de ponto

Entenda tudo sobre comunicado interno: para que serve, dicas, modelos e qual a importância!

O comunicado interno é um recurso utilizado para enviar informações e dados aos funcionários. Saiba como construí-lo e sua importância!

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Em uma organização, é muito importante ter um processo de comunicação eficiente e claro. Para isso, é preciso ter um modelo de comunicado interno que leve as informações aos colaboradores de forma atrativa e dinâmica.

O comunicado interno é um recurso utilizado para aproximar o colaborador da organização, enviar informativos e demonstrar transparência com os profissionais.

Pensando nisso, este artigo foi elaborado para explicar mais sobre o comunicado interno e a sua importância. Veja o que será abordado:

Quer saber mais sobre comunicado interno? Então, acompanhe o artigo a seguir!

O que é comunicado interno?

Um homem apresentando para um grupo de pessoas

O comunicado interno é uma ferramenta estratégica utilizada pelas organizações a fim de promover informações a todos os colaboradores de forma eficaz no ambiente de trabalho.

Sendo assim, o comunicado interno é o meio pelo qual os funcionários têm acesso a acontecimentos, estratégias e outras informações relevantes sobre a instituição. 

Diante dessa importância, é muito importante planejar a utilização desse recurso, definir objetivos claros e garantir que ele impacte o público interno.

Para que serve?

Como já mencionamos, utilizamos o comunicado interno para compartilhar informações importantes sobre a organização, incluindo eventos, informativos gerais, estratégias e até acontecimentos inesperados.

Portanto, o principal objetivo desse recurso é passar informações para determinado grupo de pessoas, departamentos ou equipes de trabalho. Além disso, essa estratégia faz com que a organização seja mais transparente com os colaboradores, estabelecendo uma comunicação corporativa clara e assertiva.

Qual é a importância do comunicado interno?

Diante de tantos avanços tecnológicos, as organizações tiveram que reinventar o modo como se comunicam com seus colaboradores. Sendo assim, o comunicado interno se tornou a comunicação oficial da empresa com seus trabalhadores.

Por isso, ele deve ocorrer de forma organizada e consciente para não haver nenhum mal-entendido ou ruído na comunicação, que podem levar a um entendimento incorreto das informações.

Para isso, é fundamental que a empresa estabeleça um setor de comunicação, com profissionais que entendam do assunto e possam realizar um trabalho adequado.

Como fazer um comunicado interno eficiente?

Para que o comunicado interno seja eficiente e atinja o público-alvo, é importante planejar sua elaboração com antecedência e de forma estratégica, garantindo sua divulgação exclusiva no ambiente de trabalho.

Por isso, envie apenas comunicados relevantes, evitando que assuntos triviais ou de interesse restrito sejam tratados por outros meios.

Assim, ao confirmar que o tema é pertinente para um comunicado oficial, construa e envie-o de forma adequada. Veja a seguir como elaborá-lo.

Assunto

O primeiro passo para elaborar um comunicado interno é definir o assunto da mensagem e o seu grau de importância, uma vez que o envio de mensagens irrelevantes faz com que os profissionais percam o interesse em lê-las.

Nesse sentido, a empresa pode utilizar o comunicado interno para passar informações sobre:

Linguagem

A linguagem utilizada na mensagem varia de acordo com a cultura organizacional, o propósito do comunicado e o tom de voz da empresa, sendo ele formal ou informal.

Além disso, o segmento da empresa também influencia na sua linguagem, o que faz com que um comunicado em uma startup e em um escritório de advocacia sejam construídos de formas diferentes.

Objetivo do comunicado

É importante ressaltar que, mesmo que o tom de voz da empresa seja descontraído, o assunto do comunicado também impacta na linguagem utilizada.

Sendo assim, em notas de falecimento, não pode ser utilizada uma linguagem com gírias, por exemplo. Deste modo, dependendo do objetivo do comunicado, ele deve ser feito de modo mais ou menos formal.

Formato

O principal objetivo do comunicado é transmitir informações importantes aos colaboradores de forma clara, garantindo que a mensagem seja compreendida sem dispersão.

Por isso, ao precisar compartilhar muitas informações, organize-as em tópicos. Assim, a leitura se torna mais fácil, permitindo que os colaboradores compreendam a mensagem de maneira eficaz.

Principais canais para receber e transmitir os comunicados internos

Agora que já ficou claro como fazer um comunicado e para que ele serve, conheça a seguir os principais canais para enviar as mensagens aos colaboradores.

Email corporativo / newsletter digital

O e-mail é uma ferramenta utilizada para transmitir informações e facilitar a comunicação entre as equipes. 

Sendo assim, a empresa pode usar essa ferramenta para enviar comunicados internos aos funcionários de forma esporádica e desenvolver uma newsletter digital com frequência quinzenal, por exemplo.

TV corporativa

A TV corporativa é uma ferramenta utilizada para enviar vídeos, informes, notícias e outros comunicados aos funcionários de uma empresa, de modo que as informações se tornem mais atrativas e dinâmicas.

Como esse recurso está disponível a todos os colaboradores, ela permite que as equipes  recebam as mensagens simultaneamente, integrando-as e impactando todos os profissionais ao mesmo tempo.

No entanto, o lado negativo dessa ferramenta é que ela possui um alto custo para a empresa.

Rede social corporativa

A rede social corporativa é uma grande tendência para enviar comunicados internos aos colaboradores, isso porque ela se assemelha a redes sociais como Facebook, chamando a atenção dos profissionais para estarem presentes na plataforma.

Sendo assim, os comunicados podem ser enviados na plataforma, permitindo a participação e a integração dos colaboradores nessas mensagens. Todavia, ela possui um alto custo de implantação e manutenção.

Aplicativos

O celular se tornou uma ferramenta importante de trabalho, sendo assim, as empresas podem adotar aplicativos corporativos para enviar os comunicados internos, principalmente para funcionários que atuam em home office.

Em relação às desvantagens, um aplicativo pode não ser compatível com todas as versões dos smartphones e os colaboradores podem perder o acesso à ferramenta e aos comunicados.

Mural impresso

O mural impresso é um dos meios de comunicação interna mais antigos e consiste em um quadro pendurado na parede em que são colocados os comunicados impressos.

Porém, para que essa ferramenta seja eficiente, ela deve transmitir informações relevantes e estar fixada em um local estratégico, onde todos os profissionais tenham acesso às mensagens.

A principal vantagem do mural é que ele possui baixo custo de instalação, no entanto, a comunicação não é tão atrativa e não é um recurso sustentável.

Face a face

Por último, outra forma de transmitir comunicados internos é a comunicação face a face, sendo mais direta, clara e criando conexões entre as pessoas.

Em uma empresa grande, pode ser difícil adotar esse recurso com todos, no entanto, ele pode ser utilizado sempre que possível para gerar resultados mais eficientes.

Qual a estrutura de um comunicado interno?

É importante que o comunicado interno seja bem estruturado, assim ele será mais eficiente e a mensagem será melhor compreendida pelos leitores. 

Por isso, veja quais itens compõem o comunicado e saiba como desenvolvê-lo:

  • Título: O título deve chamar a atenção dos leitores;
  • Corpo do texto: A mensagem deve ser elaborada de forma clara e direta;
  • Encerramento: Saudações finais, como o nome e o cargo de quem enviou a mensagem.

Principais tipos de comunicado interno

Duas mulheres apertando as mãos enquanto um grupo de pessoas bate palmas

O comunicado interno não é um recurso utilizado apenas para enviar avisos gerais; ele também serve para compartilhar resultados, mudanças na estrutura corporativa e dados estratégicos. 

Diante disso, conheça a seguir os principais tipos de comunicado interno que podem ser enviados.

Avisos gerais

Os avisos gerais normalmente são enviados para todos os departamentos da empresa. Sendo assim, avisos sobre prevenção e cuidados com a saúde são exemplos de avisos gerais.

Eventos corporativos

Os eventos corporativos são realizados para promover a integração dos funcionários. Assim, o comunicado interno é utilizado para fornecer informações sobre esses eventos, como data, horário, local, entre outros.

Atividades coletivas

Os avisos relacionados a atividades coletivas são utilizados, por exemplo, para estimular os colaboradores e incentivá-los a cuidarem da saúde física, junto a um lembrete sobre os benefícios proporcionados pela empresa.

Comunicados para reforçar a cultura organizacional

A comunicação interna é fundamental para reforçar a cultura organizacional entre os colaboradores, por isso, ela deve ressaltar a missão, visão e valores da organização e os princípios em que tal empresa se baseia.

Reconhecimento da equipe

Além disso, o comunicado interno pode ser utilizado para reconhecer a equipe e seus resultados, estimulando e motivando os profissionais a buscarem novas e melhores conquistas.

Mudança no quadro de funcionários

Diante do desligamento e da admissão de colaboradores, é importante enviar um comunicado interno para informar as equipes sobre as mudanças, a fim de evitar fofocas e mal-entendidos.

Qual setor emite os comunicados internos?

Para desenvolver o comunicado interno, é importante ter cuidado na elaboração e na transmissão da mensagem. Além disso, o conteúdo deve estar alinhado às diretrizes da empresa. 

Portanto, é comum que a elaboração do comunicado interno seja de responsabilidade do setor de comunicação ou endomarketing. No entanto, se a organização não tiver um setor de comunicação, os comunicados podem ser elaborados pelo departamento de recursos humanos.

Conclusão

Um homem apresentando para um grupo de pessoas

O comunicado interno é um recurso utilizado para reforçar e aprimorar a cultura da organização. Além disso, quando bem elaborado, ele torna o processo de comunicação mais eficiente.

Nesse artigo, foi explicada a importância do comunicado interno, como construí-lo e quais as principais formas de enviá-lo.

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