Comunicação interpessoal: o que é e como desenvolver?
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Time Pontotel 24 de setembro de 2024 Gestão de Pessoas

Comunicação interpessoal: o que é, características e qual a importância dentro das empresas?

Nesse artigo, falamos sobre o que é comunicação interpessoal, sua importância e como desenvolvê-la na sua empresa. Leia mais sobre!

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A capacidade de comunicação é inerente aos humanos. Na verdade, a complexidade do nosso sistema de linguagem é um dos principais fatores que nos distinguem de outras espécies.

Em um ambiente corporativo, uma boa comunicação interpessoal pode ser a chave para o sucesso da equipe. Afinal, as conexões entre pessoas que se relacionam são mais harmoniosas e funcionam com mais fluidez.

Pensando nisso, separamos para você um artigo completo para te explicar o que é comunicação interpessoal, qual é sua importância e como desenvolvê-la na sua empresa. Veja os tópicos que abordaremos a seguir: 

Vamos lá!

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O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal inclui a troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Em outras palavras, é a capacidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais com clareza.

Essa competência é necessária para estabelecer diálogos coerentes que transmitam uma mensagem que os interlocutores – participantes de uma dada interação comunicativa – desejam externar de forma autêntica e precisa. 

Em outras palavras, uma boa comunicação interpessoal envolve falar, escrever e expressar seu corpo, bem como ouvir, ler e observar. Não basta saber se expressar, é preciso aprender e interpretar o que os outros têm a dizer.

Qual a sua importância?

Este é um dos fatores mais importantes para a boa convivência dos indivíduos em qualquer sociedade. É por meio da comunicação interpessoal que se dá o diálogo entre as pessoas, partindo do pressuposto de que o homem é um ser social e deve conviver com seus semelhantes.

Sabemos que um dos maiores desafios das relações humanas é a comunicação uns com os outros. É um recurso humano muito específico, precisamente porque contém emoções e formas de comportamento que variam de pessoa para pessoa. Ele também desempenha um papel muito importante no desenvolvimento racional.

Quais as características de uma pessoa com boa comunicação interpessoal?

comunicacao interna nas empresas como melhorar a comunicacao dentro da empresa

Uma pessoa com boa comunicação interpessoal tem a capacidade de realmente ouvir outra pessoa – a chamada ‘escuta ativa’. Ela vai muito além de ouvir as palavras da outra pessoa, mas dá atenção ao tom de voz, à velocidade com que alguém fala e à linguagem corporal

Além disso, outra característica de uma pessoa com boa comunicação interpessoal é a sensibilidade, isso é muito importante na criação de relacionamentos, pois promove a identificação, empatia e confiança.

Basicamente, tanto a habilidade de ouvir ativamente quanto a habilidade de se conectar com pessoas diferentes requerem a habilidade de interpretar e se adaptar umas às outras. Portanto, parte de uma boa comunicação é praticamente ter essa flexibilidade, algo que pode ser desenvolvido prestando atenção aos pontos acima com frequência e dedicação.

Comunicação interpessoal x Relacionamento interpessoal – São a mesma coisa?

Apesar de serem termos semelhantes, eles não são conceitos iguais. Como dissemos anteriormente neste artigo, a comunicação interpessoal consiste basicamente, de passar e receber mensagens para uma outra pessoa, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos, como SMS, e-mails, fotos e vídeos.

Já o relacionamento interpessoal nada mais é do que a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor: amigos, colegas de trabalho, familiares, ou seja, as diversas interações que podem acontecer baseadas em sentimentos, emoções e tipos de relacionamentos que temos com o núcleo de pessoas que nos cerca em nosso dia a dia.

Em outras palavras, um complementa o outro, a comunicação interpessoal é caracterizada por criar interações mais fortes e, portanto, mais satisfatórias. Essas interações constroem relacionamentos interpessoais mais fortes.

Habilidades interpessoais – Características e exemplos

As habilidades interpessoais abrangem vários cenários onde a comunicação e a colaboração são essenciais. 

Essas habilidades incluem a capacidade de se comunicar e construir relacionamentos com outras pessoas. Frequentemente chamadas de habilidades humanas, elas tendem a levar em consideração os traços de personalidade inatos de uma pessoa e como aprenderam a lidar com certas situações sociais. Aqui estão alguns exemplos de habilidades interpessoais:

Como desenvolver uma boa comunicação interpessoal

A seguir, apresentaremos cinco ações que farão toda a diferença na forma como você se comunica.

Observe o tom de voz 

Ser capaz de controlar as emoções permite transmitir uma imagem de calma e segurança, sendo possível transmitir confiança ao interlocutor.

Identifique sua linguagem não verbal 

É necessário aprender a dominar essa linguagem para poder identificar os sinais de desinteresse ou ansiedade. Eles podem impedir sua demonstração de autoconfiança. 

Ouça seu interlocutor

É importante saber identificar os momentos de falar e ouvir. Isso se traduz em buscar uma participação ativa no diálogo, e não apenas em ouvir o que o outro fala. Portanto, mantenha o foco na conversa, demonstrando interesse. 

Use o vocabulário corretamente

Se você não fala bem o seu idioma, é provável que encontre dificuldades de comunicação. Um discurso longo ou ambíguo pode arruinar seus argumentos. Portanto, é necessário distinguir a linguagem e o vocabulário que devem ser usados ​​em cada cenário e para cada público.

Comunicação interpessoal nas empresas – o que é

A comunicação interpessoal é essencial para qualquer empresa, pois como falamos antes, ninguém trabalha sozinho. De todos os tipos de relacionamento, os profissionais costumam ser os mais delicados porque não podemos escolher quem são nossos colegas, chefes, funcionários e clientes. 

O problema da falta de comunicação interpessoal no trabalho é que isso pode afetar a produtividade, a motivação e a qualidade de vida. Por isso, desenvolver uma boa comunicação interpessoal na empresa é tão importante para a construção de uma boa produtividade no ambiente de trabalho. 

São as pessoas que movem os negócios e que estão por trás dos números, lucros e todos os bons resultados. A partir disso, pode-se entender porque investir na comunicação interpessoal da empresa é fundamental.

Quais os benefícios dela para a organização?

Confira abaixo os benefícios de promover a comunicação interpessoal no trabalho:

  • Incentivo ao networking – Uma rede de relacionamentos profissionais não existe sem a prática da comunicação.
  • Estímulo entre novas culturas – Por meio da interação, você pode descobrir fatores que nunca seriam conhecidos sem o estímulo.
  • Diminuição de conflitos – A clareza de ideias e opiniões cria um ambiente menos propício a mal-entendidos de qualquer tipo.
  • Aumento do aprendizado –  A riqueza de informações que pode ser obtida por meio da comunicação é um ponto muito positivo para qualquer profissional.
  • Maior liberdade –  Aumenta a confiança do profissional e, consequentemente, promove mais interação, na qual ele possa expressar sua opinião e ser ouvido com mais facilidade.
  • Ampliação do autoconhecimento – A comunicação também pode ser um bom parâmetro para avaliar como os outros profissionais se percebem, permitindo que você faça mudanças e, assim, alcance um maior nível de sucesso e interação.

Como estimular a comunicação interpessoal dos colaboradores?

Aqui estão algumas dicas essenciais sobre como melhorar a comunicação interpessoal na empresa:

Invista na gamificação

A gamificação oferece várias possibilidades que podem melhorar a comunicação interpessoal. O formato pode ser usado para realizar tarefas onde vários funcionários estão envolvidos na mesma missão e dependem uns dos outros para atingir o objetivo final. Além disso, é possível promover atividades para que a equipe se conheça melhor. 

Promova treinamentos em equipe

O treinamento da equipe também é uma excelente estratégia. Além de capacitar seus colaboradores,  promovem ainda mais a interação e o engajamento da equipe. A empresa também pode oferecer um curso para falar especificamente sobre a importância da comunicação interpessoal no ambiente de trabalho e quais são seus impactos nos resultados.

Promova a interação entre os funcionários 

É normal que os profissionais de uma empresa tenham personalidades diferentes. Para evitar que isso seja um obstáculo à comunicação, tome medidas estratégicas para aumentar a interação e fazer com que as pessoas se conheçam melhor. Uma boa política de comunicação interna e a criação de um ambiente de trabalho saudável são práticas básicas neste processo. 

Organize eventos internos

Esta ação está relacionada com o tópico anterior sobre promoção da interação entre os colaboradores. Os eventos internos podem ter um impacto muito positivo no envolvimento da equipe, melhorando a comunicação interpessoal.

Incentive a troca de conhecimento

A troca de conhecimento é de fundamental importância para o desenvolvimento da comunicação interpessoal. Portanto, mostre como é importante compartilhar ideias, estar aberto para aprender com os membros da equipe. Essa troca pode aproximar a equipe e contribuir significativamente para melhorar a comunicação.

Faça reuniões de equipe

As reuniões frequentes são uma ótima maneira de os funcionários apresentarem suas ideias, fornecerem feedback, discutirem suas posições e falarem livremente. É importante criar um ambiente propício para esse compartilhamento e fazer com que toda a equipe se sinta mais confiante e confortável para se comunicar dentro do contexto da empresa.

Exercícios de comunicação interpessoal

Enquanto cada pessoa é responsável por desenvolver a capacidade de se comunicar bem dentro de si, cabe aos gestores e lideranças promover, estimular e fortalecer as políticas de comunicação interna.

Alguns exercícios são essenciais para o progresso e melhoria da comunicação interpessoal na organização. Observe!

Empatia

É estimulando a empatia que as diferenças comportamentais se ajustam para utilizar o perfil dos colaboradores em projetos e atividades que mais se adaptem à sua personalidade – ler o outro é fundamental para entender seus limites. 

Honestidade

Um bom relacionamento exige confiança, respeito e segurança sobre o que o outro fala ou faz, portanto, quanto mais honestos os colaboradores forem em qualquer aspecto que envolva a equipe e a empresa, mais a comunicação e o relacionamento serão fortalecidos.

Proatividade

É preciso estimular quem tem dificuldade de se expressar a participar de forma mais efetiva das ações e planos. Nas reuniões, estimular os funcionários mais tímidos a falar sobre suas atividades pode ser uma boa estratégia para desenvolver a comunicação e a iniciativa.

Conclusão

As pessoas são o principal ativo da organização porque produzirão os resultados de que a empresa precisa. Portanto, é fundamental que a comunicação interpessoal seja eficaz, principalmente no que diz respeito aos gestores.

Certifique-se de que sua mensagem seja sempre compreensível. Pergunte e ouça com atenção. Todos podem se beneficiar da comunicação interpessoal. E cabe à instituição, por meio de suas lideranças, estimular sua prática.

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